Como Fazer Parcerias Com Outras Empresas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como fazer parcerias com outras empresas

A parceria é uma forma de tornar o mundo dos negócios mais rentável e menos predatório entre os empreendedores porque não há coisa melhor do que uma união bem conseguida! Assim, não é por acaso que é uma das estratégias comerciais mais antigas. De forma madura e transparente, quando ambos os lados deixam claras as suas necessidades, intenções e promessas, acabam por dar e fazer mais. Mas se o equilíbrio não for mantido, a relação entre dar e receber não funciona e a parceria em lugar de gerar ganhos, gera conflitos. Não corra riscos. Aprenda a estabelecer parcerias de sucesso.

parcerias

Uma parceria é a reunião de indivíduos para certo fim com interesse comum. Mas para que seja bem-sucedida, deve ser pensada e repensada antes de se iniciar qualquer abordagem com a outra parte. Isto para que haja equilíbrio entre o que se dá e o que se recebe. E mesmo após a definição dos parceiros, a sua empresa deve ter a capacidade de manter as parcerias saudáveis e felizes em prol do sucesso do negócio (e do negócio da outra parte). Para isso é essencial ter ao seu lado uma série de parceiros de confiança e profissionais experientes para garantir um trabalho que vá ao encontro dos seus objetivos. Além de garantir a produtividade dentro da empresa, com parcerias de sucesso fica mais apto a oferecer o melhor aos seus clientes. Mas só uma gestão eficaz e contínua das parcerias dá bons resultados… Aproveite as nossas dicas para estabelecer parcerias de sucesso!

1. Prepare-se para perder algum controlo

Se está habituado a controlar o destino da sua empresa sozinho, prepare-se para perder algum domínio e ficar, por assim dizer, vulnerável às eventuais falhas do seu parceiro. Prepare-se também para partilhar conhecimento, inclusive informação sobre os seus próprios pontos fracos. Esta situação pode deixá-lo confortável, mas não há outra forma de garantir uma parceria bem-sucedida.

2. Compreenda as suas forças e fraquezas

Antes de estabelecer qualquer parceria, deve ter em linha de conta tudo o que a sua empresa traz para a parceria e a forma como pode ajudar o parceiro. Ora, a maneira mais fácil de o perceber é realizando uma análise SWOT (onde vai alinhar as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Depois, avalie então as áreas onde a sua empresa pode ajudar o parceiro, bem como as áreas onde a sua empresa precisar de ajuda.

3. Defina os seus objetivos

Não estabeleça parcerias sem antes determinar quais os objetivos das mesmas. Vender mais? Promover a sua marca? Publicitar os seus serviços? Angariar leads? Conquistar mais clientes? Analise qual é o resultado que deseja atingir com a ou as parcerias e a partir dai liste todos os possíveis parceiros que podem ajudar a alcançar essas metas com uma troca justa, claro.

4. Selecione o parceiro certo

Procure indivíduos ou empresas que tenham pontos fortes onde a sua empresa tem fraquezas. E vice-versa. Esse tipo de parceria tem tudo para dar certo. Por exemplo, se tem um excelente produto mas poucas vendas, procure uma empresa com grandes vendas e com um produto mediano ou mau. Depois avalie a vontade e disponibilidade em estabelecer a parceria da outra parte. Se for viável, ótimo. Caso contrário terá de ir bater a outra porta.

5. Conheça bem o potencial parceiro

Antes de estabelecer a parceria com uma pessoa ou empresa, deve investiga-la a fundo: clientes, colaboradores, produtos/serviços, etc. Perceba se o parceiro está de facto interessado em juntar-se à sua empresa porque o entusiasmo de ambas as partes já é meio caminho andado para o sucesso. O resto do percurso pode ser assegurado se obtiver de antemão algumas informações que lhe garantam que o parceiro está de facto comprometido e não vai faltar com a sua palavra.

Se não tiver nenhum parceiro em vista, elabore uma lista com o nome de todas as pessoas/empresas que estão inseridas no seu universo e que podem ajudá-lo a atingir os seus objetivos estratégicos com a parceria. E não cometa o erro de olhar apenas para o próprio umbigo, terá de avaliar também a forma como a sua empresa pode ajudar a alcançar os objetivos dos parceiros. Só num processo de dar e receber é que uma parceria funciona.

6. Construa um plano de ação

Quando já tiver a ideia de parceria traçada, construa um plano de ação para lidar com essa e outras oportunidades que possam surgir. Tratando-se de uma parceria formal, vai precisar de um contrato, por exemplo, mas se a parceria é informal, basta um protocolo de parceria ou um esboço escrito que descreva com algum detalhe as ações da atividade ou os pressupostos em que assentam a parceria, bem como expectativas e responsabilidade de cada parceiro.

