Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Internet e Ecommerce Últimos Artigos

Como fazer um site… em apenas 6 etapas

Saiba como fazer um site… em apenas 6 etapas!

Vai abrir uma empresa e precisa de fazer um site? O seu negócio já existe há algum tempo, mas não tem visibilidade online? Possui uma página empresarial no Facebook, mas percebeu que infelizmente isso não chega para conquistar novos clientes na Internet? Seja qual for o motivo que o impele a contruir o seu próprio site e poupar algum dinheiro em recursos humanos e técnicos, temos uma boa notícia! Existem vários sitebuilders ou plataformas faça você mesmo que lhe permitem criar um site de forma fácil, rápida e eficaz. E na posse desta informação, caro leitor, resta-lhe seguir as nossas 6 etapas e construir um site para a sua empresa capaz de conquistar leads e gerar vendas!

Etapa 1 – Pesquisar pela melhor plataforma para fazer um site

O primeiro passo é no sentido de procurar pela melhor plataforma para fazer um site. Numa simples pesquisa na Internet pode receber várias soluções, pelo que o ideal é considerar os prós e contras de todas elas antes de se decidir, sim? Repare que se até há uns tempos, a maioria dos sites era construída utilizando HTML, CSS e até mesmo Flash, hoje em dia, como esses códigos são complicados para um leigo na matéria, existem várias soluções mais simples, baseadas em sistemas de gestão de conteúdo (CMS) como o WordPress que facilitam a criação de um site.

Um CMS é um sistema de gestão de conteúdo amigável para construção e gestão de sites que não exige conhecimentos de programação nem de web design. Desta forma, é possível fazer um site num par de horas, até porque um CMS costuma disponibilizar uma série de templates e funcionalidades que basta escolher e adicionar ao projeto.

Se procura por um CMS para criação de sites, clique aqui!

Etapa 2 – Registar o domínio

E agora que escolheu uma plataforma para construir o seu site, escolha o domínio, tendo em conta que domínio é o endereço que o utilizador vê no browser quando chega ao seu site. Por exemplo: www.fazeromeusite.pt.

O processo para registar o domínio é simples, mas vai precisar de escolher entre domínio nacional (.pt) ou internacional (.com); escolher um nome que ainda não tenha sido registado (de preferência um nome simples e fácil de memorizar) e depois recorrer a uma empresa que venda domínios, para o adquirir e registar (existe a possibilidade de registar um domínio de forma gratuita, mas não aconselhamos).

Etapa 3 – Selecionar um serviço de alojamento

E agora que tem o seu domínio, procure por um serviço de alojamento – porque não junto da empresa que lhe vendou o domínio? – para ter um local onde guardar todos os ficheiros do seu site, deixando-os acessíveis a qualquer utilizador (sejam textos, fotografias, imagens ou vídeos, sejam ficheiros HTML, PHP, JavaScript, CSS, etc).

Este serviço de alojamento normalmente é adjudicado a empresas provedoras de alojamento de sites que, regra geral, fornecem um espaço nos seus servidores para que os clientes possam ter um site acessível 24 sob 24h.

Escolha um dos nossos planos de alojamento de sites com painel de controlo!

Usufrua de múltiplas opções, organizadas por categorias de funcionalidades necessárias na gestão do alojamento web: domínios, emails, ficheiros, bases de dados, programação, estatísticas, segurança…

Dê ao site da sua empresa, a melhor morada na web!

Etapa 4 – Escolher o template

E agora sim, vamos à etapa mais divertida! Escolher o template do seu site! Em primeiro lugar, dê preferência a um design responsivo que se adapte automaticamente ao tamanho do ecrã do equipamento do utilizador. Em segundo lugar, já que decidiu fazer você mesmo um site, prefira um dos templates disponíveis no construtor de sites. Isso vai facilitar-lhe a vida! E não se preocupe porque apesar da personalização não ser a 100% (outra empresa pode escolher o mesmo template), existem milhares de imagens à escolha no WordPress (e noutras plataformas) com um design profissional e com alta qualidade, de modo que o difícil vai ser selecionar o template que melhor se adapta ao seu negócio e cujas características são mais compatíveis com o perfil e com as necessidades do seu site!

Na pme.pt temos até 350 templates responsivos à escolha! Consulte o nosso serviço de criação de sites!

Etapa 5 – Criar conteúdo e editar imagens

E agora que tem o template escolhido, é hora de começar a produzir o conteúdo para o seu site. De preferência conteúdo relevante e de leitura fácil, capaz de atrair o seu público-alvo. E otimize todos os textos com SEO (Search Engine Optimization) para que o Google ou outro motor de pesquisa, possa entendê-los e listá-los nos resultados de pesquisa dos utilizadores. Assim, entre outras dicas, não se esqueça de incluir a keyword ou palavra-chave principal no título de cada texto; dar a indicação da headline para HTML em todos os título e subtítulos; escolher um URL curto e objetivo para cada página e incluir a palavra-chave principal e preencher sempre os campos de SEO para o title e meta description da página/conteúdo, pois é essa a informação que irá aparecer no Google quando alguém pesquisar por esse assunto.

Editar imagens. Ao fazer um site, é possível que queira adicionar diferentes imagens, mas é importante ter em atenção os direitos de autor e usar sempre imagens com qualidade e definição que baste, que atraiam visitantes e que de alguma forma os ajudem a melhor compreender os conteúdos do seu site. E lembre-se de adotar um estilo que passe consistência ao seu site, ou seja, com fotos e/ou ilustrações que combinem entre si.

Etapa 6 – Adicionar novas páginas

Escusado será dizer que na criação de sites, para colocar o seu conteúdo, incluindo imagens, terá de ir adicionando novas páginas. O processo é simples! Independentemente da plataforma que escolher, seguramente que basta procurar na barra lateral do painel de controlo a indicação “adicionar nova página”. E se tem dúvidas em relação ao número e aos temas das diferentes páginas de um site, saiba que a maioria dos projetos apresenta uma home page ou página inicial mais genérica e atrativa que todas as outras e depois a página sobre a empresa (quem somos), a página sobre os produtos/serviços que vende, a página com o portfólio, casos de sucesso ou principais clientes e a página de contactos. Este modelo costuma funcionar bem, mas na hora de decidir a quantidade e os temas das páginas de um site, o que mais importa é o tipo de negócio e o diferencial face à concorrência.

E agora, sim… Parabéns, o seu site está online!

Precisa dum sitebuilder para criar você mesmo o site da sua empresa? Use a nossa ferramenta drag and drop com 350 templates responsivos!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

LER ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo

Como fazer um site… em apenas 6 etapas

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.