Como dizer não ao seu patrão… sem gerar confusão!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como dizer não ao seu patrão…

É mais fácil dizer sim que dizer não, particularmente quando a rejeição é dirigida ao todo poderoso aí na empresa, mas muitas vezes é necessário chamar-lhe a atenção para o facto de não ser possível responder a uma solicitação que não sabe como cumprir, que tem um prazo de execução estreito ou que não corresponde às suas funções na empresa.

Será que dizer não ao seu patrão é meio caminho andado para a demissão? Nem por isso! É sempre melhor admitir que não tem competência ou não tem tempo para realizar uma tarefa do que executá-la de forma ineficiente, pondo em causa os resultados da empresa. A questão é: como o fazer? Como dizer não ao seu patrão… sem gerar confusão? Simples, transmita essa informação como se estivesse em negociação, de acordo com algumas dicas que lhe vamos apresentar para se “livrar” da tarefa sem prejudicar a sua imagem e sem arriscar o seu emprego.

1. Avalie o pedido do seu patrão

Bem sabemos que está com vontade de gritar um sonante “não” ao ouvido do seu patrão, mas… calma! Não se apresse a pôr em prática as dicas deste artigo. Antes de dizer não na cara, deve avaliar o pedido: será que não tem mesmo tempo para analisar a situação e executar essa tarefa? Será que não está comprometido o suficiente com a empresa para pegar nessa tarefa, mesmo que não seja da sua responsabilidade? Será que não é coisa para demorar apenas uns minutos? Será que… Enfim, chegue a uma conclusão sem se precipitar. E depois, se essa decisão for “não”, pense no quanto esse “não” custará ao seu patrão, bem como em argumentos que possam evitar ou pelo menos aligeirar a discussão. E lembre-se de que ele também é capaz de argumentar e levar a sua avante, afinal quem é que manda aí na empresa?

2. Pense antes de responder

Depois de avaliar o pedido, deve tirar mais uns minutos para pensar antes de responder. Sim, esta é mais uma forma de evitar que saia de rompante um redondo “não”, mas se não tiver de responder na hora, o melhor mesmo é seguir esta dica porque muitas vezes após uma breve reflexão, consegue decidir com mais convicção e até encontrar alternativas.

3. Avalie as suas razões para dizer não

Diga-nos aqui que ninguém nos ouve: porque é que quer dizer não? Não tem tempo ou competência para realizar essa tarefa que o seu chefe lhe pediu ou não tem paciência? Dizer não, só porque sim, não será vantajoso para si, a não ser que esteja a preparar uma estratégia para receber uma carta de despedimento!

Se o pior acontecer… leia o nosso artigo: fui despedido o que fazer?

4. Aponte soluções

Se avançar com o não, o seu patrão é capaz de ficar furioso e por isso convém levar já ensaiadas algumas opções para “acalmar a fera” e provar que a sua recusa não significa que a tarefa não seja realizada. Além disso, ao apontar soluções revela que está preocupado com os objetivos da empresa, simplesmente não pode contribuir com essa tarefa em específico. Sim, bem sabemos que é complicado avançar com alternativas, mas atente nestas ideias:

  • Poderá a tarefa ser adiada para outra data mais conveniente? Se sim, qual?
  • Poderá ser delegada noutra pessoa? Quem?
  • Poderá ficar à sua responsabilidade, mas ser executada noutra altura ou noutras condições? Como?

5. Diga “não”, somente se necessário

Pelo que já leu até agora, percebeu que pode e deve dizer “não”, mas só se necessário. Se andar a dizer constantemente “não”, será mal visto pelo seu chefe e colegas de trabalho. Se andar a dizer constantemente “sim”, será assoberbado de trabalho, colocando as suas funções em risco… Não é fácil encontrar o meio termo, por isso, e na dúvida, diga “não” apenas se:

  • A tarefa deve ser realizada por outra pessoa.
  • Desconhece o que é preciso fazer para concluir a tarefa com sucesso.
  • Tem em mãos um trabalho prioritário, mais importante.

E mesmo num destes casos, diga não, mas dê uma explicação para a recusa:

  • “Gostava muito, mas neste momento estou ocupado com…”
  • “Agora não é boa altura, estou a meio de uma tarefa urgente…”
  • “Infelizmente não me posso comprometer com essa tarefa, estou a dar prioridade a…”
  • “No momento não posso aceitar, mas assim que terminar o que estou a fazer, posso pegar nessa tarefa e…”

6. Seja franco

Qual é o verdadeiro motivo pelo qual quer dizer que não ao seu patrão? Tenha a coragem de ser franco e direto, de dizer a verdade crua e nua. As desculpas podem fazê-lo passar por mentiroso, preguiçoso ou pouco empenhado com o trabalho na firma quando, por exemplo, o que acontece é que não sabe fazer o que o seu patrão está a pedir. Mas, para compensar, pode realizar outra tarefa em que o seu contributo possa ser uma mais-valia!

7. Não vacile!

Apesar da franqueza e até da simpatia com que pode recusar um pedido do seu patrão, não exagere! Se for “bonzinho” demais, ele acabará por o convencer a fazer o que não quer ou pelo menos a transformar um “não” em “sim” em apenas meia hora… se continuar a insistir. Por isso, seja perentório e não deixe o seu chefe com falsas esperanças.

8. Ajuste suas expectativas: pode receber uma resposta negativa… em resposta à sua resposta negativa!

Ah, pois é! Mesmo seguindo à risca todas estas dicas, não podemos garantir que o seu patrão não lhe vá dizer: “Deixe-se de desculpas! É para fazer o que lhe estou a pedir, Silva, e já!” ou “O quê?! Não pode fazer o relatório!? Toca mas é a pegar nisso, Antunes, e rápido que tenho de ter tudo pronto às 18h”.

O que pode fazer nesta situação, pergunta você? Pode ajustar as suas expectativas, o que espera das conversas com o seu patrão, e pouco mais. E pode seguir para a última dica!

9. Pratique para conseguir dizer não daqui para a frente

Recebendo um “não” em resposta ao seu “não”, a questão é praticar. Sim, praticar sozinho a melhor forma de dizer não ao seu patrão, analisando os argumentos, o tom de voz, franqueza e solidez do discurso. Porque dizer não ao seu patrão… sem gerar confusão, é possível. Mais tarde ou mais cedo, você chega lá!

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre como evitar problemas de relacionamento no trabalho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como dizer não ao seu patrão… sem gerar confusão!

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.