Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Curriculum Vitae: Como Escrever O Currículo Perfeito?

Não leio tantos currículos como um Diretor de Recursos Humanos. Mas, não preciso de ler muitas vezes um currículo para identificar determinados padrões e perceber os erros que muitos candidatos cometem quando se candidatam a determinado emprego.

E tenho uma perspetiva que transcende os hábitos dum dos habitantes dessa floresta tão peculiar chamada Recursos Humanos, onde os currículos amontoados pelas secretárias são as árvores e o Diretor trabalha com os pés enterrados na lama, longe da luz do sol, incapaz de ver o céu azul, menos ainda a própria floresta, a folhear as milhares de fichas técnicas dos candidatos, que repetem as mesmas fórmulas, as mesmas palavras, os mesmos adjetivos, numa rotina hipnótica, quase suícida, suportada pelo vício do café.

Ninguém vende a alma ao diabo em troca do poder de rejeitar currículos. É monótono. Há outros poderes muito mais interessantes. Mas, hoje, é preciso cuidado com aquilo que pedimos ao diabo… Vejam o caso dos ditadores. Era uma profissão com poucos riscos há alguns anos atrás. Depois, os EUA invadiram o Iraque, sob o pretexto falso e injusto das armas de destruição maciça. E, alguns anos depois, o Muammar al-Gaddafi foi sodomizado por uma Avtomat Kalashnikova de 1947.

Os pormenores importam, quando o seu currículo é apenas mais um entre muitos outros um. Por essa razão, você não quer que o seu currículo seja igual a qualquer outro currículo. Ora, a única coisa que não é parecido com um currículo é tudo o resto que não é um currículo. Assim sendo, o seu currículo só pode parecer um currículo, mas tem que ser tudo o resto. Tem que parecer um currículo pela simples razão que é assim que as coisas funcionam. A empresa publica uma oferta de emprego. E você responde com um currículo. É essa a etiqueta. Mas, tem que ser tudo o resto, porque a pessoa que você é não cabe num currículo.

Você é uma pessoa única, especial e diferente das demais. Não existe uma repetição de você em mais lugar nenhum deste universo ou até dos infinitos multiversos. Percebe? Aquilo que parece um currículo não é você. É o currículo. Mas, o currículo não é o currículo do currículo. É o currículo de você. E, por isso mesmo, não pode existir outro currículo igual ao seu currículo de você. Nem parecido. E a razão é absurdamente simples: não existe outro você…

Agora, imagine o Diretor de Recursos Humanos a ler o currículo que parece um currículo, mas é tudo o resto. Será um momento de êxtase espiritual para ELE, onde aingirá o estado de Nirvana, de total libertação do sofrimento, de ascensão ao topo de árvore mais alta da floresta de currículos que o aprisionavam, sentindo, depois de muitos anos de trabalho, o calor divinal da luz do sol.

O Anúncio Da Oferta De Emprego

Eu sei que dizem que o universo teve origem no nada. Antes, existia nada. Não havia espaço, nem tempo. Apenas nada. Nem sei descrever o que aconteceu. Ia escrever depois. Mas, depois só acontece quando existe alguma coisa antes. Ora, existindo nada, não sei tornar inteligível o tempo do que aconteceu depois. Dizem que aconteceu. Terá sido uma singularidade. Pelo menos, é essa uma das versões. O Lawrence Krauss escreveu um livro a contar como é que aconteceu que existe Um Universo Do Nada. Não é essa a explicação do Krauss, mas pergunto se não terá sido um descuido de Deus? Acontece… Pode ter comido alguma coisa que lhe fez mal. E Big Bang!

A questão aqui é simples. O Lawrence Krauss é um físico. Por isso, pode escrever um livro chamado: “A Universe from Nothing: Why There Is Something Rather than Nothing”. Mas, ele não escreveu o livro para explicar como é que o Universo apareceu do nada, porque nem os próprios físicos entendem o que está escrito no livro. Ele escreveu o livro porque queria ser mais inteligente que os outros. E muitas pessoas compraram o livro para fazerem de conta que entenderam como é que o Universo existe em vez de não existir. Contaram aos amigos que compraram o livro. E, com isso, causaram boa impressão. Só uma pessoa muito culta lê um livro do Lawrence Krauss.

