Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Como Fazer Uma Campanha De Marketing Bem Sucedida

Etapas imprescindíveis como fazer uma campanha de marketing bem sucedidaz

Produção de uma campanha de sucesso

Como uma campanha de marketing deve conter uma mensagem bem direcionada que atinga e seja entendida pelo público-alvo da empresa, levando-o a realizar uma ação (normalmente a compra), é necessário que antes de lançar essa campanha faça uma pesquisa prévia sobre o seu mercado, produto e público consumidor para que seja possível definir toda a estratégia de marketing. E obter resultados positivos!

Para o ajudarmos a organizar, definir e elaborar a sua próxima mensagem promocional, seguem algumas etapas a não saltar na produção de uma campanha. Aproveite-as!

campanha de marketing

1. Descubra qual é o seu público-alvo
Antes de tudo, defina o público-alvo a quem se destina a campanha. Para isso convém que conheça os atuais e potenciais consumidores ou utilizadores do seu produto ou serviço. Depois de saber a quem se deve dirigir, faça uma pesquisa em torno das necessidades dessas pessoas, definindo as principais potencialidades daquilo que está a promover e como é que isso vai despertar o interesse dos consumidores.
Se está a promover, por exemplo, calçado desportivo e exibe imagens de pessoas sentadas no sofá, não vai conseguir atrair muitos clientes. É por isso que além do óbvio (neste caso, as pessoas que fazem desporto) deve averiguar outras necessidades do seu mercado alvo. Quem são essas pessoas? Pessoas sem tempo para apertar atacadores? Adultos, jovens, séniores? Qual o perfil destas pessoas? Desportistas de fim de semana? Atletas? São lideres de opinião? Tudo isto deve ser pesquisado antes de se lançar uma campanha.

2. Defina o seu mercado e produto/serviço
É necessário que defina também o seu mercado e produto/serviço para obter resultados. No caso do calçado desportivo, pode atuar no mercado do desporto com um único produto, um novo par de ténis, por exemplo. Mas também pode entrar no mercado da moda com uma linha de calçado desportivo mais glamoroso. Com isto conseguirá definir quais são os melhores meios para anunciar a sua campanha: email, redes sociais, sites noticiosos, jornais, revistas, rádio, televisão…

3. Analise outras campanhas
Antes de lançar a sua campanha, veja tantos anúncios quantos conseguir. Visione anúncios de televisão, veja os anúncios da internet e em outdoors e perceba o que lhe chama a atenção e que qualidades têm os anúncios que mais o atraem. Depois de chegar a algumas conclusões, insira-as na sua própria campanha.

4. Analise a concorrência
Já sabe que antes de lançar a campanha deve dar uma vista de olhos pela concorrência direta e indireta. Perceber quais os principais rivais do mercado em que se insere, quantos são e o que têm para oferecer, que necessidades satisfazem que a sua empresa não tem para oferecer. No fundo, veja o que estão a vender e como estão a vender. Compare com os seus próprios métodos e no fim dê relevo aos itens que fazem com que a sua empresa se possa apresentar como única, inovadora ou simplesmente diferente. A sua proposta deve conter valor para o seu público-alvo.
Se ainda não a fez, este é o melhor momento para realizar uma análise SWOT, que inclui quatro pontos essenciais:
Strengths (Forças) = O que a sua empresa faz bem, o que lhe acrescenta valor em comparação com a concorrência.
Weaknesses (Fraquezas) = Os pontos fracos da sua empresa, marca ou produto/serviço, ou seja, o que deve melhorar.
Opportunities (Oportunidades) = condições exteriores à sua empresa que beneficiam a sua atuação no mercado.
Threats (Ameaças) = condições externas à sua empresa que prejudicam a sua atuação no mercado.

5. Decida que campanha quer criar
Agora já tem toda a informação que precisa para decidir se quer um anúncio simples (cartaz, flyer, banner, etc.) ou um anúncio mais complexo (Internet, TV, rádio). É claro que a disponibilidade financeira pode ditar o tipo de anúncio mas isso não significa que não avalie todas as possibilidades, tendo em conta que seja qual for o tipo de campanha, seja um simples flyer de tamanho A3 ou um anúncio de TV, deve estar adequada ao seu negócio. Por exemplo, se os ténis que está a promover são para adolescentes, envolva algo que esteja na moda. Se são para crianças, faça um anúncio alegre e colorido. Se for em áudio, utilize recursos chamativos, como uma voz engraçada, efeitos sonoros, etc. Repetimos: certifique-se de que a campanha é adequada ao público que quer atingir.

6. Determine objetivos
É fundamental definir o que pretende atingir com a campanha, quais os seus principais objetivos: angariação de novos clientes? Maior fidelização dos clientes já existentes? Aumento das vendas? Escoamento de um produto? As hipóteses são várias.
É importante que estes objetivos sejam possíveis de atingir. A criatividade é muito produtiva, sim, mas nem todas as ideias podem ser efetivamente concretizadas. Assim, deve adequar os seus objetivos aos recursos da sua empresa.

