Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Gestão e Empreendedorismo Últimos Artigos

Quando E Como Motivar Os Colaboradores?

Em toda e qualquer equipa de colaboradores verifica-se que um dos maiores desafios afetos à sua gestão, imputado normalmente ao líder/chefe, é manter a motivação, quer grupal, quer individual.

motivar colaboradores

Este desafio impõe-se, de forma cada vez mais preponderante, porque na realidade os fatores motivacionais geralmente estão ligados a sentimentos de crescimento individual, que geram automaticamente a sensação de recompensa pelo trabalho realizado, concretizando-se nas mentes dos colaboradores como a existência da possibilidade de obtenção de uma promoção, aumento salarial, aumentando consequentemente a sensação de realização pessoal.

Deste modo, para os líderes é importante ir tomando o pulso diário de todos os seus colaboradores, mantendo-os focados e motivados, sendo para isso necessário conhecê-los de perto, nomeadamente as suas motivações, paixões e perfis, pois assim terão elaborado um padrão de potenciais ações correspondentes aos seus desejos, conseguindo muitas vezes prever com antecedência os momentos em que cada elemento (ou a própria equipa) precisa de ser motivado.

Existem várias formas de motivar os colaboradores, sendo que normalmente o responsável dessa tarefa é sem sombra de dúvida o líder da equipa. Assim sendo, nos momentos em que o líder identifique os sintomas de baixa produtividade, falta de pontualidade, irritabilidade e alheamento nos seus colaboradores, está perante uma situação de desmotivação. O que fazer então para recuperar a motivação da equipa?

  • Estabelecer metas claras mas desafiadoras para cada colaborador, de acordo com as características das suas funções;
  • Recompensar de forma monetária ou com alguma regalia (ex. permitir a saída do trabalho mais cedo do que a hora prevista) os funcionários que apesar de demonstrarem sinais de desmotivação, sempre foram trabalhadores esforçados e dedicados;
  • Sempre que recompensar faça-o em equipa, mesmo que as recompensas sejam individuais;
  • Se tiver que identificar más práticas de um colaborador, faça-o em privado e inicie sempre a conversa pelos pontos positivos;
  • Realizar programas de formação para colaboradores, reembolsando sempre que possível o valor da formação;
  • Propiciar condições físicas, tecnológicas, materiais e psicológicas que permitam aos colaboradores sentirem-se envolvidos e relaxados o suficiente para alcançar as metas globais propostas;
  • Envolver vários departamentos ou até mesmo toda a empresa na obtenção de uma meta específica, fazendo a análise tempos a tempos do seu status;
  • Designar mentores para os novos colaboradores, por forma a fazê-los sentirem-se parte integrante da organização;
  • Reconhecer o crescimento dos funcionários, identificando sempre primeiro os pontos fortes de cada colaborador, e por fim identificando o que não correu tão bem, designando sempre essa parte da conversa por “oportunidades de melhoria”;
  • Incentivar de forma pessoal cada colaborador com recurso a frases motivacionais, ou emails de motivação;
  • Comemorar as conquistas com uma festa/almoço/jantar, a fim de partilhar o sentido de comunhão de esforços.
  • Promover o desenvolvimento das famílias dos colaboradores, oferecendo sempre que possível regalias em termos de cuidados de saúde;
  • Compreender que os colaboradores podem ter dias menos bons porque mesmo estando numa empresa onde os procedimentos ocupam a maior parte do tempo, são pessoas que estão por detrás desses procedimentos e pessoas são falíveis, emocionais e sensíveis;
  • Deixar o colaborador expressar a sua opinião sem ter medo de represálias;
  • Ouvir a opinião do colaborador e se achar o contributo adequado integrá-lo na operação de implementação da ideia sugerida, para que este se sinta parte integrante de toda a cadeia de decisão;
  • Respeitar as 8 horas de trabalho diárias do colaborador, lembrando-o sempre de que este é o horário a cumprir e que, caso tenha que ficar a trabalhar mais tempo, no dia seguinte terá o benefício de poder chegar mais tarde.

Importa notar que as medidas acima descritas são meramente indicativas e que cada líder conhece a sua equipa de forma distinta, pelo que pode perfeitamente adequar às necessidades da sua equipa outro tipo de técnicas/ações de motivação.

É importante ter ainda consciência de que a motivação é uma força de atuação cíclica, isto é, dado o facto de o Homem possuir características de insaciabilidade, é sabido que uma vez satisfeita uma necessidade, automaticamente surgirão outras, por isso, é importante que a empresa diversifique os benefícios, adequando-os de acordo com as necessidades dos funcionários, motivando-os de forma periódica, constante e consistente.

Em suma, a motivação constitui-se como a força motriz da produtividade consistente gerada pelo esforço e suor dos colaboradores. É então importante não esquecer que se deve constituir como uma das grandes responsabilidades das empresas e dos gestores de pessoas a procura de ferramentas que visem a manutenção da motivação dos colaboradores, e isso inclui treino/formação motivacional. Nesse sentido, é importante também, treinar as lideranças para que consigam lidar com suas próprias expectativas e limitações, motivarem-se e ainda administrar as necessidades das pessoas e da empresa, pois só assim se conseguirá alcançar um ambiente organizacional favorável ao alcance de resultados para todos.

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

LER ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo

Quando E Como Motivar Os Colaboradores?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.