Como melhorar a comunicação no local de trabalho

melhorar a comunicação no local de trabalho

Saiba como melhorar a comunicação no local de trabalho

Convide os ruídos, os mal-entendidos e os conflitos a saírem da sua empresa, mas abra as portas de par em par à motivação e à comunicação interna eficiente. Aquela que garante um bom relacionamento entre gestor e colaboradores e entre as próprias equipas entre si.

Melhorar a comunicação no local de trabalho é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Mas não basta querer, é preciso fazer. Não basta comunicar, é preciso comunicar bem. Não basta ser competente, é preciso ouvir, entender o que lhe é transmitido e conversar, passar o que sabe aos seus colaboradores mostrando preocupação e simpatia. E pensar e implementar estratégias que promovam o diálogo salutar entre todos! Continue a ler e saiba como pode contribuir para melhorar a comunicação no local de trabalho.

Instale a cultura do diálogo

1, 2, 3… Partida! Comece a estabelecer a cultura do diálogo na sua empresa hoje mesmo. Como? Simples! Comunicando de forma clara e direta e incentivando os seus colaboradores a fazer o mesmo. Falar e ouvir (ainda) é a melhor maneira de evitar ou solucionar problemas e de melhorar a comunicação no local de trabalho.

Partilhe informações sobre a empresa

Para que cada pessoa e cada departamento saiba qual o seu papel individual e de grupo, tem de lhes comunicar os objetivos, visão, missão e valores da empresa, com clareza. Fale individualmente com as pessoas, promova reuniões, use apps, chats, newsletters e outros meios de comunicação interna (sobre os quais falaremos mais adiante), mas não deixe de promover a partilha de valores de forma a alcançar os seus objetivos estratégicos.

Antes de prosseguir com as dicas para melhorar a comunicação no local de trabalho, clique aqui e leia algumas sugestões para melhorar a sua comunicação com as pessoas.

Confirme se as pessoas perceberam bem a mensagem

Como sabe, o processo de comunicação é composto por emissor, mensagem, canal e recetor. E para que a mensagem passe do primeiro ao último, há que contornar o ruído, capaz de distorcer a informação, não é verdade? Mas será que sabe que, segundo Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, os ruídos de comunicação são responsáveis por 60% dos problemas corporativos? Ora, para melhorar a comunicação no local de trabalho, aplique este princípio simples na comunicação na sua empresa e evite que as pessoas entendam mal uma mensagem. Seja por que motivo for, seja de que tipo for, o ruído pode levar a problemas na interpretação de uma mensagem que por sua vez levam a falhas de comunicação que podem resultar em erros. Por isso, depois de passar uma informação, confirme se ela foi compreendida corretamente e, caso não tenha sido, reforce a ideia e esclareça os seus colaboradores.

Saiba ouvir

Ainda sobre o processo de comunicação, também não é novidade para si que a mensagem, mesmo que não passe por um canal com ruído, só é compreendida se o emissor estiver alinhado com o recetor, correto? Nesse sentido, comunicar é falar, mas também ouvir, principalmente para perceber o discurso do interlocutor e conseguir expressar-se corretamente, adequando-lhe a mensagem de forma a que não hajam falhas nem mal-entendidos.

Dê e receba feedback

Além de ser importante para um bom ambiente na sua empresa, com pessoas satisfeitas e motivadas, dar feedback aos colaboradores sobre o seu trabalho, é fundamental para elogiar, agradecer e melhorar procedimentos. Mas não basta dar feedback, tem de fazer por recebê-lo também, ouvindo as opiniões dos seus colaboradores sobre os processos de trabalho em que estão envolvidos. Se implementar o feedback sistemático, consegue melhorar a comunicação no local de trabalho porque está a identificar fácil e rapidamente o que está a correr bem e ajustar o que precisa de melhorar.

Promova momentos de convívio

Os momentos de convívio dentro e fora do horário de expediente são importantes para os trabalhadores interagirem, descontraírem e fortalecerem relacionamentos, enriquecendo assim o ambiente no escritório e até eliminando boatos que podem gerar problemas e que em nada contribuem para melhorar a comunicação no local de trabalho.

Como enfrentar problemas com colegas de trabalho? Clique aqui!

Adote canais internos de comunicação

Se a sua empresa possui muitos colaboradores e/ou colaboradores em diferentes pontos, é mais fácil perder-se uma informação, distorcer-se uma diretriz, difundir-se um boato ou simplesmente entrar-se num “diz que disse” que só pode trazer maus resultados! Para evitar essa falta de comunicação, há que usar alguns canais de comunicação internos oficiais da empresa. Garantir que público interno esteja bem informado sobre tudo que acontece na empresa é a melhor forma de evitar especulações e, consequentemente, diminuir a produtividade. Por isso, use alguns ou mesmo todos os meios que tem à sua disposição, entre os quais:

  • Jornal ou revista corporativa – publicação impressa que é distribuída a todos os colaboradores periodicamente e às vezes até a fornecedores, clientes e outros parceiros.
  • Newsletter – publicação semelhante ao jornal da empresa, mas enviada via email.
  • Jornal de mural – espaço reservado à afixação de informações, comunicados, cartazes e outros materiais impressos, incluindo edições dos jornais corporativos, para conhecimento geral.
  • Cartazes – usados principalmente em campanhas motivacionais, de incentivo a vendas e para divulgação de eventos internos.
  • Intranet – Internet de acesso reservado por login e senha que garante a segurança e a privacidade da comunicação no ambiente empresarial.
  • Social media – grupos fechados em redes sociais também são capazes de melhorar a comunicação no local de trabalho.
  • Eventos, discursos, palestras, seminários… – além de motivarem as equipas, eventos diversos podem ser usados pelo seu departamento de marketing e comunicação para expandir pelos media a notoriedade da empresa.

Aprender a comunicar adequadamente é fundamental para atingir o sucesso profissional e, consequentemente, levar o seu negócio a alcançar a eficácia e rentabilidade. Como as empresas são feitas de pessoas para pessoas, melhorar a comunicação no local de trabalho é essencial para a construção de um clima organizacional harmonioso.

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre qualidade de vida no trabalho.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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