Como Escrever O Currículo Perfeito?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Não leio tantos currículos como um Diretor de Recursos Humanos. Mas, não preciso de ler muitas vezes um currículo para identificar determinados padrões e perceber os erros que muitos candidatos cometem quando se candidatam a determinado emprego.

curriculum vitae

E tenho uma perspetiva que transcende os hábitos dum dos habitantes dessa floresta tão peculiar chamada Recursos Humanos, onde os currículos amontoados pelas secretárias são as árvores e o Diretor trabalha com os pés enterrados na lama, longe da luz do sol, incapaz de ver o céu azul, menos ainda a própria floresta, a folhear as milhares de fichas técnicas dos candidatos, que repetem as mesmas fórmulas, as mesmas palavras, os mesmos adjetivos, numa rotina hipnótica, quase suícida, suportada pelo vício do café.

secretária

Ninguém vende a alma ao diabo em troca do poder de rejeitar currículos. É monótono. Há outros poderes muito mais interessantes. Mas, hoje, é preciso cuidado com aquilo que pedimos ao diabo… Vejam o caso dos ditadores. Era uma profissão com poucos riscos há alguns anos atrás. Depois, os EUA invadiram o Iraque, sob o pretexto falso e injusto das armas de destruição maciça. E, alguns anos depois, o Muammar al-Gaddafi foi sodomizado por uma Avtomat Kalashnikova de 1947.

diabo

Os pormenores importam, quando o seu currículo é apenas mais um entre muitos outros um. Por essa razão, você não quer que o seu currículo seja igual a qualquer outro currículo. Ora, a única coisa que não é parecido com um currículo é tudo o resto que não é um currículo. Assim sendo, o seu currículo só pode parecer um currículo, mas tem que ser tudo o resto. Tem que parecer um currículo pela simples razão que é assim que as coisas funcionam. A empresa publica uma oferta de emprego. E você responde com um currículo. É essa a etiqueta. Mas, tem que ser tudo o resto, porque a pessoa que você é não cabe num currículo.

Você é uma pessoa única, especial e diferente das demais. Não existe uma repetição de você em mais lugar nenhum deste universo ou até dos infinitos multiversos. Percebe? Aquilo que parece um currículo não é você. É o currículo. Mas, o currículo não é o currículo do currículo. É o currículo de você. E, por isso mesmo, não pode existir outro currículo igual ao seu currículo de você. Nem parecido. E a razão é absurdamente simples: não existe outro você…

diferente

Agora, imagine o Diretor de Recursos Humanos a ler o currículo que parece um currículo, mas é tudo o resto. Será um momento de êxtase espiritual para ELE, onde aingirá o estado de Nirvana, de total libertação do sofrimento, de ascensão ao topo de árvore mais alta da floresta de currículos que o aprisionavam, sentindo, depois de muitos anos de trabalho, o calor divinal da luz do sol.

nirvana

O Anúncio Da Oferta De Emprego

Eu sei que dizem que o universo teve origem no nada. Antes, existia nada. Não havia espaço, nem tempo. Apenas nada. Nem sei descrever o que aconteceu. Ia escrever depois. Mas, depois só acontece quando existe alguma coisa antes. Ora, existindo nada, não sei tornar inteligível o tempo do que aconteceu depois. Dizem que aconteceu. Terá sido uma singularidade. Pelo menos, é essa uma das versões. O Lawrence Krauss escreveu um livro a contar como é que aconteceu que existe Um Universo Do Nada. Não é essa a explicação do Krauss, mas pergunto se não terá sido um descuido de Deus? Acontece… Pode ter comido alguma coisa que lhe fez mal. E Big Bang!

big bang

A questão aqui é simples. O Lawrence Krauss é um físico. Por isso, pode escrever um livro chamado: “A Universe from Nothing: Why There Is Something Rather than Nothing”. Mas, ele não escreveu o livro para explicar como é que o Universo apareceu do nada, porque nem os próprios físicos entendem o que está escrito no livro. Ele escreveu o livro porque queria ser mais inteligente que os outros. E muitas pessoas compraram o livro para fazerem de conta que entenderam como é que o Universo existe em vez de não existir. Contaram aos amigos que compraram o livro. E, com isso, causaram boa impressão. Só uma pessoa muito culta lê um livro do Lawrence Krauss.

smart

Você não é o Lawrence Krauss. Uma entrevista de trabalho não aparece do nada. O conceito de singularidade não se aplica às entrevistas de trabalho. Há um antes e um depois. E tudo começa com um anúncio duma oferta de emprego.