Você não é o Lawrence Krauss. Uma entrevista de trabalho não aparece do nada. O conceito de singularidade não se aplica às entrevistas de trabalho. Há um antes e um depois. E tudo começa com um anúncio duma oferta de emprego.

Leia o anúncio de emprego. Mas, preste atenção ao verbo ler. As palavras não são apenas formas com significados vagos através dos quais você pode filtrar todas as ofertas de emprego minimamente relevantes. As palavras foram escritas pela mesma pessoa que vai avaliar o seu curriculo. Mesmo que não seja a mesma pessoa, aquelas palavras não foram escritas aleatoriamente. Talvez até sejam, como na maioria dos currículos, meras fórmulas que se repetem para a mesma posição e função, mas você precisa de imaginar que cada palavra foi cuidadosamente selecionada, que a ordem de cada requisito foi pensada e intencional. E que, na interpretação do sentido desse anúncio, você encontrará a própria equação que irá decidir o seu futuro.

Reescreva o seu currículo para cada oferta de emprego. Escreva um email como se cada empregador fosse um amigo diferente. Não vai copiar o conteúdo do mesmo email e enviar um email igual para todos os seus amigos, pois não? E muito menos um email em branco com um documento anexo?! E pior ainda um email com centenas de emails de empresas em cc?!

Eu, no caso dos emails em branco, com currículos anexos, apago o email. Depois, vou ao lixo e restauro. E apago novamente. Pausa. Nunca fiz isso. Mas, entenda a mensagem…

Escreva Um Plano De Negócios Para Vender O Trabalho EU

Você vai morrer. É um facto inevitável. Do mesmo modo que você acorda todas as manhãs dos seus sonhos, um dia, você vai acordar deste sonho partilhado e, numa experiência que não é possível descrever, porque a experiência que segue a morte não é desta realidade, logo não existem palavras suficientes para a descrever, você vai ter a oportunidade de rever cada segundo da sua vida, não como costuma ver um filme, a comer pipocas e a beber 1 Lt de Cola-Cola, mas como se revivesse numa fracção de segundo os muitos anos da sua vida, num estado de consciência infinitamente maior do que o seu estado de consciência atual, e vai perceber que, dos 70 ou 80 anos da sua vida, você usou mais de 10 anos a trabalhar.

São 24 horas por dia, 365 dias por ano, 1 051 200 horas, repartidas pelos mais de 40 anos que você trabalhou.

Você desperdiçou 10 anos da sua vida? Ou trabalhou com prazer? Aprendeu com a experiência? Fez amigos? Foi uma influência positiva na vida de todas as pessoas com quem trabalhou? Mudou o mundo à sua volta? Foi produtivo? Esforçou-se o suficiente para proporcionar qualidade de vida às pessoas queridas da sua família, aos seus filhos, que dependeram de si desde o momento dos respetivos nascimentos até ao momento da sua morte, porque, em momento algum deixaram de ser seus filhos, do seu sangue e do seu coração?

E quanto tempo usou no planeamento desses 10 anos? Perdeu 4 horas a escrever o seu currículo? Pois perdeu. Investiu 1 semana, 2 semanas, 4 semanas a planear a sua carreira profissional? Não foi tempo perdido…

Qual o nicho do seu negócio? Quem são os seus clientes (as empresas que poderão contratá-lo)? Faça um perfil desses clientes. Quem são os seus concorrentes (aqueles que concorrem consigo pelo mesmo trabalho)? O que é que diferencia a sua oferta da dos seus concorrentes? Qual é a sua proposição de venda? Quais são os respetivos pontos fortes e fracos? Este ponto é particularmente importante e você deve comunicá-lo com o devido destaque no sumário do currículo: quais são os benefícios que você oferece ao empregador? O que é que essa empresa ganha se contratar você em vez de João Joe? Usa as redes sociais para comunicar essa proposta? Tem uma página no Linkedin? Tem um site para comunicar essa proposta? Usa vídeo para comunicar essa proposta?

