Melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave

As melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Se quer atrair mais visitantes até ao seu site, deve aproveitar a ajuda de alguma das ferramentas de pesquisa de palavras-chave ou keywords para determinar quais as palavras ou expressões mais relevantes para o seu negócio e encetar uma estratégias de marketing de conteúdo para aparecer a mais potenciais clientes e mostrar que tem o produto ou serviço certo para resolver os seus problemas.

Tudo o que o ajudar a alcançar objetivos de marketing digital mais fácil e rapidamente é bem-vindo, e é por isso que neste artigo lhe vamos falar de algumas das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave, aquelas que auxiliarão no trabalho bastante complexo que é a otimização SEO (Search Engine Optimization) para motores de busca.

O que são palavras-chave

Por palavras-chave ou keywords entende-se as palavras ou expressões que as pessoas escrevem nos motores de busca, como o Google, quando pesquisam por uma informação. Por exemplo, se um utilizador procura por informação sobre máquinas de café para encontrar os melhores preços e digita no Google a expressão “máquinas de café”, essa é a palavra-chave. Logo, e seguindo este exemplo, empresas que vendam máquinas de café devem usar esta keyword (entre outras) nos seus conteúdos na Internet de modo a aumentar as hipóteses de aparecerem no topo das pesquisas feitas com essa palavra-chave.

Em suma, é através de palavras-chave relevantes que as empresas podem ser encontradas na Internet por potenciais clientes e por isso é fundamental tentar ocupar os primeiros resultados das pesquisas, aqueles em que os utilizadores clicam com mais frequência. E isso significa usar as melhores palavras-chave nos conteúdos para que os algoritmos dos motores de busca possam relacionar as suas páginas com os termos de relevância para o negócio. Nesse sentido é fundamental fazer as escolhas mais adequadas a nível de keywords, se necessário recorrendo a ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Ferramentas que podem ajudar uma empresa a validar os termos de pesquisa e a perceber quais as palavras mais ajustadas ao negócio, tendo em conta o público-alvo. Tudo para usar expressões com potencial para atrair a atenção dos robots do Google e, claro, chegar a mais utilizadores!

Para mais informação sobre o que são palavras-chave e como definir as suas, clique aqui!

Melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Já percebeu que sem as palavras-chave certas não vai conseguir que o site da sua empresa tenha um bom posicionamento de forma a alcançar o seu público-alvo, não é verdade? E agora precisa de saber quais as melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave para conseguir identificar as keywords mais relevantes para o seu negócio. Acertámos? Pois bem, com as ferramentas de palavras-chave que vamos enunciar de seguida vai conseguir reunir uma série de informações essenciais sobre as suas keywords.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta Google gratuita que dá informações sobre a palavra-chave que pretende usar e ideias de novas palavras-chave relacionadas com essa expressão que digitou, sendo que pode pesquisar até 10 palavras-chave, frases ou URLs de uma só vez. Com o Google Keyword Planner também consegue decidir orçamentos mais competitivos para as suas campanhas.

Google Search Console

É verdade que o foco do Google Search Console não é a pesquisa de palavras-chave, mas que este recurso gratuito da Google pode ser de grande ajuda para otimizar conteúdos, lá isso pode! Tudo porque com a Google Search Console consegue perceber que tipo de pesquisas fazem os utilizadores dentro do seu site, analisando impressões e cliques, entre outros dados.

Google Trends

De modo a conhecer a popularidade das palavras-chave pode usar o Google Trends que dá, inclusive, informações sobre variações regionais, variações sazonais, categorias e tendências das alterações no volume do mecanismo de pesquisa para keywords ao longo do tempo (para não apostar em tendências que já passaram de moda). Com o Google Trends – uma ferramenta gratuita – também pode fazer comparações entre palavras-chave para descobrir a que gera mais resultados.

SEMrush

A SEMrush é considerada uma das ferramentas de palavras-chave mais completas: além do volume de pesquisa, consegue obter dados sobre custos por clique, complexidade das palavras-chave, densidade, grau de competitividade, posição, investimento mensal e volume de tráfego nos resultados orgânicos e links patrocinados. Até é possível descobrir quais são os sites que aparecem nos resultados de pesquisa do Google com cada palavra-chave que vai usar nos seus conteúdos ou campanhas. Em suma, com o SEMrush pode fazer de forma simples e rápida a monitorização das suas keywords para identificar o posicionamento do seu site nos motores de busca, mas atenção que esta ferramenta para descobrir as melhores palavras-chave é paga!

KWFinder

Eis outra ferramenta de pesquisa de palavras-chave que fornece informações suficientes para desenvolver uma boa estratégia de marketing de conteúdo assente em otimização SEO. O KWFinder indica o grau de dificuldade para posicionamento orgânico de cada palavra-chave de modo a conseguir encontrar as keywords que as empresas suas concorrentes não estão a usar. Com esta ferramenta para palavras-chave paga, também vai aceder a relatórios completos que mostram hipóteses de pesquisa para vários idiomas, com resultados por região e país.

Answer the Public

Answer the Public é uma ferramenta gratuita (com mais funcionalidades na versão paga) para descobrir as melhores palavras-chave, ideal para quem precisa de ideias para definir keywords e para quem quer visualizar as perguntas e frases escritas à volta de uma palavra-chave específica. Apesar de gerar listas de palavras-chave, a Answer the Public não disponibiliza dados sobre custos por cliques nem sobre a concorrência.

Keyword Tool

Uma conta gratuita na Keyword Tool é o suficiente para fazer três pesquisas por dia sobre palavras-chave e descobrir mais de 700 sugestões por keyword, disponíveis em vários idiomas e domínios do Google. Aqui, as sugestões são apresentadas por ordem alfabética com keywords usadas antes e depois do termo que encetou à pesquisa.

Moz

Mais do que uma das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave, a Moz é uma empresa especializada em SEO com grande reputação em todo o mundo. Por isso desenvolveu um recurso (com planos gratuitos e pagos) para definição de palavras-chave, Keyword Explorer, que tem por objetivo ajudar os produtores de conteúdo a encontrar as melhores palavras-chave, além de que é capaz de filtrar e priorizar os termos mais relevantes e apresentar métricas para uma melhor otimização SEO.

Estas são apenas algumas das nossas sugestões, mas naturalmente que existem mais ferramentas de pesquisa de palavras-chave grátis e pagas que poderão ajudar a sua empresa na otimização de conteúdos. O importante aqui é não deixar de pesquisar por um recurso que ajude a definir keywords e a atrair mais visitantes até ao site da sua empresa!

Complemente a informação deste artigo com a leitura do nosso texto sobre SEO para pesquisas por voz.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário