Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Como Preparar E Enviar Press Releases

Um Press Release ou comunicado de imprensa é uma informação que a sua empresa deseja tornar pública através dos meios de comunicação. Mas entre o envio e a publicação do conteúdo vai uma distância que só consegue encurtar se atender a algumas dicas. Não fique pelo meio do caminho.

Como enviar Press Releases?

Envie por email. É assim que os jornalistas preferem receber as informações já que é a forma mais fácil e rápida de aceder aos conteúdos.

O Press Release é também a forma mais fácil de filtrar a informação, tem benefícios para o meio ambiente e a possibilidade de interagir rapidamente com o remetente e de anexar links e demais documentos, como fotos e vídeos.

Mas não se esqueça de escrever na linha do assunto o resumo do que quer ver publicado nos media. Seja objetivo e concreto.

Press Releases

Que informação enviar num press release?

Em primeiro lugar, no press release envie a informação que deseja ver publicada nos media (em formato que possa ser copiado). Em segundo lugar, junte alguns dados que permitam ao jornalista enquadrar a informação e em terceiro lugar, anexe uma ou duas imagens, de preferência fotos com definição e boa resolução que ilustrem o que quer transmitir mas que não sejam demasiado pesadas.

O formato do press release em alta resolução é o preferido dos jornalistas mas cada vez mais se agradecem imagens com baixa resolução para web, códigos que permitam pegar numa imagem e reutilizá-la facilmente e dispositivos de imagens transferíveis para o seu próprio site. O envio do logotipo da sua marca ou empresa também pode ser importante.

Muitas vezes a imagem – ou a falta dela – pode influenciar a decisão do jornalista em publicar ou não o seu press release. Não se esqueça que tudo o que facilite a vida ao jornalista e lhe permita poupar tempo é bem-vindo. Nesse sentido pode também enviar links, desde que não impliquem recursos informáticos extraordinários, o contacto a usar em caso de necessidade de informação adicional e os acessos às redes sociais, porque estas plataformas facilitam um acompanhamento permanente.

Relativamente ao envio de vídeos, saiba que o interesse dos jornalistas por vídeos de qualidade para web tem vindo a crescer nos últimos anos, refletindo o aumento da procura de informação para conteúdos para Internet. Não desperdice hipóteses de enviar pequenos vídeos que ilustrem as informações escritas.

A que órgãos deve enviar um press release?

  • Jornal regional da área onde exerce a sua atividade profissional, entrando diretamente em contacto com o diretor ou editor da seção relacionada com o seu conteúdo.
  • Jornal semanal/mensal da sua área de influência com alguma seção relacionada com o seu conteúdo, dirigindo-se ao respetivo editor.
  • Revista(s) da sua área de negócios, dirigindo-se ao respetivo editor.
  • Estações de rádio generalistas ou noticiosas, dirigindo-se ao diretor de informação ou diretor comercial.
  • Estações de televisão, dirigindo-se às direções de conteúdos.
  • Jornais específicos, jornais online ou outros veículos em áreas geográficas onde quer expandir o seu negócio.
  • Pessoas chave da sua área de atuação, como responsáveis de blogues conhecidos qb.
  • Associações comerciais, sindicatos e outros organismos.
  • E, se não tem tempo para pesquisar por órgãos para onde enviar os seus press releases, trabalhe com um assessor de imprensa que o possa ajudar.

Como assegurar um bom envio?

  1. Releia o seu press release e corrija possíveis erros ortográficos e outros antes do envio. Certifique-se de que o título e o primeiro parágrafo dão logo a ideia de que o seu conteúdo é interessante. Se não for interessante, não envie.
  2. Envie o press release no início da semana e no início do dia.
  3. Escreva o seu conteúdo diretamente no corpo do email. Muitos jornalistas apagam emails com anexos porque levam muito tempo para fazer o download e podem conter vírus.
  4. Envie o press release para uma publicação de cada vez ou como cópia oculta (bcc) para tornar o envio do seu press release o mais pessoal possível.
  5. Adicione fotos e vídeos, sempre que possível mas evite o envio de arquivos muito pesados que podem esgotar a capacidade da caixa de entrada.
  6. Faça o follow up com um telefonema. Pergunte se o jornalista em causa recebeu o press release e mostre-se disponível para facultar mais informações.
  7. Siga o padrão de formatação de um press release. É mais provável que os meios de comunicação publiquem press releases que estão organizados adequadamente.
  8. Certifique-se de que incluiu informações de contato completas no final do seu press release: o seu nome, telefone, endereço de email, morada, website, redes sociais, etc.
  9. Adicione uma área de imprensa no seu site onde arquivar os seus press releases. É uma excelente forma de dar credibilidade ao seu negócio e atrair novos clientes.
  10. Faça com que seu press release seja encontrado online facilmente. Saiba quais os termos de busca que o seu público usa quando procura pela sua empresa, pelo seu produto ou serviço no Google e incorpore essas palavras-chave no seu press release, particularmente nas primeiras 250 palavras.

E agora aguarde que em breve vai ser notícia!

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Uma resposta

  1. Olá Sofia,

    Que estratégia podemos utilizar para encontrar contactos de jornalistas relevantes para a nossa área? Por onde começar?

    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Como Preparar E Enviar Press Releases
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.