Empresas e Covid-19: como combater o vírus sem baixar as vendas?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Empresas e Covid-19: como combater o vírus sem baixar as vendas?

A saúde pública não é a única a ser afetada pelo novo coronavírus. A dupla “empresas e Covid-19” também se desenvolveu por estes dias, afetando muitos negócios em particular e a economia portuguesa e mundial, em geral. E isso significa que a par do número de mortos e infetados com este vírus, ainda temos de lidar com despedimentos e falências. Ora, se não quer chegar a esse ponto, leia este artigo e fique a par de algumas das dicas para não deixar o seu negócio sucumbir durante a crise.

Não será já amanhã, mas vamos recuperar. Vamos recuperar a saúde e a economia, mas até lá há que ter paciência e inteligência para adotar todas as medidas (a nível pessoal e empresarial) para superar a Covid-19 com alguma taxa de sucesso. E a sua parte começa aqui e agora, com a leitura deste artigo sobre como combater o vírus sem baixar as vendas.

1. Empresas e Covid-19 | Apostar no trabalho remoto

Seguramente que já deu o primeiro passo para manter o seu negócio a funcionar sem prejudicar a saúde dos seus colaboradores: um passo rumo ao teletrabalho! Pois bem, se a sua empresa já tem uma cultura de trabalho remoto, pode passar esta dica à frente, mas se não tem, tome nota do seguinte: utilize ferramentas online gratuitas para analisar e controlar à distância os seus processos e para comunicar com as suas equipas (incluindo por vídeo conferência) todos os dias.

Clique aqui e conheça as melhores ferramentas de teletrabalho para usar na sua empresa!

2. Empresas e Covid-19 | Adequar soluções às preocupações com a Covid-19

Dependendo do tipo de produto ou serviço que vende, mas independentemente de ser uma empresa B2B ou B2C, deve tentar adequar a sua oferta às preocupações, desejos e necessidades dos seus clientes, sendo que a preocupação principal de todos as pessoas hoje em dia é o novo coronavírus. De modo que o ideal é pensar num novo ângulo para anunciar os benefícios dos seus produtos/serviços: segurança, higiene, produtividade, competitividade…

3. Empresas e Covid-19 | Negociar com seus fornecedores

Entretanto, vá negociando com os seus fornecedores, sim? Porque a possível queda da faturação exige preços e prazos mais simpáticos para que todos possam cumprir com os seus compromissos. Além disso, não corra o risco de depender de um único fornecedor nesta época de crise! É importante que o seu negócio aposte em mais do que um fornecedor para conseguir repor o stock de um produto se o fornecedor principal falhar.

4. Empresas e Covid-19 | Reduzir despesas

Se não quer que a sua empresa morra em combate nesta luta contra a Covid-19, o melhor é começar a reduzir despesas. É claro que se está a operar em teletrabalho, já está a reduzir despesas no escritório com luz, água, papel, etc. Mas se ainda está a trabalhar no escritório, tem de poupar noutras despesas. E para descobrir quais, é fundamental rever todos os contratos de prestação de serviços.

5. Empresas e Covid-19 | Investir em marketing digital

A presença online da sua empresa é fundamental para melhorar a visibilidade e reputação da marca, conquistar mais clientes e aumentar as vendas em qualquer momento, mas muito mais numa altura em que os consumidores estão fechados em casa a aceder à Internet como se não houvesse amanhã! Portanto, hoje, mais do que nunca, deve investir em marketing digital para divulgar o seu negócio, se possível apostando em várias frentes:

  • Abertura de uma loja virtual – Se poder vender os seus produtos ou serviços à distância, não hesite em investir num e-commerce. As lojas online estão a vender mais do que nunca!
  • Criação de um blog – Enquanto espera que o novo coronavírus esmoreça, pode e deve apostar num blog empresarial para divulgar conteúdos relevantes sobre a sua empresa e área de atuação. Mas não se esqueça de otimizar esses conteúdos com SEO para aparecerem nos primeiros lugares da lista de resultados de pesquisa do Google!
  • Envio de email marketing – O envio de email marketing (conteúdos informativos, didáticos ou meramente promocionais) também pode ser muito útil para sobreviver à crise.
  • Comunicação mais frequente nas redes sociais – E por fim, aproveite o facto dos seus clientes e potenciais clientes estarem em casa entretidos com as redes sociais, para aumentar a frequência das suas publicações, de preferência apostando em conteúdos direta ou indiretamente relacionados com a Covid-19.

6. Empresas e Covid-19 | Elaborar um plano de ação

Um plano de ação ou de recuperação financeira é fundamental para identificar a situação menos boa que a sua empresa está a viver, e as estratégias para recuperar.

E depois de elaborar e encetar o plano de ação, monitorize-o para perceber se as estratégias – por exemplo os investimentos em marketing digital – estão a ser bem-sucedidas. Em caso afirmativo, não abandone o plano de ação ao primeiro sinal positivo! Este plano não se consegue cumprir de um dia para o outro! Se abandonar o controlo financeiro, pode voltar a sentir dificuldades.

7. Empresas e Covid-19 | Beneficiar de algum apoio do Estado

Com a crise, os custos da sua empresa com ordenados, rendas, fornecedores, Segurança Social, Finanças, etc, não diminuem e por isso o Governo anunciou uma série de medidas para apoiar as empresas que importa conhecer para verificar se pode beneficiar de alguma delas:

  • Lay-off simplificado ou apoio extraordinário à manutenção de contrato de trabalho em empresas em situação de crise empresarial.
  • Linha de 200 milhões de euros Capitalizar-Covid-19, cujo dinheiro serve para fundo de maneio ou para tesouraria.
  • Linha de 3 mil milhões de euros da banca com garantia pública.
  • Linha de crédito Capitalizar 2018 de 400 milhões alargada para até 2,8 mil milhões de euros.
  • Linhas de crédito específicas para apoiar a tesouraria das microempresas do setor do turismo.

Independentemente da crise, aconselhamo-lo a conhecer também as nossas 15 dicas para aumentar a produtividade no trabalho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Empresas e Covid-19: como combater o vírus sem baixar as vendas?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.