Leia o anúncio de emprego. Mas, preste atenção ao verbo ler. As palavras não são apenas formas com significados vagos através dos quais você pode filtrar todas as ofertas de emprego minimamente relevantes. As palavras foram escritas pela mesma pessoa que vai avaliar o seu curriculo. Mesmo que não seja a mesma pessoa, aquelas palavras não foram escritas aleatoriamente. Talvez até sejam, como na maioria dos currículos, meras fórmulas que se repetem para a mesma posição e função, mas você precisa de imaginar que cada palavra foi cuidadosamente selecionada, que a ordem de cada requisito foi pensada e intencional. E que, na interpretação do sentido desse anúncio, você encontrará a própria equação que irá decidir o seu futuro.

ler

Reescreva o seu currículo para cada oferta de emprego. Escreva um email como se cada empregador fosse um amigo diferente. Não vai copiar o conteúdo do mesmo email e enviar um email igual para todos os seus amigos, pois não? E muito menos um email em branco com um documento anexo?! E pior ainda um email com centenas de emails de empresas em cc?!

escrever

Eu, no caso dos emails em branco, com currículos anexos, apago o email. Depois, vou ao lixo e restauro. E apago novamente. Pausa. Nunca fiz isso. Mas, entenda a mensagem…

Escreva Um Plano De Negócios Para Vender O Trabalho EU

Você vai morrer. É um facto inevitável. Do mesmo modo que você acorda todas as manhãs dos seus sonhos, um dia, você vai acordar deste sonho partilhado e, numa experiência que não é possível descrever, porque a experiência que segue a morte não é desta realidade, logo não existem palavras suficientes para a descrever, você vai ter a oportunidade de rever cada segundo da sua vida, não como costuma ver um filme, a comer pipocas e a beber 1 Lt de Cola-Cola, mas como se revivesse numa fracção de segundo os muitos anos da sua vida, num estado de consciência infinitamente maior do que o seu estado de consciência atual, e vai perceber que, dos 70 ou 80 anos da sua vida, você usou mais de 10 anos a trabalhar.

juiz

São 24 horas por dia, 365 dias por ano, 1 051 200 horas, repartidas pelos mais de 40 anos que você trabalhou.

Você desperdiçou 10 anos da sua vida? Ou trabalhou com prazer? Aprendeu com a experiência? Fez amigos? Foi uma influência positiva na vida de todas as pessoas com quem trabalhou? Mudou o mundo à sua volta? Foi produtivo? Esforçou-se o suficiente para proporcionar qualidade de vida às pessoas queridas da sua família, aos seus filhos, que dependeram de si desde o momento dos respetivos nascimentos até ao momento da sua morte, porque, em momento algum deixaram de ser seus filhos, do seu sangue e do seu coração?

E quanto tempo usou no planeamento desses 10 anos? Perdeu 4 horas a escrever o seu currículo? Pois perdeu. Investiu 1 semana, 2 semanas, 4 semanas a planear a sua carreira profissional? Não foi tempo perdido…

plano

Qual o nicho do seu negócio? Quem são os seus clientes (as empresas que poderão contratá-lo)? Faça um perfil desses clientes. Quem são os seus concorrentes (aqueles que concorrem consigo pelo mesmo trabalho)? O que é que diferencia a sua oferta da dos seus concorrentes? Qual é a sua proposição de venda? Quais são os respetivos pontos fortes e fracos? Este ponto é particularmente importante e você deve comunicá-lo com o devido destaque no sumário do currículo: quais são os benefícios que você oferece ao empregador? O que é que essa empresa ganha se contratar você em vez de João Joe? Usa as redes sociais para comunicar essa proposta? Tem uma página no Linkedin? Tem um site para comunicar essa proposta? Usa vídeo para comunicar essa proposta?

plano negócios

Não se trata dum negócio? Pouco importa. Pode pesquisar no google “plano de negócios” e retirar ideias para criar o seu “plano de carreira”.

