Dicas para automotivação no trabalho

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Dicas para automotivação no trabalho: When I’m feeling blue…

Até as profissões mais interessantes e os empregos mais excitantes têm momentos aborrecidos. Nessas alturas é preciso recorrer à automotivação no trabalho, para mudar alguma coisa (nem que seja no eu interior) de forma a voltar a apaixonar-se pela sua profissão.

A automotivação no trabalho deixou de ser uma espécie de palavrão para assumir um lugar de destaque no leque das principais caraterísticas dos empreendedores que querem atingir excelentes resultados. Ela permite a realização de tarefas com qualidade, inovação, eficiência e agilidade. Ela permite que, independente de fatores externos e de situações adversas, faça a diferença lá no escritório! Claro que o primeiro passo rumo à automotivação no trabalho, não é ler artigos de autoajuda. O primeiro passo, dizem os especialistas, é reconhecer que estagnou ou está preso a uma rotina que o deixa infeliz. E esse é o passo mais difícil. Mas se admitir que não anda lá muito contente e ultrapassar esta primeira barreira, tem tudo o que precisa para conhecer e seguir as dicas para automotivação no trabalho que vamos apresentar de seguida.

(H2) Conceito de automotivação

Automotivação é, genericamente, a capacidade de se motivar a si mesmo, sem recorrer a estímulos externos para melhorar a sua qualidade de vida. Esta capacidade está diretamente relacionada com o seu desenvolvimento pessoal em diferentes situações (de pessoais a profissionais) e etapas de vida, mas só é eficaz se revelar vontade de aprender e crescer.

A automotivação é assim, uma habilidade essencial para o desenvolvimento contínuo na vida profissional. Se entender os seus desejos, valores e prioridades, consegue descobrir o que realmente o motiva e canalizar a sua energia para esse tipo de projetos, atingindo a realização profissional. Além disso, uma pessoa automotivada sabe como atrair oportunidades e recursos porque não tem medo de colocar as suas ideias em prática.

Dicas para automotivação no trabalho

Costuma-se dizer que a automotivação é uma das principais características dos grandes empreendedores que não dependem de estímulos externos (aumentos salariais ou palavras de incentivo, por exemplo) para se automotivarem e fazerem o que tem de ser feito – e bem feito! – no momento certo. Os grandes empreendedores não esperam por momentos mais favoráveis ou pelas condições mais adequadas para agirem. E você? Preparado para conhecer as principais dicas para automotivação no trabalho?

Ganhe autoconfiança

Não há automotivação sem autoconfiança, ou seja, não consegue motivar-se se não se sentir confiante e seguro. Por isso, a primeira coisa a fazer para alcançar a automotivação no trabalho, é largar o medo de correr riscos, de errar, de ser apontado. Parece complicado, mas se identificar as suas potencialidades e se se focar apenas na vontade de superar desafios, verá que vai ser apontado, sim… mas como exemplo!

Descubra o que o realiza a nível profissional

Na dica anterior falámos em identificar e usar as suas potencialidades, mas para o fazer tem de ter consciência do que o faz feliz e do que o realiza a nível profissional ou, simplesmente, do que precisa para se sentir motivado diante da rotina de trabalho.

Saiba como encontrar o seu talento!

Tome a iniciativa

Mesmo depois de identificar as suas potencialidades e ganhar autoconfiança, não se pode sentar à espera que algo mude. É você que tem de fazer acontecer nem que seja começando com pequenos ajustes no seu trabalho.

Mantenha o foco

E agora que alguma coisa, de facto, está a acontecer, mantenha o foco nas suas tarefas e não permita que problemas externos interfiram nos seus progressos a nível de automotivação no trabalho. Claro que nem sempre é possível ignorar problemas no escritório, mas pode evitar perder tempo em conversa fiada no café ou em redes sociais, não é verdade?

Defina metas realistas

Se ainda assim, não está a conseguir alcançar resultados, será porque definiu metas demasiado ambiciosas? Se os seus objetivos forem mirabolantes, o desanimo vai apodere-se de si e a motivação vai abandoná-lo num ápice! Mantenha os pés assentes na terra, pense em metas exequíveis e seja feliz no trabalho.

Invista em formação

Para atingir as suas metas exequíveis, deve apostar sempre em formação, fazendo cursos que o possam ajudar a melhorar e atualizar o seu trabalho e até a desenvolver novas atividades profissionais.

Se necessário, mude de profissão

Se neste ponto do nosso artigo, já descobriu o que é que o faz feliz profissionalmente e percebeu que as suas funções atuais (ou a empresa onde trabalha) não o vão ajudar a chegar lá… não tenha receio de mudar de profissão ou de local de trabalho. Não deixe que o medo do desconhecido o mantenha estagnado e infeliz.

Cultive bons relacionamentos

Além de contribuir para um ambiente de trabalho harmonioso, um relacionamento entre colegas saudável também favorece as suas competências e desenvolvimento de projetos. Por muito empenhado que esteja em automotivar-se, não se esqueça que a união faz a força e que ninguém atinge o sucesso sozinho.

Como e quando motivar os seus colaboradores?

Aproveite o tempo livre

Pode achar estranho o facto de estarmos a chamar os tempos livres a um artigo sobre trabalho, mas a verdade é que se não aproveitar momentos de ócio para se divertir e relaxar, não consegue encontrar equilíbrio nem levar a bom porto todas as dicas que acabámos de enumerar.

Comemore as suas conquistas

E se seguiu à risca as dicas que acabámos de lhe dar, neste momento já só tem uma coisa a fazer: comemorar as suas conquistas! Seja ao final de cada dia e por cada pequena tarefa que concluiu com sucesso. Seja ao final do ano na apresentação de projeto importante. Deve valorizar sempre o sentimento de missão cumprida.

Resta-nos desejar que este artigo o ajude a encontrar a automotivação no trabalho que pode impulsionar a sua carreira e deixá-lo mais tranquilo e feliz.

Se gostava de aprofundar este tema, clique aqui e leia o nosso artigo sobre o poder da motivação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Dicas para automotivação no trabalho

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.