6 Etapas Para Criar Conteúdos De Qualidade Num Site

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Se o seu site tem apenas conteúdos relacionados com a missão da empresa e textos sobre produtos/serviços otimizados com 2 ou 3 palavras-chave que assumem sozinhas a tarefa de angariar visitantes… é capaz de estar na hora de implementar uma estratégia de content marketing para acrescentar valor à sua presença online! Saiba como, de seguida!

plano de marketing digital

Antes de passarmos ao que mais interessa, ou seja, às 6 etapas para criar conteúdos de qualidade num site, é necessário compreender o significado de content marketing ou marketing de conteúdo, pois este é o ator principal desta história. Trata-se, sumariamente, de uma estratégia de marketing que tem por objetivo gerar resultados para empresas por meio da entrega de conteúdo relevante ao seu público-alvo. Esses resultados podem-se traduzir num aumento da percentagem de leads, fidelização de clientes, novos negócios, acréscimo de vendas, etc. Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute (CMI), de Cleveland, nos Estados Unidos, define-o assim:

“Content marketing é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido e, em última análise, conduzi-lo a ações rentáveis como consumidor.”

6 Etapas para criar conteúdos de qualidade num site

E agora que sabe o que significa content marketing, comece a aplicar a estratégia no seu site empresarial e veja como em pouco tempo e em apenas 6 passos, é capaz de alcançar os melhores resultados!

1. Etapa 1

Identificar os objetivos de cada artigo

Defina os temas que quer abordar e os objetivos por artigo, antes de começar a escrever os textos. Sem a identificação de metas não consegue alcançar resultados, mesmo que esteja a redigir artigos relevantes. Por isso, perceba se quer aumentar os leads, as visitas orgânicas, o número de downloads de um ebook, de subscritores de uma newsletter, de vendas numa loja online, etc.

E por falar em leads… clique aqui e conheça alguns dos problemas que impedem o seu site de gerar mais leads.

Este artigo do PME tem por objetivo genérico ajudar os empreendedores a aproveitar as vantagens do content marketing em prol dos seus negócios e tem como meta a descrição de algumas dicas básicas que podem ajudar qualquer empresário a melhorar o seu site.

2. Etapa 2

Identificar o público-alvo dos conteúdos

Agora que tem uma lista de conteúdos e respetivos objetivos, precisa de começar a escrever, mas de uma forma apelativa para o seu público-alvo. Para isso, deve perceber antes de mais quais os problemas, desejos e necessidades dos seus potenciais leitores para tentar oferecer-lhes soluções, indo ao encontro das suas pretensões. Ora, convém compreender o seu público-alvo e o tipo de conteúdo que quer consumir, para que os seus textos sejam úteis. E isto sem se esquecer de verificar qual o formato mais adequado, pois o conteúdo vai além dos textos, não é verdade? O seu público-alvo pode preferir, em determinadas situações, um vídeo, uma galeria de imagens, um infográfico…

O público-alvo deste artigo do PME é constituído por todos os empreendedores que têm um site empresarial e que já perceberam ou estão a começar a perceber que é preciso alimentá-lo constantemente com conteúdos de qualidade para melhorar a presença online e por consequência, as vendas.

3. Etapa 3

Identificar as diferentes fases da Buyer’s Journey

Já tem os temas e objetivos definidos e sabe quais são as dores do seu público-alvo de modo a redigir artigos que ofereçam soluções para os seus problemas? Ótimo! Agora é começar a redigir textos diferentes consoante a fase da Buyer’s Journey em que o prospect ou o cliente se encontra, e tendo em consideração que a Buyer’s Journey é o caminho percorrido por um cliente, desde que toma consciência de que tem uma necessidade, passando pela pesquisa de soluções possíveis e culminado na compra de um produto/serviço:

Fase de conhecimento

Nesta fase o prospect começa a perceber que tem uma necessidade por satisfazer e faz pesquisas na web para encontrar uma solução = assim, deve produzir conteúdos que falem sobre esse problema ou necessidade.
O conteúdo deste artigo do PME pode chegar com facilidade a pessoas que estejam nesta etapa, ou seja, que tenham um site empresarial, conteúdos a divulgar, mas que ainda não perceberam se a estratégia que usam é a mais adequada ou se há outra melhor.

Fase de consideração

Nesta fase o prospect já identificou com clareza a sua necessidade e prossegue com as pesquisas, mas de uma forma mais precisa = assim, deve produzir conteúdos que revelem que tem a solução para essa necessidade.

Fase de decisão

Nesta fase o prospect já sabe que produto/serviço vai adquirir e pesquisa apenas por fornecedores ou lojas, para fazer as suas comparações, deixando a lista de opções cada vez mais curta até se decidir pela compra e tornar-se cliente de uma determinada empresa = assim, deve produzir conteúdos que mostrem inequivocamente que tem a solução, mas com chamadas de ação ou call-to-actions para o prospect poder efetivar a compra e tornar-se cliente: do “peça-nos um orçamento gratuito” ao “clique aqui para comprar já”.

Quer conhecer mais técnicas de marketing digital? Clique aqui!

4. Etapa 4

Identificar as estratégias SEO a utilizar

Escusado será dizer que hoje em dia, os conteúdos de um site devem estar devidamente otimizados para que o Google ou outro motor de pesquisa, possa entendê-los para os poder incluir nas suas listas. Nesse sentido, o conteúdo de cada artigo que elabora deve ter em linha de conta as seguintes dicas:

  • O título do artigo deve incluir a keyword ou palavra-chave principal.
  • O título deste artigo do PME inclui a keyword principal – criar conteúdos de qualidade num site.
  • O título e os subtítulos do artigo devem ter a indicação da head line para HTML, por exemplo:

    título

    e

    subtítulo

    , etc.

  • O título deste artigo do PME segue este modelo –

    6 Etapas para criar conteúdos de qualidade num site

    .

  • O URL do seu artigo deve ser curto, objetivo e incluir a palavra-chave principal.
  • É o caso do URL deste artigo do PME.
  • Se possível, deve usar citações e imagens visualmente atrativas e de qualidade, sendo que as imagens deverão utilizar atributos de título ou title e texto alternativo ou alt text.
  • Este artigo do PME inclui uma citação no início, por exemplo.
  • Utilizar o bold ou negrito para destacar os títulos ou as partes mais relevantes do artigo.
  • O título e os subtítulos deste artigo do PME estão a bold.
  • Esquematizar o texto com pontos ou números para sintetizar a informação e facilitar a leitura.
  • Tal como estamos a fazer agora, neste artigo do PME.
  • Preencher sempre os campos de SEO para o title e meta description do artigo, ou seja, o título e a descrição que irá aparecer no Google quando alguém pesquisar por esse conteúdo.
  • Tal como preenchemos neste artigo do PME – “6 Etapas para criar conteúdos de qualidade num site” no title e na meta description, “deseja melhorar a presença online da sua empresa? Conquistar leads, fidelizar clientes e aumentar as vendas? Basta implementar uma estratégia de content marketing e criar conteúdos de qualidade num site”

Mais informações sobre como escrever marketing de conteúdo, aqui!

5. Etapa 5

Criar um plano editorial

Quando estiver tudo a postos, passe ao penúltimo passo para criar conteúdos de qualidade num site e elabore um calendário editorial. Este deve servir de cronograma para a sua estratégia de content marketing de modo a conseguir controlar e cumprir com os temas, estratégias digitais, prazos, datas e divulgação.

6. Etapa 6

Monitorizar os resultados

Pensava que era tudo? Não! O trabalho de content marketing não está concluído com a publicação e divulgação dos artigos. Há que medir os resultados para chegar ao número e tipo de visitantes diários e/ou às visualizações de determinado artigo publicado no seu site. Assim, deve acompanhar, controlar, supervisionar, recolher e avaliar de forma periódica e organizada, os dados fornecidos pelas ferramentas de monitorização.

Também este artigo do PME terá o seu desempenho monitorizado, sim! Ajude-nos a atingir os nossos resultados. Leia-o e dê-nos a sua opinião sobre estas 6 etapas para criar conteúdos de qualidade para o seu site.

E já agora clique aqui e saiba como ter um layout no seu site de fazer inveja!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

6 Etapas Para Criar Conteúdos De Qualidade Num Site

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.