Como Organizar A Mala Para Uma Viagem De Trabalho

mala de viagem

Compartilhar

Vai ter de viajar em trabalho pela primeira vez e não sabe como preparar a mala? Costuma fazer viagens de negócios mas atrapalha-se sempre com a bagagem? Nós podemos ajudar! Não é complicado preparar uma mala com tudo o que necessita para um par de dias. Seguindo os nossos passos consegue levar para o aeroporto uma mala cujo tamanho e a quantidade não sejam excessivos e cujo conteúdo, ao mesmo tempo, seja o suficiente e adequado para a viagem de modo a que não corra o risco de ficar no quarto de hotel a lamentar a falta que lhe faz um pijama ou ter que ir a correr a uma loja comprar uma camisa. Era isto precisamente o que pretendia, verdade? Então, siga-nos.

mala de viagem

1. Defina o objetivo da viajem

Primeiro de tudo, deve definir o que vai fazer. Vai reunir com um parceiro de negócios? Conhecer um novo fornecedor? Vai jantar ou almoçar com um cliente especial? Vai participar de um evento? Trabalhar por uns dias numa sucursal da sua empresa? Assistir a um seminário?

Antes de começar a atirar coisas ao acaso para a mala, anote na sua agenda o que vai fazer em cada dia que estiver fora, por exemplo:

  • Sábado: viagem de avião até Barcelona + check in hotel + jantar com cliente
  • Domingo: dia livre
  • Segunda: reunião às 10h + jantar com cliente
  • Terça: palestra das 10.00 às 18.00h
  • Quarta: palestra das 10.00 às 13.00h

2. Verifique a previsão do tempo

Convém verificar a previsão meteorológica para a zona para onde vai e para os dias em que vai ficar fora. Tanto pode perceber que deve levar agasalhos e um chapéu-de-chuva como pode chegar à conclusão de que deve levar roupas frescas e protetor solar.

3. Defina as roupas para as ocasiões mais importantes

Dê uma olhadela ao calendário que preparou para o ponto 1 e defina as roupas que pretende usar nos compromissos mais importantes. Depois coloque-as cuidadosamente na mala. Por exemplo, se o jantar com clientes é informal, leve um par de calças de ganga e se a palestra exige um traje mais profissional, leve fato e gravata.

4. Verifique que outras mudas de roupa deve levar

Agora que já decorou a sua agenda de trabalho pense noutras mudas de roupa que deve levar, por exemplo para um encontro não agendado com um cliente ou para um passeio a título pessoal pela cidade… ou até para um mergulho na piscina do hotel pela tardinha!

5. Analise o conjunto de roupas

Agora que já tem tudo planeado veja como pode otimizar o vestuário que leva. Como? Usando algumas peças mais do que uma vez, claro. Em vez de levar um fato castanho e outro preto, leve apenas um cinzento, duas camisas diferentes e duas gravatas a combinar. Verifique tudo o que pode ser usado mais de uma vez tendo e conta a seguinte sugestão: cores básicas + uma única cor diferente para complementar.

À noite, os sapatos que calçou durante o dia podem ser usados com calças de ganga, por exemplo. E muitas vezes as calças do fato podem ser usadas de forma descoordenada com um polo, sem o casaco, e com um par de sapatos mais descontraído. Se ainda assim está reticente, veja a nossa lista de itens imprescindíveis para preparar uma mala para viagem de negócios para um homem (as mulheres não precisam de tanta ajuda): fato de cor escura + calças de ganga clássicas + sapatos escuros sociais + sapatos informais + duas camisas sociais com gravata a condizer + camisa informal + duas tshirts ou polos + pijama + cuecas e meias qb + necessaire com artigos de uso pessoal.

6. Separe as roupas

Já tem a lista final? Ótimo. Agora verifique se as roupas que quer levar estão limpas e passadas e, em caso afirmativo, dobre-as e coloque-as na mala. Deixe de parte a roupa que vai usar na viagem.

7. Separe os acessórios e sapatos

Da sua lista, separe os cintos, lenços, relógios, gravatas, meias, cuecas, pijama e sapatos que pretende levar. E não exagere. Uns sapatos para momentos mais formais, uns chinelos para usar no hotel e uns ténis para momentos mais informais, chegam.

8. Separe os artigos de higiene e medicamentos

Leve os medicamentos que costuma tomar e que pode precisar e os seus artigos de higiene e cosméticos (escova e pasta dentífrica, desodorizante, shampoo, perfume, maquiagem, secador de cabelo, creme facial…). Se tiver um kit de viagem que ocupe pouco espaço na mala, melhor!

9. Separe o material de trabalho

Veja com alguma antecedência que material de trabalho vai precisar: cadernos, canetas, apresentações, brochuras, computador, carregador, cartões-de-visita, etc.

10. Arrume a mala

A arrumação da mala em si é uma arte. O principal problema é não conseguir enfiar tudo na mala, mas há problemas secundários tais como chegar com a roupa amarrotada ou deixar a mala demasiado pesada.

O ideal é conseguir levar apenas uma mala de mão para não perder tempo no desembarque do voo. Mas se isso não for possível, com as indicações que seguiu consegue perfeitamente encaixar tudo numa mala comum.

E agora resta-nos desejar-lhe uma boa viagem!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
Deixe um Comentário