Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Criar uma loja online ou sucumbir à Covid-19

Criar uma loja online ou sucumbir à Covid-19: eis a questão!

Com as compras pela Internet a disparar durante o isolamento social, o melhor que a sua empresa tem a fazer é criar uma loja online para continuar a promover e vender os seus produtos ou serviços.

Os malefícios do novo coronavírus ultrapassam a saúde pública. Também se fazem sentir na economia em geral e na sua empresa em particular. Porém, em lugar de ficar sentado a amaldiçoar o vírus, por que é que não resolve criar uma loja online para continuar a promover os seus produtos ou serviços? É verdade que nem todas as empresas podem lançar um e-commerce para evitar os maus resultados comerciais que a Covid-19 promete. Infelizmente, algumas não têm como vender os seus produtos ou serviços online. Mas se o seu negócio tem – de alguma forma – maneira de vender pela Internet, porque não aproveita? Só nas últimas semanas, já houve muitos empresários a aventurarem-se pela web nunca antes navegada! Negócios que nem site usavam para divulgar os seus produtos: padarias e frutarias agora com entregas em casa, barbearias com cortes ao domicílio, sapatarias e retrosarias com vendas online e envios via CTT… Enfim, se estes negócios reinventaram a sua atividade, também a sua empresa pode ser criativa e conseguir lucrar com uma loja online, não é verdade? Quanto mais não seja porque o retorno do investimento numa loja online é garantido, numa altura em que os portugueses passam o tempo na Internet e em que o montante médio das compras no comércio online já aumentou consideravelmente desde o registo do primeiro caso de Covid-19 em Portugal.

Leia também o nosso artigo “Como abrir uma loja virtual em Portugal?

Quais as vantagens em criar uma loja online?

Para começar, há uma enorme vantagem que se prende com o período de pandemia que todos estamos a viver e a tentar ultrapassar: criar uma loja online pode ser uma das melhores, senão a única forma de manter a sua empresa e não baixar os resultados comerciais durante a quarentena, principalmente se tem lojas físicas encerradas.

Mas existem outras vantagens em criar uma loja online, das quais também poderá usufruir no pós-coronavírus:

  • Uma loja online é uma forma de vender o seu produto ou serviço durante 24 horas por dia e para qualquer lugar. Logo, é uma forma de chegar a mais pessoas!
  • Abrir uma loja online não implica grandes investimentos, se comparar com os custos para abrir uma loja física, e ainda lhe permite reduzir uma série de despesas físicas: renda, água, eletricidade…
  • Os custos de manutenção de uma loja online também são baixos.
  • Consequentemente, os riscos de prejuízo caso o negócio corra mal, são menores.
  • Numa loja virtual consegue expor todos os produtos/serviços de forma organizada e com toda a informação necessária para que o seu público-alvo perceba os benefícios de cada item.
  • Além do processo de compra ser mais informado e mais confortável, também é propenso a uma maior comunicação entre a sua empresa e os seus clientes.
  • Com uma loja online consegue monitorizar e acompanhar o percurso de cada lead e assim otimizar os seus conteúdos para conversões.
  • Também é mais fácil e barato implementar campanhas (pagas ou gratuitas) num e-commerce, além de que os resultados são garantidos pois está a segmentar para o público-alvo que pretende atrair.

Ok, vou criar uma loja online para não sucumbir à Covid-19! Por onde começar?

Pelo princípio! Comece por procurar por empresas de criação de lojas online ou empresas de marketing digital, de preferência com experiência em e-commerce. Solicite-lhes uma proposta e depois verifique qual a melhor solução de e-commerce, aquela que se adequa que nem uma luva ao budget disponível, mas também ao seu tipo de negócio e público-alvo.

Características e-commerce | O que é que a minha loja online deve ter para ser bem-sucedida?

Em primeiro lugar, para ser bem-sucedida, a sua loja online, mais do que várias funcionalidades, tem é de ir ao encontro dos desejos e preferências do seu público-alvo. Em todo o caso, existem algumas características que são comumente aceites como fundamentais para que uma loja virtual tenha sucesso. Venha conhecê-las!

Design

Deve criar uma loja online com um design atraente e responsivo: igualmente legível em diferentes tipos de tamanho do ecrã, de desktops a tablets e smartphones.

Conteúdos

Os conteúdos da loja virtual devem ser relevantes e devem estar bem organizados de modo a permitir que o visitante encontre rápida e facilmente aquilo que procura e dando-lhe depois, toda a informação necessárias sobre os produtos/serviços (usando também imagens de boa qualidade): descrições próprias, especificações técnicas, tamanhos, cores, medidas, pesos, preços, etc.

Os conteúdos também devem estar otimizados com estratégias SEO para aparecerem nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google.

Botões para redes sociais

A sua loja online também deve ter botões para redes sociais de modo a dar aos visitantes a hipótese de partilharem conteúdos sobre a sua empresa e com isso aumentarem a visibilidade, notoriedade e reputação da marca.

Métodos de pagamento

Ofereça vários métodos de pagamento diferentes, de cartão de crédito a multibanco, passando por transferência, PayPal e até pagamento no ato de entrega, entre outros.

Página FAQ

Para induzir e acelerar o processo de compra, convém criar uma página FAQ na sua loja online de modo a responder rapidamente às principais dúvidas dos visitantes.

Desempenho e-commerce | Como posso saber se o meu investimento numa loja online está a gerar resultados?

Monitorizando! Se monitorizar a sua loja virtual constantemente, consegue obter, em tempo real, os resultados e verificar se estão conformes aos seus objetivos ou se precisam de ser ajustados para aumentar o tráfego. Ao monitorizar consegue saber, por exemplo, quantas pessoas entraram na sua loja virtual, quanto tempo se demoraram, quantos produtos visionaram, quantas encomendas efetuaram, etc.

Criar uma loja online ou sucumbir à Covid-19? Criar uma loja online, claro! E que seja o quanto antes porque em estado de emergência, os consumidores – mesmo os mais desconfiados com as novas tecnologias – estão a procurar por formas de obter informação e comprar à distância. E se se antecipar à sua concorrência direta, ganha a maior fatia do mercado! Essa é que é essa!

Conheça as nossas soluções para lojas online “faça você mesmo”, construa hoje, de forma rápida, barata e eficiente, o seu e-commerce… e esteja a vender amanhã!

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Criar uma loja online ou sucumbir à Covid-19
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.