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Como Criar Um Plano De Marketing – Parte 2

Vantagens dum plano de marketing

Por um lado, não pode esperar magia de um Plano de Marketing. Ele por si só não fornece as respostas corretas para a sua empresa alcançar o sucesso. Inclusive nem todos os planos são bem-sucedidos porque a análise e as informações apresentadas podem estar inadequadas e as metas podem não ser realistas, impossibilitando seu sucesso. Mas, por outro lado, é importante salientar que o marketing é uma peça fundamental nos resultados atingidos, conquistando mercados e consumidores. E as empresas que possuem departamentos de marketing devem contar com profissionais especializados, treinados e atualizados sobre as ferramentas mais modernas de marketing de modo a poderem atingir os objetivos da organização.

Na verdade, o Plano de Marketing sozinho não consegue alcançar objetivos mas a falta de gestão em marketing impede – essa sim – o sucesso da empresa. E um Plano de Marketing é um instrumento de comunicação e de controlo muito útil. Extramente útil! Permite dar a conhecer aos colaboradores o que é esperado alcançar, estabelecer as ações necessárias para lá chegar e os objetivos parciais que podem e devem ser periodicamente controlados.

plano de marketing

Ora, se elaborar corretamente o seu Plano de Marketing, ele vai-lhe trazer grandes benefícios, entre eles:

  • Aumento da capacidade de integração de todas as atividades de marketing da empresa.
  • Diminuição dos efeitos dos problemas.
  • Diminuição do “medo” de correr riscos, pois eles estarão calculados.
  • Indicação das estratégias necessárias para crescer num mercado competitivo e em constante mudança.
  • Facilidade em propor ações estratégicas que visam transformar as ameaças em oportunidades e os pontos fracos em pontos fortes.
  • Capacidade de previsão das decisões a tomar, o que lhe permite preparar correta e atempadamente as ações, diminuindo assim a taxa de erro.
  • Monitorização permanentemente das variáveis internas e externas, para se conseguir manter o crescimento desejado.
  • Conhecimento mais profundo dos seus consumidores.
  • Capacidade de detetar mais rapidamente as necessidades dos consumidores.
  • Possibilidade de transformar as necessidades dos consumidores em oportunidades de negócios.
  • Capacidade de melhor refletir sobre a situação atual (e futura) da empresa.
  • Conhecimento profundo do ambiente na qual a empresa está inserida.
  • Conjugação e articulação das diferentes decisões, permitindo uma coerência em todas as políticas da empresa/produto ou serviço.
  • Formalização e explicitação das decisões a tomar.

Artigos Da Série Como Criar Um Plano De Marketing:

  1. Como Criar Um Plano De Marketing – Parte 1
  2. Como Criar Um Plano De Marketing – Parte 2
  3. Como Criar Um Plano De Marketing – Parte 3
  4. Como Criar Um Plano De Marketing – Parte 4
  5. Como Criar Um Plano De Marketing – Parte 5
  6. Como Criar Um Plano De Marketing – Parte 6
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