Dicas Para Manter Os Seus Colaboradores Felizes

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Motivação e satisfação no trabalho

Quer uma empresa mais feliz? Com colaboradores satisfeitos e empenhados? Daquelas que aparecem nos rankings dos melhores locais para trabalhar? Não é assim tão difícil. Não precisa de pagar ordenados extraordinários, oferecer o dia de aniversário ou instituir um horário das 11 às 15h. Basta ler e implementar estas dicas – ou pelo menos algumas delas – que num ápice consegue ter colaboradores mais felizes, e consequentemente mais motivados e capazes de atingir melhores resultados. E melhores resultados, bem sabe, traduzem-se em lucro para a sua empresa.

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Dicas para manter os seus colaboradores felizes

1. Tenha confiança nas pessoas que contrata

Se contratou um colaborador, tem de confiar nele. Dessa forma não só revela que tem confiança na sua equipa como, ao dar autonomia aos seus colaboradores, pode ficar com mais tempo livre para outras tarefas que exigem a sua presença.

2. Assegure boas condições de trabalho

Não é necessário oferecer aos seus colaboradores ordenados chorudos nem escritórios luxuosos para assegurar boas condições de trabalho. O que precisa é de garantir as condições mais importantes para o salutar desenvolvimento do trabalho, ou seja, espaços de trabalho onde a sua equipa se sinta bem e confortável com equipamentos funcionais, ergonómicos e modernos e salas que estimulem o trabalho em equipa e a partilha de ideias.

3. Proporcione ordenados dignos

O ordenado nem sempre é o mais importante na motivação de um colaborador mas se lhe pagar menos do que merece, sendo injusto perante a retribuição das funções realizadas e os resultados produzidos, é natural que ele fique descontente e comece a procurar outro projeto onde investir o seu esforço. É muito difícil manter alguém satisfeito, se tiver um rendimento baixo ou inferior ao de colegas que têm funções idênticas. Mas se pagar um vencimento justo e adequado tem na sua empresa um colaborador feliz.

4. Oiça os colaboradores

Fale com os seus colaboradores e oiça o que têm para lhe dizer. Pela manhã, quando chegar ao escritório não solte simples “bons dias” para o ar. Ao “bom dia” acrescente um “está tudo bem?” que faz toda a diferença (se parar para ouvir a resposta, claro). No caso dos seus colaboradores lhe dirigirem um simples sorriso e um “tudo bem, obrigado” é porque de facto está tudo bem ou porque ainda não sentem confiança para conversar consigo. Ai, insista e volte a perguntar o mesmo, dia após dia. Mas se aproveitarem a oportunidade para expressar uma preocupação, pare e oiça-os.

Parece simples, mas por vezes não é. Assegurar um sistema de comunicação eficaz na sua empresa nem sempre é fácil, em particular quando há um grande número de colaboradores. Mas tente arranjar tempo para ouvir o que as pessoas têm para dizer, registando as suas reclamações, sugestões e ideias.

5. Dê feedback

Não basta ouvir os seus colaboradores, tem de lhes dar feedback, particularmente sobre o seu desempenho, caso contrário não vão saber se estão a corresponder aos objetivos (isto se souberem quais são os objetivos).

Ao dar feedback regularmente, possibilita que os seus colaboradores melhorem a performance imediatamente. Por outro lado, também é importante tentar perceber de que forma a empresa – como um todo – pode melhorar. Dê informações sobre regalias, horários de trabalho, procedimentos implementados, projetos em curso, estratégias de marketing, decoração do escritório, etc.

6. Ofereça algo

Veja se é possível oferecer um bónus aos seus colaboradores. Bilhetes para o circo, entradas num festival, vouchers para hotéis, presentes de Natal para os filhos, seguros de saúde, ginásio grátis, etc. Muitas vezes dar experiências memoráveis aos seus colaboradores ou outros benefícios, supera qualquer oferta em dinheiro e fá-los sentirem-se felizes e valorizados.

7. Reconheça os melhores

Deve reconhecer regularmente o bom desempenho dos seus colaboradores para aumentar a sua motivação e para promover um sentimento de justiça e agradecimento. E terá colaboradores felizes!

