Marketing personalizado: a estratégia mais infalível do digital

Facebook
Twitter
LinkedIn

Se já tomou o gosto às estratégias de marketing digital, permita-nos apresenta uma nova técnica que está a recolher excelentes resultados: o marketing personalizado. É o menino dos olhos dos consumidores que querem ser tratados como pessoas e não como audiências. É o filho pródigo das conversões. O amigo do peito dos clientes. O mestre da fidelização. O suprassumo das vendas. Venha conhecê-lo e perceber como o pode por a trabalhar em prol da sua marca.

Um folheto promocional de um hipermercado só com produtos que costuma adquirir? Um lembrete a dizer que o serviço que procurava, já está disponível? Uma newsletter só com informações do seu interesse? Um artigo de blog que lhe leu o pensamento e está a responder às suas dúvidas? Uau! Isso é marketing personalizado!

O que é marketing personalizado?

O marketing personalizado é uma estratégia que tem por objetivo atrair o público de uma empresa com conteúdos relevantes e individualizados, adaptadas aos seus desejos, necessidades, comportamentos e características especificas. A ideia é levar o cliente a sentir-se importante e valorizado, mante-lo feliz e confiante ao longo de todo o processo de compra, depois fidelizá-lo. Resultado? Mais visibilidade, mais notoriedade, mais vendas.

Quais os principais benefícios do marketing personalizado para a sua empresa?

  • Maior aproximação entre a sua empresa e o seu público-alvo.
  • Criação de uma relação mais transparente e duradoura entre a sua marca e os consumidores.
  • Atração e conquista de novos clientes.
  • Fidelização de clientes antigos que passam a sentir-se mais importantes e valorizados.
  • Comunicação humanizada, assertiva e individualizada.
  • Conteúdos ajustados aos desejos e necessidades dos consumidores.
  • Excelente experiência de utilização.
  • Consistência em vários canais: site, blog, redes sociais…
  • Possibilidade de recolher (ainda) mais informações sobre os clientes, que se sentem mais à-vontade para as facultar.
  • Aumento do reconhecimento e notoriedade da sua empresa.
  • Aumento das conversões.
  • Aumento das vendas.

Fixou-se neste último benefício que fala num aumento das vendas? Então também vai gostar de descobrir outras técnicas de vendas que funcionam. Clique aqui!

Como fazer marketing personalizado?

E agora que tomou nota dos principais benefícios do marketing personalizado, temos a certeza que está ansioso para saber como fazer marketing personalizado aí na empresa. Não o vamos deixar à espera! As dicas para pôr em prática esta estratégias, já a seguir!

Recolher informação sobre o seu cliente

Em primeiro lugar, para fazer marketing personalizado tem de ter um bom conjunto de dados sobre o seu público-alvo. De outra forma não consegue elaborar e publicar conteúdos diferenciados e com eles acompanhar os utilizadores ao longo do processo de compra, e mesmo depois da aquisição do seu produto ou serviço. E quanto mais informações tiver sobre o seu cliente, melhor marketing personalizado consegue fazer porque tem ao seu dispor os dados necessários para descobrir o que ele realmente quer. Se ainda não recolheu material que baste para encetar a sua estratégia de marketing personalizado, aproveite o potencial da Internet! As publicações em redes sociais, dão informações valiosas sobre os seus prospects, mas também pode recolher dados através de comentários de artigos de blog, carrinhos de compras de lojas virtuais, downloads de materiais, abertura de email marketing, pesquisas no Google, etc. O que importa é conhecer as “dores” do seu cliente e dar-lhe uma resposta, através de conteúdos personalizados.

Zelar pela privacidade dos dados recolhidos

O facto de ter em sua posse dados sobre os consumidores, nomeadamente endereços de email, não significa que os utilize a torto e direito. Deve respeitar sempre a privacidade das pessoas e comunicar apenas com quem mostrou interesse em receber informações sobre a sua empresa. E ainda assim comunicar de forma transparente. Lembre-se que o uso indevido de dados pessoais não traz bons resultados a nenhum negócio. Pelo contrário, pode denegrir uma empresa e afetar as vendas.

Oferecer algo em troca

Nem todos os utilizadores estão dispostos a facultar os seus dados pessoais só porque sim. E não obstante poderem ter interesse no seu produto ou serviço, convém pensar em oferecer algo em troca. Embora a sua intenção seja boa e os seus conteúdos personalizados sejam excelentes formas de responder às necessidades dos consumidores, uma maneira simpática de pedir a sua colaboração (clicar num link, preencher um formulário, dar uma opinião…) é através de uma oferta de valor. Pode ser o download de um conteúdo relevante, um desconto, um voucher para utilizar numa próxima compra…

Criar conteúdos personalizados

E chegámos agora ao cerne do marketing personalizado: a criação de conteúdos exclusivos. É verdade que numa primeira abordagem parece algo extremamente difícil de fazer (como criar conteúdos diferentes para cada pessoa?!), mas na verdade se tiver em sua posse informações sobre os clientes, consegue captar a atenção com mensagens e publicações personalizadas, sim. Que tal ofertas exclusivas ou envios de newsletters personalizadas com base nos produtos que cada um dos seus clientes costuma comprar? Supondo que tem uma loja virtual que vende artigos de cosmética e decide fazer o envio de uma newsletter personalizada, pode enviar para a Arlete – que costuma comprar produtos de maquiagem – uma news só com artigos sobre dicas e produtos de maquiagem: batons, sombras, máscaras… E pode enviar outra newsletter diferente para o João – que já comprou alguns produtos capilares – só com informação de interesse sobre shampoos, tratamentos para queda do cabelo, produtos de styling, etc. Excelente ideia, não é verdade? E depois, havendo verba disponível, também pode fazer remarketing, exibindo lembretes àqueles consumidores que estiveram a visionar os seus produtos e que até os chegaram a adicionar a um carrinho de compras, mas que depois acabaram por desistir. Ou enviando notificações assim que produtos que não estavam disponíveis, voltem a entrar em stock ou (porque não?) enviar uma mensagem a um cliente que anda desaparecido a recordá-lo de uma compra que costuma efetuar com frequência?

Sabendo como fazer marketing personalizado, consegue aproveitar desde já possibilidades infinitas para aumentar o número de clientes (e de clientes fiéis). Mas antes disso convém fazer uma revisão ao seu site ou loja virtual. Se não tem uma plataforma capaz de atrair e recolher informações sobre os seus visitantes, oferecendo uma boa experiência de navegação, é por aí que deve começar!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Marketing personalizado: a estratégia mais infalível do digital

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.