Como fazer um logotipo para a sua empresa

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Saiba como fazer um logotipo para a sua empresa

Se anda há vários dias a gatafunhar uns rabiscos num caderno, mas ainda não conseguiu uma ideia satisfatória para o seu logo, é capaz de valer a pena ler este artigo que lhe vai mostrar em poucos passos, como fazer um bom logotipo para a sua empresa.

Um logotipo é uma forma de identificar uma marca através de uma representação visual que inclua símbolos e palavras. E por não ser a tarefa mais fácil do mundo, por assim dizer, muitos empresários procuram dicas sobre como fazer um bom logotipo para chegarem ao desenho ideal para os seus negócios. É sobre essas dicas que este texto se debruça. São poucas, mas boas sugestões para criar um logotipo capaz de identificar o produto ou serviço que vende, de forma atrativa e clara. E de forma a que os consumidores consigam identificá-lo com a sua marca, memorizá-lo e recordá-lo sempre que o veem. Este trabalho leva o seu tempo, pois fazer um logo é bem diferente do que fazer o logo ideal para o seu negócio, mas vale a pena o investimento em tempo e dinheiro porque o resultado será um logotipo bonito, eficiente e durável, capaz de compensar o investimento já nos primeiros tempos de utilização!

Dicas para fazer um bom logotipo

1. Pesquise

A primeira dica sobre como fazer um bom logotipo vai para a pesquisa. Mesmo que já tenha uma ideia para o seu logo, não deixe de pesquisar e procurar por boas referências em logos de sucesso. Não queremos com isso dizer que deva desenhar uma maçã ou um cacho de uvas para conquistar clientes para a compra de artigos que nem sequer são comestíveis. Mas porque não procurar por grafismos de sucesso de marcas líderes de mercado e tentar perceber como e porque é que os seus logos são facilmente reconhecidos? Depois pesquise também a concorrência direta, ou seja, logos de empresas da sua área de atividade e analise os elementos que usam. O ideal aqui não é fazer algo semelhante, mas algo diferente (de preferência melhor) para se diferenciar da concorrência. E por fim, pesquise as tendências a nível de design para criar um logotipo moderno, dentro dos padrões atuais.

2. Determine o seu conceito

Depois de ter uma ideia sobre os logos que funcionam melhor, determine o conceito do seu, ou seja, a ideia que ele deve passar através das formas gráficas e que deve ser conforme ao que vende na sua empresa.

Se pretende saber como fazer um bom logotipo, tome nota do seguinte: a possibilidade de usar em simultâneo, desenhos, ícones, cores, formas e letras permite-lhe passar uma mensagem forte capaz de transmitir os seus valores e qualidades. Fantástico, não é verdade?

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3. Escolha um símbolo

Transforme o seu conceito num símbolo, desenhando à mão vários esboços do logo até chegar à versão final que deseja, e levando em linha de conta os seguintes conselhos:

No desenho do logotipo são necessários conhecimentos técnicos. Por isso, para fazer um logotipo é capaz de precisar da ajuda de um designer experiente. Não hesite em contactar-nos.

3.1 Simplicidade, sempre!

Aconselhamo-lo a criar um logo simples: atraente, funcional, mas objetivo e coerente, sem mensagens subliminares nem conceitos escondidos e sem grandes misturas em termos de cores, formas e letras.

3.2 Prefira a versatilidade

O seu logotipo deve poder ser usado em diferentes materiais e meios de comunicação: offline e online, em cartões-de-visita, envelopes, catálogos, flyers, brindes publicitários, mas também em assinaturas de email, sites, blogs, banners, ebooks, etc.

3.3 Não use muitas cores

Quanto menos cores usar no seu logotipo, melhor, porque as cores impedem uma boa leitura da imagem e ainda por cima encarecem a produção ou impressão do logo. Uma ou duas cores são o suficiente para criar um logotipo, capaz de chamar a atenção dos consumidores. Mas escolha cores que estejam, de alguma forma, relacionadas com a atividade da sua empresa e aproveite para estudar o significado das cores e optar por tons que possam estar ajustados aos interesses e às preferências do seu público-alvo. E, atenção, use as cores que usar, o seu logo deve ser capaz de ser exibido a preto e branco.

Leia também o nosso artigo “A psicologia das cores para empresas”.

3.4 Combine o tipo de letra com o símbolo

Escolher a melhor tipografia para um logo não é uma tarefa complicada se a tentar combinar com o símbolo, ou seja, se tentar fazer com que a letra partilhe as características geométricas do símbolo. Por exemplo, um desenho com ângulos bem marcados, pede um tipo de letra geométrica; um desenho clássico um tipo de letra convencional; um desenho livre, um tipo de letra manual… e por aí fora.

3.5 Verifique o equilíbrio

Ainda nas sugestões sobre como fazer um logotipo, temos a dizer-lhe que para agradar à maioria das pessoas, deve manter o logotipo da sua empresa equilibrado, ou seja, dar aproximadamente o mesmo “espaço” ou importância ao desenho, cores, letras, etc.

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4. Aposte num design fantástico

Agora que tem um bom conceito e um excelente símbolo, será que tem um bom design para o executar? Esta pergunta é pertinente porque para materializar a sua ideia, é necessário encontrar uma pessoa com uma boa dose de criatividade aliada às ferramentas corretas, nomeadamente softwares de imagem para trabalhar com desenhos vetoriais (com excelente definição, fundo transparente, possibilidade de serem reproduzidos em qualquer tamanho sem perder qualidade, etc).

Num mundo que vive e comunica em rede, uma empresa sem logotipo ou com um logotipo amador, é como uma página de rede social sem foto: não tem amigos, não tem atividade.
Se não sabe como fazer um logotipo, confie o seu logo à pme.pt. Temos vários planos ajustados a diferentes necessidades. Entre eles está o pacote que mais lhe convém: descubra-o clicando aqui!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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