Usar Uma Estratégia De Marketing Com SMS’s

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saiba como fazer marketing por SMS

O telemóvel dá sinal. O cliente retira-o do bolso. Em dois toques no visor já está a par da promoção de vinhos na semana que vem. E pensa, “hei de passar por lá”. O telemóvel vibra. A cliente procura-o na mala. Dois toques no visor e fica a saber que tem direito a um desconto de 20% na próxima compra. E pensa “antes do jantar tenho de passar por lá”. O telemóvel emite o sinal de mensagem. O casal olha o visor e numa questão de segundos chega ao conteúdo que lhes enviou. Promoção Especial Dia dos Namorados. Perfeito! Em resposta confirmam a presença… E os seus clientes, já recebem SMS’s da sua empresa?

sms

Há muito que o marketing digital usa como estratégia o SMS mas nem todas as empresas se renderam aos seus encantos apesar de ser uma forma rápida, eficaz e moderna de chegar aos clientes. Faz parte desse grupo? Então este artigo é para si! E para começar deve saber o que fazer antes de usar o SMS nas suas campanhas. Porque a decisão parte da obediência a uma série de permissas.

Em primeiro lugar deve perguntar ao seu cliente, seja por que via for, se pretende ou autoriza o contacto por SMS ou telefone. Recomendamos que só utilize para este efeito bases de dados com números de pessoas que se registaram na sua empresa e que aceitaram receber mensagens de texto promocionais por telemóvel. E depois de obtida a autorização – ou depois de averiguar que não há nada contra – deve tentar perceber se o que vai oferecer é passivel de ser do interesse do cliente. Se sim, envie o SMS. Se não, não faça envios só porque é uma técnica inovadora, moderna e usada em muitas empresas. Só está a gastar a verba que poderia destinar a outros projetos que lhe iam garantir retorno.

No entanto, se já verificou que é seguro avançar com o envio dos SMS’s, veja agora se consegue segmentar a base de dados da sua empresa. Como o telemóvel é um equipamento pessoal, se trabalhar campanhas bastante segmentadas atinge os melhores resultados possíveis. Por outro lado, ao segmentar também consegue tratar o seu cliente como uma pessoa e não como um número de telefone, por exemplo tratando-o pelo nome.

A seguir, tenha em mente que o SMS tem uma limitação em 160 caracteres, isso significa que deve ser breve e objetivo na sua comunicação.

Por fim, verifique as questões mais técnicas de envio de mensagens com a empresa que pretende contratar para fazer esse serviço, de forma a que a campanha seja lançada na data que pretende e que seja possível medir os resultados, posteriormente. Se optar por trabalhar com uma agencia de marketing, verifique outros trabalhos com SMS já realizados.

Principais motivos que levam as empresas a utilizar o SMS
O uso do SMS pode ser eficaz mas não substitui as outras estratégias de marketing digital. Acrescente-o ao seu plano de marketing apenas depois de estudar o retorno para a sua empresa e o interesse para os seus clientes mas lembre-se que no mercado competitivo em que vivemos, é cada vez mais necessário que as empresas inovem para otimizar os seus processos. Nesse sentido, investir em tecnologias que facilitam a comunicação com os clientes é essencial para agilizar operações. É a pensar nisso que muitas organizações têm utilizado o SMS. Como praticamente todas as pessoas possuem um telemóvel que consultam com frequência, torna-se muito mais fácil interagir com clientes. Verifique agora se o seu negócios tem alguns ou todos estes motivos em mente.

