Como se preparar para uma entrevista online

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Graças às novas tecnologias, uma entrevista de trabalho pode ser realizada remotamente, desde que tenha um computador ligado à Internet. No entanto, tenha atenção a alguns erros comuns que podem prejudicá-lo. Não esteja a falar das suas competência enquanto o seu filho mais novo está por detrás a tirar macacos do nariz, enquanto o telefone fixo toca insistentemente, enquanto revela os calções de banho quando se levanta para ir buscar um copo de água e abrir a porta ao cão que não para de ganir, enquanto… Enquanto não ler as nossas sugestões não está preparado para isso!

Nos tempos que correm, é comum realizarem-se entrevistas de emprego pela Internet, utilizando programas como o Skype, o FaceTime da Apple ou o Google Hangouts. Servem para facilitar a vida a quem vive longe do local da entrevista, a quem tem dificuldade em agendar uma entrevista com o recrutador, devido a horários muito preenchidos de ambas as partes, a quem está a trabalhar e não consegue reunir de outra forma, a quem tem dificuldades de locomoção, etc. São várias as vantagens das entrevistas online quando comparadas com o processo tradicional, para o entrevistado prendem-se – na sua maioria – com a componente temporal (não se perde tempo em viagens) e para o entrevistador são a única forma de entrevistar bons candidatos que estão atualmente empregados e que não conseguiriam deixar o emprego no horário de trabalho para participar de uma entrevista ou que estão fisicamente distantes. Na verdade, em cidades mais movimentadas, com problemas de trânsito e estacionamento, é muito difícil marcar entrevistas com intervalos menores de duas horas porque há sempre vários candidatos que se atrasam ou que não comparecem de todo devido a problemas relacionados com locomoção em função da distância entre o candidato e a empresa em causa. Com a entrevista online, os recrutadores conseguem conhecer mais profissionais e até podem enviar à administração da empresa pequenos vídeos com os candidatos que se saíram melhor, o que dá à empresa mais segurança para contratar um profissional que vai responder por resultados dentro da organização.

Mas para os entrevistados, este tipo de entrevista impõe uma nova realidade que não deve ser vista com leveza. Uma entrevista pela Internet é diferente de uma entrevista presencial e, por isso, os candidatos precisam se preparar para essa nova realidade. É que embora na sua génese elas não sejam assim tão diferentes, as entrevistas remotas devem atender a uma série de regras a mais do que aquelas a que os candidatos já têm de observar numa entrevista presencial. Uma delas é o ambiente que passa a ser controlado por eles. Em lugar de entrarem para uma sala e sentarem-se por indicação do entrevistador no local que lhes foi reservado, em suas casas – ou onde entenderem fazer a entrevista – passam a controlar e a responsabilizar-se pelo espaço e pelo ambiente onde estão a ser filmado. Além disso, o computador torna a conversa mais impessoal e fria, pelo que a tensão pode ser maior do que numa entrevista pessoal, já que as pessoas tem mais dificuldade em perceber se se estão a sair bem. Pessoalmente, há alguns sinais não-verbais, como alteração no tom de voz e linguagem gestual, que no ambiente online podem passar despercebidos. A entrevista pela Internet pode facilitar a vida a entrevistado e entrevistador mas como ainda não é algo muito comum, também pode ser uma verdadeira armadilha para os entrevistados. Não seja apanhado! Leia as nossas indicações e prepare-se!

Pratique!

Se ainda não conhece a plataforma que vai usar (Skype ou Google Hangout, por exemplo), instale-a e teste-a com amigos. Verifique se tudo está a funcionar corretamente. Certifique-se de que sabe qual é o software que irá ser utilizado para a entrevista e de que tem a última versão do mesmo Não se esqueça de que além do acesso à Internet, vai precisar de uma camara e de um microfone suficientemente bom para que a conversa possa fluir.

Durante a entrevista, feche todos os outros programas de computador que possam estar abertos e a funcionar para melhorar a qualidade da ligação e para não se distrair com outro assunto

Teste a ligação à Internet previamente

Antes de começar a entrevista, teste o equipamento que vai utilizar e a ligação à Internet, mais do que uma vez. Se alguma coisa não funcionar corretamente, terá tempo para encontrar uma solução ou uma alternativa para realizar a entrevista.