Não se trata dum negócio? Pouco importa. Pode pesquisar no google “plano de negócios” e retirar ideias para criar o seu “plano de carreira”.

O que importa é que você pode procurar emprego como um profissional. Ou como um amador. A opção é sua. Mas, a diferença terá um impacto relevante em todas as pessoas que vão avaliar a sua candidatura.

Sumário Das Qualificações Para A Posição A Que Se Candidata

Ninguém vai ler atentamente centenas ou milhares de currículos. Por isso, é preciso varrer os currículos e eliminar os mais fracos e irrelevantes. Na primeira avaliação, o recrutador irá passar os olhos pelo seu currículo durante alguns segundos. O primeiro objetivo do seu currículo é captar a atenção do recrutador, para que o seu currículo mereça uma ação subsequente: uma leitura completa, palavra a palavra, interessada e analítica.

Ora, já tentou vender um produto mostrando a ficha técnica ao cliente? Não tente. O cliente estará a ressonar de tédio antes de chegar ao fim de primeira página…

Calce os sapatos do recrutador. Já atou os atilhos? Então, sente-se na cadeira do recrutador. Pense no seguinte: o que é que esta empresa pretende deste futuro empregado? Qual o perfil dum candidato excepcional? Escreva esse perfil.

Tire os sapatos. Não precisa de desatar os atilhos. Faça como eu. Use os dedos do outro pé para empurar o sapato para fora do pé. Já descalçou os dois sapatos do recrutador? Excelente. Agora, seja esse candidato excepcional!

Adicione um sumário ao seu currículo, imediatamente a seguir aos dados pessoais. Escreva um subtítulo com a posição à qual se candidata, tal qual consta na oferta de emprego, acrescentando os benefícios que pode adicionar à empresa, na posição para a qual se candidata. Seja claro, conciso, convincente e assertivo.

Escreva mais dois ou três parágrafos com a informação mais relevante sobre os conhecimentos, competências, talentos e resultados que tem para oferecer, destacando esse conteúdo. Depois do sumário, você tem espaço mais do que suficiente para todos os dados informativos sobre as suas qualificações e experiências profissionais.

Testemunhos E Cartas De Recomendações

Já aterrou numa Landing Page duma empresa especialista em comércio eletrónico, onde existe uma proposta de venda dum infoproduto? Na realidade, essas páginas são monstros testados, afinados e aperfeiçoados para terem uma taxa de conversão elevada. Incluem sempre testemunhos. A razão? Porque funcionam. São a prova social de que aquela proposta de valor tem o reconhecimento dos outros.

Um adolescente tímido, que nunca fumou, nem bebeu, toma um copo de leite todos os dias e come um queque, nunca fez amor com uma mulher, junta-se à claque de futebol do clube local, no dia do jogo, e transforma-se num vândalo. No fim do dia, somos uma sociedade de ovelhas. Seguimos a multidão.

É por isso mesmo que os testemunhos são essenciais. Servem para validar a informação que consta do currículo.

Peça uma carta de recomendação aos seus familiares e amigos. Obrigue-os a escrever uma carta formal. Mas, sobre os seus atributos pessoais. Selecione duas ou três cartas e anexe ao currículo. Retire a melhor frase ou parágrafo de cada uma dessas cartas e publique no fim da secção sobre os seus dados pessoais, com o subtítulo “Testemunhos De Familiares E Amigos”. Identifique o autor de cada testemunho pelo nome e pela natureza da relação consigo.

