Como otimizar um site

estratégias SEO

Como otimizar um site

  • Quer que o site da sua empresa chame a atenção do Google?
  • Quer vê-lo a aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa?
  • Quer que chame a atenção dos utilizadores?
  • Quer que atraia mais visitantes através de tráfego orgânico?
  • E… quer saber como otimizar um site com estratégias SEO para chegar ao topo dos motores de busca? Os seus desejos, são uma ordem!

Otimizar um site é tudo! Tudo o que precisa de saber para tornar a sua morada na web numa verdadeira plataforma de marketing digital capaz de conquistar a atenção do Google para depois captar leads como se não houvesse amanhã! Mas para otimizar um site não chega ter um bom conteúdo e imagens de qualidade. É necessário compreender e implementar uma série de conceitos relacionados com SEO e programação para ser reconhecido pelo Google, entre outros motores de busca. E depois monitorizar os resultados continuamente para não baixar a sua posição, o seu lugar bem no topo dos resultados de pesquisa!

Por isso acompanhe-nos e perceba como otimizar o site da sua empresa, merecer a atenção do Google e consequentemente, dos seus potenciais clientes!

Otimizar um site | Escolha uma palavra-chave relevante

Não é fácil escolher a melhor palavra-chave ou keyword para um conteúdo, mas se quer otimizar o seu site e captar a atenção do Google tem de dedicar parte substancial do seu tempo a verificar qual a melhor palavra ou expressão para suscitar o interesse dos utilizadores que pesquisam por esse tipo de assunto, produto ou serviço. Neste artigo, por exemplo, usámos a palavra-chave “otimizar um site” para captar a atenção de pessoas, tal como você, que estão à procura de informação sobre SEO para sites.

Porém, não basta escolher a palavra-chave mais relevante para o seu conteúdo, é necessário levar em conta os procedimentos que se seguem:

  • Incluir a palavras-chave em determinados locais na página em causa, nomeadamente no URL, no H1 (título) e em pelo menos um H2 (subtítulo) e também entre as 100 primeiras palavras do texto. Em relação ao URL, além de conter a palavra-chave, para ser rankeado pelo Google, deve ser curto, objetivo, sem caracteres ou símbolos, e ter apenas um subdomínio.
  • Incluir a palavra-chave na meta-descrição ou meta-description, uma espécie de resumo ou destaque do conteúdo, feita em duas linhas, que aparece nos resultados de pesquisa do Google de forma a explicar ao utilizador qual o tema da página em causa. Regra geral, os utilizadores apoiam-se na meta-description para escolher a página em que vão clicar.
  • Não escrever a palavra-chave demasiadas vezes ao longo do texto, para não ser penalizado pelo Google.
  • Usar variações da palavra-chave ou termos de pesquisa relacionados para melhorar o desempenho do site da sua empresa, como sinónimos e variantes. Por exemplo: “fazer SEO” ou “otimizar conteúdo” no caso do tema deste artigo.
  • Combinar a palavra-chave com palavras-chave de cauda longa ou long tail keywords (3 ou mais palavras), que por serem mais extensas conseguem melhores resultados, ou seja, melhores posicionamentos (em oposição a palavras ou expressões mais curtas que são mais genéricas e por isso têm mais concorrência na Internet). Por exemplo: “como otimizar um site com SEO” ou “como otimizar um site para motores de busca”.

O que são palavras-chave e como escolher as suas?

Otimizar um site | Hierarquize os seus conteúdos

É importante indicar aos seus utilizadores (e ao algoritmo do Google) qual a hierarquia da página, ou seja, a importância de uns conteúdos em relação aos outros. E deve fazê-lo usando títulos e subtítulos (os chamados headlines: H1, H2, H3, H4…) que, além de lhe permitirem dar mais destaque ao que de facto é mais importante, tornam a leitura do texto mais fácil e levam os motores de busca como o Google, a recomendarem o seu conteúdo como o melhor – ou um dos melhores – para determinada pesquisa de um utilizador.

Otimizar um site | Otimize as imagens e os vídeos

Não deve otimizar apenas os conteúdos escritos das suas páginas, pois o Google também rastreia através das imagens que coloca no site e por isso, se não estiverem otimizadas, é como se não existissem! Nesse sentido, convém dar um nome ao arquivo da imagem que esteja de acordo com o conteúdo que ela ilustra (e que contenha a palavra-chave) e preencher o chamado texto alternativo ou ALT text, que corresponde à legenda da imagem.

Também os vídeos do seu site devem ser otimizados com SEO para conquistarem a atenção do Google! Basta colocar a sua palavra-chave no título do vídeo e falar nela logo nos primeiros 15 segundos, sim? Nas descrições dos vídeos, deve voltar a usar as palavras-chave e respetivas variações ou keywords secundárias.

Otimizar um site | Use links internos e externos

Uma das técnicas SEO de maior importância para manter os visitantes no seu site e ganhar visibilidade no Google são os links internos e externos, para outras páginas do seu site e para páginas de outros sites, respetivamente. E sabe porquê? Os links são considerados boas práticas SEO pelos motores de busca, até porque os informam sobre quais as páginas que devem valorizar. Por outras palavras, a visibilidade e autoridade da sua empresa aumenta com páginas com links para os seus conteúdos (para relacionar conteúdos entre si e antecipar as necessidades dos visitantes) e com páginas com links externos (para corroborar por meio de uma fonte credível, aquilo que está a dizer).

Otimizar um site | Aposte num design responsivo

Com um site com design responsivo, além de não obrigar os seus visitantes a usar o zoom quando acedem às suas páginas via smartphone, agrada ao Google que, de resto, não esconde o facto de priorizar sites responsivos nos seus rankeamentos, ou seja, sites como boa e igual legibilidade em equipamentos com pequenos ecrãs (como telefones) ou grandes ecrãs (como desktops).

Otimizar um site | Invista num site veloz

Apesar de não ir participar em nenhuma corrida, o seu site deve ser veloz. Sabe porquê? Porque os utilizadores são impacientes e se o seu site demorar mais de 3 segundos a carregar, desistem! Logo, a solução é otimizar o carregamento para corresponder às expetativas dos visitantes e também para cair nas boas graças do Google que está sempre atento à velocidade e só cede os melhores lugares nos resultados de pesquisa a sites que carreguem rapidamente.

Se a sua empresa não possuir recursos humanos e materiais para otimizar o site, contacte-nos! Garantimos um excelente lugar para o seu negócio na Internet e um retorno do investimento da sua empresa… ainda melhor!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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