Prepare-se com alguma antecedência

Adicione o recrutador ao programa de computador que será utilizado na entrevista com antecedência e esteja ligado 30 minutos antes da hora combinada.

Treine a mensagem

Treine o que vai dizer e evite os improvisos. Esteja preparado para as perguntas que podem surgir, assim como em qualquer entrevista presencial, e certifique-se de que as respostas são diretas e objetivas.

Planeie o melhor cenário

Atenção que na hora da entrevista, o entrevistador consegue ver além do seu rosto e por isso salas desarrumadas, quartos com cama por fazer, crianças a chorar, gatos a saltar para cima do computador, entre outros, são coisas a evitar. Lá porque está no seu espaço, não quer dizer que não tente impressionar o entrevistador com o cenário que o rodeia. O ambiente da casa também passa a identidade profissional, mesmo que indiretamente. Por exemplo, se se colocar em frente a uma estante cheia de livros alinhados demonstra conhecimento. Uma parede branca passa a ideia de organização e no caso de profissões mais criativas, quadros pendurados ajudam na promoção do candidato.

Se optar por realizar a entrevista fora de casa, não escolha centros comerciais, cafés e outros lugares em que sabe à partida que vai haver barulho e a possibilidade de causar distrações, quer para si quer para o entrevistador. Se o entrevistador tiver dificuldade em ouvi-lo, rapidamente perderá o interesse na entrevista.

Por último, tenha atenção à luz, mesmo que lhe pareça que a iluminação está adequada à sua câmara, o entrevistador pode não estar a vê-lo bem. Portanto, ilumine o local onde se vai sentar.

Escolha um login profissional

Nada de usar “fofinha1980” ou “pipoca” ou “pirata12”. O ideal é ter uma conta apenas para contatos profissionais. Prefira sempre o seu nome (primeiro e último ou nome completo) ou as iniciais no login.

Boa aparência e roupa apropriada

Nem pense que só por estar em casa não tem de se vestir apropriadamente. Pode e deve impressionar o entrevistador da mesma forma que o faria num encontro pessoal. É claro que os sapatos engraxados que ninguém vai ver não interessam aqui. Nem mesmo a gravata que lhe vai dar um ar exagerado e inverosímil. Mas isso não invalida um aspeto limpo, arranjado e profissional. A tshirt de andar por casa com três ou quatro nódoas não serve. Vista uma camisa e opte por cores claras, como branco ou azul, que não tiram a atenção do entrevistador em si. E não se arrisque com a parte de baixo porque apesar de ter uma camisa limpa e engomada vestida se estiver de boxers e por algum motivo tiver de se levantar durante a entrevista, borra o quadro todo, não é?

Tenha em conta a linguagem corporal

Tudo o que aprendeu sobre linguagem corporal também se aplica em entrevistas online, apesar do entrevistador só ver a parte superior do seu corpo. Nada de olhar para baixo, gesticular exageradamente, fazer desenhos num papelito, limpar um ouvido, e por ai fora. A linguagem corporal também é muito importante aqui: fale e gesticule naturalmente como faria numa conversa presencial.

Evite distrações

Se tem um bebé ou um cão que ladra por tudo e por nada ou uma esposa que não consegue ficar calada, opte por fazer a entrevista noutro local, ou pelo menos numa divisão onde não seja incomodado ou numa hora em que esteja sozinho em casa.

Não fixe o ecrã

Não fique a olhar para o ecrã do seu computador, olhe diretamente para a câmara, pois só dessa maneira passa a impressão de que está a olhar para os olhos do entrevistador.

Não coma nem beba durante a entrevista

Nada de ir buscar um cafezinho ou uma sandocha para comer durante a entrevista. Para além de passar uma imagem de desvalorização do que está a acontecer, como se estivesse simplesmente em casa a assistir a um filme, aumenta as possibilidades de alguma coisa correr mal ao entornar qualquer líquido sobre o computador ou sobre si próprio ou ao ficar com um fio de queijo preso num dente.

E agora sim, está minimamente preparado para uma entrevista online. Se usar de toda a sua confiança e simpatia e souber aproveitar as suas competências em prol das funções a que se está a candidatar, o lugar é seu!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como se preparar para uma entrevista online

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.