Links patrocinados: o que são e como funcionam

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Links patrocinados: o que são, como funcionam e quais as suas vantagens e desvantagens

Sempre que um utilizador da Internet faz uma pesquisa no Google, os primeiros resultados surgem com a indicação de anúncios. Para os consumidores são formas certeiras de chegar a produtos/serviços ou informações que precisam. Para as empresas são poderosas ferramentas de marketing digital que, não obstante terem as suas vantagens e desvantagens, sempre ajudam a ampliar um negócio na web. Continue a ler e conheça melhor os famosos links patrocinados!

O que são links patrocinados?

Links patrocinados são um formato de anúncio publicitário pago veiculado na Internet sob a forma de uma hiperligação que é exibida nos resultados de pesquisa. Estes anúncios posicionam-se em locais estratégicos, nos resultados dos motores de pesquisa como o Google, comparadores de preço ou redes sociais, e são direcionados aos utilizadores através de palavras-chave ou perfis, sendo que o anunciante, regra geral, só paga pelos cliques que receber nos seus anúncios.

Continue a ler para saber quais as principais vantagens e desvantagens dos links patrocinados!

Como funcionam os links patrocinados?

Em primeiro lugar, as campanhas de links patrocinados podem ser feitas em várias plataformas, mas a ferramenta mais usada na atualidade, é o Google Adwords. Aí o anunciante paga apenas quando seu anúncio recebe um clique e tendo em conta que o anúncio aparece no topo dos resultados destacando o site em causa com a indicação de que se trata de publicidade, e a garantia de que a publicidade não será diluída em pessoas que não têm interesse no produto/serviço em causa (como acontece na publicidade tradicional). O valor do clique é determinado por uma espécie de leilão, em que o maior lance (não necessariamente o mais caro) aparece numa melhor posição e com esta estratégia, à partida, a sua empresa consegue despertar a atenção e o interesse de milhares de pessoas. Resultado? Através de links patrocinados um negócio obtém destaque, quando o termo escolhido for encontrado e acaba por conseguir gerar um maior número de conversões. Mas há vantagens e desvantagens dos links patrocinados, como veremos agora.

Quais as principais vantagens dos links patrocinados?

Se há empresas que concentram quase todo o seu orçamento de marketing digital em links patrocinados, é porque eles funcionam. Conheça as suas principais vantagens!

Facilidade e economia

Com os links patrocinados, pode encetar uma campanha facilmente, rapidamente e com pouco dinheiro e aumentar o investimento conforme obtiver retorno, sem precisar de arriscar! Além do mais, neste tipo de publicidade paga, só é descontado o valor que quer pagar por clique, quando alguém realmente interessado realiza a ação definida (clica no anúncio, por exemplo), logo o retorno de investimento é muito maior do que na publicidade tradicional.

Análise e medição de resultados

Qualquer ação de marketing exige a medição e análise de resultados para fazer ajustes, mas nos links patrocinados as ferramentas de monitorização são muito poderosas e fáceis de utilizar, além de que fornecem relatórios com todas as informações necessárias, detalhadas e praticamente em tempo real. É possível acompanhar a campanha, perceber qual a taxa de cliques nos anúncios, quais as palavras-chave que estão a gerar mais resultados e até quais os dias e horas em que os anúncios são mais clicados. Todas essas informações permitem-lhe ir otimizando a campanha de forma a alcançar os melhores resultados possíveis.

Rapidez e flexibilidade

Os links patrocinados permitem, de forma rápida e prática, mudar qualquer elemento de uma campanha. Essa agilidade também é importante para otimizar a campanha: caso esteja a correr bem e decida ampliar o seu alcance ou caso esteja a correr mal e decida pausá-la. Por outro lado, como as ferramentas de análise dos links patrocinados funcionam em tempo real, é possível criar novas campanhas em qualquer altura e fazer ajustes na hora, não é necessário esperar pelo fim do mês como na publicidade tradicional onde não há praticamente flexibilidade!

Segmentação

Os links patrocinados funcionam com base na segmentação do público (o anunciante é quem escolhe quem vai ver o seu anúncio), ou seja, oferecem produtos, serviços, informações ou ideias apenas a utilizadores que mostraram interesse.

Conversão

Por conseguinte, anúncios bem segmentados e incluídos no Google, têm mais hipóteses de atingir o público interessado e isso aumenta consideravelmente as conversões. Mais uma vez, os links patrocinados atraem as pessoas que realmente possuem intenção de compra e conseguem convencê-las a tomar uma ação perante a oferta apresentada, convertendo-as em leads ou clientes.

Vários formatos

Há vários formatos de links patrocinados cujos valores pagos dependem do modelo e da palavra-chave escolhida pelo anunciante:

  • CPC (custo por clique): paga por cada clique no link.
  • CPM (custo por mil impressões): paga quando o anúncio atingir mil visualizações ou impressões.
  • CPA (custo por ação): só paga quando o utilizador realiza alguma ação no site.
  • CPV (custo por visualização): paga por cada pessoa que vê o anúncio.

Retorno rápido

Ao contrário do tráfego orgânico, os links patrocinados têm um retorno rápido.

Fortalecimento da marca

Quando um utilizador faz uma pesquisa, os links patrocinados são os que aparecem em primeiro lugar nos resultados de pesquisa e isso ajuda uma empresa a ganhar destaque face à concorrência e a fortalecer a sua marca.

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Quais as principais desvantagens dos links patrocinados?

Também existem aspetos menos positivos nas campanhas pagas. A começar pelo facto de se ter de fazer um investimento e a terminar no número de cliques que depende da verba disponível. Conheça as suas principais desvantagens!

Custo

Os links patrocinados têm como desvantagem o custo, já que é preciso pagar um valor por clique.

Ação automática

A par, os links patrocinados têm a desvantagem de serem uma ação de marketing rápida, ou seja, mal o plano pago se esgota, os anúncios da sua empresa deixam de ficar visíveis e nessa altura pode perder visitantes importantes para o negócio.

Valor por clique alto

Se efetuar campanhas otimizando com keywords ou palavras-chave muito gerais, o valor por clique fica muito alto.

Visitas

O número de visitas em links patrocinados depende sempre da verba disponível.

Aspeto do site

Mesmo que opte por publicidade paga, se o site da sua empresa não for atrativo de forma a possibilitar uma boa experiência de utilização, com todas as informações necessárias e atualizadas sobre os produtos e serviços que vende, pode acabar por gastar muito dinheiro em palavras-chave e a sua campanha ainda assim não ter grandes hipóteses de aparecer e/ou gerar visitas e conversões.

Público

Se não conhecer bem o público a quem se dirige, os links patrocinados não são uma vantagem para a sua empresa, mas uma desvantagem, porque acaba por desenvolver uma campanha com anúncios que não interessam às pessoas certas e não obtém retorno do seu investimento.

E agora que conhece as vantagens e desvantagens dos links patrocinados, será que vai investir em anúncios pagos e aparecer no topo das listas de pesquisa do Google ou tentar melhorar a sua presença online através de outras estratégias?

Leia também o nosso artigo “17 motivos para fazer publicidade na Internet”.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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