Como criar o ambiente de trabalho ideal

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saiba como criar o ambiente de trabalho ideal na sua empresa

Se pensa que vamos falar de escritórios com designs modernos, bonitos, amplos, bem iluminados e com zonas para lazer que incluam sofás e consolas de jogos… está muito enganado! Criar um ambiente de trabalho ideal implica bem mais do que providenciar algum conforto aos seus colaboradores. Por melhor que seja a aparência da sua empresa, são algumas dicas que pode pôr em prática hoje mesmo junto da sua equipa, que vão torná-la num lugar verdadeiramente inspirador!

O ambiente de trabalho ideal nem sempre é aquele que é construído dentro de um escritório espaçoso e luxuoso, com deliciosos lanches nos intervalos e espaços para relaxar com puffs e mesas de ping-pong. Se isso ajuda? Sim, ajuda, mas a verdade é que são as pessoas envolvidas a peça-chave para que o ambiente seja de facto bom. Se as equipas não se sentirem motivadas, as empresas não têm a melhor performance e os espaços para relaxar de pouco mais vão servir do que de zonas onde as pessoas se podem divertirem… até que sejam seis da tarde!

Infelizmente não há uma fórmula exata para criar o ambiente de trabalho ideal, inclusive porque este pode variar consoante o tipo de negócio, mas há algumas dicas que são comumente aceites por empresas que desejam estimular a interação, reter colaboradores e potencializar equipas. Conheça-as!

Ânimo

Pessoas mal-humoradas estragam qualquer ambiente, mesmo aquele que está impecavelmente decorado e apetrechado com as mais recentes novidades tecnológicas. Ao contrário, pessoas animadas contribuem diretamente para um ambiente de trabalho ideal e, claro, aumentam a produtividade do negócio. Como líder, saiba-se rodear de pessoas positivas e zele pela sua felicidade. Afinal, quando as pessoas estão felizes, rendem mais. Não precisa de transformar o escritório numa discoteca, mas também não precisa de evitar algumas atividades inusitadas que podem ser muito bem-vindas para melhorar o ambiente de trabalho.

Amizade

Antes mesmo de lhe falarmos da necessidade de manter a sua equipa coesa e unida, vamos chamar-lhe a atenção para a qualidade dos relacionamentos no seu escritório e isso porque, apesar de ninguém ir para o trabalho para fazer amigos, a verdade é que é bem mais fácil, divertido e compensador trabalhar com pessoas com as quais se está em sintonia. Só que a confiança mútua que traz essa sintonia só é possível numa empresa que investe nos relacionamentos.

Relações de amizade no local de trabalho, oferecem mais dinamismo e fluidez aos processos da empresa, pois o diálogo dentro de cada departamento e mesmo entre diferentes equipas, melhora exponencialmente. Também para si, trabalhar com pessoas de que gosta e com as quais tem afinidades, vai tornar a vida profissional mais estimulante.

Clique aqui e conheça algumas dicas para manter os seus colaboradores felizes!

Compromisso

Infelizmente o ânimo, a boa disposição e a amizade não chegam. Há que estabelecer um compromisso, definir metas e adotar posturas adequadas para melhorar a produtividade e assim aumentar a satisfação pessoal de cada um e de todos, de um modo geral. Como líder, deve tomar a dianteira e demonstrar compromisso com o seu grupo de trabalho e com os objetivos da empresa, isso irá garantir um ambiente de trabalho ideal.

Diversidade

A diversidade é outra característica de um ambiente de trabalho ideal porque diferentes personalidades, diferentes estilos de vida, diferentes crenças, competências e habilidades, se bem geridas, garantem a uma empresa mais inovação, criatividade e capacidade de resolução de problemas. Assim, se a sua equipa não responde a esta dica, esteja atento em futuras contratações de modo a conseguir reunir pessoas com diferentes perfis, mas com um aspeto em comum: sentirem-se parte integrante e importante da empresa.

Flexibilidade

Se deseja criar o ambiente de trabalho ideal, deve procurar pessoas flexíveis que sejam capazes de se adaptarem a mudanças e a problemas inesperados. Ao mesmo tempo, como líder também precisa de demonstrar flexibilidade em relação aos seus colaboradores. Por exemplo, se tem um colaborador altamente competente, mas que se atrasa ou falta constantemente por que não equacionar uma situação de home office? Se tem um estagiário interessado em acrescentar algo numa reunião, por que não lhe dar a palavra? É claro que existem regras e horários pré-definidos, mas com equilíbrio e boa vontade, é possível encontrar um meio termo, dando ao colaborador alguma liberdade. Lembre-se que hoje em dia os trabalhadores preferem um líder a um chefe!

Feedback

Seja por falta de tempo ou de oportunidade, muitas vezes acaba por não dar feedback aos seus colaboradores, não é verdade? Ora, para que as pessoas se sintam valorizadas, reconhecidas e principalmente motivadas, deve dar feedback sobre o seu trabalho, inclusive marcando reuniões regulares com a sua equipa. Nessas reuniões, tenha abertura suficiente para receber feedback também, se necessário pedindo aos participantes uma opinião sobre o trabalho que estão a desenvolver. E aprenda com os seus colaboradores!

Equipa

Numa empresa o trabalho de uma pessoa interfere direta ou indiretamente no trabalho das demais. Desta feita, para criar o ambiente de trabalho ideal deve promover a integração das pessoas numa equipa ou grupo para melhorar os resultados. Pode fazê-lo, por exemplo, durante as reuniões que enunciámos em cima – onde deverá começar a dar e receber feedback com mais frequência, – mas também promovendo a tal amizade entre todos, inclusive organizando encontros e festas periódicas, oportunidades para a equipa estabelecer laços, divertir-se, descontrair e sair mais unida.

Promova o team building na sua empresa! Saiba como, clicando aqui!

Formação

A aprendizagem contínua nunca fez mal a ninguém. Se investir na formação profissional da sua equipa, através de cursos, workshops, conferências, etc, não só passa a mensagem de que confia e acredita nessas pessoas, como passa a ideie de que deseja investir nelas. E a verdade é que esse investimento pode ser muito vantajoso para criar o ambiente de trabalho ideal, mas também para atingir melhores resultados empresariais, pois colaboradores atualizados estão mais bem preparados, mais qualificados e por consequência, mais motivados.

Recompensas

Claro que para criar um ambiente de trabalho ideal deve também oferecer ordenados justos e benefícios diversos, mas mais importante do que aquilo a que é obrigado por lei é a forma alternativa ou complementar de recompensar as pessoas: de bónus a formação profissional, passando por uma viagem, um pequeno mimo no Natal, folga no dia de aniversário e por aí fora. A perspetiva de receber uma recompensa aumenta naturalmente o envolvimento das pessoas, o que promove, ainda mais, o ambiente de trabalho ideal. Tudo porque as recompensas mostram aos colaboradores que o bom desempenho está a ser reconhecido.

Agradecimentos

E por fim, demonstre gratidão. Diga simplesmente “obrigado”, valorizando as atividades executadas pelas pessoas que o rodeiam e veja como ficam mais felizes e motivadas!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como criar o ambiente de trabalho ideal

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.