Importância de um logotipo para o sucesso de uma empresa

criar logotipo

Falar da importância de um logotipo é falar da sua tia Adelaide que confunde o nome de todos os sobrinhos, mas não confunde os logotipos das suas marcas preferidas. É falar da sua prima Inês que se recusa a experimentar um artigo sem logo ou do seu amigo Tobias que nem lê os nomes das marcas e só compra com base no logotipo. Falar da importância do logotipo para o sucesso de uma empresa, é falar de coisas sérias que não podem ser negligenciadas.

O logo é a cara de uma marca e daí a importância de um logotipo para o sucesso de uma empresa. Tal como lava o rosto, compõe o cabelo, perfuma-se e veste-se a rigor para mais um dia de trabalho, também deve tratar da imagem da sua empresa com primor, usando um logotipo que traduza a personalidade da sua marca para chamar a atenção dos consumidores, impressionar e passar uma ideia de profissionalismo e credibilidade que vai ajudar a conquistar mais clientes.

Logotipo o que é?

Logótipo é o nome que se dá à representação gráfica de uma marca, ou seja, é uma espécie de desenho que deve aparecer em todas as peças gráficas de uma empresa de modo a que os consumidores o fixem e a ele associem os produtos ou serviços em causa. No fundo é a cara da empresa, e dai a importância de um logotipo, ou seja, da utilização de um grafismo (desenho, cores e fontes de letra) conforme ao negócio específico, de modo a que os clientes percebam qual o produto ou serviço que se está a vender, identifiquem rapidamente o logotipo com a marca e se recordem dele noutras ocasiões.

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Importância de um logotipo para o sucesso de uma empresa

Esteja onde estiver, olhe em que direção olhar, os logotipos estão por aí a provar que fazem parte intrínseca da cultura e dinâmica empresarial dos tempos modernos. E seguramente que já reparou que muitas vezes pega no produto A em vez de pegar no produto B, só porque em frações de segundo o identificou como o seu preferido. Pois bem, se reconhece a importância de um logotipo para uma marca, diga-nos: porque é que ainda não tratou do logo da sua empresa? Preguiça? Falta de tempo ou de recursos técnicos? Verba limitada? Ora, se continuar a ler este artigo e perceber as principais vantagens de um logotipo para uma empresa, não vai adiar mais a representação gráfica da sua marca!

1. Um logotipo é uma excelente forma de se identificar imediatamente um negócio

Foque-se na identificação! Se não exagerar na criatividade e não encomendar um logo cheio de mensagens subliminares e significados escondidos, vai conseguir apresentar aos seus consumidores um grafismo que lhes permita identificar quase que automaticamente a que marca/empresa pertence.

2. Um bom logotipo ajuda os consumidores a fixarem uma marca

Já é bom o facto de um logotipo para uma empresa ajudar as pessoas a reconhecerem o tipo de negócio, não é verdade? Mas é melhor ainda quando ajuda a memorizar uma marca! Um logotipo bem pensado (e melhor desenhado), com o tempo, tem a capacidade de levar os consumidores a recordá-lo e reconhecê-lo sempre que o veem. E a identificarem instantaneamente os produtos ou serviços só com essa informação gráfica. E por fim, a manterem-se fiéis à mesma, o que só por si mostra a importância de um logotipo para o sucesso de uma empresa.

3. Um logotipo bem pensado também transmite a mensagem de uma empresa

Já aqui falámos de duas das principais vantagens de um logotipo para uma empresa: identificar e fixar um negócio. E agora é tempo de lhe chamarmos a atenção para o facto de um logo também conseguir transmitir uma mensagem através dos seus elementos gráficos: a mensagem da sua empresa! Apesar do primeiro objetivo dos logótipos ser a identificação da marca, eles também podem ser utilizados para passar mensagens e valores importantes. Mensagens que falem aos consumidores do empenho e profissionalismo da sua empresa e que os ajudem a separar a sua oferta da oferta da concorrência. Por isso, escolha o que quer transmitir aos seus clientes e encontre uma forma de o comunicar corretamente através de uma representação gráfica.

Leia também o nosso artigo: O que é um logotipo? Curiosidades de alguns logotipos famosos.

4. Um bom logotipo passa uma imagem de profissionalismo e credibilidade

Se a sua empresa anda por aí sem logotipo, desculpe a franqueza, mas está a passar uma imagem de amadorismo. Acredite que não é boa ideia economizar na produção do logo, pois um logotipo bem feito é por si só sinónimo de marca de prestígio e tem a capacidade de – em segundos – apresentar a sua empresa aos consumidores de forma profissional e credível, independentemente da sua área de atuação e tamanho da firma.

5. Um logotipo é uma excelente forma de fazer publicidade

Como sabe, qualquer logotipo é projetado para identificar uma marca e nesse sentido serve, desde sempre, propósitos de marketing, publicidade e propaganda de um negócio. Muitas vezes, se planeado rigorosamente, consegue ser a razão principal para um consumidor comprar o seu produto ou serviço. E essa também é uma questão a levar em linha de conta na lista de fatores que revelam a importância de um logotipo para o sucesso de uma empresa.

6. Um logotipo ajuda uma empresa a destacar-se entre a concorrência

Um logotipo pode e deve ser um diferencial de uma empresa face à concorrência. Os seus elementos gráficos também passam as características únicas do negócio que o distinguem dos demais e mostram aos consumidores num primeiro olhar (literalmente) porque devem comprar à sua empresa.

7. Um bom logotipo ajuda a aumentar das vendas

Conforme os consumidores começam a conhecer, reconhecer e apreciar os produtos ou serviços da sua empresa, começam a responder de forma positiva sempre que veem o seu logo e isso só pode resultar num aumento de vendas, e também num aumento da reputação da sua marca!

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Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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