8. Seja flexível

Tem de ser flexível com os seus colaboradores. Todas as pessoas têm um ritmo diferente: algumas são mais produtivas logo de manhã cedo, enquanto outras começam a produzir a meio da tarde. Se o seu negócio o permitir, deixe que os seus colaboradores trabalhem no horário em que são mais eficazes, desde que comuniquem esse horário e o cumpram. Esta liberdade demonstra que tem confiança nas pessoas e pode dar excelentes resultados.

9. Promova a aprendizagem contínua

Uma forma de manter os colaboradores felizes e motivados é dar-lhes oportunidades para aprender. Se for possível, tente que assistam a uma conferência ou a um seminário, ofereça um evento de networking, um curso profissional, etc. Isso demonstra que se preocupa com o sucesso profissional das pessoas e oferece-lhes competências acrescidas.

10. Dê poder de decisão aos seus colaboradores

Quando contrata um colaborador para determinada função, não deve passar o tempo a instrui-lo sobre as suas tarefas. Deixe-o agir livremente na definição do seu papel. Isso permite que os colaboradores estejam focados nas áreas que dominam, ao mesmo tempo que contribuem com tudo o mais que consigam fazer para o sucesso do seu negócio. As pessoas trabalham melhor (e são mais felizes) quando lhes é dado poder de decisão, pois podem expressar a sua individualidade e assumir maior responsabilidade. Deste modo pode ainda descobrir talentos escondidos na sua equipa, criar soluções para problemas que nem sequer sabia que existiam e melhorar os seus produtos ou serviços.

11. Atribua múltiplos papéis aos seus colaboradores

Os colaboradores não gostam de excesso de rotinas. Por isso é importante atribuir-lhes papéis diferenciados de vez em quando ou ir mudando-os de funções de x em x tempo. Mas se isso não for possível, promova a participação das pessoas em projetos que envolvam outras áreas que não aquelas a que estão afetas. Se não o fizer, quando der por si está a trabalhar com uma equipa imutável, conformada e desmotivada. E ninguém deseja isso, correto?

12. Dê uma missão aos seus colaboradores

Os seus colaboradores querem fazer a diferença na sociedade e a sua empresa pode ajudá-los se tiver um propósito social. Mesmo que o objetivo empresarial não esteja ligado à responsabilidade social, é possível agir sobre esta área: apadrinhando uma causa, fazendo doações a uma instituição de solidariedade social, ajudando crianças desfavorecidas, promovendo melhores condições de vida para idosos, auxiliando animais abandonados, sendo pró-ativo na defesa do meio ambiente, etc. Os colaboradores que estão a trabalhar com uma missão são mais felizes e, portanto, mais produtivos.

13. Acate as (boas) ideias dos seus colaboradores

Todas as opiniões devem ser valorizadas, particularmente as que se traduzem em boas ideias. Mas se um colaborador tenta uma e outra vez expor a sua ideia e nunca lhe permite avançar, é natural que desista. E se desistir a sua empresa estagna e os seus colaboradores ficam infelizes.

14. Integre os colaboradores

Tenha a habilidade de dar poder aos seus colaboradores e fazer com que se sintam verdadeiramente integrados na empresa.

Cada colaborador é muito valioso porque tem um grande impacto no crescimento do negócio. Faça com que os seus colaboradores entendam que podem crescer com a sua empresa.

15. Fomente a comunicação entre os colaboradores

Os colaboradores felizes têm boas relações interpessoais dentro do escritório. Os infelizes nem por isso.

Não permite que na sua empresa as pessoas falem apenas com os membros do próprio grupo de trabalho ou departamento, fomente uma relação saudável entre todos os trabalhadores, permitindo o desenvolvimento da cultura empresarial.

Não se esqueça que hoje em dia com as videoconferências, por exemplo, conseguem unir trabalhadores de várias regiões ou países. Algumas empresas optam também por realizar reuniões gerais com todos os funcionários ou organizar atividades de team building periodicamente. Seja qual for a iniciativa que vai levar a cabo, não deixe de reunir todos os seus colaboradores. Além do mais, juntando pessoas com especialidades diferentes potencia a inovação na sua empresa.

16. Agende reuniões semanais

Agende uma reunião por semana com a(s) sua(s) equipa(s) para definir objetivos e elaborar o plano semanal. Esta é uma oportunidade para envolver todos os colaboradores nos projetos da sua empresa. O resultado é uma cultura mais forte da empresa e produtos/serviços melhores.

