José Mourinho E A Sociedade Da Informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Uma citação do José Mourinho:

“Estamos numa fase de contradições. Muitos dizem que, como o conhecimento está disponível para todos, temos gerações de pessoas bem informadas e preparadas. Eu discordo. (…) Quando o conhecimento está à disposição de todos, algumas pessoas ficam numa zona de conforto. Quando o conhecimento não está à tua disposição, tens de pensar. Tens de ser tu a produzir conhecimento.”

informação

Eu sei que muitas pessoas não publicam online, nem sequer partilham com elas próprias, guardam no subconsciente, tudo aquilo que olham como defeito, ignorância e limite. O “eu não sou esse ideal”. O “eu não sei”. O “eu não sou capaz”.

Eu também sonhos vidas perfeitas. Mas, também sei e admito que sou imperfeito. Por isso, procuro ter expetativas pessoais realistas.

Confesso. Eu não sei ir ao Oceano Atlântico. Não sei. Não sou capaz. Qual a relevância desta confissão? Leia um pouco mais e entenderá.

Habitualmente, vou a uma praia, próxima de Lisboa. Vamos imaginar que vou a Sesimbra. A minha praia é minha. Não vou partilhá-la com vocês. E Sesimbra serve para imaginar uma praia. Imagine a sua praia, porque qualquer praia serve.

praia

Gosto de percorrer a areia da praia a pé. Não que existam muitas alternativas para viajar pela areia da praia… Mas, gosto mesmo da sensação de sentir a areia molhada nos pés descalços, na zona de varrido, onde as ondas do mar borbulham suavemente sobre a areia, umas vezes mais acima, outras vezes mais abaixo. Eu sei que é água do Oceano Atlântico. Mas, eu não sou um peixe. E não sei nadar. Quando vou à praia, fico pela areia.

E, mesmo que eu entre pelo Oceano dentro, e até mergulhe com os olhos abertos, não regressarei do Oceano Atlântico a conhecê-lo, mas um pouco enojado a pensar na água poluída que engoli. O Oceano Atlântico não cabe num copo. Não posso guardá-lo no frigorífico.

atlantico

Eu não sei ir ao Oceano Atlântico?! Mais uma vez, qual é a relevância desta confissão, se o artigo é sobre o José Mourinho e a Sociedade da Informação?

O Oceano Atlântico é a Sociedade da Informação. A informação não cabe num copo. Não podemos guardá-la no frigorífico. E, se você tentar guardá-la no disco do seu PC, prepare uma visita à pc.clinic. Você causou uma gastroenterite informática.

informacao

Até podemos saber nadar, mas nadamos à velocidade que escrevemos no teclado do computador. E até podemos saber ler. Mas, um texto de cada vez.

um texto

O José Mourinho menciona contradições. E afirma que “Muitos dizem que (…) o conhecimento está disponível para todos”, o que, para mim, significa que o próprio José Mourinho não diz isso, ele não é ego para dizer o que ele pensa através de terceiros. Tem razão. O conhecimento não está disponível para todos.

Há informação grátis na internet. Li não sei onde. Nem quando. Mas, lembro. Quando é grátis, você é o produto.

Mas, há excepções. O Wikipedia é um exemplo extraordinário. Numa entrevista de emprego recente, uma licenciada em Comunicação Social fez questão de excluir o Wikipedia como fonte de qualquer informação, porque aprendeu na Faculdade que não podia usar o Wikipedia. Eu uso o Wikipedia. É uma fonte. O problema maior é usar apenas uma fonte ou depender excessivamente duma especilização numa determinada ciência.

especialização

Também comprei hoje um livro na Amazon. Custou $267. É sobre biofísica. E não é grátis. Eu sei que não é grátis. Às vezes, até dói. A novidade, a informação valiosa, tem preço. Tem autor. E autor é pessoa. Logo, precisa de bens materias. Carro. Casa. Sustento. Luxo. Você não precisa? O seu trabalho é grátis? Obviamente não.

Podemos afirmar sem contestação que a informação não é acessível a todos.

livro

Nem ao próprio hacker que passa o dia à frente dum computador, e que agora mesmo está a fazer download de cópias piratas de livros que compramos no Amazon, porque o próprio acto de aprender começa com uma pergunta. E, para esse simples acto inicial de perguntar, é preciso pensar. Nem sempre lemos o livro certo.

livro certo

Não vamos encontrar no Google uma solução para cada um dos nossos problemas, no formato de receita:

  1. Dê 3 passos para a frente;
  2. Salte o mais alto que puder;
  3. Aperte o nariz;
  4. Dê 2 passos para trás;
  5. Puxe as orelhas;
  6. Avançou 1 passo.

magia

E, mesmo que haja uma receita para um desses problemas, essa receita não é suficiente. Enquanto caminhamos pela vida, a paisagem vai mudando, o próprio caminho é diferente, não existem loops onde ficamos presos a viver várias vezes o mesmo dia e onde podemos repetir todos os acontecimentos desse dia até aprendermos a viver o dia perfeito.

Temos que pensar, usar a inteligência e a experiência para adaptar o que aprendemos a situações novas e para encontramos soluções novas para problemas recorrentes e antigos.

O José Mourinho tem razão:

“Tens de pensar.”

pensar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

José Mourinho E A Sociedade Da Informação

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.