Metas para 2020! Resoluções de ano novo para a sua empresa!

metas para 2020

Metas para 2020… que todos os empreendedores podem alcançar!

Em lugar de resoluções de ano novo generalistas como “aumentar as vendas”, porque é que não cria metas para 2020, assentes em objetivos que melhorem os resultados da sua empresa? Efetivamente o ano de 2019 já lá vai e independentemente de lhe ter baixado, mantido ou subido a faturação, há que delinear novos alvos para um ano em que pode e deve tornar-se um melhor profissional e pode e deve transformar a sua empresa numa máquina produtiva, empenhada em divulgar e vender excelentes produtos/serviços.

Metas para 2020 – Entender as finanças da sua empresa

finanças da empresa

Quem sabe se os resultados financeiros da sua empresa não são os esperados simplesmente porque você não entende de finanças e não consegue tomar as decisões mais acertadas e/ou emendar os problemas que vão surgindo? É claro que tem uma equipa profissional a tratar dos números do seu negócio, mas não seria proveitoso tentar inteirar-se do que realmente se passa na sua empresa nem que tenha de tirar um curso de contabilidade ou contratar um consultor? É que uma vez entendidos os números, consegue usar esses conhecimentos (ainda que mínimos) para administrar ou participar da administração financeira do seu negócio, fazendo previsões, examinando receitas futuras, custos operacionais, dívidas, despesas, etc.

Metas para 2020 – Oferecer produtos e serviços de qualidade

produtos e serviços de qualidade

Em todo o caso, e mesmo depois de aprender alguma coisa de finanças, não pense em baixar o preço dos seus produtos ou serviços para aumentar as receitas, sim? O que importa neste ano de 2020 é oferecer produtos ou serviços de qualidade que vão ao encontro das expetativas dos consumidores (cada vez mais exigentes) e que lhes resolvam um problema ou colmatem um desejo/necessidade. Nesse sentido, não basta vender mais do mesmo, há que melhorar a sua oferta começando por definir, já no início do ano, os passos que deve dar para implementar melhorias. Alterar o design de um produto? Melhorar a oferta de um serviço? Trocar de fornecedores? Há muito a fazer pelos seus produtos e serviços, por melhores que sejam!

Leia também o nosso artigo com dicas de gestão para iniciantes.

Metas para 2020 – Priorizar tarefas e concentrar-se nas mais importantes

priorizar tarefas

A desorganização é um mal com fim anunciado na sua empresa se atender a esta meta para 2020: priorizar tarefas. Ao anotar a prioridade de cada tarefa que precisa de ser cumprida por si e/ou pela sua equipa, será mais fácil destacar as atividades urgentes e prioritárias e dedicar-lhes toda a atenção antes de passar ao restante trabalho. Deste modo, acaba com listas infindáveis e inúteis de tarefas misturadas por ordem de importância e, ao não adiar nada que não deva ser adiado, consegue aumentar bastante a sua produtividade e em consequência a produtividade da sua empresa.

Metas para 2020 – Delegar responsabilidades

delegar responsabilidades

E para facilitar a tarefa de priorizar atividades e concentrar-se no que tem realmente urgência e importância, deve conseguir delegar responsabilidades neste ano de 2020. Quem sabe se em anos anteriores a sua dificuldade em confiar nos colegas não travou o desenvolvimento da empresa? É hora de delegar todas as tarefas que possam ser realizadas pelos seus colaboradores e ficar com mais tempo livre para o que é mais importante ou da sua exclusiva responsabilidade. E como ao delegar responsabilidades, mostra que confia nas pessoas que trabalham consigo, aumenta a motivação e a capacidade de trabalho dos colaboradores da sua empresa.

Metas para 2020 – Apostar na formação profissional

formação profissional

Outra das metas para 2020 que pode ajudar a aumentar a confiança das pessoas e os resultados comerciais da empresa, é a aposta em formação. Sim, é verdade que se trata de um investimento, mas o retorno é garantido porque nos dias de hoje, em que surgem novidades a toda a hora, se não se mantiver a par, se não investir na formação das pessoas que trabalham na sua empresa, fica para trás. Bem para trás da concorrência! Assim, aposte em cursos, ações de formação, workshops, palestras e conferências sobre a sua área de atuação e sobre as diferentes funções dos colaboradores da sua empresa. Lembre-se de que a valorização pessoal e profissional é garante da produtividade.

Metas para 2020 – Investir mais em marketing digital

plano de marketing digital

Não importa qual a dimensão ou área de atuação da sua empresa, uma das metas para 2020 é investir mais em marketing digital, pois os seus potenciais clientes, mesmo que não possam ou não queiram comprar o seu produto/serviço pela Internet, pesquisam por ele no Google e nas redes sociais. Assim, deve traçar hoje mesmo um plano de marketing digital para este ano que lhe garanta mais leads, mais clientes, mais reputação. Para começar, verifique se não é necessário renovar o seu site de modo a que fique responsivo e bem legível em todos os tamanhos de ecrã. Depois, aposte em estratégias SEO para o seu site atrair visitantes e para ser priorizado pelo algoritmo do Google e aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa. Faça também uma boa gestão de redes sociais, publique conteúdo de qualidade, aproveite o email marketing e até links patrocinados. Vale tudo para melhorar a sua presença na Internet!

Antes de começar, clique aqui e conheça os 10 passos para fazer um plano de marketing digital ainda hoje!

Metas para 2020 – Equilibrar vida profissional e vida familiar

Diga-nos… No ano passado, no anterior e no outro, uma das suas resoluções de ano novo foi passar mais tempo com a família, não é verdade? E conseguiu cumprir com essa resolução? Não? Pois este ano vai alcançar a meta e cortá-la em primeiro lugar! Só precisa de se convencer de que o trabalho corre melhor se houver lugar para momentos prazerosos na sua vida. Por isso, comece a pouco e pouco a separar a vida profissional da vida pessoal e familiar e a reservar momentos para si e para os seus, de modo a recuperar energia, a melhorar o seu humor e até a sua saúde física e mental. O equilíbrio entre trabalho e lazer é o segredo para uma vida familiar harmoniosa e para uma vida profissional produtiva.

E agora, uma a uma, mês a mês, atinja estas e outras metas para 2020 em prol do sucesso da sua empresa.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário