Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Neurociências e Psicologia Últimos Artigos

Dicas para automotivação no trabalho

Dicas para automotivação no trabalho: When I’m feeling blue…

Até as profissões mais interessantes e os empregos mais excitantes têm momentos aborrecidos. Nessas alturas é preciso recorrer à automotivação no trabalho, para mudar alguma coisa (nem que seja no eu interior) de forma a voltar a apaixonar-se pela sua profissão.

A automotivação no trabalho deixou de ser uma espécie de palavrão para assumir um lugar de destaque no leque das principais caraterísticas dos empreendedores que querem atingir excelentes resultados. Ela permite a realização de tarefas com qualidade, inovação, eficiência e agilidade. Ela permite que, independente de fatores externos e de situações adversas, faça a diferença lá no escritório! Claro que o primeiro passo rumo à automotivação no trabalho, não é ler artigos de autoajuda. O primeiro passo, dizem os especialistas, é reconhecer que estagnou ou está preso a uma rotina que o deixa infeliz. E esse é o passo mais difícil. Mas se admitir que não anda lá muito contente e ultrapassar esta primeira barreira, tem tudo o que precisa para conhecer e seguir as dicas para automotivação no trabalho que vamos apresentar de seguida.

(H2) Conceito de automotivação

Automotivação é, genericamente, a capacidade de se motivar a si mesmo, sem recorrer a estímulos externos para melhorar a sua qualidade de vida. Esta capacidade está diretamente relacionada com o seu desenvolvimento pessoal em diferentes situações (de pessoais a profissionais) e etapas de vida, mas só é eficaz se revelar vontade de aprender e crescer.

A automotivação é assim, uma habilidade essencial para o desenvolvimento contínuo na vida profissional. Se entender os seus desejos, valores e prioridades, consegue descobrir o que realmente o motiva e canalizar a sua energia para esse tipo de projetos, atingindo a realização profissional. Além disso, uma pessoa automotivada sabe como atrair oportunidades e recursos porque não tem medo de colocar as suas ideias em prática.

Dicas para automotivação no trabalho

Costuma-se dizer que a automotivação é uma das principais características dos grandes empreendedores que não dependem de estímulos externos (aumentos salariais ou palavras de incentivo, por exemplo) para se automotivarem e fazerem o que tem de ser feito – e bem feito! – no momento certo. Os grandes empreendedores não esperam por momentos mais favoráveis ou pelas condições mais adequadas para agirem. E você? Preparado para conhecer as principais dicas para automotivação no trabalho?

Ganhe autoconfiança

Não há automotivação sem autoconfiança, ou seja, não consegue motivar-se se não se sentir confiante e seguro. Por isso, a primeira coisa a fazer para alcançar a automotivação no trabalho, é largar o medo de correr riscos, de errar, de ser apontado. Parece complicado, mas se identificar as suas potencialidades e se se focar apenas na vontade de superar desafios, verá que vai ser apontado, sim… mas como exemplo!

Descubra o que o realiza a nível profissional

Na dica anterior falámos em identificar e usar as suas potencialidades, mas para o fazer tem de ter consciência do que o faz feliz e do que o realiza a nível profissional ou, simplesmente, do que precisa para se sentir motivado diante da rotina de trabalho.

Saiba como encontrar o seu talento!

Tome a iniciativa

Mesmo depois de identificar as suas potencialidades e ganhar autoconfiança, não se pode sentar à espera que algo mude. É você que tem de fazer acontecer nem que seja começando com pequenos ajustes no seu trabalho.

Mantenha o foco

E agora que alguma coisa, de facto, está a acontecer, mantenha o foco nas suas tarefas e não permita que problemas externos interfiram nos seus progressos a nível de automotivação no trabalho. Claro que nem sempre é possível ignorar problemas no escritório, mas pode evitar perder tempo em conversa fiada no café ou em redes sociais, não é verdade?

Defina metas realistas

Se ainda assim, não está a conseguir alcançar resultados, será porque definiu metas demasiado ambiciosas? Se os seus objetivos forem mirabolantes, o desanimo vai apodere-se de si e a motivação vai abandoná-lo num ápice! Mantenha os pés assentes na terra, pense em metas exequíveis e seja feliz no trabalho.

Invista em formação

Para atingir as suas metas exequíveis, deve apostar sempre em formação, fazendo cursos que o possam ajudar a melhorar e atualizar o seu trabalho e até a desenvolver novas atividades profissionais.

Se necessário, mude de profissão

Se neste ponto do nosso artigo, já descobriu o que é que o faz feliz profissionalmente e percebeu que as suas funções atuais (ou a empresa onde trabalha) não o vão ajudar a chegar lá… não tenha receio de mudar de profissão ou de local de trabalho. Não deixe que o medo do desconhecido o mantenha estagnado e infeliz.

Cultive bons relacionamentos

Além de contribuir para um ambiente de trabalho harmonioso, um relacionamento entre colegas saudável também favorece as suas competências e desenvolvimento de projetos. Por muito empenhado que esteja em automotivar-se, não se esqueça que a união faz a força e que ninguém atinge o sucesso sozinho.

Como e quando motivar os seus colaboradores?

Aproveite o tempo livre

Pode achar estranho o facto de estarmos a chamar os tempos livres a um artigo sobre trabalho, mas a verdade é que se não aproveitar momentos de ócio para se divertir e relaxar, não consegue encontrar equilíbrio nem levar a bom porto todas as dicas que acabámos de enumerar.

Comemore as suas conquistas

E se seguiu à risca as dicas que acabámos de lhe dar, neste momento já só tem uma coisa a fazer: comemorar as suas conquistas! Seja ao final de cada dia e por cada pequena tarefa que concluiu com sucesso. Seja ao final do ano na apresentação de projeto importante. Deve valorizar sempre o sentimento de missão cumprida.

Resta-nos desejar que este artigo o ajude a encontrar a automotivação no trabalho que pode impulsionar a sua carreira e deixá-lo mais tranquilo e feliz.

Se gostava de aprofundar este tema, clique aqui e leia o nosso artigo sobre o poder da motivação.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

LER ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo

Dicas para automotivação no trabalho

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.