Nutrição – Mais Produtividade No Trabalho

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Conheça os alimentos para ter mais produtividade no trabalho.

Está provado que o funcionamento da mente (também) está relacionado com o que comemos. Assim como a alimentação adequada pode prevenir doenças cardíacas – a pressão alta e até mesmo o cancro -, determinados alimentos favorecem a saúde mental. Há uma série de bebidas e comidas que de facto ajudam a manter o cérebro aguçado e consequentemente a torna-lo um bom trabalhador. A própria Organização Mundial de Saúde já indicou que consumir os ingredientes certos, pode aumentar a capacidade cognitiva em até 20%.

Incluir na dieta alimentos que ajudem a memória e estimulem o cérebro dá-lhe mais poder de concentração e torna-o mais produtivo. De que está à espera para investir numa opção mais saudável para o seu corpo e mente? Verifique os alimentos que fazem parte da sua ementa e confirme se está incluir as opções que o ajudam a ser mais produtivo e inteligente de acordo com a lista que apresentamos em baixo.

mais produtivo

1. Água

Como sabe, todos os órgãos do seu corpo sofrem quando está desidratado, incluindo o cérebro. Vários estudos revelam que o baixo consumo de água ao longo do dia diminui a concentração e memória de curto prazo. Por isso, mantenha sempre uma garrafa ou um copo com água por perto!

2. Café

Bebidas ricas em cafeína estimulam o sistema nervoso central, diminuem o sono e aumentam a (boa) disposição. No entanto, devem ser consumidas com moderação, já que o seu excesso pode causar danos na memória.

3. Leite

O leite é uma bebida rica em fósforo, substância importante na constituição da membrana celular e por isso deve bebe-lo em quantidades suficientes para evitar a sobrecarga do corpo em períodos de excesso de atividades cerebrais.

4. Fruta

  • Maça – A maça deve ser incluída na sua alimentação regular porque é uma importante fonte de quercetina, um composto químico antioxidante que mantém a fluidez dos sucos mentais para a proteção continua dos neurónios. O ideal é comer uma maça por dia.
  • Banana – A banana contém a quantidade diária de glicose necessária ao seu cérebro, tendo em conta que o cérebro funciona melhor com cerca de 25 gramas de glicose que circulam na corrente sanguínea (a mesma quantidade encontrada numa banana).
  • Uva – É uma fruta boa para o coração é também para o cérebro. O sumo de uva, por exemplo, pode melhorar significativamente a sua memória e contribuir para a aprendizagem de línguas porque contém polifenóis que melhoram a comunicação entre os neurónios.
  • Abacate – É uma fruta rico em selénio, que funciona como auxiliar de outras substâncias, como serotonina, dopamina e acetilcolina, favoráveis ao desempenho do seu cérebro. Pessoas com baixo nível de selênio no organismo são propensas a alterações de humor, por causa de distúrbios na atividade dos neurotransmissores.
  • Outras frutas como morango, pêssego e kiwi estão na linha da frente das frutas ricas em fisetina, substância responsável por manter a memória jovem no cérebro, estimulando e fortalecendo as ligações entre os neurónios.
  • Quantos às frutas cítricas, só o ato de as cheirar pode estimular o estado de alerta. Além disso, as frutas cítricas, como a laranja, são ricas em diversos nutrientes, principalmente a vitamina C.

5. Chocolate

Boa notícia! Chegou a melhor das desculpas para comer chocolate! Por mais que este alimento seja rico em calorias, auxilia na redução da pressão sanguínea e mantêm a nitidez da mente. Comer em média uma barra de chocolate por dia ajuda a proteger o cérebro da perda de memória. E se for chocolate amargo ou escuro, melhor. O chocolate escuro é rico em antioxidantes que produzem um aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso, por sua vez, deixa-o alerta e mais capaz de executar tarefas difíceis.

6. Legumes

  • Espinafre – O espinafre é rico em nutrientes que impedem a demência, como o ácido fólico, vitamina E e vitamina K. Meia chávena de espinafre cozido fornece um terço de folatos (ácido fólico e os sais) e cinco vezes a quantidade de vitamina K necessária.
  • Beterraba – A beterraba é rica em nitrato e por isso aumenta a irrigação de sangue no cérebro, importante para o desenvolvimento de trabalhos intelectuais.
  • Repolho, nabo e aipo – Eis alguns legumes igualmente saudáveis para o seu organismo, pois são extremamente ricos em nitratos.
  • Lentilha, agrião, couve, leguminosas, feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, grãos integrais – A considerar também, devido a serem ricos em ferro.

7. Salmão

Além de ser um alimento excelente para o seu coração, é uma importante fonte de omega-3, predominante no cérebro, e fonte de vitamina D, um nutriente que reduz a deterioração do cérebro.

8. Arroz integral

O arroz integral tem uma boa dose de carboidratos, que quando ingeridos são transformados em açúcar transmitindo energia ao corpo e garantindo concentração. A par, pode optar por comer pães integrais, bolachas, massas e aveia.

9. Gema do ovo

A gema de ovo é rica em aminoácidos e por isso ajuda os seus neurônios a transmitirem informações entre as células.

10. Soja

A ingestão de soja tem dois grandes benefícios: os fosfolipídios (especialmente a lecitina) que atuam no organismo como um detergente, limpando os locais por onde passam e recuperando o sistema nervoso e a memória, e a acetilcolina que é um neurotransmissor importante para a memorização.

11. Ostras

Gosta de ostras? Ótimo. Elas são ricas em zinco, que protege os neurónios contra radicais livres e preserva as suas membranas, ajudando na comunicação entre eles.

E agora já sabe o que incluir na sua mente de modo a ficar (ainda) mais produtivo. Vamos lá!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Nutrição – Mais Produtividade No Trabalho

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.