Como preservar o meio ambiente em 2020

preservar o meio ambiente

As melhores ideias para preservar o meio ambiente em 2020… e melhorar as contas da sua empresa!

É imperativo preservar o meio ambiente em 2020 de modo a zelar pelo planeta, pelo bem-estar das gerações futuras e – porque não dizê-lo? – de modo também a conseguir poupar uns valentes tostões na sua empresa.

Precisa de ideias sobre medidas ecológicas que possa implementar para preservar o meio ambiente e evidenciar ao seu público interno e externo as preocupações que o seu negócio tem com a natureza e, ao mesmo tempo, melhorar a performance da empresa? Vamos dar-lhas de seguida, de forma a que possa começar hoje mesmo a fazer a diferença! Por si, pelos seus colaboradores, pela sua empresa… pela saúde de todos nós!

Papeis vs Documentos digitais

documentos digitais

Aí no escritório ainda têm o hábito de imprimir documentos? Pois tratem de abandoná-lo porque uma das melhores formas de preservar o meio ambiente é reduzir o consumo de papel. Em alternativa, instigue os seus colaboradores a utilizar documentos digitais. Desta forma poupam o planeta sem deixarem de criar, aceder, partilhar e guardar todo o tipo de documentos, mas em formato digital. Além de beneficiarem de toda a segurança e comodidade que o digital oferece, poupam dinheiro noutros materiais além do papel, como esferográficas, agrafes, dossiers…

Copos descartáveis vs Materiais reutilizáveis

materiais reutilizáveis

Faz parte das empresas que usam produtos descartáveis como copos de plástico? Fazia! A partir de hoje, vai colocar a natureza em primeiro lugar e passar a utilizar copos, canecas, talheres, garrafas e outros materiais que possam ser reutilizados. Combinado?
Esta é uma grande ideia para preservar o meio ambiente em 2020 porque reduz substancialmente o lixo e torna a sua empresa mais sustentável do ponto de vista ecológico e financeiro.

Sabe como montar um escritório sustentável?

Lâmpadas comuns vs Lâmpadas LED

lampâdas LED

Uma das melhores formas de poupar energia (e poupar também uns euros), é substituir na sua empresa as lâmpadas comuns por lâmpadas LED que são mais económicas porque consomem menos energia e dessa forma, colaboram para a preservação do meio ambiente.

Luz elétrica vs Luz natural

E agora uma dica para preservar o meio ambiente reduzindo o consumo de energia elétrica: em vez de ter as luzes acesas todo o dia, pinte as paredes do escritório de branco, coloque as secretárias dos seus colaboradores junto das janelas e, sempre que seja possível, deixe-as abertas para entrar mais claridade e poder dispensar a luz elétrica.

Ar condicionado vs Isolamento térmico

Muitas vezes um bom isolamento térmico e acústico nas janelas e nas paredes do escritório é quanto basta para conservar o calor durante o inverno e o fresco durante o verão, dispensando assim o ar condicionado e poupando algum dinheiro em energia à sua empresa.

Maquinaria obsoleta vs Equipamentos modernos

Outra ideia para preservar o meio ambiente em 2020 é substituir máquinas obsoletas por equipamentos modernos que têm consumos mais baixos graças a novas normas de eficiência energética. Trata-se de um investimento, sim, mas com retorno garantido!

Standy-by vs Off

É neste ano de 2020 que finalmente vai convencer os seus colaboradores a não deixarem os equipamentos em standy-by, a gastarem energia durante a noite? Acreditamos que sim! Computadores e outros equipamentos eletrónicos gastam energia mesmo quando estão em standy-by e por isso, quando não são necessários, devem ser desligados totalmente, inclusive retirando todas as fichas da tomada ao final do dia.

Torneiras comuns vs Torneiras com temporizador

E no que toca a poupar água, existem algumas formas bem fáceis de implementar na sua empresa como trocar as torneiras comuns por torneiras de sensores com temporizador que fechem automaticamente para evitar desperdício. Mais uma excelente ideia para preservar o meio ambiente em 2020, não é verdade?

Caixotes de lixo únicos vs Caixotes para reciclagem

caixotes para reciclagem

Se ainda usa caixotes de lixo comuns na empresa, está na hora de os trocar por ecopontos ou caixotes com divisórias para se separem os materiais para o processo de reciclagem: plástico, metal e papel.

Veículos tradicionais vs veículos ecológicos

Esta dica é particularmente importante para si que tem uma empresa com frota automóvel. Já pensou em substituir os seus veículos por veículos ecológicos que emitem menos CO2 para a atmosfera? Não tendo verba para trocar a frota em 2020, pelo menos tente convencer os seus colaboradores a partilharem boleias nos trajetos para a empresa. Sempre são mais carros a permanecer nas garagens e a não poluir o meio ambiente!

Ausência de um Sistema de Gestão Ambiental vs Norma ISO 14001

E a última ideia para preservar o meio ambiente em 2020 é obter a cerificação ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental – que promove no seio da sua empresa o respeito pelo meio ambiente, zelando pela conformidade com a legislação em vigor e correspondendo às exigências dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados em comprar apenas produtos e serviços a empresas verdes, que respeitem o planeta.

Clique aqui para saber porque deve implementar um Sistema de Gestão Ambiental na sua empresa.

Da redução do consumo de papel à implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, passando pelo uso de materiais reutilizáveis, pela substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas LED, de torneiras tradicionais por torneiras com sensores, de máquinas obsoletas por equipamentos modernos, da frota automóvel atual por veículos ecológicos… e terminando nos ecopontos, aproveitamento da luz natural, instalação de um bom isolamento térmico e também, consciencialização para a necessidade de desligar completamente os equipamentos eletrónicos quando não são necessários… efetivamente, há muito a fazer para preservar o meio ambiente em 2020. Contribua!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário