Melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

As melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Se quer atrair mais visitantes até ao seu site, deve aproveitar a ajuda de alguma das ferramentas de pesquisa de palavras-chave ou keywords para determinar quais as palavras ou expressões mais relevantes para o seu negócio e encetar uma estratégias de marketing de conteúdo para aparecer a mais potenciais clientes e mostrar que tem o produto ou serviço certo para resolver os seus problemas.

Tudo o que o ajudar a alcançar objetivos de marketing digital mais fácil e rapidamente é bem-vindo, e é por isso que neste artigo lhe vamos falar de algumas das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave, aquelas que auxiliarão no trabalho bastante complexo que é a otimização SEO (Search Engine Optimization) para motores de busca.

O que são palavras-chave

Por palavras-chave ou keywords entende-se as palavras ou expressões que as pessoas escrevem nos motores de busca, como o Google, quando pesquisam por uma informação. Por exemplo, se um utilizador procura por informação sobre máquinas de café para encontrar os melhores preços e digita no Google a expressão “máquinas de café”, essa é a palavra-chave. Logo, e seguindo este exemplo, empresas que vendam máquinas de café devem usar esta keyword (entre outras) nos seus conteúdos na Internet de modo a aumentar as hipóteses de aparecerem no topo das pesquisas feitas com essa palavra-chave.

Em suma, é através de palavras-chave relevantes que as empresas podem ser encontradas na Internet por potenciais clientes e por isso é fundamental tentar ocupar os primeiros resultados das pesquisas, aqueles em que os utilizadores clicam com mais frequência. E isso significa usar as melhores palavras-chave nos conteúdos para que os algoritmos dos motores de busca possam relacionar as suas páginas com os termos de relevância para o negócio. Nesse sentido é fundamental fazer as escolhas mais adequadas a nível de keywords, se necessário recorrendo a ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Ferramentas que podem ajudar uma empresa a validar os termos de pesquisa e a perceber quais as palavras mais ajustadas ao negócio, tendo em conta o público-alvo. Tudo para usar expressões com potencial para atrair a atenção dos robots do Google e, claro, chegar a mais utilizadores!

Para mais informação sobre o que são palavras-chave e como definir as suas, clique aqui!

Melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Já percebeu que sem as palavras-chave certas não vai conseguir que o site da sua empresa tenha um bom posicionamento de forma a alcançar o seu público-alvo, não é verdade? E agora precisa de saber quais as melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave para conseguir identificar as keywords mais relevantes para o seu negócio. Acertámos? Pois bem, com as ferramentas de palavras-chave que vamos enunciar de seguida vai conseguir reunir uma série de informações essenciais sobre as suas keywords.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta Google gratuita que dá informações sobre a palavra-chave que pretende usar e ideias de novas palavras-chave relacionadas com essa expressão que digitou, sendo que pode pesquisar até 10 palavras-chave, frases ou URLs de uma só vez. Com o Google Keyword Planner também consegue decidir orçamentos mais competitivos para as suas campanhas.

Google Search Console

É verdade que o foco do Google Search Console não é a pesquisa de palavras-chave, mas que este recurso gratuito da Google pode ser de grande ajuda para otimizar conteúdos, lá isso pode! Tudo porque com a Google Search Console consegue perceber que tipo de pesquisas fazem os utilizadores dentro do seu site, analisando impressões e cliques, entre outros dados.

Google Trends

De modo a conhecer a popularidade das palavras-chave pode usar o Google Trends que dá, inclusive, informações sobre variações regionais, variações sazonais, categorias e tendências das alterações no volume do mecanismo de pesquisa para keywords ao longo do tempo (para não apostar em tendências que já passaram de moda). Com o Google Trends – uma ferramenta gratuita – também pode fazer comparações entre palavras-chave para descobrir a que gera mais resultados.

SEMrush

A SEMrush é considerada uma das ferramentas de palavras-chave mais completas: além do volume de pesquisa, consegue obter dados sobre custos por clique, complexidade das palavras-chave, densidade, grau de competitividade, posição, investimento mensal e volume de tráfego nos resultados orgânicos e links patrocinados. Até é possível descobrir quais são os sites que aparecem nos resultados de pesquisa do Google com cada palavra-chave que vai usar nos seus conteúdos ou campanhas. Em suma, com o SEMrush pode fazer de forma simples e rápida a monitorização das suas keywords para identificar o posicionamento do seu site nos motores de busca, mas atenção que esta ferramenta para descobrir as melhores palavras-chave é paga!

KWFinder

Eis outra ferramenta de pesquisa de palavras-chave que fornece informações suficientes para desenvolver uma boa estratégia de marketing de conteúdo assente em otimização SEO. O KWFinder indica o grau de dificuldade para posicionamento orgânico de cada palavra-chave de modo a conseguir encontrar as keywords que as empresas suas concorrentes não estão a usar. Com esta ferramenta para palavras-chave paga, também vai aceder a relatórios completos que mostram hipóteses de pesquisa para vários idiomas, com resultados por região e país.

Answer the Public

Answer the Public é uma ferramenta gratuita (com mais funcionalidades na versão paga) para descobrir as melhores palavras-chave, ideal para quem precisa de ideias para definir keywords e para quem quer visualizar as perguntas e frases escritas à volta de uma palavra-chave específica. Apesar de gerar listas de palavras-chave, a Answer the Public não disponibiliza dados sobre custos por cliques nem sobre a concorrência.

Keyword Tool

Uma conta gratuita na Keyword Tool é o suficiente para fazer três pesquisas por dia sobre palavras-chave e descobrir mais de 700 sugestões por keyword, disponíveis em vários idiomas e domínios do Google. Aqui, as sugestões são apresentadas por ordem alfabética com keywords usadas antes e depois do termo que encetou à pesquisa.

Moz

Mais do que uma das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave, a Moz é uma empresa especializada em SEO com grande reputação em todo o mundo. Por isso desenvolveu um recurso (com planos gratuitos e pagos) para definição de palavras-chave, Keyword Explorer, que tem por objetivo ajudar os produtores de conteúdo a encontrar as melhores palavras-chave, além de que é capaz de filtrar e priorizar os termos mais relevantes e apresentar métricas para uma melhor otimização SEO.

Estas são apenas algumas das nossas sugestões, mas naturalmente que existem mais ferramentas de pesquisa de palavras-chave grátis e pagas que poderão ajudar a sua empresa na otimização de conteúdos. O importante aqui é não deixar de pesquisar por um recurso que ajude a definir keywords e a atrair mais visitantes até ao site da sua empresa!

Complemente a informação deste artigo com a leitura do nosso texto sobre SEO para pesquisas por voz.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.