Dicas para um video viral no youtube

vídeo viral youtube

Sai um vídeo viral no YouTube, se faz favor!

O YouTube é hoje em dia uma espécie de enciclopédia visual de entretenimento. Recorremos a este canal por tudo e por nada. Após uma década de existência, o YouTube já provou que veio para ficar mercê de um conteúdo capaz de cobrir quase todo o tipo de mensagens. Nesse sentido são já muitos os profissionais e empresas ligadas a esta infraestrutura multimédia, sem falar dos particulares que se ligam ao canal para mostrar e publicar conteúdos de vídeo. De facto, é no YouTube que a maioria das pessoas procura informação sobre diversas temáticas: desde o visionamento de um vídeo clip, a uma explicações sobre como tratar de um bonsai ou fazer tranças africanas ou cozinhar peixe-espada ou preparar-se para o primeiro dia de alpinismo ou simplesmente ver o resumo da novela das nove.

vídeo viral youtube

Parece simples, para quem fica do lado de lá do ecrã a visionar os vídeos que outros colocaram no canal. Espantosamente simples, mas para quem está do lado de cá a publicar conteúdos não é assim tão fácil recolher os louros de um bom trabalho. Claro que qualquer um pode colocar um vídeo no YouTube mas também é verdade que é muito difícil conseguir um grande sucesso e tornar um vídeo famoso e cheio de assinantes.

Mas o que é um vídeo viral?

Os vídeos virais são aqueles que, em questão de horas, são visionados por milhares de pessoas num determinado país ou até em todo mundo. Às vezes basta uma situação engraçada, filmada na altura certa, outras vezes o vídeo é planeado para ser o mais criativo possível. Não precisa de ser engraçado para ser viral, a tendência é essa mas um vídeo viral pode estar ligado a um protesto ou mesmo a uma tragédia. O que importa é a velocidade com que ele fica famoso, como um vírus a espalhar-se pela Internet. Esta ferramenta pode ser muito útil para artistas, cantores, músicos, etc, que procuram ganhar destaque. Mas pode ser também uma boa oportunidade de negócio para a sua empresa! Se já percebeu que não basta fazer um vídeo e coloca-lo online na Internet, se entendeu que precisa de melhorar as suas técnicas para o tornar vendável, só lhe resta agora tomar nota das nossas dicas. Boa sorte!

1. Faça um Plano de Marketing

Elabore um pequeno Plano de Marketing para o seu vídeo. Pode parecer um exagero mas se tiver a coragem (e o tempo necessário) para o fazer perceberá que os resultados serão quase imediatos.

2. Perceba como é que os vídeos se tornam virais na Internet

Afinal o que é que é preciso para que um vídeo se espalhe rapidamente na Internet? É preciso que tenha estado no local certo à hora certa ou que tenha tido uma boa ideia. E depois é necessário um empurrãozinho:

  • Publicar o vídeo no Twitter e Facebook também.
  • Publicar no Reddit (agregador de links).
  • Publicar Hacker News (agregador de notícias).
  • Pedir aos amigos para divulgar.
  • Enviar o vídeo por email para blogueiros e outras pessoas que tenham interesse em aumentar a audiência e a receita de publicidade com a sua ideia.

3. Tenha uma ideia boa e forte

Parte do sucesso de um vídeo vem da sua capacidade de entretenimento. O ideal é que seja uma ideia universal, que agrade ao maior número de pessoas possível, por isso, não se concentre em algo que um nicho de consumidores vai gostar. No YouTube isso não serve. Pense no seu melhor cliente, no pior, na sua tia, no barbeiro, na colega da tesouraria, no seu filho, no vendedor de seguros, no médico de família… e “junte-os” todos antes de publicar seja o que for! O conteúdo do seu vídeo deve agradar a todos, ainda que uns possam gostar mais do que outros. É esta a ideia por detrás da partilha, se agradar a um grande número de pessoas mais hipóteses há de que seja partilhado.

4. Prepare um conteúdo interessante e original

Procure ser original, criativo e a isso junte um pouco de interesse, graça e informação. O conteúdo da mensagem que passa para as pessoas deve ser relevante, especialmente se vai fazer comentários ou avaliar um produto/serviço, site, programa, jogo, etc. Pesquise bastante antes de fazer o vídeo, escreva um guião, o script do que vai dizer e mostrar, e:

  • Seja diferente, mesmo que vá falar de um assunto corriqueiro.
  • Personalize, converse com quem está a ver o vídeo porque isso instiga comentários e dá a ideia de que estão a estabelecer uma relação de amizade.
  • Siga uma linha editorial, por exemplo, se for fazer um vídeo de humor, habitue os seus clientes a vídeos nesse sentido porque é isso que vão esperar da sua empresa no YouTube.

5. Faça um vídeo com qualidade

Se o seu vídeo não tem qualidade qb, abandone-o. Não publique vídeos sem qualidade mas impor qualidade a um vídeo não implica obrigatoriamente que tenha de ir a correr comprar uma câmara de filmar profissional. Às vezes investir num tripé para melhorar a estabilidade do vídeo e melhorar a iluminação da sala, pode bastar. Inclusive, a grande maioria dos smartphones já possui câmaras capazes de filmar com bastante qualidade.

6. Conte uma história

Além de criativo, interessante e com qualidade técnica, o seu vídeo deve contar uma história para ser viral. O mundo de entretenimento é feito de histórias. Conte a da sua empresa também.

7. Crie um vídeo curto

Atenção que a primeira coisa que as pessoas fazem perante a lista de vídeos possíveis de assistir é ver e comparar as suas durações. E, ao contrário do que possa pensar, não preferem os vídeos mais demorados. Se tiver 10 minutos provavelmente poucas pessoas vão assistir. Por regra, dois minutos é o ideal. Vídeos curtos são mais partilhados. Não se esqueça.

8. Coloque uma marca d’agua no vídeo

Pode ainda utilizar um logotipo e inseri-lo no seu vídeo. É uma excelente oportunidade de criar uma marca sempre visível no seu vídeo para chamar a atenção dos potenciais consumidores para a qualidade e linha editorial do seu negócio. Sugerimos uma simples marca transparente no canto inferior direito, pois é o local para onde as pessoas já estão acostumadas a olhar para ver os logos e outras indicações de propriedade.

9. Use um título chamativo

O título é muito importante também num vídeo porque é ele que desperta o interesse para visionar (ou não) a gravação. Não se precipite: tome nota de várias opções para o seu título e veja qual fica melhor aconselhando-se, se possível, junto de colegas, familiares e amigos. O título é a grande oportunidade da sua empresa obter mais visualizações. De nada serve um grande conteúdo se o título não levar as pessoas a clicar no vídeo. Além de chamar a atenção, o título ajuda os motores de busca a encontrarem o vídeo caso alguém pesquise por ele. Eis alguns exemplos:

  • Perguntas. Exemplo: “Sabia que com os nossos serviços pode reduzir em 50% as suas despesas com um parque informático?”
  • Curiosidades. Exemplo: “10 formas de se tornar um líder”.
  • Medo. Exemplo: “Pode confiar no seu departamento de contabilidade?”
  • Soluções. Exemplo: “Guia para contratar quadros superiores”.
  • Personalidades famosas. Exemplo: “O que aprendemos com Steve Jobs”.
  • Resolução de problemas. Exemplo: “As 3 melhores formas de rentabilizar a hora de almoço”.
  • Perguntas retóricas. Exemplo: “Sabe que um antivírus eficaz pode proteger o seu computador durante mais de dois anos”.
  • Listas. Exemplo: “20 dicas para criar vídeos de sucesso no YouTube”.

10. Faça a descrição do vídeo

Tão importante quanto o título é a descrição do vídeo. Invista nela porque é a única forma de alguém encontrar o seu vídeo no YouTube. Faça uma descrição estruturada sobre o seu conteúdo, com links para assuntos relacionados, seguindo as nossas sugestões:

  • Pequena descrição sobre o que é o vídeo, em menos de 140 caracteres: o que pretende demonstrar, que imagem quer passar e quem pretende atingir.
  • Links das fontes de referência.
  • A organização do vídeo.
  • Categoria correta e mais adequada ao seu vídeo.
  • Tags que seus utilizadores procurariam no seu vídeo.

