Como criar um ebook para os seus clientes

Se os seus clientes, assim como assim, já fazem um pouco de tudo online, por que não oferecer-lhes um livro sobre um tema relacionado com o seu negócio que seja atrativo e instrutivo para eles? Mas não um livro qualquer. Um ebook. Conheça-o melhor.

O ebook é um livro eletrónico publicado na Internet. Os consumidores podem lê-lo fazendo o download gratuito da informação através do seu site, página de rede social, email, etc. Naturalmente que mesmo que o imprimam, ele não substitui o livro impresso mas ajuda a adquirir conhecimento com rapidez e eficiência quando as pessoas estão a navegar pela Internet. Confira qual a importância de um ebook para o seu negócio!

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Benefícios do ebook

O grande benefício do ebook é dar a oportunidade de mostrar aos seus clientes um conjunto de textos pertinentes sobre o seu trabalho, de forma interativa, atual e acessível a cibernautas. 

Importância do ebook para o seu negócio

Os ebooks são particularmente interessantes nos negócios com vertente online na medida em que servem para mostrar um projeto profissional. Além de oferecerem informação interessante aos seus clientes e potenciais clientes, aumentam a notoriedade da empresa e potenciam a partilha de informação sobre o seu negócio. Os ebooks sobre a sua área de atuação são ótimas formas de gerar leads. Por este motivo, o marketing digital já adotou esta ferramenta porque as pessoas deixam com facilidade o seu email (entre outros dados) num formulário, para receber um conteúdo mais rico e denso: um ebook. A troca vale a pena para os dois lados. A sua empresa ganha leads com facilidade, os seus contactos recebem um livro digital. A questão agora é… como produzir o ebook?

Como Criar Um Ebook Passo A Passo

Agora que já percebeu a importância de um ebook, deve começar a pensar que conteúdo os seus clientes gostariam de descarregar de modo a que a sua empresa obtenha contactos. E os seus contactos obtenham informação de relevo.

1. Objetivo do ebook

Em primeiro lugar deve pensar em qual será o objetivo do seu ebook? Claro que o objetivo passa sempre por gerar leads mas o que é que pensa fazer com esses leads? Não basta guardar os emails ou outros contactos das pessoas que tiveram interesse em descarregar o seu ebook, deve também ter uma estratégia definida relativamente ao passo seguinte. Quer que os consumidores voltem ao seu site para descarregar outro ebooK?

Pretende que ganhem interesse pelos seus produtos ou serviços e entrem em contacto com a sua empresa? Deseja converter esses downloads do ebook em vendas? Tenha os seus objetivos definidos durante o processo de criação para que o resultado final seja um sucesso.
 
2. Definição do público-alvo

O seu ebook deve ir de encontro aos interesses do seu público-alvo. Parece óbvio mas nem sempre isso acontece. Às vezes a pressa em produzir um ebook torna-se inimiga da perfeição. Não publique os conteúdos que já tem ou que consegue arranjar com facilidade. Publique os conteúdos que vão interessar ao seu público mesmo que isso implique alguma pesquisa extra ou mesma a contratação de uma empresa/equipa que o faça por si.

3. Decida qual o tema do seu ebook

Para decidir então qual o tema ou temas que quer retratar no seu ebook, deve pensar nas principais necessidades ou desejos dos seus consumidores. Se esses interesses estiverem (bem) retratados, o ebook será um sucesso.

Para chegar aos temas ideais, faça uma análise dos assuntos que mais comentários têm no seu site e blog (ou nos sites e blogs da concorrência). Depois disso, comece a avaliar o que deve incluir no ebook, começando por fazer estrutura do livro, com respetivo sumário e índice.

4. Faça um cronograma

Prepare um cronograma para a produção do ebook. Nesse cronograma deve especificar o tempo que os seus colaboradores podem e devem dispensar à produção do ebook e quanto tempo prevê que demore a sua conclusão. A produção de um ebook não é das tarefas mais simples por isso tenha alguma disponibilidade temporal para dar à sua equipa.

5. Comece a escrever os textos

Depois de ter a estrutura e o cronograma definido, comece a escrever o ebook. Lembre-se que é suposto que este livro seja lido no computador, sem necessidade de imprimir, por isso use as técnicas que já utiliza para a redação de textos para a Internet. O ideal é escrever cada capítulo como se fosse um post.

6. Pense no design do ebook

Depois de ter os textos prontos, ou em simultâneo, pense no design, no template do ebook. Use o seu logotipo e as cores da marca para que o leitor identifique facilmente a sua empresa. Além desses elementos, inclua fotos e outras imagens de qualidade para identificar visualmente os temas que está a expor e para aligeirar a leitura. As imagens podem ser simplesmente aproveitadas dos seus próprios produtos ou serviços, ou de fontes externas. Se necessitar, contrate um designer para o ajudar neste processo.

7. Escolha o título do ebook
Este ponto é particularmente importante. O título é o que vai suscitar o interesse (ou não) dos consumidores. Pense em algo objetivo mas criativo ao mesmo tempo. Em questões de títulos não há espaço para amadorismos porque eles é que vão levar as pessoas a clicar. Por outras palavras, mesmo que tenha um excelente ebook, sem um bom título não há leads.

8. Faça a revisão do ebook

Reveja o conteúdo do seu ebook uma e outra vez e antes de o colocar online peça a alguém da sua confiança que o faça também.

9. Grave o ebook em PDF

Depois de revisto, grave o ebook em PDF. Atenção que muitos dos softwares gratuitos apresentam problemas ao transformar o ebook em PDF e por isso deve conferir o resultado em diferentes sistemas operacionais. O seu ebook deve ser perfeito tanto para Windows como para Mac.

10. Crie a landing page para o ebook

Após um destaque sobre os benefícios da leitura do seu ebook, escolha os itens do formulário que o utilizador deve preencher para o poder descarregar e coloque a página online. Sempre de uma forma apelativa e chamativa mas sem espaço para exageros.

11. Crie chamadas para o ebook no seu site

Destaque o seu ebook no site da sua empresa com uma chamada de download atraente, seja na barra lateral, ao fim de cada post ou onde entender ser mais chamativo. Coloque também um link para a página de conversão em publicações novas e antigos que falem sobre o assunto.

12. Divulgue o ebook numa publicação em blog, nas redes sociais e por email

Use a base de dados de contactos da sua empresa para começar a divulgar o ebook a clientes e potenciais clientes. Comece por eles porque são pessoas que já conhecem o seu negócio e através delas tente então chegar a outros potenciais consumidores: os seus familiares, amigos e conhecidos.
 
E agora que já tem as etapas necessárias à produção do seu ebook, siga com atenção cada passo e atreva-se. Mime os seus clientes com um livro digital com informação de interesse e regozije-se com os leads!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
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