Como Funciona O Processo De Inovação?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Inicialmente, antes de entendermos o processo de inovação, é necessário compreendermos o que é inovação. Etimologicamente inovação é uma palavra derivada do latim innovatio e refere-se a uma ideia, método ou objeto criado e que pouco se parece com padrões anteriores.

Inovar não consiste em deitar e esperar que uma ideia milagrosa surja e que esta o guie ao sucesso. Inovar começa pelo problema, que é a base da inovação. Por meio do problema é que conseguirá enxergar e reconhecer uma inovação que poderá lhe levar ao sucesso. Para tanto, é necessário, primeiramente, analisar crítica e intimamente o problema, buscando estuda-lo exaustivamente até sentir-se íntimo dele. Este o primeiro passo no processo de inovação. Após ter certeza que já sabe tudo sobre o problema, siga para o próximo passo do processo de inovação, que é justamente encontrar a solução para o problema estudado.

inovacao1

Nossa sociedade está repleta de problemas em todas as esferas, desde áreas básicas, como as de saneamento básico, até as áreas mais modernas da engenharia.

O processo de encontrar uma solução para um problema é o mais lento e o mais importante. Pessoas que não sofrem com o problema, normalmente possuem maior dificuldade em entende-lo. No entanto, após compreende-lo será mais fácil chegar a uma solução.

Achar a solução para o problema não é a última etapa do processo, visto que, uma vez que encontrada, é necessário validá-la. Para concluir esta etapa, é então necessário colocar em prática seu problema, em um ambiente controlado e com uma supervisão criteriosa e detalhista.

Após conhecer o problema, apresentar uma solução e validá-la, o próximo passo do processo da inovação é levar a solução para o mercado. E isso vai além do marketing e publicidade, mas de saber como apresentar a ideia para o mercado. Lembre-se que por mais que uma ideia seja excelente para a resolução de um problema, ela pode não ser bem aceita pelos usuários, caso sua inserção e apresentação não sejam adequadas.

inovacao2

Um bom exemplo de solução que foi validada, mas que não soube se vender no mercado foi a Startup Addieu, de Brian Pappa, que morreu em 2011. A startup oferecia um app que dava “adeus” aos cartões de visitas, criando uma agenda de contatos que possibilitava integração com as diversas redes sociais acrescidas de algumas facilidades de uso, tais como conexão e inclusão de contatos via bluetooth. Embora tivesse uma solução interessante para o problema, o projeto não havia sido validado de forma correta e a falta de conhecimento do mercado, prejudicou o marketing do produto.

Outro exemplo, é o do CEO Niclaus Mewes, um dos fundadores do mytaxi (o primeiro aplicativo de taxi do mundo). Lançado em 2009, inicialmente ele precisou validar a solução de sua ideia em um ambiente controlado, uma pequena cidade, com 200.000 habitantes e cerca de 1.500 taxistas. Ao final da validação da solução, Mewes tinha um produto muito diferente do que havia planejado. Nem tudo que pensamos ser a melhor opção é o que realmente funciona na prática. Com a validação foi possível verificar como os usuários realmente usavam o aplicativo, o que funcionava, o que não funcionava e o que precisava ser implementado.

Por fim, para fecharmos o ciclo da inovação, após conhecermos o problema, propormos a solução, validarmos e inseri-la no mercado, é preciso manter a solução funcional e estável. Nenhuma solução chega ao mercado pronta e imutável. É notório que uma vez em uso, o produto comece a se transformar e evoluir com o tempo. É a experiência do usuário que vai indicar o que permanece na solução, o que deve sair e o que precisa ser melhorado. Para isso, a empresa inovadora precisa ter uma equipe pronta para implementar as novas mudanças e infraestrutura necessárias para manter a solução funcionando.

O processo de inovação é um caminho lento e difícil de ser trilhado, mas é a única maneira de se resolver um problema de forma eficiente. Inovar é desenvolver ideias inéditas e transformá-las em soluções duradouras e satisfatórias.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como Funciona O Processo De Inovação?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.