11. Use uma thumbnail chamativa

A thumbnail é a imagem que aparece para a pessoa que procurou o seu vídeo e que vai julgar se quer ver ou não o seu vídeo baseando-se em três informações: thumbnail, o título e a descrição. Por isso, crie uma thumbnail agradável, é a melhor forma de chamar a atenção das pessoas. Essas imagems costumam ser a parte mais representativa do seu vídeo, associe a sua a uma frase ou pequeno texto chamativo. Mas não abuse do texto, lembre-se que as pessoas querem ver é a imagem. Por isso…

  • Seja representativo.
  • Crie uma imagem clara e simples, não a polua com muitos elementos.
  • Customize sempre sua thumbnail, é sua hipótese de atrair mais um visitante.

12. Utilize um bom programa de edição de vídeo

É verdade que pode fazer quase tudo diretamente no YouTube, mas isso não invalida que dê um passo em frente e invista no seu trabalho, até porque a ideia é passar uma imagem de profissionalismo, certo?

A maioria dos softwares de edição possuem a opção de estabilizar o vídeo e portanto aumentam ainda mais a qualidade da filmagem mas também pode usar, por exemplo, o Sony Vegas, Final Cut Pro, Adobe Premiere e iMovie para Mac. Esses programas têm custos e não são fáceis de usar, por isso equacione a sua utilização. O ideal é começar a faze-lo depois de já ter tido algum sucesso no YouTube.

13. Publique o vídeo no início da semana

Dizem os estudos sobre audiências que o ideal é publicar um vídeo no YouTube numa segunda ou terça-feira. E faça-o logo de manhã. As pessoas assistem mais aos vídeos do YouTube quando estão no trabalho. Portanto publique o seu vídeo no início da semana e deixe-o ganhar visualizações nos restantes dias. Se tiver de optar entre segunda ou terça, escolha a terça porque na segunda a maioria das pessoas aproveita para ler emails acumulados após a pausa para o fim-de-semana. Mas verifique se não há nenhum acontecimento importante ou evento marcado para esse dia.

14. Descubra quem pode ter interesse no seu vídeo

Veja que tipo de empresa, organização ou pessoa pode ter interesse no seu vídeo e aproveite-o em prol do seu próprio negócio ou da sua própria ideia. Coloque no seu vídeo todas as marcas que possam estar direta ou indiretamente expostas no seu vídeo, músicas, nomes de aplicativos, etc, e envie um email para todas essas empresas pedindo a divulgação do mesmo. Algumas divulgarão.

15. Ratings e Avaliações

Cada vez que uma pessoa clicar no gosto do seu vídeo, marca um ponto! Isso vai fazer com que ele apareça mais vezes na pesquisa e com que apareça na lista de trending do YouTube, entre outras vantagens. Lembre o utilizador, no final do vídeo, de que pode avaliar a qualidade e conteúdo do mesmo clicando nos respetivos botões. Mas não implore um gosto. Depois, através dos ratings, a sue empresa consegue observar as estatísticas sobre o vídeo, comentários, gostos e não gostos, etc. Analise cuidadosamente toda essa informação.

16. Saiba o que fazer quando o seu vídeo alcançar o sucesso

Se o seu vídeo se tornar viral, pode receber elogios e criticas. É normal que isso aconteça em simultâneo. Não se deixe influenciar por comentários negativos mas não deixe de ficar atento aos emails que vai receber de outros sites e dos media e não se esqueça de colocar links no vídeo para o seu site, Twitter, Facebook e outras redes.

Vê, sem grandes custos vai conseguir fazer um vídeo viral. Basta determinação, dedicação e o registo destas dicas para alcançar o sucesso e o aumento de vendas neste canal (também) disponível para divulgar os seus produtos/serviços: o YouTube.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
Deixe um Comentário