Como fazer um ebook capaz de gerar leads

Como fazer um ebook capaz de gerar leads

Todas as empresas procuram por soluções para gerar mais leads, mas nem todas procuram por instruções para fazer um ebook, quando uma coisa, por assim dizer, leva à outra: é que um ebook bem construído é das melhores ferramentas de marketing digital para atrair consumidores, obter conversões e mais tarde, vendas!

Com os consumidores a acederem à Internet por tudo e por nada, fazer um ebook capaz de encantar uma audiência é uma excelente ideia! Uma excelente forma de atrair a atenção de uma audiência para um determinado produto ou serviço através de temas relacionados com a sua área de atuação. Uma excelente moeda de troca para obter mais informações de potenciais clientes!

O que é um ebook?

Ebook é um livro eletrónico ou livro digital que pode ser lido através de um equipamento eletrónico como smartphone, tablet ou computador, de forma mais prática, mais fácil e mais leve do que um livro convencional.

Por isso, e apesar dos ebooks poderem ser comercializado, as empresas costumam oferecê-los para captar leads e educar audiências. Afinal, depois de descobrirem um assunto relevante que possam aprofundar para os seus clientes, só têm de colocarem o documento online, sem os custos de produção e impressão dos livros convencionais! Nesse sentido, os livros eletrónicos são fundamentais numa estratégia de marketing digital e se continuar a ler, vai descobrir como fazer um ebook capaz de gerar leads para a sua empresa!

Quais os principais benefícios de um ebook para uma empresa?

Vamos dar-lhe apenas dois dos grandes benefícios da criação de ebooks na estratégia de marketing digital da sua empresa:

  • Fazer um ebook é algo que aumenta a visibilidade, credibilidade e reputação da sua marca, posicionando a sua empresa como líder de opinião.
  • Fazer um ebook é algo que gera leads e os encaminha em direção à conversão para clientes dentro do funil de vendas.

Apesar de os leads que fazem download de um ebook estarem numa fase de prospeção e não numa fase de decisão de compra, com este tipo de conteúdos a sua empresa consegue recolher dados pessoais de consumidores com potencial interesse no seu produto ou serviço, e depois encetar uma relação com eles, encaminhando-os em direção à compra através das diferentes etapas do funil de vendas.

Por falar em funil de vendas… já escoou o seu?

Como fazer um ebook capaz de gerar leads?

Agora que sabe o que é um ebook e quais os principais benefícios de um ebook para uma empresa, é tempo de arregaçar as mangas e começar a criar livros digitais, de preferência seguindo estas etapas:

Definir os objetivos do ebook

Os objetivos de marketing digital por detrás da elaboração de um ebook devem ser a primeira coisa a definir. E repare que gerar leads não chega! Esse é o objetivo final, sim, mas pelo meio deve descrever as ações que pretende levar a cabo: quantos leads quer gerar? Que dados pessoais pretende recolher desses contactos? Qual a etapa seguinte, para transformar esses leads em clientes?

Escolher o tema do ebook

Agora que definiu os objetivos do ebook, é hora de escolher o tema do ebook. Deve ser um tema atual e adequado aos interesses, gostos e necessidades do seu público-alvo de forma a despertar o interesse de potenciais clientes. O ideal é mesmo perceber – através do estudo da sua persona ou cliente-tipo – a que problemas dos seus clientes pode dar uma resposta e escrever um ebook ou vários ebooks sobre eles.

Desenhar a estrutura do ebook

Antes de começar a escrever o ebook, deve desenhar a estrutura do mesmo para definir os headlines e respetivos conteúdos (por tópicos) que o seu documento vai ter. Isso para facilitar a elaboração dos textos, mas também para criar desde já uma estrutura hierárquica fácil de entender e de consultar pelos seus leitores. Lembre-se de que só com uma estrutura bem definida, consegue fazer um ebook capaz de gerar leads para a sua empresa!

Redigir o ebook

Tudo a postos para começar a escrever? Ótimo! Mas antes, tome nota destas recomendações para não falhar os seus objetivos de marketing digital com este ebook, sim?

  • Como online a leitura é mais dinâmica, o seu ebook deve estar dividido em diferentes secções ou capítulos para atrair leads do princípio ao fim do livro.
  • Deve usar parágrafos curtos, destaques a negrito, subtítulos e bullets points para facilitar a leitura.
  • Deve usar imagens de qualidade que ilustrem o seu conteúdo e facilitem a absorção e compreensão do conteúdo.
  • Deve usar uma linguagem clara e adequada ao seu público-alvo.
  • Deve rever e reescrever o ebook as vezes que forem necessárias para chegar a um resultado final perfeito: um ebook capaz de atrair leads que nem um íman!

Criar o design do ebook

Apesar de já ter os textos e as imagens do ebook, está longe de ter o trabalho terminado. E sabe porquê? Porque falta o design. Efetivamente, o aspeto visual do ebook é muito importante e deve estar alinhado com a identidade visual da sua empresa, com as cores do logotipo, tipos de fontes de letras e imagens usadas noutras comunicações, etc. Também é importante que o design do ebook seja atraente ou, por outras palavras, tenha um layout bonito, mas leve o suficiente para facilitar a leitura.

Divulgar o ebook

Parabéns! O seu ebook está espetacular! Agora é só divulgá-lo! Como? Pois bem, tendo em conta que um ebook é uma espécie de mimo que dá aos utilizadores em troca do preenchimento de um formulário para captar emails, por exemplo, pode disponibilizá-lo no seu site, numa landing page, numa loja online, redes sociais, blog e até através de email-marketing para a base de dados da sua empresa. Tudo depende da ou das plataformas digitais onde o pretende promover, que por sua vez dependem dos utilizadores em específico que as frequentam e que quer atingir.

Na hora da divulgação, além do canal, deve pensar num texto de lançamento bem chamativo que deixe claro quais são os benefícios do ebook. E se tiver orçamento disponível, que tal impulsionar o ebook através de links patrocinados? O email marketing, o blog e as redes sociais são excelentes para aumentar o tráfego orgânico, sim, mas se poder contar também com o tráfego pago, melhor, pois pode segmentar o seu público e os resultados serão mais abrangentes!

Medir os resultados do ebook

Não pense que esta ação de marketing digital está concluída com o lançamento do ebook. Não está! A seguir ainda tem algum trabalho pela frente com a monitorização de resultados para compreender se o ebook está a atrair leitores e a gerar leads para a sua empresa ou se, pelo contrário, por algum motivo (que vai conseguir identificar e melhorar!) ficou aquém das suas expetativas. É por isso – e para isso – que deve analisar cuidadosamente dados de acesso, como taxa de abertura de emails, taxa de cliques em call-to-actions, taxa de conversão na landing page ou site, entre outras métricas. Por exemplo, se o seu ebook enviado por email marketing tiver uma taxa de abertura de emails baixa, é provável que tenha de alterar a linha do assunto ou a segmentação dos seus contactos. Mas se o seu ebook estiver a receber bastantes leitores, mas nenhum clique no call-to-action da landing page, por exemplo, é provável que tenha de restruturar o conteúdo ou o design porque ele atrai as pessoas, mas depois não é capaz de as reter.

Um ebook é uma excelente ferramenta para gerar leads porque as pessoas gostam de ler e de aprender e não se inibem em pesquisar por soluções para os seus problemas na Internet. Por isso vá ao encontro das “dores” dos seus potenciais clientes e aumente as receitas da sua empresa com livros eletrónicos.

Leia também o nosso artigo sobre 5 sites para criar o seu ebook grátis!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário