Como construir uma marca pessoal na Internet

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Saiba como construir uma marca pessoal na Internet

As marcas não se podem transformar em pessoas, mas as pessoas podem-se transformar em marcas e por isso, se gostava de construir uma marca pessoal na Internet, destacar-se entre os demais e ganhar um público fiel, deve tomar notas das nossas dicas para obter notoriedade, reputação, reconhecimento e, claro, grandes oportunidades de negócio!

Da criação de conteúdo à gestão de diferentes canais de comunicação, a construção de uma marca pessoal na Internet deve seguir algumas estratégias de marketing digital para se conseguir posicionar de forma adequada, mostrando claramente aos utilizadores quem é, o que faz, como faz e com que objetivo.

O que se entende por marca pessoal na Internet?

Marca pessoal na Internet é uma forma de uma pessoa em particular, aproveitar as técnicas de marketing digital para promover a sua imagem na web e mostrar como se diferencia entre os demais, independentemente de ser pela sua criatividade, inteligência, inovação, irreverência, etc. No fundo, trata-se de um processo de identificação, comunicação e posicionamento de algum ou de alguns pontos diferenciadores que vão fazer sobressair determinada pessoa no mundo online de modo a conquistar reputação e ampliar o seu número de clientes, seguidores ou patrocinadores.

Porque deve construir uma marca pessoal na Internet?

Porque hoje em dia a Internet é a melhor forma para qualquer marca (seja empresarial ou pessoal) ganhar visibilidade, notoriedade e autoridade e com isso gerar mais oportunidades de venda, e também mais oportunidades para estabelecer novos contactos, ganhar novos seguidores e/ou clientes e atrair a atenção de patrocinadores.

Como construir uma marca pessoal na Internet?

Muitos especialistas em determinados setores como estilistas, designers, copywriters, especialistas SEO, criadores de sites, chefs, mas também desportistas e artistas de diferentes áreas (entre outros) estão a apostar em técnicas de marketing digital para melhor “venderem” os seus serviços, produtos ou ideias online. E agora é chegada a altura de se juntar a eles! Continue a ler e saiba como construir uma marca pessoal na Internet!

Identificar a sua proposta de valor

Antes de mais, para construir uma marca pessoal na Internet é fundamental que consiga identificar o seu diferencial, ou seja, a sua proposta de valor, e para tal é aconselhável que faça uma análise (semelhante a uma análise SWOT) para descobrir os seus pontos fracos e fortes, as suas ameaças e oportunidades na Internet, tendo em conta os seus objetivos e a forma como deseja que o seu público os perceba.

Nesta primeira etapa é importante equacionar, entre outros tópicos, as suas aspirações profissionais, as suas competências, habilidades, conhecimentos, especialidades, paixões, interesses, etc. Estes são os principais ingredientes para cozinhar uma marca pessoal na Internet, sobressair entre tantas outras marcas pessoais e atrair seguidores, clientes e/ou patrocinadores.

Encontrar o seu público-alvo

Naturalmente que numa marca pessoal, a ideia é sempre chegar às pessoas que concordam consigo, mas o problema é perceber quem são essas pessoas e por onde andam na Internet! Para o descobrir deve fazer um esboço do seu seguidor-tipo (idade, sexo, localização, modo de vida, interesses…) e com base nesse esboço, identificar o seu público-alvo e determinado as suas necessidades para criar uma proposta de venda exclusiva de forma a que esses utilizadores se interessem pelo que tem a dizer ou oferecer.

Criar perfis em redes sociais

Independentemente de já ter criado um site para marca pessoal na Internet, deve procurar por descobrir qual a melhor ou as melhores redes sociais para marcar presença, e comunicar com a sua audiência através delas. Apostando sempre em posts frequentes e com a mesma identidade visual, em fotos e vídeos de qualidade e exclusivos que respondam aos desejos dos seus seguidores, etc. E por fim, acompanhar a par e passo a interação dos seguidores, respondendo atempadamente aos seus comentários.

Criar um blog

Mais uma vez, mesmo que ainda não tenha tido tempo ou disponibilidade financeira para construir um site para marca pessoal na Internet, é importante que considere criar um blog. Isso porque esta é a melhor estratégia para difundir conteúdo e captar mais utilizadores que pesquisam no Google. Além disso, um blog não obriga a tanta exposição como uma rede social e ainda ajuda a gerar mais visibilidade em diferentes social media… já para não falar da possibilidade de publicar conteúdos mais aprofundados sobre si ou sobre a sua área que, se estiverem otimizados com SEO (Search Engine Optimization), podem ser apresentados nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa dos motores de busca como o Google, a utilizadores que estão a usar a ou as suas palavras-chave!

Interessado em criar um blog ou site para a sua marca pessoal na Internet? Clique aqui e conheça os nossos planos!

Fazer networking

Por fim, aposte num contacto constante com outros utilizadores e outras marcas pessoais para ampliar os seus contactos e consequentemente, a sua rede de oportunidades! Em época de globalização, criar uma boa rede profissional ou rede de networking é imprescindível para conhecer mais pessoas, marcar a diferença e partilhar a sua marca pessoal com o máximo possível de profissionais da sua área.

Efetivamente, o processo para criar uma marca pessoal na Internet é moroso, mas se for persistente e souber adotar as melhores técnicas de marketing digital nesse projeto, o retorno compensará!

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