6 Etapas Para Criar Conteúdos De Qualidade Num Site

criar conteúdos de qualidade

Se o seu site tem apenas conteúdos relacionados com a missão da empresa e textos sobre produtos/serviços otimizados com 2 ou 3 palavras-chave que assumem sozinhas a tarefa de angariar visitantes… é capaz de estar na hora de implementar uma estratégia de content marketing para acrescentar valor à sua presença online! Saiba como, de seguida!

plano de marketing digital

Antes de passarmos ao que mais interessa, ou seja, às 6 etapas para criar conteúdos de qualidade num site, é necessário compreender o significado de content marketing ou marketing de conteúdo, pois este é o ator principal desta história. Trata-se, sumariamente, de uma estratégia de marketing que tem por objetivo gerar resultados para empresas por meio da entrega de conteúdo relevante ao seu público-alvo. Esses resultados podem-se traduzir num aumento da percentagem de leads, fidelização de clientes, novos negócios, acréscimo de vendas, etc. Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute (CMI), de Cleveland, nos Estados Unidos, define-o assim:

“Content marketing é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido e, em última análise, conduzi-lo a ações rentáveis como consumidor.”

6 Etapas para criar conteúdos de qualidade num site

E agora que sabe o que significa content marketing, comece a aplicar a estratégia no seu site empresarial e veja como em pouco tempo e em apenas 6 passos, é capaz de alcançar os melhores resultados!

1. Etapa 1

Identificar os objetivos de cada artigo

Defina os temas que quer abordar e os objetivos por artigo, antes de começar a escrever os textos. Sem a identificação de metas não consegue alcançar resultados, mesmo que esteja a redigir artigos relevantes. Por isso, perceba se quer aumentar os leads, as visitas orgânicas, o número de downloads de um ebook, de subscritores de uma newsletter, de vendas numa loja online, etc.

E por falar em leads… clique aqui e conheça alguns dos problemas que impedem o seu site de gerar mais leads.

Este artigo do PME tem por objetivo genérico ajudar os empreendedores a aproveitar as vantagens do content marketing em prol dos seus negócios e tem como meta a descrição de algumas dicas básicas que podem ajudar qualquer empresário a melhorar o seu site.

2. Etapa 2

Identificar o público-alvo dos conteúdos

Agora que tem uma lista de conteúdos e respetivos objetivos, precisa de começar a escrever, mas de uma forma apelativa para o seu público-alvo. Para isso, deve perceber antes de mais quais os problemas, desejos e necessidades dos seus potenciais leitores para tentar oferecer-lhes soluções, indo ao encontro das suas pretensões. Ora, convém compreender o seu público-alvo e o tipo de conteúdo que quer consumir, para que os seus textos sejam úteis. E isto sem se esquecer de verificar qual o formato mais adequado, pois o conteúdo vai além dos textos, não é verdade? O seu público-alvo pode preferir, em determinadas situações, um vídeo, uma galeria de imagens, um infográfico…

O público-alvo deste artigo do PME é constituído por todos os empreendedores que têm um site empresarial e que já perceberam ou estão a começar a perceber que é preciso alimentá-lo constantemente com conteúdos de qualidade para melhorar a presença online e por consequência, as vendas.

3. Etapa 3

Identificar as diferentes fases da Buyer’s Journey

Já tem os temas e objetivos definidos e sabe quais são as dores do seu público-alvo de modo a redigir artigos que ofereçam soluções para os seus problemas? Ótimo! Agora é começar a redigir textos diferentes consoante a fase da Buyer’s Journey em que o prospect ou o cliente se encontra, e tendo em consideração que a Buyer’s Journey é o caminho percorrido por um cliente, desde que toma consciência de que tem uma necessidade, passando pela pesquisa de soluções possíveis e culminado na compra de um produto/serviço:

Fase de conhecimento

Nesta fase o prospect começa a perceber que tem uma necessidade por satisfazer e faz pesquisas na web para encontrar uma solução = assim, deve produzir conteúdos que falem sobre esse problema ou necessidade.
O conteúdo deste artigo do PME pode chegar com facilidade a pessoas que estejam nesta etapa, ou seja, que tenham um site empresarial, conteúdos a divulgar, mas que ainda não perceberam se a estratégia que usam é a mais adequada ou se há outra melhor.

