10 passos para criar um banner de sucesso

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Saiba como criar um banner de sucesso

Senhoras e senhores, vamos falar de uma das formas mais eficientes para divulgar uma empresa na Internet! Venha daí esse aplauso para o… Banner! Um dos recursos de marketing digital que garante excelentes resultados. Mas só se não pular nenhum dos passos para criar um banner de sucesso que vamos listar de seguida!

Para começar, um banner é uma peça gráfica utilizada para anúncios, tanto online quanto offline, contudo neste artigo vamos concentrar-nos nos banners produzidos para atrair a atenção dos utilizadores da Internet. Trata-se de banners desenvolvidos, normalmente, em formato jpg ou gif, animações em Java ou Flash com uma forma alongada. Banners que são exibidos assim que um internauta entra na respetiva página e que geralmente, o redirecionam para outra.

Dentro das estratégias de marketing digital, o banner é o que mais se aproxima da propaganda tradicional e talvez por isso ainda é o formato que recebe a maior parte dos investimentos de uma empresa. Assim, se não tem dedicado a devida atenção aos seus banners, está na hora de começar a privilegiar este formato de publicidade digital que, graças à possibilidade de segmentar, garante excelentes resultados e uma relação de custo-benefício ímpar: com um simples banner e uma campanha de marketing digital bem planeada, pode conseguir divulgar a sua marca, gerar tráfego para o seu site, loja virtual, blog ou redes sociais, e incentivar os potenciais clientes a comprar o seu produto/serviço. Conheça os 10 passos para criar um banner de sucesso!

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre como divulgar a sua empresa na Internet.

1º passo – Público-alvo

Antes de começar a criar um banner de sucesso, tem de definir o público-alvo da peça para alinhá-la com os interesses dos seus consumidores e assim atrair mais olhares e cliques. Efetivamente, não há um modelo que agrade a todos e por isso terá de pensar, para cada público, num banner diferente e para descobrir o modelo mais adequado, aconselhamo-lo a criar uma persona, ou seja, um perfil de cliente-tipo ou cliente ideal da sua empresa que lhe possa caracterizar o público-alvo: sexo, idade, hábitos de consumo, hobbies, profissão, medos, necessidades e desejos, entre outros pontos. Como hoje em dia esta segmentação é bastante exata, muito devido à ajuda das mais recentes ferramentas de marketing digital, um banner pode ser assertivo e cumprir o seu objetivo num ápice! E isso porque reflete a linguagem, a forma, o conteúdo e a imagem que o público-alvo gosta de ver.

2º passo – Formato e tipo

Como os banners podem ter uma variedade de tamanhos e formatos, é necessário socorrer-se dos dados que recolheu sobre a sua persona para escolher o ou os mais indicados. Mas também tem de refletir sobre os objetivos dessa peça ou dessa campanha: um anúncio visual requer mais espaço para colocar uma imagem de alta definição, enquanto que para um anúncio com uma mensagem em texto ou um botão de call-to-action, basta um espaço pequeno. Seja como for, os tamanhos considerados mais eficazes são o retângulo grande de 336×280, o retângulo médio de 300×250, o cabeçalho de 728×90, a meia página de 300×600 e, para smartphones, o banner de 320×100.

Além do mais, se tem uma loja virtual, um banner de categorias, para listar os produtos, é mais conveniente, mas para uma imagem fixa o ideal é um banner estático, para conferir mais impacto, um banner animado, para envolver o visitante do seu site, um banner interativo… e por aí fora.

3º passo – Simplicidade

Atualmente a regra para criar um banner de sucesso é “menos é mais” e isso significa que deve destacar um único elemento no design do seu banner (aquele que melhor reflete o objetivo da mensagem) para chamar a atenção dos utilizadores de forma explícita e agradável à vista, porque se incluir muitas e diferentes formas, cores ou texturas, acaba por criar um design pesado e demasiado chamativo. Uma grande quantidade de elementos tende a receber menos cliques porque o cérebro do consumidor fica confuso com tanta informação. Além disso, o nível de interesse por imagens carregadas é muito baixo porque é mais difícil perceber do que se trata e por onde começar a leitura ou visionamento dos diferentes elementos.

