Como atrair a atenção de um headhunter – caça talentos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Headhunter – Caça Talentos

O nome traduzido para português é, no mínimo, intrigante. Mas a verdade é que um “caçador de cabeças” ou headhunter não assusta ninguém. Pelo contrário, anda meio mundo a ver se dá de caras com um deles na tentativa de conseguir encontrar uma nova e melhor ocupação profissional. Se também tem um excelente background para ocupar determinada área específica e ainda não foi descoberto por nenhum caça-talentos, leia este artigo e comece hoje mesmo a preparar-se para chamar a atenção de um headhunter.

O que se entende por headhunter?

Headhunter é a designação atribuída a um recrutador da área de Recursos Humanos que tem como missão descobrir os melhores profissionais do mercado para determinada área ou função particular, ou seja, encontrar as pessoas mais qualificadas para uma vaga específica.

O que faz um headhunter?

Um headhunter é um profissional que identifica no mercado de trabalho, os melhores candidatos a um emprego, analisando criteriosamente os seus perfis e selecionando o mais qualificado, de acordo com o que a empresa contratante (cliente) lhe solicitou. E isto porque atualmente muitas empresas recorrem a um headhunter quando precisam de contratar não um profissional, mas O profissional ideal para determinada função. Daí que o headhunter faça o seu trabalho de pesquisa por um candidato ideal a uma vaga, sem procurar apenas entre os candidatos desempregados ou à procura de outro emprego, pois a sua missão é descobrir a pessoa certa, mesmo que esta não esteja numa procura ativa por trabalho. Nesse sentido, o headhunting é muito solicitado para descobrir perfis difíceis de encontrar, seja devido à escassez de mercado, formação, competências ou habilidades. Efetivamente, é o profissional mais indicado para encontrar candidatos para trabalhos que envolvam a gestão ou coordenação de equipas em áreas altamente especializadas, para as quais não se procura um perfil júnior nem candidaturas em resposta a um anúncio.

 

Antes de começar a chamar a atenção de um headhunter, clique aqui e conheça os erros que não pode cometer numa entrevista de emprego.

Qual a diferença entre um headhunter e um recrutador da área de Recursos Humanos?

A principal diferença entre um headhunter e um recrutador da área de Recursos Humanos e que o primeiro tem conhecimentos técnicos e experiência numa área específica do mercado, enquanto o segundo tem formação geral em Recursos Humanos. Por outras palavras, o headhunter conhece a fundo as habilidades necessárias que os candidatos que querem ocupar determinado cargo, devem ter. Inclusive porque tem uma vasta rede de relacionamentos que o ajudam a identificar os melhores candidatos existentes no mercado, analisando criteriosamente o perfil desses profissionais e escolhendo o mais apto. Além da rede de contatos, um headhunter tem também uma visão ampla de mercado e, principalmente, habilidade e agilidade em lidar com pessoas.

Como chamar a atenção de um headhunter?

Se tem o talento e as competências certas e gostava de mudar de emprego, não precisa de ficar sentado à espera de ser encontrado. Seja você mesmo a chamar a atenção de um headhunter. Como? Seguindo as nossas dicas!

Evidencie o seu trabalho

Para começar, se quer chamar a atenção de um headhunter, deve fazer um excelente trabalho e evidenciá-lo dentro e fora da sua área de atuação de modo a manter-se visível e ser reconhecido.

Seja flexível

De preferência, não se limite a uma só área. Revele alguma flexibilidade e versatilidade no seu trabalho, mostrando que sabe desenvolver variadas atividades nos diversos departamentos de uma empresa. O facto de ser uma pessoa polivalente pode ajudar a chamar a atenção de um headhunter.

Mantenha-se sempre atualizado

Não pare! Invista em cursos, formação profissional, participe em conferências e seminários, tudo em que poder pegar para se manter visível e atualizado. É importante que nunca deixe de aprender coisas novas sobre diversos assuntos e que amplie a sua experiência na sua área. Se conseguir, participe também em feiras de emprego e outros eventos, se possível como orador ou expositor, pois é muito importante que encontre oportunidades para intervir e mostrar os seus conhecimentos e competências numa determinada matéria.

Otimize o seu perfil no LinkedIn

Crie um perfil no LinkedIn e mantenha-o sempre atualizado descrevendo sem falsa modéstia as atividades e projetos realizados e otimizando-o com as palavras-chave certas, partilhando ainda conteúdos interessantes e da sua autoria e textos que, de preferência, mostrem o seu conhecimento profissional dentro de uma área de atuação. Não se esqueça que o LindekIn é hoje em dia a rede social mais eficaz para encontrar emprego e chamar a atenção de um headhunter. E não se esqueça também de que a foto de perfil conta! E muito! Escolha uma imagem que expresse simpatia, profissionalismo e bom gosto.

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre como encontrar emprego no LinkedIn.

Faça networking

Use e abuse da sua rede de contatos para partilhar informações entre pessoas ou grupos com quem tem interesses em comum. Se necessário, reative velhos contactos (como os ex-colegas de universidade) e estabeleça novos. É fundamental ter boas relações com as pessoas do seu meio e fora dele. Quanto mais pessoas conhecer, maiores são as probabilidades de chamar a atenção de um headhunter.

Contacte diretamente um headhunter

E por fim, se nenhuma destas estratégias resultar, faça uma pesquisa na Internet, nomeadamente na rede social LinkedIn, para encontrar headhunters e contacte-os por telefone ou email. Em alternativa, pode dirigir-se a uma agência de recrutamento especializada na sua área profissional e mostrar o seu interesse.

E agora sim, prepare-se porque a qualquer momento pode ser caçado por um headhunter.

Se precisa de dicas para elaborar um bom currículo, clique aqui!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como atrair a atenção de um headhunter – caça talentos

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.