7. Cumpra o prometido

Depois de escolhido o parceiro, ambos devem deixar claro as suas reais necessidades e fazer as respetivas promessas do que podem entregar como contrapartida. Por outras palavras, ambos devem honrar a sua palavra. Não há nada mais desmotivador numa parceria do que não cumprir com o prometido.

8. Procure semelhanças

Não é que não seja interessante ou proveitosa a diferença, mas numa parceria se contar com o apoio de uma empresa que comunga das mesmas ideias que a sua, o processo será mais fácil. Na verdade, há questões fundamentais que precisam de estar em harmonia durante uma parceria para que não surjam conflitos e desentendimentos. Com objetivos e valores em comum, os restantes processos decorrem com muito mais tranquilidade e harmonia.

9. Período de experiência

Se não tem uma convicção a 100% de que a parceria vai funcionar, pode propor ao parceiro um período experimental, após o qual se reunirão para uma avaliação e, se necessário, alguns ajustes.

10. Faça primeiro

Depois de selado o acordo, tome a iniciativa. Não fique à espera que o seu parceiro seja o primeiro a cumprir o estipulado. Faça já a sua parte! Mostre espirito de iniciativa. E depois, caso o seu parceiro não consiga dar-lhe a contrapartida, use essa experiência a seu favor: doravante vai ter de melhorar o seu planeamento, vai ter de aprimorar a escolha dos parceiros e ver melhor quem de facto dá mais garantias de não faltar à sua palavra.

11. Partilhe o controlo com o parceiro

Numa parceria o controlo da atividade deve ser repartido: nenhuma das partes deve centralizar o poder. Por isso, chegue a um acordo com o seu parceiro sobre as ações que vão influenciar ambos e – se necessário – abdique do controle que tem em algumas áreas do negócio e mostre interesse por áreas do seu parceiro que estarão sob o seu controle. Partilhando a responsabilidade, divide o trabalho e potencia os ganhos.

12. Vá além dos seus compromissos

As melhores parcerias requerem confiança entre os parceiros. Mas isso já sabe. O que pode desconhecer é que o nível de confiança vai aumentar se conseguir oferecer um pouco mais do que inicialmente prometeu. E assim, o seu parceiro também entregará os seus serviços com a melhor qualidade possível.

13. Seja paciente

Se a parceria demorar a revelar resultados ou desencadear algum problema não reaja com raiva ou frustração. Mantenha a calma, a paciência e a fé no projeto pelo menos até ter a certeza absoluta de que não vai dar resultados.

Evite tomar qualquer atitude que vá contra o parecer do seu parceiro. Uma parceria é um processo de aprendizagem, também. É necessário ter muita disposição para aprender e ensinar. A troca de experiências é muito importante para que ambas as partes comecem a parceria com as informações necessárias e, ao longo do tempo, lembre-se que a sua empresa pode ter um ritmo de negócio ou uns procedimentos particulares que não são necessariamente aqueles que o seu parceiro tem. Será preciso passar por um período de adaptação para que ambos entrem no mesmo ritmo.

14. Monitorize a parceria

Terá de avaliar constantemente os resultados de uma parceria. Muitas parcerias terminam por falta de comunicação e não por serem efetivamente ineficazes. Esforce-se para ter uma comunicação contínua para que ambas as partes monitorizem a relação e consigam resolver desafios atempadamente. E faça as suas próprias análises. Não deixe esse registo apenas para o seu parceiro. Comparando os seus resultados com os do seu parceiro, aumenta a hipótese de localizar problemas e evitar conflitos. A ideia é que o processo seja sempre equilibrado e transparente. Se os benefícios tiverem o mesmo peso para todos os lados envolvidos, melhor.

15. Recomece

Quando terminar o período estabelecido para a parceria, deve reunir com o seu parceiro e analisar novamente as necessidades e os compromissos. Se tudo estiver a correr bem, estabeleça um novo ciclo com novos objetivos.

Se seguir estas dicas está apto a estabelecer parcerias sólidas e confiantes, capazes de gerar ganhos para ambas as partes em pouco tempo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

9 respostas

  1. Estou à procura de parcerias no ramo da hotelaria e restauração.
    Somos uma empresa de mobiliário especializados em fabrico de todos os tipos de mesas.

  2. tenho um projeto ja com patente e marca regitada,Estou a procura de parceria para colocar no mercado.
    Trata-se de um negocio na area do desporto nautico,E totalmente inovador.

  3. Procuro indivíduo ou empresa ligada à pintura e bate chapas automóvel para fazer parceria com a minha empresa de manutenção auto. Zona Alcobaça.

    1. De onde é?
      Eu regressei agora do estrangeiro e estou a formar uma empresa de construção civil na área de remodelações.
      Procuro parcerias que possam favorecer ambas as partes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como Fazer Parcerias Com Outras Empresas

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.