Gostava de ter um horário de trabalho flexível?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Se a sua resposta é “sim”, perceba os motivos pelos quais um horário de trabalho flexível funciona e saiba como solicitá-lo à administração da sua empresa.

O horário habitual de trabalho, das nove da manhã às seis da tarde, nem sempre é um indicador de produtividade. Inclusive, nos tempos que correm, um horário rígido pode funcionar no sentido contrário, desmotivando os colaboradores pois não se sentem autónomos para escolher o horário em que querem e podem trabalhar. Por esse motivo são cada vez mais as pessoas que optam por um horário mais flexível. Conheça os seus quatro grandes motivos.

Motivos para optar por um horário flexível

1. Aumenta a produtividade

Um horário das 9h às 18h prende os colaboradores e em lugar de medir os objetivos em metas ou resultados, mede-os em horas de serviço. Por isso, em muitos casos, um horário flexível pode ser mais funcional e produtivo.

2. Cria confiança

A forma mais eficaz de uma empresa transmitir confiança aos seus colaboradores é estabelecer metas desafiadoras de forma a trabalhar com a motivação das pessoas. Nesse sentido, a meta de oito horas sentado em frente a um computador não é propriamente uma meta que gere motivação. Oferecer autonomia e boas condições de trabalho funciona melhor do que estabelecer horários rígidos.

3. Distingue competências

Como os projetos e as metas não foram feitos para seguirem a lógica do horário de trabalho tradicional, hoje em dia se um colaborador é capaz de concluir as tarefas diárias em menos tempo, não há motivo para que ele permaneça no escritório… tal como o colaborador que não quis ou não foi capaz de cumprir as suas tarefes (ou, pior, está a meio de um trabalho) deve ficar até mais tarde. O horário flexível pode ser a solução mais adequada em qualquer caso.

4. Favorece o trabalho em equipa

Ao contrário do que possa pensar, um horário flexível promove o trabalho em equipa. Para alcançar as tais metas que vão ajudar o negócio a progredir, é necessário trabalhar em equipa e, se os funcionários estiverem mais preocupados com seus próprios horários do que com a realização de determinadas tarefas, serão menos produtivos e não conseguirão cooperar uns com os outros. As empresas que dão às suas equipas a oportunidade de decidir como querem trabalhar – todos juntos e ao mesmo tempo ou revezando horários – podem ter resultados mais satisfatórios.

Como conseguir um horário de trabalho mais flexível

Se tem um horário de trabalho fixo, preferia algo mais flexível mas a sua entidade patronal não está pelos ajustes, leia estas dicas de modo a conseguir flexibilizar o seu horário de trabalho para não deixar nenhum compromisso profissional de lado e ainda assim cuidar da sua saúde, família e outros interesses.  

1. Entenda o que significa horário flexível

Antes de entrar no mundo dos trabalhadores com horário flexível, entenda o que isso vai significar para si. Por um lado, tem a liberdade de sair mais cedo, por outro tem de compensar essas horas de alguma forma, nomeadamente trabalhando num horário fora do horário de expediente. Estás preparado para isso? Se a alternativa não o deixa satisfeito a solução é resignar-se a um horário rígido ou enveredar por um emprego em part-time.

2. Pense nas suas necessidades

Antes de convencer a sua chefia a conceder-lhe um horário flexível, medite sobre as suas necessidades e decida qual o estilo de horário mais funcional para a sua vida profissional e pessoal. Nesta fase do processo é importante anotar tudo o que precisa de fazer e não tem tempo para fazer, como por exemplo ir a uma consulta de rotina, levar os seus filhos à escola, dedicar-se a um hobbie, etc. Se precisa de mais tempo para a sua vida pessoal, deve reconsiderar a proposta a fazer à administração da sua empresa. A justificação não é válida para lhe atribuírem um horário flexível mas é válida para uma ocupação a meio tempo. Por outro lado, se precisa é de dedicar tempo à sua vida pessoal dentro do horário normal de expediente e em contrapartida dedicar tempo à sua atividade profissional, fora do horário, o pedido tem pernas para andar.

3. Pense na sua empresa

Antes de se decidir pelo horário flexível, considere as necessidades da sua empresa. As hipóteses de acordar um horário com os seus superiores são muito maiores se lhes propuser um plano sensato que possa beneficiar ambas as partes. Se não tiver em conta os objetivos da empresa e teimar num horário flexível quando, por exemplo, o horário da loja onde trabalha é rígido, dificilmente os seus superiores concordarão em flexibilizar o seu horário. Facilite a tomada de decisão e prepare um plano que revele à administração da empresa, de forma clara e prática, como o seu pedido beneficia ambas as partes.

4. Prepare o seu discurso

Antes de reunir com os seus superiores, trace um plano com a justificação perfeita para lhe concederem um horário flexível. E tenha em conta que a justificação perfeita é aquela que oferece vantagens para a empresa com a flexibilização do seu horário. E ainda assim, tem de saber expor esse plano, antecipar a resposta a questões que as suas chefias poderão colocar e saber quando deve levar o assunto a discussão. Se iniciar o seu pedido sem ponderação corre o risco de ouvir o tradicional ditado popular de “quem não está bem que se mude”.

5. Comece com um horário-piloto

Se a sua empresa aceitou a ideia de lhe conceder um horário flexível, sugira a realização de uma espécie de teste com um horário-piloto. Indique detalhadamente como será o seu novo método de trabalho, explique-o também aos seus colegas e inicie esse novo horário durante um breve período de tempo. Nesse período deverá conseguir perceber se o novo horário funciona para si e para a sua empresa melhor ou pelo menos da mesma forma que o horário rígido funcionava. Se correr bem, ótimo. Se não, ajuste o seu plano ou, em última análise, desista dele.

6. Mostre resultados

Se avançou com o horário flexível de forma mais definitiva, é hora de apresentar resultados. Mostre à sua empresa que o seu rendimento não ficou prejudicado e procure, aos poucos, maximizar as suas tarefas. Como é óbvio, é importante que não perca o profissionalismo que tinha com um horário rígido mas melhor do que isso é encontrar neste novo horário uma motivação extra para ser (ainda) mais produtivo.

Agora sim, está munido da informação necessária para bater à porta do chefe e dizer “temos de conversar sobre o meu horário…” Força!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Gostava de ter um horário de trabalho flexível?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.