Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Gestão e Empreendedorismo Últimos Artigos

Como Ser Mais Sustentável No Seu Trabalho

Passamos boa parte do nosso dia no trabalho. Quando este ocorre na rotina de home office, já é costume separarmos o lixo, evitar desperdício de água e energia. No entanto, quando o trabalho ocorre na empresa, muitas vezes, essas medidas sustentáveis não são adotadas. Independente de ser dono ou empregado, economizar energia, água e ter atitudes sustentáveis não diz respeito apenas a uma questão de economia financeira, mas, principalmente, uma questão de conscientização com o meio ambiente.

Pensando nessa conscientização, abaixo mostraremos algumas simples mudanças no dia a dia do trabalho, mas podem fazer toda a diferença para o meio ambiente.

Como Ser Mais Sustentável No Trabalho

Reciclar o lixo é a primeira atitude que deve ser tomada. Não é difícil adaptar as lixeiras para colher os resíduos de forma seletiva. Adapte as lixeiras por tamanhos proporcionais à quantidade de lixo gerado na sua empresa. Se sua empresa produz mais resíduos como papel do que lixo orgânico, tenha em mente que lixeiras do mesmo tamanho podem acabar boicotando a iniciativa de reciclar o lixo.

No momento da sua pausa para o café, leve sua caneca predileta para a cozinha. Evite usar copos descartáveis. Além de produzir menos lixo, você diminui o consumo de plástico, que não é uma substância biodegradável.

Quando for imprimir, pense duas vezes se a impressão é realmente necessária. Caso seja imprescindível a impressão, se possível, utilize sempre a impressão frente e verso, que além de economizar folha, também utiliza menos espaço e facilita a organização. Impressões realizadas para uma reunião, mas que depois não terão serventia, não devem ser descartadas. Estes papéis, mesmo que usados, poderão ter alguma utilidade como rascunho ou até mesmo serem fragmentados para auxiliar na proteção de produtos embalados para envio pelos correios.

Outra dica interessante sobre a impressão é que é possível economizar tinta ou toner, apenas trocando a fonte do seu texto. A agência holandesa SPRANQ criou uma fonte chamada Ecofont, desenhada com buracos nas letras, que permite economizar até 25% na hora da impressão. A fonte é gratuita e você pode fazer o download aqui.

qualidade vida trabalho

Os cartões de visitas são itens indispensáveis a toda empresa. Ainda que a tecnologia tenha nos ajudado com aplicativos, como o App S-Contact, que substituem o cartão de visita tradicional, ainda é necessária a utilização de cartões para trocas em eventos e outras oportunidades de networking. A dica aqui é priorizar o uso de papel reciclado ou papel com certificação FSC, os quais podem ser utilizados não apenas para a confecção de cartões de visita, mas também de outros materiais de papelaria, tais como envelopes, papéis timbrados, dentre outros.

Quando se trata de energia elétrica, o grande vilão são os equipamentos de informática. Mantenha a impressora desligada e ligue-a somente quando precisar imprimir. Diminuir o brilho na tela do monitor, também ajuda a reduzir o consumo de energia, assim como desligar o computador quando for se ausentar, mesmo que por um curto período de tempo. Em dias quentes, se possível, opte pela ventilação natural ao invés do ar condicionado. Lâmpadas de LED já possuem preços bem mais acessíveis do que há quatro anos e, além de durarem mais que as fluorescentes, iluminam melhor o ambiente. Instalar sensores de movimentos, que ascendem a luz, em corredores e salas com pouca permanência pode ser também uma solução para reduzir seu consumo de energia.

Sempre que possível, utilize o Skype, Hangout ou outros recursos para fazer reuniões à distância, evitando deslocamentos e a emissão de CO2 pelos meios de transporte. Até mesmo para empresas que trabalham com suporte técnico, muitas vezes é possível prestar assistência ao cliente sem precisar de deslocar, utilizando de softwares como o Teamviewer e outros.

Este artigo faz parte de uma série de novos artigos sobre sustentabilidade que iremos publicar até o dia 05 de junho, dia mundial do meio ambiente. Siga o pme.pt nas redes sociais para receber as atualizações automaticamente.

Artigos Relacionados

Comentários

Uma resposta

  1. Eu tenho uma empresa pequena, comecei a ler o seu blog e fiquei impressionada com tantas sugestões que parecem pequenas mas fazem grande diferença no dia a dia. Hoje reciclamos todo o lixo gerado no escritório, já deu para perceber que meus colegas estão se adaptando. Também li este artigo sobre cortar plástico descartável – https://www.pcguia.pt/2019/06/como-a-tecnologia-pode-te-ajudar-a-ser-mais-ecologico-sem-gastar-muito/
    Agora comprei canecas para todos os colaboradores e só bebemos água ou café nelas.
    Obrigada e continue assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

LER ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo

Como Ser Mais Sustentável No Seu Trabalho

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.