Como melhorar a comunicação no local de trabalho

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saiba como melhorar a comunicação no local de trabalho

Convide os ruídos, os mal-entendidos e os conflitos a saírem da sua empresa, mas abra as portas de par em par à motivação e à comunicação interna eficiente. Aquela que garante um bom relacionamento entre gestor e colaboradores e entre as próprias equipas entre si.

Melhorar a comunicação no local de trabalho é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Mas não basta querer, é preciso fazer. Não basta comunicar, é preciso comunicar bem. Não basta ser competente, é preciso ouvir, entender o que lhe é transmitido e conversar, passar o que sabe aos seus colaboradores mostrando preocupação e simpatia. E pensar e implementar estratégias que promovam o diálogo salutar entre todos! Continue a ler e saiba como pode contribuir para melhorar a comunicação no local de trabalho.

Instale a cultura do diálogo

1, 2, 3… Partida! Comece a estabelecer a cultura do diálogo na sua empresa hoje mesmo. Como? Simples! Comunicando de forma clara e direta e incentivando os seus colaboradores a fazer o mesmo. Falar e ouvir (ainda) é a melhor maneira de evitar ou solucionar problemas e de melhorar a comunicação no local de trabalho.

Partilhe informações sobre a empresa

Para que cada pessoa e cada departamento saiba qual o seu papel individual e de grupo, tem de lhes comunicar os objetivos, visão, missão e valores da empresa, com clareza. Fale individualmente com as pessoas, promova reuniões, use apps, chats, newsletters e outros meios de comunicação interna (sobre os quais falaremos mais adiante), mas não deixe de promover a partilha de valores de forma a alcançar os seus objetivos estratégicos.

Antes de prosseguir com as dicas para melhorar a comunicação no local de trabalho, clique aqui e leia algumas sugestões para melhorar a sua comunicação com as pessoas.

Confirme se as pessoas perceberam bem a mensagem

Como sabe, o processo de comunicação é composto por emissor, mensagem, canal e recetor. E para que a mensagem passe do primeiro ao último, há que contornar o ruído, capaz de distorcer a informação, não é verdade? Mas será que sabe que, segundo Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, os ruídos de comunicação são responsáveis por 60% dos problemas corporativos? Ora, para melhorar a comunicação no local de trabalho, aplique este princípio simples na comunicação na sua empresa e evite que as pessoas entendam mal uma mensagem. Seja por que motivo for, seja de que tipo for, o ruído pode levar a problemas na interpretação de uma mensagem que por sua vez levam a falhas de comunicação que podem resultar em erros. Por isso, depois de passar uma informação, confirme se ela foi compreendida corretamente e, caso não tenha sido, reforce a ideia e esclareça os seus colaboradores.

Saiba ouvir

Ainda sobre o processo de comunicação, também não é novidade para si que a mensagem, mesmo que não passe por um canal com ruído, só é compreendida se o emissor estiver alinhado com o recetor, correto? Nesse sentido, comunicar é falar, mas também ouvir, principalmente para perceber o discurso do interlocutor e conseguir expressar-se corretamente, adequando-lhe a mensagem de forma a que não hajam falhas nem mal-entendidos.

Dê e receba feedback

Além de ser importante para um bom ambiente na sua empresa, com pessoas satisfeitas e motivadas, dar feedback aos colaboradores sobre o seu trabalho, é fundamental para elogiar, agradecer e melhorar procedimentos. Mas não basta dar feedback, tem de fazer por recebê-lo também, ouvindo as opiniões dos seus colaboradores sobre os processos de trabalho em que estão envolvidos. Se implementar o feedback sistemático, consegue melhorar a comunicação no local de trabalho porque está a identificar fácil e rapidamente o que está a correr bem e ajustar o que precisa de melhorar.

Promova momentos de convívio

Os momentos de convívio dentro e fora do horário de expediente são importantes para os trabalhadores interagirem, descontraírem e fortalecerem relacionamentos, enriquecendo assim o ambiente no escritório e até eliminando boatos que podem gerar problemas e que em nada contribuem para melhorar a comunicação no local de trabalho.

Como enfrentar problemas com colegas de trabalho? Clique aqui!

Adote canais internos de comunicação

Se a sua empresa possui muitos colaboradores e/ou colaboradores em diferentes pontos, é mais fácil perder-se uma informação, distorcer-se uma diretriz, difundir-se um boato ou simplesmente entrar-se num “diz que disse” que só pode trazer maus resultados! Para evitar essa falta de comunicação, há que usar alguns canais de comunicação internos oficiais da empresa. Garantir que público interno esteja bem informado sobre tudo que acontece na empresa é a melhor forma de evitar especulações e, consequentemente, diminuir a produtividade. Por isso, use alguns ou mesmo todos os meios que tem à sua disposição, entre os quais:

  • Jornal ou revista corporativa – publicação impressa que é distribuída a todos os colaboradores periodicamente e às vezes até a fornecedores, clientes e outros parceiros.
  • Newsletter – publicação semelhante ao jornal da empresa, mas enviada via email.
  • Jornal de mural – espaço reservado à afixação de informações, comunicados, cartazes e outros materiais impressos, incluindo edições dos jornais corporativos, para conhecimento geral.
  • Cartazes – usados principalmente em campanhas motivacionais, de incentivo a vendas e para divulgação de eventos internos.
  • Intranet – Internet de acesso reservado por login e senha que garante a segurança e a privacidade da comunicação no ambiente empresarial.
  • Social media – grupos fechados em redes sociais também são capazes de melhorar a comunicação no local de trabalho.
  • Eventos, discursos, palestras, seminários… – além de motivarem as equipas, eventos diversos podem ser usados pelo seu departamento de marketing e comunicação para expandir pelos media a notoriedade da empresa.

Aprender a comunicar adequadamente é fundamental para atingir o sucesso profissional e, consequentemente, levar o seu negócio a alcançar a eficácia e rentabilidade. Como as empresas são feitas de pessoas para pessoas, melhorar a comunicação no local de trabalho é essencial para a construção de um clima organizacional harmonioso.

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre qualidade de vida no trabalho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como melhorar a comunicação no local de trabalho

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.