Como fazer um site responsivo?2h>
Com a difusão de equipamentos com ligação à Internet, hoje acedemos a sites através de laptops, tablets, netbooks, telemóveis, desktops, televisores e até consolas de jogos. Mas será que são corretamente visualizados em todos os tamanhos de ecrãs?
Porque seria extremamente dispendioso e moroso desenvolver e manter múltiplas versões de um mesmo site para cada uma das variações de tamanho e resolução de ecrã disponíveis no mercado, surgiu uma nova abordagem à programação e desenvolvimento web denominada Responsive Web Design, também conhecida como HTML 5 Frameless. E veio preparada para ajudar! Por outras palavras ela é a melhor forma de aceder a todos os conteúdos e ter uma ótima experiência de navegação, independentemente do suporte e do tamanho do ecrã. Excelente para angariar mais clientes. Perfeita para proporcionar mais vendas.
O que é o Responsive Web Design?
O Responsive Web Design é uma solução que possibilita programar um site de forma a que os elementos que o compõem se adaptem automaticamente à dimensão física (largura e altura) e resolução do dispositivo no qual o site está a ser visualizado. Como o nome indica, é a forma de construir um site de modo a que este responda ao equipamento onde está a ser consultado: desktop, um laptop, um tablet ou smartphone. No fundo é aquilo que precisa de ter no seu site empresarial para que seja visto de forma correta em todos os dispositivos que os seus clientes possam usar. Se o seu site ainda desconhece estas técnicas, apresse-se! Nunca é tarde para melhorar a experiência de navegação dos seus clientes. Construa ou adapte um único site para todos os meios e tipos de acesso que os visitantes possam utilizar de forma a atingir o seu público-alvo onde quer que ele esteja.
O que acontece nos sites que usam Responsive Web Design?
Os sites que usam Responsive Web Design utilizam as grelhas fluídas e as media queries onde todos os elementos do site são dimensionados proporcionalmente em percentagem em detrimento do pixel, que é uma unidade de medida fixa. Desta forma, com Responsive Web Design deixa também de ser necessário criar uma solução específica para cada terminal, de acordo com o sistema operativo, por exemplo, iOS, Android, Mac OS, Windows ou Windows Mobile.
Quais as vantagens dum site responsivo?
A principal vantagem do Responsive Web Design é uma visualização e navegação correta de acordo com o equipamento e respetivo ecrã. Além deste benefício, evita a duplicação de manutenção de conteúdos permitindo assim que o site não seja prejudicado na posição nos motores de pesquisa. O Responsive Web Design opera com um único domínio para qualquer terminal, evita redireccionamentos do endereço e o site fica mais leve para o smartphone, por exemplo.
O que ter em conta antes de começar?
Quando decidir avançar para uma solução Responsive Web Design, leve em linha de conta alguns aspetos, nomeadamente os prazos para a implementação do site e o orçamento disponível, já que a utilização destas práticas obriga a um maior investimento no desenho e na produção pois o layout terá de ser pensado de forma a ficar adaptado ao tamanho do ecrã do dispositivo usado pelo utilizador. Já lá vai o tempo em que os web designers tinham de fazer um site específico para cada dispositivo.
Hoje um único site adapta-se ao dispositivo escolhido pelo utilizador graças à possibilidade de redimensionar automaticamente as imagens sem sobrecarregar a transferência de dados. Claro que terá de simplificar elementos no ecrã para dispositivos móveis, onde o utilizador normalmente tem menos tempo para ler e também ocultar elementos desnecessários nos dispositivos mais pequenos. Terá ainda de adaptar o tamanho de botões e links para interfaces touch, ou seja, onde o rato é substituído pelo dedo do utilizador. Ao mesmo tempo pode utilizar de forma inteligente recursos mobile como localização e mudança na orientação do dispositivo (horizontal ou vertical). Assim, se estiver a visualizar o site num ecrã de televisão, num computador, num tablet ou num telemóvel verificará que o layout do site se adapta automaticamente à dimensão e resolução do ecrã, tornando muito mais fácil e cómoda a visualização dos seus conteúdos. As páginas carregam muito mais depressa, as imagens são apresentadas com uma resolução adequada à velocidade de acesso à Internet do dispositivo utilizado e os textos são muito mais fáceis de ler.
Sugestões para implementar com sucesso o Responsive Web Design no seu site
- Utilize media queries para redimensionar o layout para qualquer tamanho de ecrã. Mas, atenção, isso não basta para transformar o site da sua empresa num site capaz de responder a vários tamanhos.
- Utilize layouts fluídos que se adaptem a qualquer tamanho de ecrã. Não deve desenhar um layout para cada tipo de equipamento (smartphones, tablets, computadores), deve usar o mesmo e mantê-lo fluído, para o caso de aparecer no mercado um novo dispositivo com um tamanho de ecrã diferente de todos os outros.
- Crie as grelhas do site baseadas no conteúdo do site. As grelhas que existem não vão ao encontro do que o site quer transmitir ao visitante porque são feitas para diferentes tipos de conteúdo.
- Comece com o tamanho mais pequeno, utilizando as media queries para ajustar os elementos. Aconselhamos a começar com uma coluna para os smartphones e ir aumentando o tamanho do layout para ecrãs maiores.
- Utilize as bibliotecas de JavaScript para as media queries de forma a dar suporte aos browsers mais antigos. Ao começar do tamanho mais pequeno para o maior os browsers dos computadores precisam de lidar com as media queries e por isso é necessário garantir que os browsers mais antigos funcionam, utilizando estas bibliotecas.
- Desenhe os seus componentes no browser. Não utilize o Photoshop/Fireworks porque é praticamente impossível desenhar um layout fluído no Photoshop.
- Redimensione as imagens usando a propriedade img. Para imagens muito grandes deve usar um plugin de Javascript como o Responsive Images que permite fazer apenas o download das imagens para o dispositivo que está a utilizar. Ou seja, se estiver a aceder ao site de um smartphone, só faz o download das imagens utilizadas para esse layout permitindo desta forma poupar no tráfego de informação.
- Carregue o conteúdo principal em primeiro lugar e só a seguir os dados complementares (recorrendo ao JavaScript).
No final do processo, teste e delicie-se com os resultados. Mas lembre-se que, apesar do esforço, haverá sempre visitantes que não vão conseguir aceder ao site na perfeição ou porque têm browsers demasiado antigos ou porque têm o JavaScript desativado. No entanto, este tipo de utilizadores é cada vez mais raro. E os outros estão perfeitamente satisfeitos. Vamos a isso!
Uma resposta
Bem legal o artigo ! Congrats !