Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Por Que o cPanel É a Escolha Nº 1 para Gestão de Alojamento Web

A Internet está em constante evolução e mudança, para acompanhar esta dinâmica, as empresas precisam estar preparadas, uma das ferramentas essenciais para gerir sites e servidores é o painel de controlo: cPanel. O cPanel é um verdadeiro aliado para simplificar a vida dos gestores de pequenas e médias empresas (PMEs). Imagine que é um jardineiro a cuidar do seu website, que é como um lindo jardim online. O cPanel é mais ou menos como uma caixa de ferramentas mágica, cheia de ferramentas incríveis para cultivar e fazer prosperar o seu jardim online. Então, vamos explorar juntos essa ferramenta fascinante!

O que é o cPanel?

O cPanel é uma interface gráfica de gestão de alojamento web baseada em Linux, acessivel pelo browser. O cPanel permite controlar e administrar diversos aspectos do seu website e do sistema operacional do servidor de forma simples e intuitiva, é como uma central de comando, onde você pode realizar tarefas como carregar ficheiros, criar contas de e-mail, configurar cron jobs, gerir bases de dados e muito mais, tudo através de menus e botões, de uma forma amigável.

Como aceder ao painel de controlo: cPanel.

Para aceder ao cPanel, você necessita de ter perto de si os seus dados de acesso, que são fornecidas pelo seu fornecedor de Alojamento Web aquando a subscrição do serviço. O painel pode ser acedido por meio de duas portas: 2082 para ligações não seguras e 2083 para ligações seguras, lógicamente que é a porta mais recomendada, por motivos de segurança.

Existem várias maneiras de encontrar o ecrã de login do painel de controlo do seu cPanel, mas a mais recomendada é usar o endereço IP do seu servidor. Assim, basta digitar no seu browser o seguinte:

  • “https://o_ip_do_servidor:2083”, sem as aspas.

Se entretanto já configurou ou recebeu a indicação que os nameservers já apontam para o seu domínio, que poderá ter também adequirido, também pode aceder ao painel de controlo cPanel diretamente pelo endereço do seu site, basta digitar no seu browser, na barra dos endereços:

  • “https://o_seu_dominio:2083” ou “https://o_seu_dominio/cpanel” ou ainda “https://cpanel.o_seu_dominio”, novamente sem as aspas.

O painel de controlo do cPanel.

Logo após fazer o login, com sucesso, você será apresentado ao painel principal do cPanel, repleto de opções e recursos.

Funções e recursos essenciais do cPanel.

Embora o cPanel ofereça uma infinidade de opções, algumas funções são especialmente úteis para as PMEs:

  • Gestor de Ficheiros: Carregue, edite e organize os ficheiros do seu site com facilidade.
  • Gestor de E-mails: Crie, faça a gestão das suas contas de e-mail profissionais.
  • Gestor de Base de Dados: Gestor de base de dados MySQL para aplicações e sites.
  • Gestor de Domínios: Aponte e faça a gestão do seus domínios com eficiência.
  • Certificados SSL: Proteja o seu site com certificados SSL para ter ligações seguras.
  • Estatísticas e Logs: Monitorize o seu tráfego, uso de recursos e atividades do seu site.

Dicas para aproveitar ao máximo o cPanel.

Explore as opções com calma e curiosidade. O cPanel é intuitivo, mas pode ser intimidante a princípio, aproveite os tutoriais e a documentação que pode encontrar junto do seu fornecedor de alojamento web ou na Internet. Mantenha as suas passwords e dados de acesso em segurança. Aproveite e faça backups regulares dos seus dados e configurações. Optimize o seu site para desempenho e segurança utilizando os recursos disponíveis.

O poder do cPanel.

O cPanel é uma ferramenta poderosa que traz autonomia e controlo para as PMEs no mundo online. Lembre-se de que, por trás das interfaces amigáveis, existe uma complexidade técnica subjacente. No entanto, o verdadeiro poder reside na capacidade de simplificar e democratizar o acesso a essas tecnologias, permitindo que as PMEs concentrarem-se nos seus negócios, em vez de se perderem em detalhes técnicos confusos e complicados, com a prática e a curiosidade, o cPanel torna-se uma ferramenta indispensável.

Obrigado por me acompanhar nesse artigo na descoberta do cPanel, espero que tenha sido esclarecido alguns conceitos e que sirva de inspiração para explorar ainda mais esta poderosa ferramenta. Até ao próximo artigo.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Por Que o cPanel É a Escolha Nº 1 para Gestão de Alojamento Web
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.