O que importa é que você pode procurar emprego como um profissional. Ou como um amador. A opção é sua. Mas, a diferença terá um impacto relevante em todas as pessoas que vão avaliar a sua candidatura.

Sumário Das Qualificações Para A Posição A Que Se Candidata

Ninguém vai ler atentamente centenas ou milhares de currículos. Por isso, é preciso varrer os currículos e eliminar os mais fracos e irrelevantes. Na primeira avaliação, o recrutador irá passar os olhos pelo seu currículo durante alguns segundos. O primeiro objetivo do seu currículo é captar a atenção do recrutador, para que o seu currículo mereça uma ação subsequente: uma leitura completa, palavra a palavra, interessada e analítica.

lixo

Ora, já tentou vender um produto mostrando a ficha técnica ao cliente? Não tente. O cliente estará a ressonar de tédio antes de chegar ao fim de primeira página…

código binário

Calce os sapatos do recrutador. Já atou os atilhos? Então, sente-se na cadeira do recrutador. Pense no seguinte: o que é que esta empresa pretende deste futuro empregado? Qual o perfil dum candidato excepcional? Escreva esse perfil.

sapatos

Tire os sapatos. Não precisa de desatar os atilhos. Faça como eu. Use os dedos do outro pé para empurar o sapato para fora do pé. Já descalçou os dois sapatos do recrutador? Excelente. Agora, seja esse candidato excepcional!

Adicione um sumário ao seu currículo, imediatamente a seguir aos dados pessoais. Escreva um subtítulo com a posição à qual se candidata, tal qual consta na oferta de emprego, acrescentando os benefícios que pode adicionar à empresa, na posição para a qual se candidata. Seja claro, conciso, convincente e assertivo.

vender

Escreva mais dois ou três parágrafos com a informação mais relevante sobre os conhecimentos, competências, talentos e resultados que tem para oferecer, destacando esse conteúdo. Depois do sumário, você tem espaço mais do que suficiente para todos os dados informativos sobre as suas qualificações e experiências profissionais.

Testemunhos E Cartas De Recomendações

Já aterrou numa Landing Page duma empresa especialista em comércio eletrónico, onde existe uma proposta de venda dum infoproduto? Na realidade, essas páginas são monstros testados, afinados e aperfeiçoados para terem uma taxa de conversão elevada. Incluem sempre testemunhos. A razão? Porque funcionam. São a prova social de que aquela proposta de valor tem o reconhecimento dos outros.

testemunhos

Um adolescente tímido, que nunca fumou, nem bebeu, toma um copo de leite todos os dias e come um queque, nunca fez amor com uma mulher, junta-se à claque de futebol do clube local, no dia do jogo, e transforma-se num vândalo. No fim do dia, somos uma sociedade de ovelhas. Seguimos a multidão.

ovelhas

É por isso mesmo que os testemunhos são essenciais. Servem para validar a informação que consta do currículo.

Peça uma carta de recomendação aos seus familiares e amigos. Obrigue-os a escrever uma carta formal. Mas, sobre os seus atributos pessoais. Selecione duas ou três cartas e anexe ao currículo. Retire a melhor frase ou parágrafo de cada uma dessas cartas e publique no fim da secção sobre os seus dados pessoais, com o subtítulo “Testemunhos De Familiares E Amigos”. Identifique o autor de cada testemunho pelo nome e pela natureza da relação consigo.