7. Desenvolva o conteúdo da sua mensagem
Agora que já tem na sua mão as informações necessárias para elaborar o conteúdo da campanha, reuna com a sua equipa e pense nos textos, estrutura e formato da mensagem. É importante que façam marketing de conteúdo. A mensagem deve ser adequada ao público-alvo selecionado, e nesse sentido o trabalho não é fácil porque cada tipo de público tem gostos diferentes, preferências distintas, hábitos que os individualizam e necessidades que estão de acordo com as suas vivências, por isso, é importante que dê enfase a todos estes conteúdos na mensagem da campanha.
Não se esqueça que há sempre uma informação que é a principal, dê-lhe destaque. É a ideia, o foco à volta do qual gira toda a campanha de marketing, aquele ponto em que o produto ou serviço mais se destaca. Invista num título ou destaque curto, direto, objetivo e relevante. Diga logo o que tem a dizer! Afinal, este é o primeiro elemento que o leitor vê. Aquela primeira linha, aquele primeiro som que o faz entrar em contacto com o produto/serviço da sua empresa.
Depois de decidida a ideia, é necessário redigir e criar a campanha de forma clara e apelativa. Escolha as palavras e as imagens certas, tendo em conta que a mente humana precisa de apenas três segundos para mostrar interesse por um assunto. Juntas, as palavras e as imagens, devem levar a uma ação por parte do consumidor. Se levarem, ótimo, atingiu os objetivos e a campanha foi eficaz. Se não levarem, é pior, a campanha não foi eficaz e gastou tempo e dinheiro sem obter resultados.
A par, deve humanizar o conteúdo. Se utilizar mailing para o envio da campanha, por exemplo, evite envios robotizados e impessoais. Ao invés, trate as pessoas pelo nome, mostre que sua empresa oferece um tratamento personalizado, exatamente aquilo que o consumidor procura!
Para melhorar a estratégia a nível de conteúdo pode utilizar ainda o senso de urgência com termos como “agora”, “hoje” ou “já”. O objetivo é fazer com que as pessoas cliquem em links, entrem na loja, agendem uma ida às compras para mais logo…
E se tiver hipótese e espaço, ofereça informações que interessem ao seu consumidor e junte-as à sua campanha. Dê algo mais. No caso do calçado desportivo, por exemplo, pode complementar a oferta dos ténis com dicas de como combiná-los com peças de vestuário ou dar a possibilidade de descarregar um ebook ou filme da sua empresa sobre como se manter em forma.

8. Desenvolver o orçamento
Tenha consciência de quanto pode e quer gastar com a campanha. Determine o orçamento total da campanha para a gerir melhor e analise o que está a correr bem e o que está a fugir aos seus objetivos e expetativas. Deste modo pode parar e recomeçar com novo orçamento: investindo mais no que está a correr bem.
É igualmente importante no orçamento que tenha conhecimento do poder de compra do seu público-alvo e que consiga quantificar o consumo do que está a promover. Se possível, faça uma estimativa do retorno do que irá conseguir alcançar com a campanha.
Como é evidente, para garantir uma campanha de marketing de sucesso, é importante que o que a empresa alcançar de lucro seja superior ao que foi gasto na campanha.

9. Escolher os meios de comunicação
Há várias formas para promover o seu serviço ou produto: TV, jornais, revistas, flyers, publicidade online, mupis, outdoors, mailing, newsletter, etc. O importante é decidir quais os meios que melhor se adequam à sua campanha, à imagem da sua empresa e ao produto/serviço que se quer promover. A escolha torna-se mais fácil se já tiver concluído todos os passos anteriores, pois já sabe quais os objetivos da campanha, quem é que se pretende atingir, como está a agir a concorrência, para além de também já possuir uma planificação do que pode gastar com a campanha e qual o retorno financeiro pretendido.

9. Determinar a eficácia da campanha
Depois de todas estas etapas estarem concluidas, deve defenir o plano promocional por escrito. Este documento deve incluir a análise da situação, os prazos para a integração efetiva dos elementos promocionais com elementos do marketing MIX e determinar a forma de medir a eficácia da campanha depois de implementada.
Se possível tenha também um registo diário com todos os relatórios da sua campanha de forma a poder alterar ou complementar o rumo do plano, se entender necessário. Se monitorizar a campanha desde o início – de forma a corrigir ou melhorar aspetos ao longo do tempo – consegue atingir o objetivo definido. O importante é escolher um método que avalie de forma correta os resultados da campanha.

10. Acompanhe os resultados
Monitorize a sua campanha do primeiro ao último dia. É essencial avaliar o que correu bem e o que correu menos bem, o que pode melhorar, o que deve eliminar, o que tem de manter, etc. Se não o conseguir fazer sozinho, recorra a ferramentas para medir a performance das campanhas (Google Analytics, por exemplo) ou a empresas de serviços de marketing. Os dados que vai recolher são fundamentais para a tomada de decisões no futuro.

E agora, na posse dos principais passos rumo a uma campanha de sucesso, reúna a sua equipa, trace uma estratégia eficiente de divulgação e obtenha resultados incríveis.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever".

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

cPanel - O Guia Definitivo

Explore o poder do cPanel com nosso guia definitivo! Descubra como esta ferramenta intuitiva pode transformar a gestão do seu alojamento web, simplificando tarefas complexas e melhorando a eficiência. Ideal para PMEs e qualquer utilizador.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Como Fazer Uma Campanha De Marketing Bem Sucedida
Todos os recursos que os emails e o site da sua empresa precisam para ter sucesso.
Criar Site
Criar Site
Criamos o seu site numa poderosa ferramenta de vendas! Criar Sites Saiba mais!
customize

Procura uma solução personalizada? Descubra como podemos potenciar o seu negócio online.

Descubra os serviços que prestamos para as PME portuguesas. Transforme a sua presença online com os nossos serviços especializados!

Proteja o Seu Website WordPress com a Nossa Manutenção Especializada

pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.