17. Recompense sempre

Recompense os esforços dos seus colaboradores. Se possível perguntando diretamente o que querem como recompensa: ir a um determinado seminário? Ter um horário de trabalho flexível? Um portátil novo? Os seus colaboradores vão sentir-se bem por serem recompensados da forma que entenderam a melhor e vão-se aplicar no trabalho ainda mais.

18. Promova os colaboradores com novos cargos

Se uma promoção for merecida não deve ignora-la ou adiá-la. Se um colaborador o impressiona com as suas competências, promova-o com um novo cargo e altere as suas responsabilidades, aumentando-as. Se puder, dê-lhe também um aumento ou um bónus. Ao demonstrar que reconhece a dedicação e competência de uma pessoa, consegue faze-la feliz e assim reter esse talento na sua empresa.

19. Promova o bem-estar dos colaboradores

Vigie a saúde física e mental dos seus colaboradores. Por um lado, deve valorizar a alimentação saudável, as pausas que reduzem o stress, o exercício físico, etc. Era perfeito se conseguisse pagar parte ou a totalidade das mensalidades dos seus colaboradores no ginásio da zona, por exemplo! Um funcionário saudável é mais produtivo e falta menos vezes. Por isso não se trata de gastar dinheiro mas de o investir.

Por outro lado, também não se deve descuidar com a saúde mental dos colaboradores. Verifique se não estão sobrecarregados de trabalho, com stress, problemas familiares que impeçam o bom desempenho das suas funções, etc. Se verificar algum problema com algum colaborador, seja paciente e dispense-o com um ou dois dias de férias extra ou permita-lhe sair a meio do dia, por exemplo. Estas atenções fortalecem o vínculo emocional entre trabalhador e empresa. Não se esqueça que antes de serem colaboradores, são pessoas. Ajude-as a alcançar um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

20. Promova uma happy hour

Promover periodicamente uma happy hour é uma excelente ideia. Convide os seus colaboradores para beber um copo às quintas-feiras ao final do dia, por exemplo, e aproveite o momento de descontração para obter um feedback sobre o trabalho que de outra forma não conseguiria.

21. Deixe os seus colaboradores decorarem a empresa

Uma boa ideia para fomentar a boa disposição e produtividade é deixar os seus colaboradores decidir sobre a decoração do seu espaço de trabalho, em particular, e sobre o escritório, em geral. Ao nomeá-los decisores nesta temática, confere-lhes mais importância e poder de decisão, e eles responderão com um maior esforço na superação dos objetivos da empresa.

22. Reúna a equipa numa almoçarada

O convívio é sempre salutar. Nada como relaxar e convidar todos para uma almoçarada. Num ambiente calmo e descontraído, consegue conhecer melhor os seus colaboradores. Faça-os sentir que a empresa é a sua segunda família para que eles regressem todos os dias cheios de vontade de trabalhar.

23. Forme um comité de cultura empresarial

Já que vai ter de investir em eventos, aproveite para encarregar as pessoas certas da sua organização, seja uma festa, um jantar, um passeio, seminário, ação de team building, etc.

Deve aproveitar os interesses pessoais de cada um. O colaborador que mais se interessa por desporto, por exemplo, é aquele que deve ficar encarregue de organizar os eventos do grupo desportivo da empresa ou os exercícios de relaxamento diário.

Apoie estas atividades permitindo a utilização de alguns fundos monetários da empresa, bem como do horário de trabalho.

24. Seja feliz

A melhor forma de liderar será sempre a do exemplo. Se for feliz os seus colaboradores tendem a imitá-lo e a sentirem-se felizes também.

Seja afetuoso com a sua equipa, demonstre orgulho na empresa, reconheça os pequenos e os grandes feitos. Coloque em prática a mesma atitude positiva que quer que os outros tenham para consigo e para com o seu negócio.

E por último, a melhor, a mais importante e sugestiva de todas as dicas que o podem ajudar a fazer felizes os seus colaboradores…

25. Sexta-feira à tarde e segunda de manhã nunca se trabalha, vésperas de feriado só até às 15h. Estávamos só a brincar!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
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