O que o novo coronavírus mudou na legislação sobre teletrabalho

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que o novo coronavírus mudou na legislação sobre teletrabalho

Se os nossos planos para as férias da Páscoa mudaram. Se a nossa mobilidade, socialização, disposição e até rendimento se alterou nas últimas semanas, é natural que a legislação sobre teletrabalho tenha mudado também com a Covid-19.

Efetivamente, a pandemia trouxe novidades no que toca à legislação sobre teletrabalho em Portugal. Como todos sabem, devido ao novo coronavírus, a Direção Geral da Saúde recomendou às empresas, formas alternativas de se manterem em funcionamento, como o teletrabalho. Naturalmente que muitos negócios não conseguem seguir esta recomendação porque não podem operar à distância, mas outros estão a aproveitar as novas tecnologias da informação e da comunicação para manter a produtividade segundo novas regras de teletrabalho.

Legislação sobre teletrabalho | Antes de mais… o que é teletrabalho?

Teletrabalho é a prestação laboral realizada com subordinação jurídica, habitualmente fora da empresa e através do recurso a tecnologias de informação e comunicação (artigo 165º do Código do Trabalho).

Por outras palavras, um trabalhador em teletrabalho desempenha a sua função a partir de casa (ou de outro local) em vez de ser no escritório ou nas instalações da empresa e recorrendo, normalmente, a um telefone e computador com acesso à Internet para desenvolver as suas funções.

Legislação sobre teletrabalho | Como se celebra um contrato de teletrabalho?

Atualmente, não se celebra nenhum contrato. Com a chegada do novo coronavírus, as regras sobre teletrabalho alteraram-se um pouco. Antes do estado de emergência, a prestação de um serviço em teletrabalho implicava sempre um contrato de trabalho que provasse que ambas as partes tinham acordado esse regime, mas com a Covid-19, a papelada deixou de ter importância e o trabalho remoto começou a ser combinado e acordado com uma simples troca de palavras entre entidade patronal e trabalhador.

Legislação sobre teletrabalho | Qualquer trabalhador pode passar a regime de teletrabalho?

Sim, neste momento de pandemia qualquer trabalhador pode passar a regime de teletrabalho desde que haja um acordo entre ambas as partes e sem que seja necessário redigir um contrato. E sendo o teletrabalhador pago a 100%.

Legislação sobre teletrabalho | Mas é preciso um comunicado por escrito para passar a teletrabalho?

Neste momento, nem contrato nem comunicado por escrito, basta um acordo entre as partes. Contudo, nada o impede de colocar esse acordo por escrito por uma questão de segurança jurídica ante as medidas que são cada vez mais excecionais.

Legislação sobre teletrabalho | É possível trabalhar a partir de casa sem o consentimento da entidade empregadora?

Perante o surto, os trabalhadores podem decidir trabalhar a partir de casa contra a vontade da empresa, sim, desde que as suas funções sejam compatíveis com teletrabalho. Da mesma forma – e de acordo com o decreto-lei publicado a 13 de março de 2020 – a empresa pode “obrigar” o trabalhador a abandonar o escritório e a passar a trabalhar em casa, desde que lhe entregue o equipamento e material necessário para desenvolver a sua atividade à distância. Recordamos, no entanto, que estas são medidas excecionais e temporárias, e que ainda assim privilegiam sempre o bom senso e acordo entre partes.

Legislação sobre teletrabalho | Quem é que verifica se as funções de um trabalhador são compatíveis com teletrabalho?

Não está regulamentado quem toma a decisão nem com base no quê, mas à partida será a entidade empregadora a verificar se determinado colaborador pode ou não trabalhar a partir de casa. Claro que o trabalhador pode contestar, mas mais depressa acabará o surto e a vontade de trabalhar a partir de casa, do que se encetará um caso na justiça para resolver o assunto.

Legislação sobre teletrabalho | E quem assegura os meios para teletrabalho?

A empresa, claro. Não tem de providenciar secretária e cadeira, mas tem de providenciar o computador e respetivo software para trabalhar à distância.

Clique aqui e conheça as melhores ferramentas para teletrabalho.

Legislação sobre teletrabalho | Se não poder exercer as minhas funções através de teletrabalho, posso-me recusar a trabalhar?

Sim e não. Pode recusar-se a trabalhar, mas só num caso excecional que torne inexigível a prestação do trabalho. De resto, é seu dever trabalhar ou poderá ser alvo de um procedimento disciplinar por abandono do trabalho. Por outras palavras, é melhor acomodar-se à situação ou preparar uma recusa bem fundamentada e relacionada com a possibilidade de contágio com Covid-19. E mesmo assim, lembre-se que só em casos excecionais é que essa recusa será aceite. Por exemplo, a sua recusa poderá ser aceite se trabalhar numa fábrica e não houver argumentos da parte da administração em como a sua atividade é de suma importância, mas se trabalhar numa unidade hospitalar… nem vale a pena ponderar o assunto!

Legislação sobre teletrabalho | Uma empresa pode antecipar as férias dos trabalhadores para receber mais apoios?

Pode. No âmbito do novo quadro legal e temporário, publicado pelo Governo no Diário da República no dia 15 de março de 2020, as empresas que se qualifiquem para os apoios especiais à suspensão ou redução substancial na atividade, podem forçar os seus trabalhadores a antecipar férias para poderem ter mais subsídios ao lay-off (redução de horário e correspondente redução de despesa com salários). A estratégia é benéfica para todos: as empresas recebem os apoios e os trabalhadores mantém os postos de trabalho.

Legislação sobre teletrabalho | Como posso trabalhar e tomar conta dos meus filhos ao mesmo tempo?

Com resiliência! Tempos de crise exigem medidas excecionais e o esforço conjunto de todos. Por isso, terá de conjugar o trabalho com a vida familiar durante os próximos tempos, sim. Só se não lhe for possível exercer a sua atividade em teletrabalho é que pode – tendo filhos com menos de 12 anos – pedir um apoio especial e ficar em casa (só) a tomar conta das crianças.

Legislação sobre teletrabalho | Como fazer se em situação de teletrabalho, adoecer?

Em caso de doença ou isolamento profilático, o teletrabalhador beneficia de um período de ausência equiparado a um internamento hospitalar e recebe o seu ordenado por inteiro, pelo menos durante os primeiros 14 dias, segundos os novos despachos.

E agora que ficou a par das novas regras de teletrabalho em Portugal, não se vá embora sem conhecer as nossas dicas para não perder o foco em teletrabalho!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

O que o novo coronavírus mudou na legislação sobre teletrabalho

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.