Como Deve Despedir Um Colaborador

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Despedimento De Trabalhador

Adeus e até à próxima!

A parte mais delicada e desagradável do seu papel de administrador de uma empresa é certamente aquela em que tem de se decidir pelo despedimento ou desvinculação de um colaborador. E fica ainda mais difícil se tiver de o fazer pessoalmente. Mas embora não existam receitas mágicas para tornar os despedimentos menos penosos e constrangedores, quer para si quer para a pessoa que vai despedir, pode diminuir a tensão do momento se conseguir respeitar estes passos.

desemprego

PASSO 1 Pense bem antes de agir

Antes de avançar com o despedimento deve responder a esta questão: tem mesmo a certeza de que não pode ou não quer oferecer outras condições ao colaborador em questão? Se a resposta for “não” considere outras opções como a recolocação, uma outra função, uma transferência para outra filial da empresa ou para outra empresa do grupo ou mesmo uma alocação num novo projeto da sua empresa. Se a resposta for “sim” avance para o passo 2.

PASSO 2 Não adie a comunicação

É aconselhável que dê a informação ao colaborador com antecedência. Se lhe disser que vai ser dispensado daí a 3 ou 6 meses, dá-lhe tempo de tentar arranjar outro emprego.

PASSO 3 Delegue em alguém especializado

Se for possível, delegue em alguém especializado o despedimento. Se não tem em quem delegar, contrate uma consultora externa especializada em outplacement que não despede propriamente as pessoas mas ajuda-as a reformular a sua vida profissional e encontrar um novo emprego. Assim a imagem da sua empresa fica limpa e o trabalhador sai menos contrafeito.

Se não tem mesmo a possibilidade de delegar, vai ter de ter coragem e atender aos passos que se seguem.

PASSO 4 Dê mais uma oportunidade

Se for possível, antes de demitir o seu colaborador, alerte-o para o seu desempenho para que ele possa ter pelo menos uma hipótese de se esforçar e melhorar o seu trabalho. Se ainda assim nada melhorar, passe ao passo 5.

PASSO 5 Seja o primeiro a dar a informação

Não comente com ninguém para que a informação não chegue ao seu colaborador através de outra pessoa.

PASSO 6 Não perca informação vital do seu negócio

Nada deve ser alterado ou perdido. Faça um back-up dos arquivos do computador do colaborador que pretende despedir, principalmente se se trata de uma pessoa que lida com dados sigilosos e/ou mais importantes.

PASSO 7 Agende a conversa para uma sexta-feira

Nada como despedir o colaborador na véspera de fim de semana, altura em que pode refletir. Em alternativa marque para uma hora ao final da tarde de forma a que a pessoa possa seguir para casa após a conversa sem ter de enfrentar os colegas nem ser vista a choramingar.

PASSO 8 Escolha um gabinete adequado

No dia e hora marcada, convide o colaborador em causa para um gabinete calmo e fresco, preferencialmente uma sala preparada para manifestações emocionais.

PASSO 9 Elogie, se possível

Se já existe um clima de despedimentos ou de reestruturação a decorrer, provavelmente o seu colaborador desconfia que vai ser despedido e isso facilita o seu trabalho mas ainda assim deve tentar oferecer-lhe alternativas, deve elogiar o seu trabalho (a não ser que se trate de um verdadeiro incompetente) e evitar criticar comportamentos.

PASSO 10 Não seja frio

Atenção que esta não é apenas mais uma tarefa que tem de realizar. Não seja calculista nem frio no momento do despedimento. Tente colocar-se no lugar do seu colaborador para perceber como odiaria qualquer pessoa que o despedisse de uma forma indiferente.

Seja educado, respeitador, direto e claro.

PASSO 11 Oiça os desabafos do colaborador

Deixe a pessoa desabafar, mesmo que isso implique gritar consigo ou desatar a chorar. Explique-lhe a situação que conduziu ao seu despedimento. O momento é difícil e exige compreensão. Se a pessoa reagir com agressividade, diga que compreende o que ela sente, mas que mesmo assim, a situação é irreversível.

PASSO 12 Mantenha a calma

Nem que tenha de fazer algum tipo de relaxamento antes de despedir um colaborador, deve conseguir manter sempre a calma.

PASSO 13 Promova as competências futuras do colaborador

Tente promover o desenvolvimento futuro da pessoa em causa. Faça-a refletir sobre como poderá encontrar um novo emprego para que saia mais esperançada do que desgostosa.

PASSO 14 Conheça a opinião do colaborador antes de ele se ir embora

Aproveite a opinião do colaborador que vai ser despedido e perceba como vê a empresa ou o departamento onde trabalha. Tente usar esse momento a favor do crescimento e reformulação futura de alguns aspetos organizacionais da sua empresa.

PASSO 15 Esclareça todas as questões jurídicas e salariais

Ofereça uma indemnização justa, se possível ligeiramente acima do que lhe é exigido por lei, e esclareça o seu colaborador sobre as questões jurídicas e salarias em causa.

PASSO 16 Diga que motivos de força maior o obrigam a despedir

Termine disponibilizando-se para qualquer esclarecimento futuro. Faça o seu colaborador compreender que não desejava despedi-lo mas que motivos de força maior o obrigaram a faze-lo.

PASSO 17 Não se altere

Se o seu colaborador não aceitar e quiser discutir a decisão, não se altere. Mantenha o controlo da situação até porque a decisão já foi tomada e não há volta a dar.

PASSO 18 Procure a presença de uma pessoa dos recursos humanos

Se for conveniente despeça o colaborador junto a alguma pessoa dos recursos humanos da sua empresa, para que possa ter acesso aos valores referentes à demissão e outros detalhes de pagamentos.

PASSO 19 Comunique à sua equipa

Após a demissão, comunique à sua equipa e, se for caso disso, informe quem o irá substituir.

E agora, força!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como Deve Despedir Um Colaborador

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.