Domínio próprio, design responsivo, blog… afinal o que um site deve ter?

tendências web design

Domínio próprio, design responsivo, blog… afinal o que um site deve ter?

É importante saber o que um site deve ter para poder aumentar a visibilidade da sua marca, ganhar reputação e conquistar mais clientes na Internet. Mas neste artigo não lhe vamos falar da página de produtos ou serviços nem no menu “sobre nós”, com a missão, visão e valores da empresa. Vamos, isso sim, indicar outros aspetos de um site profissional de sucesso que não pode continuar a negligenciar…

O que um site deve ter | Domínio próprio

Se já tem um domínio próprio, pode passar esta dica à frente, mas se está a usar um domínio que não é da sua empresa, mas sim da empresa gestora da plataforma onde criou o seu site, fique por aqui!

Ter um domínio próprio (como www.asuaempresa.pt) é ter um endereço virtual na Internet, tal como já tem uma morada física só para a sua empresa. Ter um domínio exclusivo é ter credibilidade, é mostrar profissionalismo e, ao mesmo tempo, é poder aumentar o alcance dos seus produtos ou serviços.

O que um site deve ter | Layout moderno

Assim como modifica a montra da sua loja de tempos a tempos, também tem de rever o layout do seu site de quando em vez, de forma a mantê-lo sempre moderno e em consonância com as tendências da moda, que também na Internet se vão alterando de acordo com as mudanças de comportamento dos utilizadores.

O que um site deve ter | Design responsivo

Hoje em dia é fundamental ter um site com design responsivo, ou seja, um site que adapte o seu conteúdo automaticamente ao tamanho do ecrã do equipamento que o utilizador está a usar para aceder à Internet, seja um desktop ou um smartphone. E sabe porquê? Porque atualmente há mais acessos à Internet via smartphone do que via computador, e não vai querer que os seus visitantes desistam do seu site ou tenham de recorrer ao zoom para lerem as informações, não é verdade? A solução é apostar num site responsivo onde a experiência de acesso e visualização seja semelhante em qualquer tipo de dispositivo, em qualquer tamanho de ecrã.

O que um site deve ter | Carregamento rápido

Mais de 3 segundos e… perde um cliente! É verdade, se o seu site tiver elementos muito pesados e demorar muito tempo a abrir, o mais provável é que o visitante desista e procure por uma melhor experiência de utilização na concorrência.

O que um site deve ter | Navegação intuitiva

E mesmo que o seu site carregue num ápice, se não oferecer uma navegação intuitiva dentro de uma estrutura clara e organizada, não retém ninguém por muito tempo. Por isso, dê espaço e facilite o acesso ao seu conteúdo mais importante, deixe o seu campo de pesquisa bem visível e não obrigue o utilizador a andar para cima e para baixo para encontrar a informação que procura. Se proceder desta forma, favorece a experiência de utilização no seu site, atraindo mais clientes e ao mesmo tempo, conquistando a atenção do algoritmo do Google que valoriza, antes de mais, uma navegação intuitiva nos seus rankeamentos.

O que um site deve ter | Chat

Ainda que o seu site ofereça uma boa experiência de navegação e até uma página FAQ para esclarecimento das dúvidas mais frequentes, é natural que os utilizadores possam precisar de ajuda e nada como disponibilizar-lhes – se a estrutura da sua empresa o permitir – um chat de atendimento online, em tempo real, para poderem entrar em contacto e colocar uma questão à equipa de apoio ao cliente, de forma rápida e fácil.

O que um site deve ter | Blog

Possivelmente não estava à espera que nomeássemos o blog como um dos elementos essenciais num site profissional, mas a verdade é que o blog garante visitas e potencia vendas. E sabe porquê? Porque um blog é fundamental para fazer marketing de conteúdo e divulgar artigos relevantes relacionados, direta ou indiretamente, com a sua empresa e otimizados com estratégias SEO, que além de conquistarem os primeiros lugares nos resultados de pesquisa, dão aos leitores as respostas para os seus problemas, encaminhando-os, a seu tempo, para a compra na senda da jornada do consumidor: desde o momento em que pesquisam por uma solução para um problema no Google, passando pela altura em que conhecem o seu produto e terminando na compra e relacionamento pós-venda com a sua empresa.

O que um site deve ter | SEO

E por falar em otimização de sites para motores de busca, é hora de lhe aconselharmos estratégias SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento das suas páginas!

Repare que pode ter um excelente produto ou serviço para vender, um site todo bonito e um blog muito interessante, mas se os conteúdos não estiverem otimizados com SEO (usando as palavras-chave do seu negócio e as palavras que os utilizadores usam nas suas pesquisas) não são considerados pelos motores de busca. Consequentemente, não são exibidos aos utilizadores e por isso ninguém vai chegar ao site da sua empresa, a não ser que já a conheça e digite diretamente o seu endereço na barra de pesquisa.

O que um site deve ter | Integração com redes sociais

Sabe tão bem como nós que os utilizadores da Internet são, na sua esmagadora maioria, utilizadores com perfis em diferentes redes sociais, como Facebook, LinkedIn, YouTube, Instagram, etc. Por isso, deve colocar no seu site um botão de partilha para redes sociais de modo a dar aos seus visitantes, a hipótese de mostrarem aos seus próprios contactos, conteúdos da sua empresa, ajudando assim a aumentar a visibilidade do negócio e a gerar mais visitas para o site!

O que um site deve ter | Integração com Google Analytics

Por fim, renda-se ao Google Analytics porque esta é a principal ferramenta gratuita para fazer a monitorização do seu site e receber informações sobre número de visitas por período, páginas mais vistas, tempo de permanência no site, fonte de tráfego, localização, etc.

A partir da análise desses dados, consegue melhorar as suas ações de marketing digital e transformar mais leads em clientes.

Se gostou deste artigo, mas não sabe como implementar estas melhorias no seu site, contacte-nos! Teremos todo o gosto em ajudar!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário