Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

O Contributo Dos Explicadores Para A Educação

Diz um provérbio africano que “é preciso toda uma aldeia para educar uma criança”, e a verdade é mesmo essa. Apesar de querermos ajudar sempre as nossas crianças no que toca à sua educação, tentando ao máximo ser parte integrante dela, por vezes temos que baixar os braços e aceitar que isso só não basta.

Estudar desde sempre se constituiu um dos hábitos mais valorizados nas famílias e na sociedade. A ele está associada a ideia de que nos permitirá obter uma maior probabilidade de obtenção de um emprego melhor, êxito na carreira, de acumulação de conhecimento e de nos podermos posicionar criticamente perante o mundo.

Todavia estudar é um investimento a longo prazo e por isso, mesmo em adultos, torna-se complicado manter os níveis de motivação no máximo.

Se estivermos a falar de crianças, antes mesmo da sua entrada na escola, torna-se evidente que a aprendizagem/educação começa em casa, isto porque nesse meio ela reproduz automaticamente uma série de comportamentos, como sentar-se, pegar no lápis, rabiscar, etc, imitando quem está à sua volta, sendo através desse processo que se começa a estimular o cérebro, permitindo desenvolver competências cognitivas que permitirão a concretização futura daquilo que se constitui como “estudo”.

Mas de crianças não podemos exigir um “estudo” tal como o próprio conceito se define. Não podemos exigir delas uma classe de respostas que envolve organizar material de estudo, sentar-se, folhear o material, fazer a lição (ou resolver questões), ler um texto ou livro, responder perguntas, porque não é suposto que o seu cérebro esteja tão desenvolvido. Todavia, se o estímulo destas atividades que compõem o estudo for incutido junto da criança desde tenra idade é muito provável que esta se torne um jovem metódico e um adulto organizado e eficaz.

Atualmente é muitas vezes noticiado que as nossas crianças e jovens possuem hábitos inadequados de estudo, que se expressam na falta de método e na contínua procrastinação de tarefas. Assiste-se pois nas escolas ao cenário pautado pelo olhar noutras direções que não o material pedagógico e os professores, movimentos de fuga, que afastam os alunos da tarefa a concretizar (que se expressam em gestos como levantar-se, ir ao wc, dormitar, comer) além de verbalizações dispersivas (cantar, conversar com alguém sobre outros assuntos).

De acordo com estudos no campo da psicologia, os comportamentos relacionados com a improdutividade no estudo estão intimamente ligados a determinados contextos, sendo apontadas duas falhas comuns: as falhas no ambiente exterior e as falhas no acompanhamento pedagógico.

As primeiras são facilmente resolvidas, visto se centrarem em questões maioritariamente relacionadas com o ambiente externo, como a inexistência de ambiente apropriado ao estudo, iluminação inadequada ou com variedade de estímulos visuais, sociais e auditivos, horários flutuantes para o estudo, desorganização do material, inexistência de uma rotina para tal, entre outros. Por outro lado a falha de acompanhamento pedagógico é a que maior impacto tem e é esta a maior lacuna que é necessário colmatar. Isto acontece porque atualmente se verifica a impossibilidade de uma dedicação integral quer da parte da escola, quer da parte dos pais, seja, respetivamente, por horário em excesso (que resulta em desgaste não só dos professores como dos alunos), seja por não haver tempo para investir.

É neste contexto que se tem verificado uma crescente necessidade de apoio especializado que se concretiza na recorrente procura de explicadores particulares e centros de explicações para ajudar a ultrapassar as dificuldades de aprendizagem.

A importância deste tipo de acompanhamento tem-se revelado cada vez mais fundamental no garante da melhoria do aproveitamento dos alunos, não só porque permite um estudo direcionado em contexto não escolar, mas também porque a orientação do estudo é promovida por pessoas especializadas, que normalmente estudaram as áreas que acabam por transmitir aos explicandos.

Outro fator de sucesso nesta abordagem é a o facto de tipicamente os explicadores serem jovens a terminar os seus cursos, ou já com eles terminados, o que leva a uma diminuição da diferença de idades entre explicador e explicando, fazendo com que este último se sinta mais à vontade para expor as suas dúvidas.

Para além de todas as vantagens já apresentadas é de notar ainda que muitas vezes, e infelizmente acontece, os explicadores desempenham também papéis que não os seus – são pais, amigos, cuidadores, mentores, confidentes – porque em alguns casos a impossibilidade de haver responsáveis por cada papel foi maior do que a sorte dos explicandos, conseguindo ainda assim motivá-los e dar-lhes razões para nunca desistir e fazer sempre melhor.

Para além de tudo o que um explicador pode fazer por um explicando, é importante não esquecer que esta relação é bidirecional. Todos os explicadores aprendem com os seus explicandos tanto quanto ensinam. As diferenças óbvias entre vidas, rotinas e ritmos diferentes, permitem a cada explicador desenvolver as capacidades criativas e de adequação ao de compreensão consoante cada caso.

Assim sendo, a necessidade de uma abordagem pessoal e de adequação a cada tipo de aprendizagem leva a que haja um crescimento e um amadurecimento de ambas as partes, permitindo que fora da explicação se desenvolva uma capacidade de analisar e compreender determinados assuntos, que apriori não havia.

Não nascemos sozinhos e estamos rodeados de pessoas com ideias e vidas distintas, e para além disso todos temos consciência que basta permitirmos a entrada de uma parte dessas pessoas na nossa vida para que tudo mude. Na educação esta situação verifica-se igualmente e a sua magnitude de impacto é muito superior. Os explicadores e os centros de explicação podem ajudar o explicando, tal como todos os que rodeiam, a atingir as metas às quais se propôs, de forma mais fácil do que se estivesse a trilhar o caminho da sua educação sozinho. Ao cooperar, explicadores, pais, avós, amigos, internet, tornam-se parte da aldeia que educa o explicando que um dia também virará mestre e prosseguirá o ciclo.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
O Contributo Dos Explicadores Para A Educação
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.