20 Ideias Como Promover A Empresa No Facebook

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As 20 melhores sugestões para promover a sua empresa no Facebook

Por um lado temos o mundo dos negócios com o objetivo de gerar vendas. Sejam produtos, ideias, marcas, serviços ou causas.

Por outro lado temos uma rede social com mais de 500 milhões de utilizadores que já provou que é uma excelente aliada em qualquer estratégia de comunicação empresarial. Unidas fazem a diferença!

Chama-se Facebook e além de ser a maior rede social do mundo, é também considerada uma das mais poderosas ferramentas de promoção para qualquer negócio. A seu favor tem um número considerável de utilizadores e custos muito reduzidos. Impossível desconsiderá-la quando pretende gerar mais clientes e negócios.

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Mas antes, concentre-se na estratégia para melhor utilizar o Facebook em prol da sua empresa e conseguir gerar mais leads, novos clientes e muitas vendas.

Juntámos para si várias dicas e estratégias simples de seguir que podem ajudar a movimentar, promover e dar mais vida à página da sua empresa. São sugestões capazes de o ajudar a alcançar bons resultados em pouco tempo!

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20 Ideias Como Promover A Empresa No Facebook

1. Elabore uma estratégia

Defina um ou mais objetivos de comunicação concretos, como criar uma comunidade em torno da sua empresa, promover os seus produtos e aumentar o tráfego do seu site. Defina também metas quantitativas, que possam ser avaliadas periodicamente, como por exemplo o número concreto de seguidores por mês ou ano, o número de comentários/dia ou o número de novas visitas ao site.

2. Defina o seu público-alvo
É importante que consiga definir o seu público-alvo. É o perfil e o comportamento desse grupo de pessoas que o vai ajudar a determinar o tipo de comunicação a utilizar no Facebook e a melhor forma de projetar as ações adequadas. Crie ainda um diálogo com o seu público-alvo que permita uma interação entre o grupo de seguidores e a página da sua empresa.

3. Eleja uma equipa
Para garantir uma atualização permanente da página de Facebook da sua empresa e a consequente fidelização dos seus seguidores, tem de criar uma equipa para a gerir. Se a sua empresa não tem capacidade para contratar serviços externos especializados, responsabilize uma equipa interna capaz de dar conta do recado. A equipa deve cumprir, em primeiro lugar, uma rotina de horários para as atualizações para que os seus seguidores estejam em contacto permanente com a empresa.

4. Conheça as regras do Facebook
Só percebe o que pode e não pode ser feito nesta rede social se conhecer a fundo as regras do Facebook. O exemplo mais simples que podemos dar é o de que uma marca ou empresa não pode criar uma página de perfil, apenas uma fan page. Informe-se.

5. Promova o seu novo canal de comunicação
Pode convidar amigos, familiares e colegas de trabalho a fazerem um like na página da sua empresa, mas existem outras formas de a promover, como destacá-la no seu site oficial, incluir o seu endereço nos materiais de promoção e comunicação da empresa, anunciá-la no próprio Facebook ou mesmo nos meios tradicionais.

6. Dê importância ao aspeto da página
Sabia que pode alterar o aspeto da página de Facebook da sua empresa? É verdade, esta rede permite ao utilizador a modificação – dentro de certos parâmetros – da página de modo a garantir o seu sucesso. Mas deve colocar, antes de mais, uma imagem de perfil e uma imagem de capa adequada à própria imagem da sua empresa. Estes elementos de identificação são importantes para atrair a atenção do público-alvo. A par, não deverá descuidar-se nas informações importantes sobre a empresa: produtos e serviços, noticias, contactos, etc.

7. Divulgue a sua página
Pronto para começar a divulgar a página de Facebook do seu negócio? Se sim, lembre-se que a estratégia ultrapassa em muito a divulgação entre familiares e amigos. Em primeiro lugar porque o conteúdo pode nem ter interesse para essas pessoas, em segundo lugar porque o seu produto ou serviço pode nem lhes interessar e em terceiro lugar porque não são seguramente o seu público-alvo. Para que a página cresça deverá acima de tudo divulgá-la entre as pessoas que realmente se podem interessar pelo seu conteúdo, através de todos os meios ao seu alcance. Veja algumas sugestões de seguida:

  • Assinatura de e-mails – Adicione o endereço da página da sua empresa no Facebook à sua assinatura de email. Esta é uma forma simples e eficaz de aumentar o número de seguidores;
  • Blog – Se tiver um blog, pode e deve utilizá-lo como plataforma para anunciar a sua página no Facebook;
  • Twitter – Se possuir uma conta no Twitter, deve levar os seus seguidores a seguirem a empresa também no Facebook. Inclusive, pode usar o Twitter para lhes aguçar a curiosidade e convidar a procurar mais informação no Facebook.
  • Youtube – Num canal do YouTube, se o tiver, pode igualmente promover a página do Facebook da sua empresa, colocando um link no final dos seus vídeos.
  • Cartões de visita – E por que não adicionar o endereço da página do Facebook da sua empresas nos cartões de visita? Ao mesmo tempo que lhes confere um aspeto mais atual e modernizado, angaria seguidores.

8. Crie conteúdo de interesse
O conteúdo que publica é de suma importância para o sucesso da página. Deve faze-lo diariamente, se possível, e tentar destacar-se dos demais com posts diferentes. Consegue-o com bons conteúdos e boas imagens relacionadas com o tema em questão. Tentar publicar conteúdos arrojados e divertidos é sem dúvida uma ótima opção.

9. Interaja sempre
Seja sempre interativo, divertido e prestativo. Uma empresa que faz bom uso do Facebook oferece aos seus seguidores links, aplicativos e conteúdos relevantes e envolventes e, acima de tudo, responde prontamente aos comentários, sugestões e questões colocadas no Facebook pelos seus clientes.

10. Use imagens
Imagens, sempre! Junte aos seus posts elementos gráficos como desenhos, gravuras e principalmente fotografias de modo a torná-los mais atraentes. Não se esqueça que os conteúdos baseados em apenas texto são considerados aborrecidos, enquanto que aqueles que se fazem acompanhar de imagens ou vídeos apelativos geram mais likes, mais comentários e mais partilhas.
Em relação às imagens, aconselhamo-lo a usar imagens grandes, profissionais, atraentes, com cores de alto contraste em relação às cores do Facebook.

11. Seja criativo
Use frases originais e com impacto, preferencialmente perguntas.
As perguntas em publicações atraem mais a atenção das pessoas até porque o simples uso do ponto de interrogação no final da frase (mesmo que ela não seja uma pergunta) tornará a publicação mais atrativa.

12. Publique na hora certa
Uma pesquisa de um site americano chamado Bitly revelou que na maior rede social do mundo, o Facebook, os posts mais lidos são aqueles que são publicados entre as 13h e as 15h, de quarta-feira. O volume de pessoas no Facebook cai muito a partir das 18h.

13. Evite fazer propaganda
A propaganda não é a melhor estratégia para o Facebook. Não trás resultados a longo prazo. Um conteúdo relacionado com o seu mercado gera mais leads do que conteúdos que fazem do seu produto ou serviço uma autoridade. Nada de “Compre aqui!”. A regra é relacionar-se antes e vender depois.

14. Use temas atuais
Não é fácil criar diariamente conteúdos para a sua página que sejam atuais… mas também não é impossível! Analise o que está a acontecer no seu mercado, no seu país e no mundo. Fique a par das últimas novidades e relacione-as com a sua empresa em posts pertinentes.

15. Aposte nas promoções
Uma forma de aumentar consideravelmente o número de seguidores e fortalecer as ações de marketing da empresas é fazer promoções exclusivas. Ao mesmo tempo que dá a conhecer os produtos e os descontos oferecidos, economiza custos em publicidade em meios tradicionais.
Lembre-se que todos gostamos de ganhar um concurso ou um sorteio, de participar num jogo ou numa brincadeira. Estas ideias podem inclusive tornar-se virais e aumentar o número de seguidores bem como a notoriedade da sua empresa.

16. Privilégios
Dê privilégios aos seus seguidores. Faça o lançamento de novos produtos ou novos serviços na Internet. Acredite que as pessoas que fizeram um like na página da sua empresa no Facebook – e desejam receber notícias sobre o seu negócio – são as mais fieis consumidoras. Presentei-as com informações em primeira mão que elas vão com certeza tratar de partilhar.

17. Disponibilize suporte aos seus clientes
O Facebook é hoje um complemento ao tradicional atendimento ao cliente por telefone ou email. Aproveite-o para dar suporte aos seus clientes ou potenciais clientes.

18. Poste com link externo
Use links externos para conduzir o seu seguidor até uma página da Internet, seja o seu site, um blog ou até um jornal. Os posts podem conter este tipo de elementos que permitem à pessoa ficar, por assim dizer, com a informação completa: vê a imagem, lê o texto e clica no link. Mas não post somente o link, senão a informação fica descontextualizada.

19. Conte com a ajuda dos clientes mais próximos
Tem certamente fora do mundo virtual, um grupo de clientes mais fieis que interagem com mais frequência com a sua empresa. Não tenha vergonha de perguntar a essas pessoas quais os assuntos que querem ver publicados na sua página de Facebook. Depois de recolhidos os temas, comece a gerar conteúdo, solicitando a esse grupo uma interação na rede social.

20. Faça publicidade no Facebook e/ou Google AdWords
É natural que não queira ou não possa gastar dinheiro em publicidade no Facebook, mas a sugestão está dada.
A publicidade em redes sociais já começa a ser bastante utilizada porque provou que é eficaz na hora de aumentar o número de seguidores. Não é um investimento útil se pretende vender um produto ou um serviço, mas pode ser vantajoso se o que pretende é aumentar o seu número de visitas à página. Se avançar com um anúncio, escolha um pequeno texto e uma imagem apelativa, defina o seu público-alvo e estabeleça o orçamento diário e o período em que a campanha vai estar online.
Por outro lado, caso a publicidade no Facebook não for suficiente para aumentar o número de seguidores, pode fazer uma divulgação paga através do Google AdWords. Esta é uma ferramenta poderosíssima de divulgação e promoção na web, se souber utilizar as palavras-chave certas!

Se seguir todas ou mesmo apenas algumas destas dicas ou outras que a sua imaginação lhe ditar, combinando as ideias entre si da forma que entender mais conveniente para o seu negócio e público-alvo, obtém bons resultados a curto/médio prazo. Comece já!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
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