Como Preparar E Enviar Press Releases

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Um press release ou comunicado de imprensa é uma informação que a sua empresa deseja tornar pública através dos meios de comunicação. Mas entre o envio e a publicação do conteúdo vai uma distância que só consegue encurtar se atender a algumas dicas. Não fique pelo meio do caminho.

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Como enviar press releases?

Envie por email. É assim que os jornalistas preferem receber as informações já que é a forma mais fácil e rápida de aceder aos conteúdos.

É também a forma mais fácil de filtrar a informação, tem benefícios para o meio ambiente e a possibilidade de interagir rapidamente com o remetente e de anexar links e demais documentos, como fotos e vídeos.

Mas não se esqueça de escrever na linha do assunto o resumo do que quer ver publicado nos media. Seja objetivo e concreto.

Que informação enviar num press release?

Em primeiro lugar, envie a informação que deseja ver publicada nos media (em formato que possa ser copiado). Em segundo lugar, junte alguns dados que permitam ao jornalista enquadrar a informação e em terceiro lugar, anexe uma ou duas imagens, de preferência fotos com definição e boa resolução que ilustrem o que quer transmitir mas que não sejam demasiado pesadas.

O formato em alta resolução é o preferido dos jornalistas mas cada vez mais se agradecem imagens com baixa resolução para web, códigos que permitam pegar numa imagem e reutilizá-la facilmente e dispositivos de imagens transferíveis para o seu próprio site. O envio do logotipo da sua marca ou empresa também pode ser importante.

Muitas vezes a imagem – ou a falta dela – pode influenciar a decisão do jornalista em publicar ou não o seu press release. Não se esqueça que tudo o que facilite a vida ao jornalista e lhe permita poupar tempo é bem-vindo. Nesse sentido pode também enviar links, desde que não impliquem recursos informáticos extraordinários, o contacto a usar em caso de necessidade de informação adicional e os acessos às redes sociais, porque estas plataformas facilitam um acompanhamento permanente.

Relativamente ao envio de vídeos, saiba que o interesse dos jornalistas por vídeos de qualidade para web tem vindo a crescer nos últimos anos, refletindo o aumento da procura de informação para conteúdos para Internet. Não desperdice hipóteses de enviar pequenos vídeos que ilustrem as informações escritas.

A que órgãos deve enviar um press release?

  • Jornal regional da área onde exerce a sua atividade profissional, entrando diretamente em contacto com o diretor ou editor da seção relacionada com o seu conteúdo.
  • Jornal semanal/mensal da sua área de influência com alguma seção relacionada com o seu conteúdo, dirigindo-se ao respetivo editor.
  • Revista(s) da sua área de negócios, dirigindo-se ao respetivo editor.
  • Estações de rádio generalistas ou noticiosas, dirigindo-se ao diretor de informação ou diretor comercial.
  • Estações de televisão, dirigindo-se às direções de conteúdos.
  • Jornais específicos, jornais online ou outros veículos em áreas geográficas onde quer expandir o seu negócio.
  • Pessoas chave da sua área de atuação, como responsáveis de blogues conhecidos qb.
  • Associações comerciais, sindicatos e outros organismos.
  • E, se não tem tempo para pesquisar por órgãos para onde enviar os seus press releases, trabalhe com um assessor de imprensa que o possa ajudar.

Como assegurar um bom envio?

  1. Releia o seu press release e corrija possíveis erros ortográficos e outros antes do envio. Certifique-se de que o título e o primeiro parágrafo dão logo a ideia de que o seu conteúdo é interessante. Se não for interessante, não envie.
  2. Envie o press release no início da semana e no início do dia.
  3. Escreva o seu conteúdo diretamente no corpo do email. Muitos jornalistas apagam emails com anexos porque levam muito tempo para fazer o download e podem conter vírus.
  4. Envie o press release para uma publicação de cada vez ou como cópia oculta (bcc) para tornar o envio do seu press release o mais pessoal possível.
  5. Adicione fotos e vídeos, sempre que possível mas evite o envio de arquivos muito pesados que podem esgotar a capacidade da caixa de entrada.
  6. Faça o follow up com um telefonema. Pergunte se o jornalista em causa recebeu o press release e mostre-se disponível para facultar mais informações.
  7. Siga o padrão de formatação de um press release. É mais provável que os meios de comunicação publiquem press releases que estão organizados adequadamente.
  8. Certifique-se de que incluiu informações de contato completas no final do seu press release: o seu nome, telefone, endereço de email, morada, website, redes sociais, etc.
  9. Adicione uma área de imprensa no seu site onde arquivar os seus press releases. É uma excelente forma de dar credibilidade ao seu negócio e atrair novos clientes.
  10. Faça com que seu press release seja encontrado online facilmente. Saiba quais os termos de busca que o seu público usa quando procura pela sua empresa, pelo seu produto ou serviço no Google e incorpore essas palavras-chave no seu press release, particularmente nas primeiras 250 palavras.

E agora aguarde que em breve vai ser notícia!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
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