Num banner também se aconselha moderação no que toca a textos. Pode ser pertinente usá-los, sim, mas devem estar integrados no design e não à parte, de modo a que o visitante do site entenda o banner como um todo e não tenha de dividir a sua atenção entre vários elementos. Não se esqueça, anúncios simples conduzem a melhores resultados!

4º passo – Objetividade

Dependendo do seu objetivo de marketing, a imagem até pode ser subjetiva e misteriosa, mas o texto não. O texto deve ser extremamente direto e conciso, ou seja, deve dizer qual a “oferta” rapidamente. E se possível mostrando alguma criatividade. Além disso, o ideal é usar apenas um título, subtítulo e um call-to-action, criando uma hierarquia dentro do banner. Isso facilita a leitura e aumenta as hipóteses de cliques. E não se esqueça de usar uma fonte e um de tamanho razoável para uma boa leitura e de verificar o contraste entre o fundo e as letras.

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5º passo – Qualidade

Criar um banner de sucesso não é tarefa para amadores. Uma das principais dicas é usar imagens de qualidade, de preferência fotografias ou desenhos próprios com boa definição.

6º passo – Cores

Não use abusivamente da cor no seu banner. Opte por uma combinação que funcione porque o subconsciente dos consumidores consegue interpretar as cores, traduzindo-as em sentimentos. Por exemplo, o azul simboliza honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo. Sugere uma sensação de tranquilidade e por isso instiga o consumidor a confiar na marca. Já o vermelho simboliza ação e paixão e por isso é muito utilizado em campanhas de marketing de liquidações e ações promocionais, pela sua capacidade de conquistar os consumidores compulsivos. Por seu turno, o verde simboliza equilíbrio, segurança, riqueza e crescimento e é associado à natureza, compaixão e carinho. Transmite uma ideia de saúde, rejuvenescimento e equilíbrio emocional enquanto o laranja simboliza otimismo, entre outros exemplos.

7º passo – Compressão

E como os internautas são cada vez mais impacientes, criar um banner de sucesso implica usar um modelo que carregue rapidamente de modo a não perder visualizações e até vendas. E a melhor maneira de um banner carregar rapidamente é comprimindo-o, sem que ele perca a qualidade, claro! A compressão das imagens pode ser feita com relativa facilidade através de ferramentas online, por isso não vai sentir dificuldade.

8º passo – Alinhamento

Além de se basear numa imagem principal que pode ser comprimida, o seu banner deve estar também organizado em termos de espaço, ou seja, com todos os elementos devidamente alinhados e com um espaço suficiente entre eles, pois se ficarem muito próximos dificultam a leitura ou interpretação das imagens.

9º passo – Call-to-action

Não é obrigatório, mas quase! Para criar um banner de sucesso deve incluir um botão de chamada de ação ou call-to-action para gerar uma ação imediata nos consumidores, reencaminhando-os diretamente para a página de destino que escolheu. O call-to-action depende do objetivo da campanha, que pode ir do preenchimento de um formulário a uma compra na hora, ou seja, do “inscreva-se agora” ao “compre já”. Claro que para ser claramente identificado, este botão, além de uma mensagem apelativa, curta e direta, deve estar destacado dentro do banner (com uma cor de maior realce, por exemplo) para captar a atenção dos consumidores, conduzindo-os ao desejado clique.

10º passo – Teste

E por fim, o último passo para criar um banner de sucesso é produzir variações do mesmo banner e fazer testes antes de o configurar. Só assim consegue medir os resultados alcançados e observar qual a melhor opção para atrair os seus prospects e clientes.

Siga estes 10 passos para criar um banner de sucesso e veja como vai ajudar o seu marketing digital a atingir excelentes resultados!

Clique aqui e conheça outras técnicas de marketing digital!

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