Mindfulness no trabalho: meditar para aumentar a produtividade

mindfulness

Mindfulness no trabalho: meditar para aumentar a produtividade

Quando o objetivo é aumentar a produtividade, ninguém deixa de aproveitar todos os recursos ao seu alcance, incluindo o Mindfulness no trabalho. Há quem diga que é apenas uma tendência. Há quem recorra a estudos científicos para provar que os praticantes deste treino mental são mais felizes, concentrados e eficientes nas suas tarefas profissionais. E você? O que acha? Se se sente stressado, ansioso, deprimido ou sobrecarregado com o trabalho, nada como experimentar Mindfulness, não é verdade? Zele pela sua saúde e bem-estar e ao mesmo tempo, aumente os níveis de produtividade com simples exercícios… de meditação! Feche os olhos e tome atenção…

O que é Mindfulness?

Mindfulness é o nome dado a uma técnica de treino mental que ensina as pessoas a melhor lidarem com os seus pensamentos e emoções, permitindo-lhes distinguir pensamentos úteis de pensamentos inúteis e assim reduzir o stress, ansiedade e estados depressivos.

Também no contexto de trabalho, o Mindfulness é importante para o profissional tomar consciência de si próprio, acalmar e aclarar a mente, reduzir a tensão e melhorar a sua produtividade.

Mais informação sobre Mindfulness? Clique aqui!

Benefícios do Mindfulness no trabalho

Muitas pessoas, durante pequenas pausas no trabalho, já procuram por um espaço para meditarem durante alguns minutos, reencontrarem-se e resistirem à pressão e à azáfama da vida moderna. Para elas, os benefícios do Mindfulness no trabalho são por demais evidentes, mas para si, que está a estrear-se nesta matéria, uns minutos a pensar (sabe-se lá no quê) não parecem ser a receita para o sucesso profissional. Só que… nem sempre o que parece, é! Na verdade, e independentemente da sua profissão, o Mindfulness pode ajudar a evitar ou pelo menos a reduzir os níveis de stress e ansiedade. E não só! Conheça a lista dos principais benefícios do Mindfulness no trabalho:

  • Amplia emoções positivas.
  • Aumenta a energia.
  • Reduz o stress e a ansiedade.
  • Ajuda a lidar com a pressão.
  • Aumentar a clareza mental e a capacidade de concentração.
  • Favorece a criatividade e produtividade.
  • Ajuda a lidar melhor com as dificuldades.
  • Melhora a resolução de problemas, mas também ajuda a relativizar o que não se consegue mudar.
  • Permite estabelecer limites, controlar situações e antecipar oportunidades.
  • Aumenta a capacidade de comunicação com outras pessoas: colegas, clientes e demais parceiros de negócio.
  • Melhora o trabalho em equipa.
  • Confere bem-estar físico e emocional.

Conheça também outras dicas para aumentar a produtividade no trabalho.

Exercícios de Mindfulness para fazer durante o seu dia de trabalho

Agora que conhece os principais benefícios do Mindfulness no trabalho, é hora de tomar nota de alguns exercícios simples para fazer durante o dia, nem que seja a caminho do escritório ou no regresso a casa.

Se mantiver alguma disciplina, em poucas semanas vai conseguir aprender a meditar e a direcionar a sua mente para imagens de equilíbrio que o podem deixar mais tranquilo… e produtivo!

Começar bem o dia | Exercício de Mindfulness para relaxar

Ao acordar, sinta-se grato por mais um dia e tire uns minutos para respirar de forma consciente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca e concentrando-se totalmente – e apenas – no ritmo da sua respiração. Substitua o momento presente por distrações ou preocupações passadas ou futuras. Sinta o ar que entra e sai do seu corpo à medida que respira, e tente não pensar em mais nada.

Trajeto para a empresa | Exercício de Mindfulness para se preparar para mais um dia de trabalho

Não importa se vai a pé, de carro ou de transpores públicos para o trabalho. Importa aproveitar o trajeto para continuar a prestar atenção à sua respiração e aos movimentos do seu corpo, sim?

Chegada ao escritório | Exercício de Mindfulness para tomar consciência do novo dia de trabalho

Tome consciência da sua chegada ao local de trabalho. Repare – como se fosse o seu primeiro dia – na rua, nos transeuntes, nas instalações da sua empresa e no seu posto de trabalho, em particular. Sente-se, verifique a sua postura, relaxe os músculos e continue a fazer uma respiração consciente por mais um momento, para afastar qualquer tensão ou contrariedade que se possa adivinhar.

Trabalho | Exercício de Mindfulness para se concentrar nas suas tarefas

Sentindo dificuldade em se focar numa tarefa, o ideal é fazer uma simples contagem regressiva de 10 a 0, absolutamente concentrado nos números e só nos números! Faça-a quantas vezes for necessário para se dedicar a 100% ao trabalho que tem pela frente.

Ritmo acelerado | Exercício de Mindfulness para reduzir o stress

Se a sua profissão obriga a um ritmo frenético constante, procure ajuda no Mindfulness: ouça o que a sua mente lhe quer transmitir, analise os seus pensamentos, acalme e relaxe antes de voltar à carga.

Pausas | Exercícios de Mindfulness para descontrair durante os intervalos

Na pausa para o café e para dois dedos de conversa com os seus colegas, aproveite para realizar um exercício muito simples, mas eficaz: concentre a sua atenção no café (ou chá, ou água…) e cheire-o, prove-o, sinta o peso e o calor que a chávena emana.

Ao longo do dia, faça também pequenas pausas de 1/2 minutos: feche os olhos ou foque-os num ponto, e concentre toda a sua atenção na respiração, nas sensações que a entrada e saída de ar produzem no seu organismo e nas zonas onde eventualmente pode estar a sentir alguma tensão. Tome consciência de pensamentos e emoções negativas que deve libertar para relaxar.

Reuniões | Exercício de Mindfulness para reduzir o nervosismo

É natural que antes de uma reunião, de uma apresentação, de um almoço com um cliente, etc, sinta algum nervosismo, particularmente se tiver de expor um facto importante. Mas se fizer uns minutos antes, um pequeno exercício de respiração profunda de forma consciente, consegue reduzir o nervosismo, sim!

Almoço | Exercício de Mindfulness para aproveitar a refeição

Na hora de almoço também pode praticar Mindfulness! Como? Simples! Preste atenção no que vai comer, na textura dos alimentos, cores e sabores, e mastigue cada garfada vagarosamente para conseguir valorizar e apreciar devidamente cada alimento que compõe o seu prato.

Trajeto para casa | Exercício de Mindfulness para se preparar para largar o trabalho

Terminou o horário de expediente, mas não terminou a prática de Mindfulness! Antes de desatar a correr (literalmente) para casa, pare uns minutos e repare nas sensações que o seu corpo lhe está a transmitir, acalme os pensamentos que ainda devem estar acelerados e prepare-se para o momento presente, para encetar a última etapa do dia junto da sua família ou, se preferir, com outras atividades prazerosas, como é o caso do desporto.

O Mindfulness no trabalho ajuda a acalmar, clarear a mente, tomar melhores decisões e aumentar a produtividade e permite-lhe, em última análise, alcançar o pleno bem-estar físico e emocional. Experimente!

Leia também o nosso artigo sobre os 10 aplicativos que aumentam a produtividade no trabalho.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário