Como Decorar O Escritório Da Sua Empresa

escritório

Saiba como decorar o escritório da sua empresa

Se fizermos as contas, verificamos que passamos cerca de 40 horas no escritório por semana. São muitas horas… Tantas que se torna importante fazer desse espaço um local simpático e acolhedor onde todos consigam ser produtivos porque, quanto mais não seja, se sentem confortáveis. O ideal é que o escritório mostre que tipo de empresa é a sua de uma forma agradável à vista, organizada, confortável e, principalmente, profissional. Mas não é proibido dar um toque pessoal na decoração!

Aqui não interessa qual o seu tipo de negócio, nem a localização, tamanho do escritório ou verba disponível para o mobilar. Interessa sim, saber se dedicou atenção suficiente à decoração deste espaço. É que com mais ou menos dinheiro ou mais ou menos espírito inventivo, terá em dada altura de o decorar. Não o faça sem usar alguns critérios. Nós podemos ajudar listando algumas dicas que podem auxiliar na decoração ou renovação do espaço. Siga-as e faça dos seus colaboradores funcionários exemplares, felizes no seu local de trabalho.

escritório

1. Ambiente

Pense na imagem que deseja passar às pessoas

A decoração do ambiente do escritório deve variar de acordo com a identidade da sua marca, produto ou serviço. Pode ir do clássico ao inovador, dependendo do que a sua empresa queira transmitir dentro do seu escritório tanto para os trabalhadores quanto para os clientes e outros visitantes. É importante que a identidade seja bem definida. Jovem ou tradicional. Alegre ou séria. Descontraída ou formal… Por exemplo, se for um escritório de advogados ou a sala da administração de uma empresa, pode e deve passar a imagem de ordem e profissionalismo. Mas se for o escritório de designers, por exemplo, ou a sala do departamento de marketing, pode optar por uma imagem mais colorida e criativa.

2. Cores

Escolha as cores mais adequadas

As cores neutras, como o branco, bege ou cinza são boas opções para um ambiente mais sério e profissional, enquanto as cores claras e brilhantes ficam melhor noutros ambientes, como escolas ou estúdios de arte.

3. Mobiliário

Adquira o mobiliário certo

Independentemente do seu tipo de negócio há sempre margem para brincar com os estilos e com as cores no que toca a mobiliário. Por exemplo, pode optar por móveis que possuam a cor da empresa. Se o seu logo é azul, as secretárias e as cadeiras podem ser azuis. Também os materiais podem variar de acordo com o seu gosto pessoal mas há duas regras que tem de seguir: comodidade e funcionalidade. É muito importante que os móveis sejam adequados ao trabalho. Pense neles antes de se decidir pela compra seja do que for. O mogno e as madeiras escuras demonstram profissionalismo enquanto o aço inoxidável e as madeiras mais claras, como o marfim, ficam melhor em salas de receção, por exemplo. Certifique-se de que vai escolher cadeiras confortáveis e ajustáveis. Trabalhar num escritório e ficar sentado por muito tempo pode causar muitos problemas de saúde, como dor de cabeça, dores nas costas, no pescoço e uma postura errada. Assim, compre cadeira giratórias e ergonómicas, ajustáveis às necessidades dos colaboradores que não tem todos a mesma estatura física, e de preferência estofadas em couro e com base em madeira. Garanta o conforto aos seus funcionários! Existem diversos modelos de secretárias e cadeiras de escritório no mercado, não faça contas na hora de adquirir mobiliário que deve ser ergonómico para que os colaboradores se sintam perfeitamente confortáveis. Lembre-se de procurar um aparador, uma mesa de reuniões, uma estante ou prateleiras para livros e dossiers.

É importante ter um lugar conveniente para guardar e mostrar os seus materiais, tais como brochuras e catálogos. Se tiver verba disponível (e espaço) pode ainda optar por longas mesas de madeira, como carvalho, maples ou outras madeiras nobres que dão um toque de elegância e são também funcionais e mais resistentes e duráveis.

4. Decoração

Escolha peças de decoração adequadas

Selecione quadros ou fotos com molduras bonitas para pendurar nas paredes do escritório, além dos seus diplomas e certificados. É dos poucos recursos que tem para personalizar o espaço. Pense em peças bonitas e úteis para colocar nas mesas ou no aparador, como um relógio, um suporte para cartões, um porta-canetas e molduras para fotos pessoais ou da equipa de trabalho.

Use papel de parede para decorar a sala, pendure cortinas nas janelas ou escolha estores atrativos e funcionais que surtam bom efeito em parceria com uma parede lisa. Procure um quadro de avisos ou um quadro branco, pois dão sempre jeito, e planeia a localização dos computadores, impressoras, telefones ou qualquer outro equipamento.

Não exagere na decoração mas se quer que os funcionários se sintam bem e vistam a camisola da empresa, nada melhor do que permitir que eles coloquem objetos pessoais sobre as suas mesas. Uma foto de família, um desenho de uma criança, a caneca favorita ou outro objeto de estima. Além de enfeitarem o local, estes pertences deixam as pessoas mais à vontade e felizes, ou seja, mais produtivas. Adicionar itens que o inspiram, aumenta os seus níveis de rendimento e ajuda a personalizar e decorar o espaço. Afinal, é o seu espaço no escritório.

E no final, lembre-se de manter sempre o espaço de trabalho arrumado e limpo!

5. Plantas

As plantas deixam os colaboradores mais produtivos

Algumas pesquisas revelam que as plantas são agradáveis aos olhos e deixam as pessoas mais produtivas, além de que ajudam e limpar o ar, retirando as emissões tóxicas. Mas tenha cuidado ao escolher plantas para seu escritório. Verifique primeiro a quantidade necessária de luz natural antes de comprar as plantas: se o seu escritório não receber muita luz do sol, escolha uma planta que se mantenha saudável com a luz artificial, como o bambu. Também pode colocar um bonsai ou outras plantas pequenas nas mesas. E não se esqueça de as regar!

6. Iluminação

Bem iluminado, sempre

Ilumine bem seu escritório. Encontre um equilíbrio entre a luz do escritório artificial e a luz natural. E consulte a legislação a respeito.

7. Divisórias

Várias opções à escolha

Se vai ter de criar espaços de trabalho separados com divisórias, tente que passem despercebidos, como uma espécie de elemento neutro do escritório. As divisórias não devem parecer opressoras nem labirínticas. Tem muitas opções no mercado quando se trata de escolher as divisórias de escritório. Selecione a opção mais adequada ao seu espaço: divisórias maiores, do chão ao teto, se preferir dar uma ideia de permanência e não se incomodar com a obstrução da vista ou mais pequenas, se quiser dar a ideia de maior abertura e mobilidade. Ou uma mistura de ambas.

8. Receção

A primeira imagem da empresa

Se o seu escritório tem um espaço para receber os visitantes, pode aproveitar para decorá-lo de acordo com a imagem da empresa. Coloque, por exemplo, alguns pufes ao lado sofás para dar um toque mais descontraído ou, se o ambiente da sua empresa é mais formal, decore a receção com plantas ou pinturas alusivas à sua área. Pode ainda colocar molduras de parede com fotos dos seus colaboradores em ação. Deixe numa mesa de apoio algumas revistas da sua área de atuação e a newsletter da empresa e outros itens de decoração que possam ajustar-se à cultura da empresa. E lembre-se sempre que este espaço será a primeira imagem da empresa que o visitante terá ao chegar ao escritório.

E agora avalie a verba disponível para decorar, reúna a sua equipa para recolher sugestões e… mãos à obra!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
Deixe um Comentário