  • Ganhar agilidade
  • Evitar que os clientes tenham que atender o telefone a horas mais inconvenientes ou desnecessariamente
  • Reduzir acessos à Internet
  • Modernizar
  • Vender produtos/serviços
  • Dar informações (notícias)
  • Disparar conteúdos de acordo com a necessidade do assinante
  • Levar conteúdo específico até aos clientes

Formas de otimizar os processos da sua empresa usando SMS

Quando os contatos por SMS de uma empresa acontecem de forma eficiente e com qualidade, há vários processos que são otimizados, pois a informação importante chegou rapidamente ao cliente. Assim, além de campanhas segmentadas, a sua empresa pode…

  • Utilizar SMS´s para se colocar à frente da concorrência
    • Acompanhar os pedidos dos clientes
    • Confirmar informações de registo, compra, pagamento e envio de produtos
    • Enviar mensagens rápidas aos clientes sobre todo o processo de compra
    • Enviar mensagens de agradecimento pelo registo
    • Enviar logins e senhas
    • Divulgar a sua marca e os seus produtos/serviços com anuncios de promoções, ofertas, campanhas, novidades da empresa, lançamentos de produtos, etc
    • Ganhar em proximidade
    • Comunicar de forma personalizada

    Já existem muitas ferramentas para automização de SMS que podem auxiliar ainda mais a otimização dos seus processos. Invista nessas tecnologias e destaque-se no mercado onde atua.

    Tipos de campanhas por SMS

    Se quer utilizar o SMS na sua estratégia de marketing mas não sabe como, verifique na lista em baixo se tem alguma campanha que se encaixe neste modelo de contacto e ponha-a em prática.

    Promoções e campanhas de venda

    O SMS proporciona-lhe um contacto constante com os seus clientes. Aproveite-o para os informar sobre promoções (por exemplo, “este fim de semana desconto de 20% em todos os produtos”), descontos especiais (não perca hoje o artigo X a metade do preço), abertura de novas lojas (inaugura amanhã a nossa loja em Coimbra. Visite-a) e promoções por tempo limitado (até sexta feira oferta do produto Y na compra do produto Z).

    Marketing viral

    Se já possui uma rede de contatos, pode aumenta-la sem grande esforço através de SMS’s. Basta deixar os seus próprios contatos trabalharem pela sua empresa. Como o fazer? Peça aos recetores da mensagem de texto via SMS, que partilhem com familiares e amigos. Por exemplo convide os seus clientes a trazerem companhia a um evento da sua empresa e aproveite o encontro para aumentar a sua base de dados, solicitando aos convidados o preenchimento de um pequeno formulário com algumas formas de contato, incluindo o número de telemóvel, claro (e um campo autorizando o envio de mensagens via SMS).

    Cupões e brindes

    Ofereça aos seus clientes por SMS cupões de desconto e brindes. Envie um texto a informá-los que estão a ser premiados com o brinde X ou com o cupão de desconto Y e que podem apresentar na loja a mensagem SMS com o número do telefone como meio de prova. Nada mais fácil! Um cartão de cliente fica muitas vezes esquecido em casa, um telemóvel não.

    Aproveite datas comemorativas para o fazer: Natal, dia do pai, dia da mão, dia dos namorados… É uma ótima forma de maximizar as vendas!

    Email newsletter

    Como a maioria dos telemóveis hoje em dia tem acesso à Internet com web browsers integrados, pode adiantar por SMS os temas principais da newsletter da sua empresa, suscitando o interesse para a leitura, e ainda incluir um link para um acesso imediato à mesma.

    Clientes especiais

    Para clientes especiais, seja porque são leais ou porque gastam muito dinheiro na aquisição dos seus produtos/serviços, pode enviar SMS’s convidando para festas e eventos exclusivos. É uma excelente estratégia de fidelização e uma ótima forma de compensar a fidelidade das pessoas.

    Depois de optar pela ação ou pelas ações mais convenientes para o seu negócio, faça o envio dos SMS’s e avalie os resultados, analisando o feedback das respostas da sua campanha seja através de SMS’s seja através de visitas à sua empresa.

    Share on facebook
    Facebook
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn

    Artigos Relacionados

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Procura

    ARTIGOS POPULARES

    10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

    Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

    Como abrir uma loja virtual em Portugal

    Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

    12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

    Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

    Como Vender No Ebay Passo A Passo

    Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

    25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

    Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

    Como Abrir Uma Loja Na Internet

    Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

    Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

    Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

    A Importância Da Comunicação

    Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

    Como Abrir Uma Empresa Online?

    Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

    Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

    O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

    Conteúdo

    Usar Uma Estratégia De Marketing Com SMS’s

    Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
    Consulte a nossa política de privacidade.