Fase de consideração

Nesta fase o prospect já identificou com clareza a sua necessidade e prossegue com as pesquisas, mas de uma forma mais precisa = assim, deve produzir conteúdos que revelem que tem a solução para essa necessidade.

Fase de decisão

Nesta fase o prospect já sabe que produto/serviço vai adquirir e pesquisa apenas por fornecedores ou lojas, para fazer as suas comparações, deixando a lista de opções cada vez mais curta até se decidir pela compra e tornar-se cliente de uma determinada empresa = assim, deve produzir conteúdos que mostrem inequivocamente que tem a solução, mas com chamadas de ação ou call-to-actions para o prospect poder efetivar a compra e tornar-se cliente: do “peça-nos um orçamento gratuito” ao “clique aqui para comprar já”.

Quer conhecer mais técnicas de marketing digital? Clique aqui!

4. Etapa 4

Identificar as estratégias SEO a utilizar

Escusado será dizer que hoje em dia, os conteúdos de um site devem estar devidamente otimizados para que o Google ou outro motor de pesquisa, possa entendê-los para os poder incluir nas suas listas. Nesse sentido, o conteúdo de cada artigo que elabora deve ter em linha de conta as seguintes dicas:

  • O título do artigo deve incluir a keyword ou palavra-chave principal.
  • O título deste artigo do PME inclui a keyword principal – criar conteúdos de qualidade num site.
  • O título e os subtítulos do artigo devem ter a indicação da head line para HTML, por exemplo:

    título

    e

    subtítulo

    , etc.

  • O título deste artigo do PME segue este modelo –

    6 Etapas para criar conteúdos de qualidade num site

    .

  • O URL do seu artigo deve ser curto, objetivo e incluir a palavra-chave principal.
  • É o caso do URL deste artigo do PME.
  • Se possível, deve usar citações e imagens visualmente atrativas e de qualidade, sendo que as imagens deverão utilizar atributos de título ou title e texto alternativo ou alt text.
  • Este artigo do PME inclui uma citação no início, por exemplo.
  • Utilizar o bold ou negrito para destacar os títulos ou as partes mais relevantes do artigo.
  • O título e os subtítulos deste artigo do PME estão a bold.
  • Esquematizar o texto com pontos ou números para sintetizar a informação e facilitar a leitura.
  • Tal como estamos a fazer agora, neste artigo do PME.
  • Preencher sempre os campos de SEO para o title e meta description do artigo, ou seja, o título e a descrição que irá aparecer no Google quando alguém pesquisar por esse conteúdo.
  • Tal como preenchemos neste artigo do PME – “6 Etapas para criar conteúdos de qualidade num site” no title e na meta description, “deseja melhorar a presença online da sua empresa? Conquistar leads, fidelizar clientes e aumentar as vendas? Basta implementar uma estratégia de content marketing e criar conteúdos de qualidade num site”

Mais informações sobre como escrever marketing de conteúdo, aqui!

5. Etapa 5

Criar um plano editorial

Quando estiver tudo a postos, passe ao penúltimo passo para criar conteúdos de qualidade num site e elabore um calendário editorial. Este deve servir de cronograma para a sua estratégia de content marketing de modo a conseguir controlar e cumprir com os temas, estratégias digitais, prazos, datas e divulgação.

6. Etapa 6

Monitorizar os resultados

Pensava que era tudo? Não! O trabalho de content marketing não está concluído com a publicação e divulgação dos artigos. Há que medir os resultados para chegar ao número e tipo de visitantes diários e/ou às visualizações de determinado artigo publicado no seu site. Assim, deve acompanhar, controlar, supervisionar, recolher e avaliar de forma periódica e organizada, os dados fornecidos pelas ferramentas de monitorização.

Também este artigo do PME terá o seu desempenho monitorizado, sim! Ajude-nos a atingir os nossos resultados. Leia-o e dê-nos a sua opinião sobre estas 6 etapas para criar conteúdos de qualidade para o seu site.

E já agora clique aqui e saiba como ter um layout no seu site de fazer inveja!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário