Quando E Como Motivar Os Colaboradores?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Em toda e qualquer equipa de colaboradores verifica-se que um dos maiores desafios afetos à sua gestão, imputado normalmente ao líder/chefe, é manter a motivação, quer grupal, quer individual.

motivar colaboradores

Este desafio impõe-se, de forma cada vez mais preponderante, porque na realidade os fatores motivacionais geralmente estão ligados a sentimentos de crescimento individual, que geram automaticamente a sensação de recompensa pelo trabalho realizado, concretizando-se nas mentes dos colaboradores como a existência da possibilidade de obtenção de uma promoção, aumento salarial, aumentando consequentemente a sensação de realização pessoal.

Deste modo, para os líderes é importante ir tomando o pulso diário de todos os seus colaboradores, mantendo-os focados e motivados, sendo para isso necessário conhecê-los de perto, nomeadamente as suas motivações, paixões e perfis, pois assim terão elaborado um padrão de potenciais ações correspondentes aos seus desejos, conseguindo muitas vezes prever com antecedência os momentos em que cada elemento (ou a própria equipa) precisa de ser motivado.

Existem várias formas de motivar os colaboradores, sendo que normalmente o responsável dessa tarefa é sem sombra de dúvida o líder da equipa. Assim sendo, nos momentos em que o líder identifique os sintomas de baixa produtividade, falta de pontualidade, irritabilidade e alheamento nos seus colaboradores, está perante uma situação de desmotivação. O que fazer então para recuperar a motivação da equipa?

  • Estabelecer metas claras mas desafiadoras para cada colaborador, de acordo com as características das suas funções;
  • Recompensar de forma monetária ou com alguma regalia (ex. permitir a saída do trabalho mais cedo do que a hora prevista) os funcionários que apesar de demonstrarem sinais de desmotivação, sempre foram trabalhadores esforçados e dedicados;
  • Sempre que recompensar faça-o em equipa, mesmo que as recompensas sejam individuais;
  • Se tiver que identificar más práticas de um colaborador, faça-o em privado e inicie sempre a conversa pelos pontos positivos;
  • Realizar programas de formação para colaboradores, reembolsando sempre que possível o valor da formação;
  • Propiciar condições físicas, tecnológicas, materiais e psicológicas que permitam aos colaboradores sentirem-se envolvidos e relaxados o suficiente para alcançar as metas globais propostas;
  • Envolver vários departamentos ou até mesmo toda a empresa na obtenção de uma meta específica, fazendo a análise tempos a tempos do seu status;
  • Designar mentores para os novos colaboradores, por forma a fazê-los sentirem-se parte integrante da organização;
  • Reconhecer o crescimento dos funcionários, identificando sempre primeiro os pontos fortes de cada colaborador, e por fim identificando o que não correu tão bem, designando sempre essa parte da conversa por “oportunidades de melhoria”;
  • Incentivar de forma pessoal cada colaborador com recurso a frases motivacionais, ou emails de motivação;
  • Comemorar as conquistas com uma festa/almoço/jantar, a fim de partilhar o sentido de comunhão de esforços.
  • Promover o desenvolvimento das famílias dos colaboradores, oferecendo sempre que possível regalias em termos de cuidados de saúde;
  • Compreender que os colaboradores podem ter dias menos bons porque mesmo estando numa empresa onde os procedimentos ocupam a maior parte do tempo, são pessoas que estão por detrás desses procedimentos e pessoas são falíveis, emocionais e sensíveis;
  • Deixar o colaborador expressar a sua opinião sem ter medo de represálias;
  • Ouvir a opinião do colaborador e se achar o contributo adequado integrá-lo na operação de implementação da ideia sugerida, para que este se sinta parte integrante de toda a cadeia de decisão;
  • Respeitar as 8 horas de trabalho diárias do colaborador, lembrando-o sempre de que este é o horário a cumprir e que, caso tenha que ficar a trabalhar mais tempo, no dia seguinte terá o benefício de poder chegar mais tarde.

Importa notar que as medidas acima descritas são meramente indicativas e que cada líder conhece a sua equipa de forma distinta, pelo que pode perfeitamente adequar às necessidades da sua equipa outro tipo de técnicas/ações de motivação.

É importante ter ainda consciência de que a motivação é uma força de atuação cíclica, isto é, dado o facto de o Homem possuir características de insaciabilidade, é sabido que uma vez satisfeita uma necessidade, automaticamente surgirão outras, por isso, é importante que a empresa diversifique os benefícios, adequando-os de acordo com as necessidades dos funcionários, motivando-os de forma periódica, constante e consistente.

Em suma, a motivação constitui-se como a força motriz da produtividade consistente gerada pelo esforço e suor dos colaboradores. É então importante não esquecer que se deve constituir como uma das grandes responsabilidades das empresas e dos gestores de pessoas a procura de ferramentas que visem a manutenção da motivação dos colaboradores, e isso inclui treino/formação motivacional. Nesse sentido, é importante também, treinar as lideranças para que consigam lidar com suas próprias expectativas e limitações, motivarem-se e ainda administrar as necessidades das pessoas e da empresa, pois só assim se conseguirá alcançar um ambiente organizacional favorável ao alcance de resultados para todos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Quando E Como Motivar Os Colaboradores?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.