Usar Uma Estratégia De Marketing Com SMS’s

Saiba como fazer marketing por SMS

O telemóvel dá sinal. O cliente retira-o do bolso. Em dois toques no visor já está a par da promoção de vinhos na semana que vem. E pensa, “hei de passar por lá”. O telemóvel vibra. A cliente procura-o na mala. Dois toques no visor e fica a saber que tem direito a um desconto de 20% na próxima compra. E pensa “antes do jantar tenho de passar por lá”. O telemóvel emite o sinal de mensagem. O casal olha o visor e numa questão de segundos chega ao conteúdo que lhes enviou. Promoção Especial Dia dos Namorados. Perfeito! Em resposta confirmam a presença… E os seus clientes, já recebem SMS’s da sua empresa?

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Há muito que o marketing digital usa como estratégia o SMS mas nem todas as empresas se renderam aos seus encantos apesar de ser uma forma rápida, eficaz e moderna de chegar aos clientes. Faz parte desse grupo? Então este artigo é para si! E para começar deve saber o que fazer antes de usar o SMS nas suas campanhas. Porque a decisão parte da obediência a uma série de permissas.

Em primeiro lugar deve perguntar ao seu cliente, seja por que via for, se pretende ou autoriza o contacto por SMS ou telefone. Recomendamos que só utilize para este efeito bases de dados com números de pessoas que se registaram na sua empresa e que aceitaram receber mensagens de texto promocionais por telemóvel. E depois de obtida a autorização – ou depois de averiguar que não há nada contra – deve tentar perceber se o que vai oferecer é passivel de ser do interesse do cliente. Se sim, envie o SMS. Se não, não faça envios só porque é uma técnica inovadora, moderna e usada em muitas empresas. Só está a gastar a verba que poderia destinar a outros projetos que lhe iam garantir retorno.

No entanto, se já verificou que é seguro avançar com o envio dos SMS’s, veja agora se consegue segmentar a base de dados da sua empresa. Como o telemóvel é um equipamento pessoal, se trabalhar campanhas bastante segmentadas atinge os melhores resultados possíveis. Por outro lado, ao segmentar também consegue tratar o seu cliente como uma pessoa e não como um número de telefone, por exemplo tratando-o pelo nome.

A seguir, tenha em mente que o SMS tem uma limitação em 160 caracteres, isso significa que deve ser breve e objetivo na sua comunicação.

Por fim, verifique as questões mais técnicas de envio de mensagens com a empresa que pretende contratar para fazer esse serviço, de forma a que a campanha seja lançada na data que pretende e que seja possível medir os resultados, posteriormente. Se optar por trabalhar com uma agencia de marketing, verifique outros trabalhos com SMS já realizados.

Principais motivos que levam as empresas a utilizar o SMS
O uso do SMS pode ser eficaz mas não substitui as outras estratégias de marketing digital. Acrescente-o ao seu plano de marketing apenas depois de estudar o retorno para a sua empresa e o interesse para os seus clientes mas lembre-se que no mercado competitivo em que vivemos, é cada vez mais necessário que as empresas inovem para otimizar os seus processos. Nesse sentido, investir em tecnologias que facilitam a comunicação com os clientes é essencial para agilizar operações. É a pensar nisso que muitas organizações têm utilizado o SMS. Como praticamente todas as pessoas possuem um telemóvel que consultam com frequência, torna-se muito mais fácil interagir com clientes. Verifique agora se o seu negócios tem alguns ou todos estes motivos em mente.

  • Ganhar agilidade
  • Evitar que os clientes tenham que atender o telefone a horas mais inconvenientes ou desnecessariamente
  • Reduzir acessos à Internet
  • Modernizar
  • Vender produtos/serviços
  • Dar informações (notícias)
  • Disparar conteúdos de acordo com a necessidade do assinante
  • Levar conteúdo específico até aos clientes

Formas de otimizar os processos da sua empresa usando SMS

Quando os contatos por SMS de uma empresa acontecem de forma eficiente e com qualidade, há vários processos que são otimizados, pois a informação importante chegou rapidamente ao cliente. Assim, além de campanhas segmentadas, a sua empresa pode…

  • Utilizar SMS´s para se colocar à frente da concorrência
    • Acompanhar os pedidos dos clientes
    • Confirmar informações de registo, compra, pagamento e envio de produtos
    • Enviar mensagens rápidas aos clientes sobre todo o processo de compra
    • Enviar mensagens de agradecimento pelo registo
    • Enviar logins e senhas
    • Divulgar a sua marca e os seus produtos/serviços com anuncios de promoções, ofertas, campanhas, novidades da empresa, lançamentos de produtos, etc
    • Ganhar em proximidade
    • Comunicar de forma personalizada

    Já existem muitas ferramentas para automização de SMS que podem auxiliar ainda mais a otimização dos seus processos. Invista nessas tecnologias e destaque-se no mercado onde atua.

    Tipos de campanhas por SMS

    Se quer utilizar o SMS na sua estratégia de marketing mas não sabe como, verifique na lista em baixo se tem alguma campanha que se encaixe neste modelo de contacto e ponha-a em prática.

    Promoções e campanhas de venda

    O SMS proporciona-lhe um contacto constante com os seus clientes. Aproveite-o para os informar sobre promoções (por exemplo, “este fim de semana desconto de 20% em todos os produtos”), descontos especiais (não perca hoje o artigo X a metade do preço), abertura de novas lojas (inaugura amanhã a nossa loja em Coimbra. Visite-a) e promoções por tempo limitado (até sexta feira oferta do produto Y na compra do produto Z).

    Marketing viral

    Se já possui uma rede de contatos, pode aumenta-la sem grande esforço através de SMS’s. Basta deixar os seus próprios contatos trabalharem pela sua empresa. Como o fazer? Peça aos recetores da mensagem de texto via SMS, que partilhem com familiares e amigos. Por exemplo convide os seus clientes a trazerem companhia a um evento da sua empresa e aproveite o encontro para aumentar a sua base de dados, solicitando aos convidados o preenchimento de um pequeno formulário com algumas formas de contato, incluindo o número de telemóvel, claro (e um campo autorizando o envio de mensagens via SMS).

    Cupões e brindes

    Ofereça aos seus clientes por SMS cupões de desconto e brindes. Envie um texto a informá-los que estão a ser premiados com o brinde X ou com o cupão de desconto Y e que podem apresentar na loja a mensagem SMS com o número do telefone como meio de prova. Nada mais fácil! Um cartão de cliente fica muitas vezes esquecido em casa, um telemóvel não.

    Aproveite datas comemorativas para o fazer: Natal, dia do pai, dia da mão, dia dos namorados… É uma ótima forma de maximizar as vendas!

    Email newsletter

    Como a maioria dos telemóveis hoje em dia tem acesso à Internet com web browsers integrados, pode adiantar por SMS os temas principais da newsletter da sua empresa, suscitando o interesse para a leitura, e ainda incluir um link para um acesso imediato à mesma.

    Clientes especiais

    Para clientes especiais, seja porque são leais ou porque gastam muito dinheiro na aquisição dos seus produtos/serviços, pode enviar SMS’s convidando para festas e eventos exclusivos. É uma excelente estratégia de fidelização e uma ótima forma de compensar a fidelidade das pessoas.

    Depois de optar pela ação ou pelas ações mais convenientes para o seu negócio, faça o envio dos SMS’s e avalie os resultados, analisando o feedback das respostas da sua campanha seja através de SMS’s seja através de visitas à sua empresa.

    Sobre Sofia Santos
    Sofia Santos
    Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
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