A seguir às qualificações profissionais, um ou dois testemunhos de ex-professores, “Testemunhos De Professores”. Procure os professores menos competentes e mais inseguros. Seja simpatíco. Diga-lhes que está na altura de você aplicar tudo aquilo que eles lhe ensinaram, com um sorriso de orelha a orelha. E as cartas de recomendações serão espetaculares… 😉

No fundo, é uma carta a explicar como eles próprios são professores responsáveis, competentes e capazes, que nunca fizeram greve no dia de exames, mas por outras palavras. A mensagem deles estará disfarçada na forma dum elogio público à obra criada, você.

Dois ou três testemunhos de ex-empregadores e de ex-colegas de trabalho, depois da secção sobre experiência profissional, “Testemunhos Profissionais”. O Mark Cuban usa muito a palavra hussler, num sentido que ele próprio valoriza muito num vendedor:

someone that gets money from other people. like slanging, gambling, pimpin

Seja um hussler, quando pedir a carta de recomendação aos seus ex-superiores hierárquicos. Pague-lhes uma cerveja ou até um almoço. Peça-lhes que foquem a recomendação em todos os benefícios que você deu à empresa e nos resultados que você alcançou, preferencialmente com números concretos e estatísticas. Se a sua presença não foi tão notória, peça uma carta de recomendação simpática…

vendedor

Como Formatar Um Currículo Perfeito

Estrutura lógica, simétrica, consistente e simples, com várias secções separadas pelos respetivos títulos e subtítulos. Formato de texto de leitura fácil para web, sem qualquer erro ortográfico ou gramatical. Espaço branco quanto baste. Parágrafos pequenos. Utilização de listas. Caso sejam usadas colunas, não mais do que 2 colunas horizontais.

O ser humano sente empatia pelo similar. E esmaga qualquer insecto com um chinelo. Uma foto com uma cara simpática e sorridente cria empatia no recrutador. É um comportamento social automático. No Linkedin, por exemplo, se o seu perfil tiver uma foto, terá 11x mais visualizações.

cara simpática

Alguns candidatos escrevem o sumário no email ou carta de apresentação. Mas, por vezes, somente o currículo sobrevive à revista inicial. O sumário tem que constar do currículo.

No caso da experiência profissional, quem vai analisar o seu currículo pode querer avaliar o tempo médio que permanceu em cada emprego, o tempo entre cada emprego, o seu investimento em formação profissional e valorização pessoal no decurso da sua vida profissional e especialmente quando esteve desempregado, o sentido ascendente ou descendente da sua carreira profissional, entre outros factos relevantes.

altos e baixos

Portanto, não faça como a teoria da evolução neodarwinista, que advoga um sentido ascendente, passo e passo, mas tem buracos enormes no registo de fosséis.

Mas, um currículo não é uma confissão ao padre da Igreja. Se existirem demasiados buracos no seu registo de fosséis, indique apenas as experiências profissionais mais relevantes, indicando expressamente esse facto e faça um esforço adicional para incluir testemunhos credíveis.

fossil

Se a sua experiência profissional é extensa, use um formato mais resumido para a maioria das experiências e destaque as 2 ou 3 experiências mais relevantes, informando dos resultados concretos que conseguiu.

Se tem educação informal relevante para o posto de trabalho a que se candidata, não publique essa informação no fim do currículo. Crie uma categoria ou secção do documento para promover esse seu talento. A atenção do recrutador não é a mesma do início até ao fim do currículo.

Use o seu perfil no Linkedin como um documento interativo e complementar ao currículo.

linkedin

Não indique hobbies ou interestes que permitam deduzir que você não é social. Que é solitário.

Não use um email inapropriado. Um currículo será qualificado como lixo pela Moody’s, pela Standard & Poor’s e pela Fitch Ratings, se o email for t0xic_hack3r@hotmail.com ou crazy_gata@gmail.com.

A Questão Da Perfeição

A perfeição é o sonho da vida. Escreva um, dois e três curriculos. Veja qual desses currículos consegue mais entrevistas. É o vencedor do momento. Deite os outros dois foras. Escreva mais dois. Teste novamente. Escolha o novo vencedor. Repita, até conseguir o emprego perfeito.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como Escrever O Currículo Perfeito?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.