Como Fazer Um Podcast De Sucesso

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O podcast é uma alternativa de marketing de conteúdo a levar em linha de conta para chegar a determinado público-alvo. Se bem pensado e melhor implementado, pode atingir as pessoas certas num determinado segmento de mercado, destacar uma empresa e permitir a interação com os consumidores.

Antes de mais, para quem não está familiarizado com o tema, podcast é um ficheiro áudio, distribuído através da Internet. É uma poderosa ferramenta estratégica em diversas áreas precisamente porque pode ter várias aplicações e pode ser subscrita através de RSS (Really Simple Sindication) feeds.

Genericamente a palavra podcast nasce da união de iPod e broadcast, associando a música com a transmissão à distância. O podcast pode ser usado sempre que pretende publicar uma informação em áudio, como por exemplo uma explicação do funcionamento de um produto ou serviço, uma aula, uma palestra ou qualquer outro conteúdo elaborado através de gravadores portáteis ou por software de edição de som, diretamente no computador. Sendo assim muito útil na promoção de uma empresa, produto ou serviço!

podcast

Como publicar um podcast

Para publicar um podcast na Internet basta anexar o arquivo (mp3 ou WMV) na pasta que desejar. O serviço usado irá identificar automaticamente que se trata de um arquivo de áudio e, ao exibir o arquivo na página, aparece um player que permite ao utilizador ouvir o conteúdo instantaneamente, sem qualquer necessidade de instalação. Simples, rápido e eficaz!

Vantagens do Podcast

  • Excelente em contexto educativo
  • Facilidade de acesso em várias plataformas
  • Aprendizagem diferenciada – cada utilizador pode aceder de acordo com as suas necessidades e ritmo
  • Acréscimo da motivação e consequentemente melhoria da aquisição de conhecimentos

Saiba como fazer um podcast de sucesso

Agora que já percebeu que o podcast tem potencial no marketing da sua empresa, saiba como produzi-lo de forma a que seja bem sucedido.

1. Defina o objetivo do podcast

Antes de gravar, deverá definir o tipo e objetivo do podcast. Por exemplo, se vai ser expositivo, informativo, publicitário, etc.

2. Defina o seu público-alvo

Deve definir também o público-alvo do podcast: sexo, idade, formação, interesses, etc. Pense exatamente na informação que os ouvintes realmente querem ouvir. É essa que deve gravar!

3. Defina a duração do podcast

Defina ainda a duração do podcast, ou seja, se vai produzir um áudio pequeno, médio ou longo.

4. Defina o estilo do podcast

E defina o estilo, se formal se informal.

5. Escolha o software de edição de som

A seguir deve escolher o software de edição para a produção do podcast. Use um serviço de gestão de podcasts.

6. Publique na Internet

Depois, é hora de publicar o podcast na Internet!

7. Faça a subscrição e reprodução

Após a publicação, faça a subscrição e reprodução do podcast, por exemplo recorrendo ao iTunes, que permite explorar e organizar as músicas

8. Promova o Podcast

E agora é só promover o seu podcast! Se não o fizer não vai conseguir angariar ouvintes. Faça uma divulgação através do seu site, email marketing ou páginas de redes sociais, como Twitter, Facebook, YouTube, etc. 

9. Faça atualizações periódicas

Tal como na rádio, também os ouvintes de podcast esperam novidades com regularidade. Se não há novos capítulos, perde-se a audiência. Perdem-se os leads e perdem-se as hipóteses de fechar vendas.

10. Seja paciente

Nada de pressas! Demora algum tempo para que um podcast ganhe força e obtenha sucesso. De resto, mesmo que não atinja muitas pessoas o importante aqui é que atinja as pessoas corretas. Tenha isso em mente!

E agora trate de pôr o seu marketing a explorar as potencialidades do podcast na promoção da sua empresa. Boa sorte!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como Fazer Um Podcast De Sucesso

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.