Emoção E Razão – O Duelo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Produto intemporal da imaginação é o deixar fluir através de nós como canal, a inspiração que não sabemos de onde vem. Os mais racionais explicá-la-ão à luz da ciência, e bem, mas o que é mais interessante é que essa explicação se cruza com a sensação catártica de uma experiência puramente emocional/instintiva.

Como seres humanos temos a tendência de precisar de nos definir com superioridade face aos restantes animais. Consideramo-nos superiores, porque temos (ou achamos que temos) uma singularidade a mais do que as restantes raças e espécies – o ser racional.

mente

Ser racional permite uma capacidade analítica de compreender o mundo que nos rodeia e transforma-se automaticamente num prazer quando o nosso entendimento compreende como é que algo se processa, deixando-nos mergulhados num êxtase intelectual.

O aborrecido é quando isso não acontece. Aí, analisamos e perscrutamos a mais ínfima parte do nosso ser e temos (“porque não podemos falhar”) que descobrir as causas do erro (ou daquilo que classificámos como tal). Procuramos tantas e tantas vezes a causa do suposto erro que na maioria das vezes acabamos por descobrir mais do que um, e a causa nem vê-la, tornando-se assim uma verdadeira causa perdida, que gera subsequentemente um desgaste mental.

analitica

Por outro lado quando encontramos a causa da falha, demoramo-nos nela e decompô-mo-la de variados pontos de vista, na tentativa quase desesperada de ela desaparecer. Mas se pararmos para pensar, alguma coisa, alguma vez desapareceu por a cortarmos em pedaços sucessivamente mais pequenos? Pois. Claro que não.

O cérebro analítico não basta e é por isso que se torna necessário lembrar-nos de que somos para além disso animais e por consequência temos instinto e com o instinto vem a emoção.

emoção

Todavia, dado que a atual necessidade mundana é o desenvolvimento, a correria no sentido dos ponteiros do relógio castra a emoção. Ao não possuir espaço para se desenvolver, porque naturalmente ela existe e vem por definição connosco de berço, ela morre sufocada pelo raciocínio analítico que alimenta os egos e as carteiras.

máscara

Atente-se agora por momentos no lado emocional per si. Bastar-nos-á deixarmos que o corpo tome as suas decisões baseadas nos estímulos exteriores? Bastar-nos-á entregar-nos àquilo que o nosso interior defende que é o melhor para nós? Todas estas perguntas nos assaltam quando a emoção é a forma de viver a vida. Viver com base na emoção é ser-se hoje, é ser-se minuto, e por vezes as exigências da vida não permitem que assim seja. A necessidade de ter amanhã subjoga por completo a emoção do ser-se hoje.

Vivemos entre dois conceitos que não nos permitem uma vivência plena enquanto os considerarmos diametralmente opostos. A luta que muitos de nós travam hoje em dia é consequência disso mesmo e única solução é a integração verdadeira e consciente de ambas as vertentes quer da razão, quer da emoção.

Uma vez mais se pararmos para pensar, reparamos que a praticamente ninguém admite estar preocupado com a questão do balanço das quantidades de emoção e razão no seu dia-a-dia, ainda que este não deixe de ser um dos dilemas existenciais do Homem.

equilibrio

É interessante notar também que caminhamos às “apalpadelas” na vida, sobretudo porque não há um manual que nos ensine a viver e porque se pensamos demasiado nela não vivemos e se a vivemos demasiado somos uns libertinos. É realmente difícil o meio termo.

Caminhamos tal e qual a Natureza, com a diferença de que começámos em pólos opostos. Ela, nasceu e conformou-se numa plenitude existencial que a ganância do Homem veio perturbar. Ao queremos mais para nós, fize-mo-la perder a sua estrutura racional e agora estamos a sentir na pele, através dos seus furacões, derrocadas, e outras catástrofes naturais, a emoção enraivecida que agora nada nem ninguém contém. Por outro lado, nós começámos no berço sob a forma de emoção/instinto, respondendo aos estímulos exteriores do ambiente de forma quase desenfreada e à medida que fomos crescemos fomos sendo “racionalizados” (contidos) pelo nosso semelhenate a fim de começarmos a “ganhar forma”, para podermos “vir a ser alguém” na sociedade em que vivemos.

normas

Nem nós, nem a natureza estamos em equilíbrio. Mas será verdadeiramente possível e preciso um equilíbrio? No mundo ideal e teórico, sim, como se comprovam pelas várias leis termodinâmicas que regem os sistemas tais como os conhecemos. E no mundo real? Será que o equilíbrio de forças não levará a uma resultante nula? Para o mundo se mover, para algo acontecer é sempre preciso uma pressão/motivação ou crença. Sem elas a desequilibrarem a balança não temos velocidade, não existe uma aceleração, e consequentemente não nos movemos.

Será esse o fim? Será o fim determinado pelo equilíbrio de forças, que geram uma resultante nula? Então, se assim for, talvez o segredo resida no aceitar da dualidade necessária de emoção e de razão, nas quantidades que nos permitam continuar a mover e a levar a nossa vida em frente, tendo consciência de que as podemos alterar deliberadamente em nosso favor.

equilíbrio

Ser Humano é ser analítico o suficiente para perceber que a compreensão do mundo que nos rodeia é apreendida e valorizada através da emoção, e também que sem ambas as visões (racional e emocional) ele não faria sentido.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Emoção E Razão – O Duelo

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.