Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como otimizar um site

Como otimizar um site

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como otimizar um site

  • Quer que o site da sua empresa chame a atenção do Google?
  • Quer vê-lo a aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa?
  • Quer que chame a atenção dos utilizadores?
  • Quer que atraia mais visitantes através de tráfego orgânico?
  • E… quer saber como otimizar um site com estratégias SEO para chegar ao topo dos motores de busca? Os seus desejos, são uma ordem!

Otimizar um site é tudo! Tudo o que precisa de saber para tornar a sua morada na web numa verdadeira plataforma de marketing digital capaz de conquistar a atenção do Google para depois captar leads como se não houvesse amanhã! Mas para otimizar um site não chega ter um bom conteúdo e imagens de qualidade. É necessário compreender e implementar uma série de conceitos relacionados com SEO e programação para ser reconhecido pelo Google, entre outros motores de busca. E depois monitorizar os resultados continuamente para não baixar a sua posição, o seu lugar bem no topo dos resultados de pesquisa!

Por isso acompanhe-nos e perceba como otimizar o site da sua empresa, merecer a atenção do Google e consequentemente, dos seus potenciais clientes!

Otimizar um site | Escolha uma palavra-chave relevante

Não é fácil escolher a melhor palavra-chave ou keyword para um conteúdo, mas se quer otimizar o seu site e captar a atenção do Google tem de dedicar parte substancial do seu tempo a verificar qual a melhor palavra ou expressão para suscitar o interesse dos utilizadores que pesquisam por esse tipo de assunto, produto ou serviço. Neste artigo, por exemplo, usámos a palavra-chave “otimizar um site” para captar a atenção de pessoas, tal como você, que estão à procura de informação sobre SEO para sites.

Porém, não basta escolher a palavra-chave mais relevante para o seu conteúdo, é necessário levar em conta os procedimentos que se seguem:

  • Incluir a palavras-chave em determinados locais na página em causa, nomeadamente no URL, no H1 (título) e em pelo menos um H2 (subtítulo) e também entre as 100 primeiras palavras do texto. Em relação ao URL, além de conter a palavra-chave, para ser rankeado pelo Google, deve ser curto, objetivo, sem caracteres ou símbolos, e ter apenas um subdomínio.
  • Incluir a palavra-chave na meta-descrição ou meta-description, uma espécie de resumo ou destaque do conteúdo, feita em duas linhas, que aparece nos resultados de pesquisa do Google de forma a explicar ao utilizador qual o tema da página em causa. Regra geral, os utilizadores apoiam-se na meta-description para escolher a página em que vão clicar.
  • Não escrever a palavra-chave demasiadas vezes ao longo do texto, para não ser penalizado pelo Google.
  • Usar variações da palavra-chave ou termos de pesquisa relacionados para melhorar o desempenho do site da sua empresa, como sinónimos e variantes. Por exemplo: “fazer SEO” ou “otimizar conteúdo” no caso do tema deste artigo.
  • Combinar a palavra-chave com palavras-chave de cauda longa ou long tail keywords (3 ou mais palavras), que por serem mais extensas conseguem melhores resultados, ou seja, melhores posicionamentos (em oposição a palavras ou expressões mais curtas que são mais genéricas e por isso têm mais concorrência na Internet). Por exemplo: “como otimizar um site com SEO” ou “como otimizar um site para motores de busca”.

O que são palavras-chave e como escolher as suas?

Otimizar um site | Hierarquize os seus conteúdos

É importante indicar aos seus utilizadores (e ao algoritmo do Google) qual a hierarquia da página, ou seja, a importância de uns conteúdos em relação aos outros. E deve fazê-lo usando títulos e subtítulos (os chamados headlines: H1, H2, H3, H4…) que, além de lhe permitirem dar mais destaque ao que de facto é mais importante, tornam a leitura do texto mais fácil e levam os motores de busca como o Google, a recomendarem o seu conteúdo como o melhor – ou um dos melhores – para determinada pesquisa de um utilizador.

Otimizar um site | Otimize as imagens e os vídeos

Não deve otimizar apenas os conteúdos escritos das suas páginas, pois o Google também rastreia através das imagens que coloca no site e por isso, se não estiverem otimizadas, é como se não existissem! Nesse sentido, convém dar um nome ao arquivo da imagem que esteja de acordo com o conteúdo que ela ilustra (e que contenha a palavra-chave) e preencher o chamado texto alternativo ou ALT text, que corresponde à legenda da imagem.

Também os vídeos do seu site devem ser otimizados com SEO para conquistarem a atenção do Google! Basta colocar a sua palavra-chave no título do vídeo e falar nela logo nos primeiros 15 segundos, sim? Nas descrições dos vídeos, deve voltar a usar as palavras-chave e respetivas variações ou keywords secundárias.

Otimizar um site | Use links internos e externos

Uma das técnicas SEO de maior importância para manter os visitantes no seu site e ganhar visibilidade no Google são os links internos e externos, para outras páginas do seu site e para páginas de outros sites, respetivamente. E sabe porquê? Os links são considerados boas práticas SEO pelos motores de busca, até porque os informam sobre quais as páginas que devem valorizar. Por outras palavras, a visibilidade e autoridade da sua empresa aumenta com páginas com links para os seus conteúdos (para relacionar conteúdos entre si e antecipar as necessidades dos visitantes) e com páginas com links externos (para corroborar por meio de uma fonte credível, aquilo que está a dizer).

Otimizar um site | Aposte num design responsivo

Com um site com design responsivo, além de não obrigar os seus visitantes a usar o zoom quando acedem às suas páginas via smartphone, agrada ao Google que, de resto, não esconde o facto de priorizar sites responsivos nos seus rankeamentos, ou seja, sites como boa e igual legibilidade em equipamentos com pequenos ecrãs (como telefones) ou grandes ecrãs (como desktops).

Otimizar um site | Invista num site veloz

Apesar de não ir participar em nenhuma corrida, o seu site deve ser veloz. Sabe porquê? Porque os utilizadores são impacientes e se o seu site demorar mais de 3 segundos a carregar, desistem! Logo, a solução é otimizar o carregamento para corresponder às expetativas dos visitantes e também para cair nas boas graças do Google que está sempre atento à velocidade e só cede os melhores lugares nos resultados de pesquisa a sites que carreguem rapidamente.

Se a sua empresa não possuir recursos humanos e materiais para otimizar o site, contacte-nos! Garantimos um excelente lugar para o seu negócio na Internet e um retorno do investimento da sua empresa… ainda melhor!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

marca online

Passo-a-passo para criar uma marca de sucesso

Precisa de ajuda para criar uma marca de sucesso? Siga este passo-a-passo! Do nome ao slogan, passando pelo design, público e comunicação, é só tomar nota das sugestões para conseguir conquistar mais clientes!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.