Dicas Para Usar O Twitter A Favor Da Sua Empresa

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O Twitter é uma rede social valiosa e amplamente utilizada por todo o mundo, também e particularmente por empresas que pretendem promover os seus produtos e serviços, impulsionando o negócio nas redes sociais, gerando tráfego para o site e contactando diretamente o seu público-alvo. Empresas que se preocupam com o marketing digital e veem o Twitter como uma obrigação, a par do site, Facebook, YouTube, blog e afins.

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Para quem não sabe, o Twitter é um microblog que permite a publicação de fotos, vídeos e textos com 140 caracteres no máximo, cujo objetivo é transmitir comunicações objetivas e diretas, agilizando o fluxo de informação. Nasceu em 2006 e tem hoje mais de 100 milhões de utilizadores registados, sendo que mais de 60 milhões estão ativos.

O Twitter foi concebido para ser uma rede de informação, mas é também utilizado por pessoas que apesar de não publicarem mensagens, acompanham as publicações dos perfis seguidos e, segundo pesquisas recentes, cerca de 70% dos utilizadores do Twitter seguem perfis de empresas e estão interessados em promoções e descontos, entre outras informações. Dai que se oferecer benefícios no Twitter, incentiva os seus seguidores a visitar o site. O problema é se não tem (ainda) um perfil no Twitter e não está convencido de que o deve criar… Mude de ideias, já!

Não vire as costas a esta forma extremamente rápida de passar informação. O Twitter é o espaço ideal para comunicar com os seus clientes de forma célere as novidades sobre novos produtos e serviços, atividades e eventos, descontos e promoções, etc. Crie um canal com o seu target, construa uma relação com o seu público feita de tweets e aumente o número de vendas.

Dicas para usar o Twitter na sua empresa

1. Tweet muito

No universo do Twitter deve ser rápido e ativo. Quantos mais tweets colocar mais hipóteses tem de ser notado. Claro que os seguidores da sua empresa não vão ler tudo o que publica mas ainda assim siga a regra do “quanto mais melhor”.

A saber, os estudiosos na matéria sugerem uma presença consistente através de 3 a 5 twettes por dia (para iniciantes) ou 10 por dia (para veteranos).
Além de assíduo, deve manter-se atento ao resultado dos seus esforços. Uma ótima ferramenta para acompanhamento de resultados é o TweetStats, um recurso para medir a atividade no Twitter.

Outra sugestão é a utilização de software capaz de programar os tweets, caso não consiga faze-lo diariamente. O que não pode é passar a impressão de que a conta do Twitter está abandonada, isso seria igual a não abrir a sua empresa num dia útil.

Por outro lado, não deve bombardear os seus seguidores com mensagens. Ainda que tenha muito tempo disponível para tweets, um envio a cada hora é mais do que suficiente.

Relativamente aos melhores dias da semana para lançar mensagens e campanhas sobre a sua empresa, são a quarta e a quinta-feira. Segundo estudos de comportamento dos consumidores, nesses dias as pessoas estão mais predispostas e ativas na Internet.

2. Interaja

O Twitter é tão dinâmico que facilita muito a interação entre utilizadores e empresas. As pessoas estão mais abertos a aceitar um tweet, que tem leitura rápida e até se mistura numa lista de diversos outros tweets, do que a registarem-se num site para receberem uma newsletter, por exemplo. Além disso, o utilizador consegue facilmente gerir as suas relações: pode seguir e deixar de seguir a empresa com apenas um clique!

Assim, está confirmado que as empresas que participam e interagem, aproximando-se do público, têm muito mais sucesso e, consequentemente, recebem mais cliques, recomendações e retweets.

3. Construa um relacionamento

O Twitter permite a construção de um relacionamento entre as empresas e os utilizadores. Nesta rede é possível falar com alguém, responder a um tweet, interagir com outros seguidores e angariar novos utilizadores para a conversa.

Para mais, quando a sua empresa é seguida por alguém, essa pessoa aceita receber o que escreve e permite também o envio de mensagens privadas, ou seja, estabelece-se um vínculo maior entre o seu negócio e o cliente ou potencial cliente.

