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Marketing personalizado: a estratégia mais infalível do digital

Se já tomou o gosto às estratégias de marketing digital, permita-nos apresenta uma nova técnica que está a recolher excelentes resultados: o marketing personalizado. É o menino dos olhos dos consumidores que querem ser tratados como pessoas e não como audiências. É o filho pródigo das conversões. O amigo do peito dos clientes. O mestre da fidelização. O suprassumo das vendas. Venha conhecê-lo e perceber como o pode por a trabalhar em prol da sua marca.

Um folheto promocional de um hipermercado só com produtos que costuma adquirir? Um lembrete a dizer que o serviço que procurava, já está disponível? Uma newsletter só com informações do seu interesse? Um artigo de blog que lhe leu o pensamento e está a responder às suas dúvidas? Uau! Isso é marketing personalizado!

O que é marketing personalizado?

O marketing personalizado é uma estratégia que tem por objetivo atrair o público de uma empresa com conteúdos relevantes e individualizados, adaptadas aos seus desejos, necessidades, comportamentos e características especificas. A ideia é levar o cliente a sentir-se importante e valorizado, mante-lo feliz e confiante ao longo de todo o processo de compra, depois fidelizá-lo. Resultado? Mais visibilidade, mais notoriedade, mais vendas.

Quais os principais benefícios do marketing personalizado para a sua empresa?

  • Maior aproximação entre a sua empresa e o seu público-alvo.
  • Criação de uma relação mais transparente e duradoura entre a sua marca e os consumidores.
  • Atração e conquista de novos clientes.
  • Fidelização de clientes antigos que passam a sentir-se mais importantes e valorizados.
  • Comunicação humanizada, assertiva e individualizada.
  • Conteúdos ajustados aos desejos e necessidades dos consumidores.
  • Excelente experiência de utilização.
  • Consistência em vários canais: site, blog, redes sociais…
  • Possibilidade de recolher (ainda) mais informações sobre os clientes, que se sentem mais à-vontade para as facultar.
  • Aumento do reconhecimento e notoriedade da sua empresa.
  • Aumento das conversões.
  • Aumento das vendas.

Fixou-se neste último benefício que fala num aumento das vendas? Então também vai gostar de descobrir outras técnicas de vendas que funcionam. Clique aqui!

Como fazer marketing personalizado?

E agora que tomou nota dos principais benefícios do marketing personalizado, temos a certeza que está ansioso para saber como fazer marketing personalizado aí na empresa. Não o vamos deixar à espera! As dicas para pôr em prática esta estratégias, já a seguir!

Recolher informação sobre o seu cliente

Em primeiro lugar, para fazer marketing personalizado tem de ter um bom conjunto de dados sobre o seu público-alvo. De outra forma não consegue elaborar e publicar conteúdos diferenciados e com eles acompanhar os utilizadores ao longo do processo de compra, e mesmo depois da aquisição do seu produto ou serviço. E quanto mais informações tiver sobre o seu cliente, melhor marketing personalizado consegue fazer porque tem ao seu dispor os dados necessários para descobrir o que ele realmente quer. Se ainda não recolheu material que baste para encetar a sua estratégia de marketing personalizado, aproveite o potencial da Internet! As publicações em redes sociais, dão informações valiosas sobre os seus prospects, mas também pode recolher dados através de comentários de artigos de blog, carrinhos de compras de lojas virtuais, downloads de materiais, abertura de email marketing, pesquisas no Google, etc. O que importa é conhecer as “dores” do seu cliente e dar-lhe uma resposta, através de conteúdos personalizados.

Zelar pela privacidade dos dados recolhidos

O facto de ter em sua posse dados sobre os consumidores, nomeadamente endereços de email, não significa que os utilize a torto e direito. Deve respeitar sempre a privacidade das pessoas e comunicar apenas com quem mostrou interesse em receber informações sobre a sua empresa. E ainda assim comunicar de forma transparente. Lembre-se que o uso indevido de dados pessoais não traz bons resultados a nenhum negócio. Pelo contrário, pode denegrir uma empresa e afetar as vendas.

Oferecer algo em troca

Nem todos os utilizadores estão dispostos a facultar os seus dados pessoais só porque sim. E não obstante poderem ter interesse no seu produto ou serviço, convém pensar em oferecer algo em troca. Embora a sua intenção seja boa e os seus conteúdos personalizados sejam excelentes formas de responder às necessidades dos consumidores, uma maneira simpática de pedir a sua colaboração (clicar num link, preencher um formulário, dar uma opinião…) é através de uma oferta de valor. Pode ser o download de um conteúdo relevante, um desconto, um voucher para utilizar numa próxima compra…

Criar conteúdos personalizados

E chegámos agora ao cerne do marketing personalizado: a criação de conteúdos exclusivos. É verdade que numa primeira abordagem parece algo extremamente difícil de fazer (como criar conteúdos diferentes para cada pessoa?!), mas na verdade se tiver em sua posse informações sobre os clientes, consegue captar a atenção com mensagens e publicações personalizadas, sim. Que tal ofertas exclusivas ou envios de newsletters personalizadas com base nos produtos que cada um dos seus clientes costuma comprar? Supondo que tem uma loja virtual que vende artigos de cosmética e decide fazer o envio de uma newsletter personalizada, pode enviar para a Arlete – que costuma comprar produtos de maquiagem – uma news só com artigos sobre dicas e produtos de maquiagem: batons, sombras, máscaras… E pode enviar outra newsletter diferente para o João – que já comprou alguns produtos capilares – só com informação de interesse sobre shampoos, tratamentos para queda do cabelo, produtos de styling, etc. Excelente ideia, não é verdade? E depois, havendo verba disponível, também pode fazer remarketing, exibindo lembretes àqueles consumidores que estiveram a visionar os seus produtos e que até os chegaram a adicionar a um carrinho de compras, mas que depois acabaram por desistir. Ou enviando notificações assim que produtos que não estavam disponíveis, voltem a entrar em stock ou (porque não?) enviar uma mensagem a um cliente que anda desaparecido a recordá-lo de uma compra que costuma efetuar com frequência?

Sabendo como fazer marketing personalizado, consegue aproveitar desde já possibilidades infinitas para aumentar o número de clientes (e de clientes fiéis). Mas antes disso convém fazer uma revisão ao seu site ou loja virtual. Se não tem uma plataforma capaz de atrair e recolher informações sobre os seus visitantes, oferecendo uma boa experiência de navegação, é por aí que deve começar!

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