Um Press Release ou comunicado de imprensa é uma informação que a sua empresa deseja tornar pública através dos meios de comunicação. Mas entre o envio e a publicação do conteúdo vai uma distância que só consegue encurtar se atender a algumas dicas. Não fique pelo meio do caminho.
Como enviar Press Releases?
Envie por email. É assim que os jornalistas preferem receber as informações já que é a forma mais fácil e rápida de aceder aos conteúdos.
O Press Release é também a forma mais fácil de filtrar a informação, tem benefícios para o meio ambiente e a possibilidade de interagir rapidamente com o remetente e de anexar links e demais documentos, como fotos e vídeos.
Mas não se esqueça de escrever na linha do assunto o resumo do que quer ver publicado nos media. Seja objetivo e concreto.
Que informação enviar num press release?
Em primeiro lugar, no press release envie a informação que deseja ver publicada nos media (em formato que possa ser copiado). Em segundo lugar, junte alguns dados que permitam ao jornalista enquadrar a informação e em terceiro lugar, anexe uma ou duas imagens, de preferência fotos com definição e boa resolução que ilustrem o que quer transmitir mas que não sejam demasiado pesadas.
O formato do press release em alta resolução é o preferido dos jornalistas mas cada vez mais se agradecem imagens com baixa resolução para web, códigos que permitam pegar numa imagem e reutilizá-la facilmente e dispositivos de imagens transferíveis para o seu próprio site. O envio do logotipo da sua marca ou empresa também pode ser importante.
Muitas vezes a imagem – ou a falta dela – pode influenciar a decisão do jornalista em publicar ou não o seu press release. Não se esqueça que tudo o que facilite a vida ao jornalista e lhe permita poupar tempo é bem-vindo. Nesse sentido pode também enviar links, desde que não impliquem recursos informáticos extraordinários, o contacto a usar em caso de necessidade de informação adicional e os acessos às redes sociais, porque estas plataformas facilitam um acompanhamento permanente.
Relativamente ao envio de vídeos, saiba que o interesse dos jornalistas por vídeos de qualidade para web tem vindo a crescer nos últimos anos, refletindo o aumento da procura de informação para conteúdos para Internet. Não desperdice hipóteses de enviar pequenos vídeos que ilustrem as informações escritas.
A que órgãos deve enviar um press release?
- Jornal regional da área onde exerce a sua atividade profissional, entrando diretamente em contacto com o diretor ou editor da seção relacionada com o seu conteúdo.
- Jornal semanal/mensal da sua área de influência com alguma seção relacionada com o seu conteúdo, dirigindo-se ao respetivo editor.
- Revista(s) da sua área de negócios, dirigindo-se ao respetivo editor.
- Estações de rádio generalistas ou noticiosas, dirigindo-se ao diretor de informação ou diretor comercial.
- Estações de televisão, dirigindo-se às direções de conteúdos.
- Jornais específicos, jornais online ou outros veículos em áreas geográficas onde quer expandir o seu negócio.
- Pessoas chave da sua área de atuação, como responsáveis de blogues conhecidos qb.
- Associações comerciais, sindicatos e outros organismos.
- E, se não tem tempo para pesquisar por órgãos para onde enviar os seus press releases, trabalhe com um assessor de imprensa que o possa ajudar.
Como assegurar um bom envio?
- Releia o seu press release e corrija possíveis erros ortográficos e outros antes do envio. Certifique-se de que o título e o primeiro parágrafo dão logo a ideia de que o seu conteúdo é interessante. Se não for interessante, não envie.
- Envie o press release no início da semana e no início do dia.
- Escreva o seu conteúdo diretamente no corpo do email. Muitos jornalistas apagam emails com anexos porque levam muito tempo para fazer o download e podem conter vírus.
- Envie o press release para uma publicação de cada vez ou como cópia oculta (bcc) para tornar o envio do seu press release o mais pessoal possível.
- Adicione fotos e vídeos, sempre que possível mas evite o envio de arquivos muito pesados que podem esgotar a capacidade da caixa de entrada.
- Faça o follow up com um telefonema. Pergunte se o jornalista em causa recebeu o press release e mostre-se disponível para facultar mais informações.
- Siga o padrão de formatação de um press release. É mais provável que os meios de comunicação publiquem press releases que estão organizados adequadamente.
- Certifique-se de que incluiu informações de contato completas no final do seu press release: o seu nome, telefone, endereço de email, morada, website, redes sociais, etc.
- Adicione uma área de imprensa no seu site onde arquivar os seus press releases. É uma excelente forma de dar credibilidade ao seu negócio e atrair novos clientes.
- Faça com que seu press release seja encontrado online facilmente. Saiba quais os termos de busca que o seu público usa quando procura pela sua empresa, pelo seu produto ou serviço no Google e incorpore essas palavras-chave no seu press release, particularmente nas primeiras 250 palavras.
E agora aguarde que em breve vai ser notícia!
Uma resposta
Olá Sofia,
Que estratégia podemos utilizar para encontrar contactos de jornalistas relevantes para a nossa área? Por onde começar?
Obrigada!