4. Aproveite o efeito exponencial

Quantos mais seguidores a sua empresa tiver, maior é a sua hipótese de encontrar alguém que considere o seu conteúdo interessante e faça retweets, aumentando o número de seguidores. Isso acaba por gerar um círculo!

5. Responda a retweets

O Twitter tem uma vocação natural para espalhar a mensagem, por isso, comece pouco a pouco a responder a todos os retweets com um “obrigado” e seguindo a pessoa que o fez. Consegue assim ganhar maior relevância e aumentar o número de seguidores.

Não se esqueça que cada retweet leva sua mensagem a diversos outros utilizadores, que por sua vez também podem retweetar e assim por diante.

6. Use uma linguagem direta

Mesmo que tenha um negócio muito formal, no Twitter tem de dar espaço ao fator humano e utilizar uma linguagem direta e próxima.
Pelo Twitter a sua empresa ganha personalidade. Tem sentido de humor, originalidade, opiniões sobre determinados assuntos e uma linguagem própria.

7. Escolha os assuntos corretos

No seu Twitter pode publicar assuntos relacionados com notícias institucionais da empresa, informações sobre produtos, serviços e vendas, promoções, descontos e campanhas, etc. Só não pode publicar informações que não interessem a ninguém!

8. Use palavras-chave

Nas publicações da sua empresa deve separar bem as informações por palavras-chave (hashtags).

9. Pense em qualidade em vez de quantidade

Não pense que lá por gerar 100 tweets por dia tem o sucesso do negócio assegurado! É melhor gerar tweets de qualidade em vez de quantidade, até sob pena de marcar pela negativa a imagem da sua empresa no Twitter.

10. Tire proveito da sua página de perfil

A página de perfil da sua empresa deve estar completa, deve refletir a identidade da sua marca e mostrar o seu melhor conteúdo na frente e no centro. Escreva uma biografia clara e concisa que conte a história do seu negócio e coloque um link para o seu site.

11. Coloque no topo da lista a informação mais importante

A informação mais importante da sua página deve estar no topo da sua linha de tempo. E se tiver um tweet específico para obter mais retweets, fixe-o.

12. Use links e conteúdos curtos

É claro que se divulgar links de produtos com preços especiais e promoções exclusivas para seguidores, estimula os cliques. Mas os seus seguidores não se interessam apenas por descontos. Mais do que isso, desejam conteúdo relevante e informação útil e concisa. Lembre-se dos 140 caracteres de limite e perceba que o Twitter não foi feito para escrever grandes textos, mas sim pequenas chamadas de atenção que podem remeter para uma página através de um link, onde as pessoas conseguem obter mais informação.

13. Escolha uma foto de perfil adequada

Escolha uma foto de perfil que represente visualmente a sua empresa, a sua marca. O tamanho recomendado é de 400×400 pixels.

14. Melhore visualmente os seus tweets

Use imagens e vídeos que possam trazer muitos novos seguidores em apenas um dia!

15. Faça um fundo atraente

A sua imagem de cabeçalho deve mostrar a sua marca da forma mais apelativa possível. O tamanho recomendado é de 1500×500 pixels.

16. Crie campanhas virais

Se pretende divulgar à séria a sua empresa, nada melhor do que usar campanhas virais que se espalham tal qual uma epidemia para as redes de contactos dos seus seguidores.

Conceba campanhas engraçadas e realmente interessantes e convenientes para os seus seguidores, e estas serão rapidamente divulgadas para benefício do seu negócio.

17. Não tweet apenas publicidade

Não se dedique a publicar apenas publicidade da empresa, porque assim os seus seguidores cansam-se. Combine a publicidade com informação sobre o seu negócio e mercado onde atua e se possível junte perguntas abertas para gerar discussão e interação entre as partes.

18. Ganhe com mais um canal para os clientes entrarem em contacto consigo

Há quem prefira contactar uma empresa através de um tweet, é rápido e objetivo. Por isso, aproveite esta forma simples e nada burocrática de entrar em contato com uma empresa!