A seguir às qualificações profissionais, um ou dois testemunhos de ex-professores, “Testemunhos De Professores”. Procure os professores menos competentes e mais inseguros. Seja simpatíco. Diga-lhes que está na altura de você aplicar tudo aquilo que eles lhe ensinaram, com um sorriso de orelha a orelha. E as cartas de recomendações serão espetaculares… 😉

No fundo, é uma carta a explicar como eles próprios são professores responsáveis, competentes e capazes, que nunca fizeram greve no dia de exames, mas por outras palavras. A mensagem deles estará disfarçada na forma dum elogio público à obra criada, você.

Dois ou três testemunhos de ex-empregadores e de ex-colegas de trabalho, depois da secção sobre experiência profissional, “Testemunhos Profissionais”. O Mark Cuban usa muito a palavra hussler, num sentido que ele próprio valoriza muito num vendedor:

someone that gets money from other people. like slanging, gambling, pimpin

Seja um hussler, quando pedir a carta de recomendação aos seus ex-superiores hierárquicos. Pague-lhes uma cerveja ou até um almoço. Peça-lhes que foquem a recomendação em todos os benefícios que você deu à empresa e nos resultados que você alcançou, preferencialmente com números concretos e estatísticas. Se a sua presença não foi tão notória, peça uma carta de recomendação simpática…

Como Formatar Um Currículo Perfeito

Estrutura lógica, simétrica, consistente e simples, com várias secções separadas pelos respetivos títulos e subtítulos. Formato de texto de leitura fácil para web, sem qualquer erro ortográfico ou gramatical. Espaço branco quanto baste. Parágrafos pequenos. Utilização de listas. Caso sejam usadas colunas, não mais do que 2 colunas horizontais.

O ser humano sente empatia pelo similar. E esmaga qualquer insecto com um chinelo. Uma foto com uma cara simpática e sorridente cria empatia no recrutador. É um comportamento social automático. No Linkedin, por exemplo, se o seu perfil tiver uma foto, terá 11x mais visualizações.

Alguns candidatos escrevem o sumário no email ou carta de apresentação. Mas, por vezes, somente o currículo sobrevive à revista inicial. O sumário tem que constar do currículo.

No caso da experiência profissional, quem vai analisar o seu currículo pode querer avaliar o tempo médio que permanceu em cada emprego, o tempo entre cada emprego, o seu investimento em formação profissional e valorização pessoal no decurso da sua vida profissional e especialmente quando esteve desempregado, o sentido ascendente ou descendente da sua carreira profissional, entre outros factos relevantes.

Portanto, não faça como a teoria da evolução neodarwinista, que advoga um sentido ascendente, passo e passo, mas tem buracos enormes no registo de fosséis.

Mas, um currículo não é uma confissão ao padre da Igreja. Se existirem demasiados buracos no seu registo de fosséis, indique apenas as experiências profissionais mais relevantes, indicando expressamente esse facto e faça um esforço adicional para incluir testemunhos credíveis.

Se a sua experiência profissional é extensa, use um formato mais resumido para a maioria das experiências e destaque as 2 ou 3 experiências mais relevantes, informando dos resultados concretos que conseguiu.

Se tem educação informal relevante para o posto de trabalho a que se candidata, não publique essa informação no fim do currículo. Crie uma categoria ou secção do documento para promover esse seu talento. A atenção do recrutador não é a mesma do início até ao fim do currículo.

Use o seu perfil no Linkedin como um documento interativo e complementar ao currículo.

linkedin

Não indique hobbies ou interestes que permitam deduzir que você não é social. Que é solitário.

Não use um email inapropriado. Um currículo será qualificado como lixo pela Moody’s, pela Standard & Poor’s e pela Fitch Ratings, se o email for t0xic_hack3r@hotmail.com ou crazy_gata@gmail.com.

A Questão Da Perfeição

A perfeição é o sonho da vida. Escreva um, dois e três curriculos. Veja qual desses currículos consegue mais entrevistas. É o vencedor do momento. Deite os outros dois foras. Escreva mais dois. Teste novamente. Escolha o novo vencedor. Repita, até conseguir o emprego perfeito.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Curriculum Vitae: Como Escrever O Currículo Perfeito?
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.