19. Use o Twitter Search

Use o Twitter Search para saber o que se diz no Twitter sobre sua marca ou empresa. Se estiverem a difamar a sua empresa, deve administrar essas queixas e entrar em contato com os seguidores o mais rápido possível porque no Twitter uma queixa pode tornar-se uma bomba que pode explodir se não for desativada a tempo!

20. Use convenientemente os hashtags

Quando utilizados da forma correta, os hashtags (#) que existem nos seus tweets para identificá-los com um determinado tema, funcionam lindamente e ajudam os seus seguidores a perceberem mais a fundo o assunto que está a abordar. Pode ainda criar hashtags próprios para promover um produto ou uma determinada atividade da sua empresa.

21. Ligue a sua conta do Twitter para a sua página do Facebook

Se a sua empresa tem uma página no Facebook, pode postar tweets para essa página e conquistar mais seguidores ao mesmo tempo que ganha também mais amigos.

22. Invista tempo, não dinheiro

O seu objetivo pode perder-se se pagar para obter seguidores. O ideal é conquistar com o seu esforço o público certo.

23. Siga os seus seguidores

No momento em que a sua empresas segue um utilizador, este recebe um email a notificar que está sendo seguido. É uma gentileza comum no Twitter as pessoas seguirem de volta os seus seguidores, desde que haja um mínimo de interesse, evidente, em conhecer a empresa ou a pessoa em questão.
Siga perfis, não fique à espera que as pessoas encontrem o seu negócio.

24. Siga os líderes da sua área de negócio

Siga os líderes que dominam as tendências no seu setor de atividade. Ao segui-los constrói uma rede de credibilidade, a sua marca é reconhecida e mantém uma relação autêntica com os especialistas.

25. Crie listas

Use o Twitter Lists para melhor organizar o seu feed do Twitter em categorias facilmente visíveis. Pode criar até 1.000 listas que podem conter até 5.000 contas.

26. Promova a sua conta no Twitter

E por que não promover a sua presença no Twitter em cada canal de marketing disponível, como folhetos, cartões-de-visita, assinaturas de email e newsletters? Muito eficaz para ganhar mais seguidores.

27. Se puder, use Promoted Tweets

Se tem verba disponível para investir no Twitter, use os Promoted Tweets que mais não são que tweets comprados por anunciantes que querem atingir um grupo maior de utilizadores e despertar a interação e partilha entre os seus seguidores. Os Promoted Tweets são claramente identificados como promovidos e significam que o anunciante está a pagar pela sua colocação no Twitter.

28. Personalize os seus dispositivos com o Twitter App

Para inserir e visionar conteúdos a toda a hora, em qualquer lugar!

Termos do Twitter que deve conhecer

Se sua empresa ainda não está presente no Twitter, antes de começar a publicar conteúdos, observe e aprenda os costumes da rede porque o Twitter tem uma linguagem própria que convém apreender para melhor conquistar seguidores.

TIMELINE: é a página principal, para onde o utilizador entra após o login na sua conta no Twitter. É neste espaço que aparecem todas as mensagens de quem segue.

@MENTIONS: neste botão consegue monitorizar todas as citações feitas a respeito da sua empresa no Twitter. É essencial para perceber o que se diz sobre o seu negócio.

RETWEET (RT): cada post no Twitter é um tweet, logo a partilha de posts é conhecida por retweet, ou seja, são as mensagens importantes que quer partilhar com os seus seguidores.

HASHTAG: é uma forma de segmentar as mensagens por assunto. Significa escrever a palavra-chave antecedida de # para colocar um link sobre o tema que está a escrever. Ao clicar na hashtag, o seguidor vê tudo o que foi comentado na rede sobre aquele assunto.

TRENDING TOPICS: tópicos que estão na coluna da direita, onde o Twitter lista os assuntos mais falados naquele instante. É uma forma de salientar os assuntos que estão em alta no momento.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
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