Como Comunicar Melhor Com As Pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Descubra como comunicar melhor com as pessoas

Independentemente do contexto todo o ser humano tem necessidade de comunicar eficazmente de forma a que consiga passar a sua mensagem aos seus semelhantes.

Atualmente, e apesar da vasta oferta de tecnologia e conhecimento que todos temos disponível, continuamos a assistir a uma falta de eficácia e eficiência na comunicação sobretudo ao nível das relações interpessoais, que tipicamente têm impacto nas várias vertentes da nossa vida como seja no trabalho, em casa, nos locais de lazer, etc. A verdade é que somos todos pessoas e por isso todos procuramos o mesmo: ser ouvidos e receber feedback.

como comunicar melhor

Mas como fazê-lo? A lista que se segue vai ajudá-lo:

1. Defina claramente o objetivo da sua comunicação – Antes de começar a preparar tudo perca 1 minuto a pensar sobre qual o resultado que pretende atingir com essa comunicação (Quer receber uma informação? Vender uma ideia? Saber informação confidencial? Terminar um relacionamento? Ser imparcial?).

Ao ser honesto consigo estará a garantir a recriação cerebral (de uma forma inconsciente) que o permitirá adotar a postura intuitivamente mais correta para obter o resultado desejado. É como se implantasse em si o “estado de espírito” adequado para atingir o fim que deseja. Para além disso, irá garantir que a sua comunicação não é ambígua e é exatamente percebida como pretende que seja.

2. Respeite o outro – Respeite a audiência para quem vai falar. Seja uma pessoa ou um conjunto delas, lembre-se de manter uma atitude simpática, solícita e tranquila. Ao falar de forma assertiva (e atenção para não passar a imagem de inflexibilidade), irá garantir que a sensação transmitida durante o diálogo é a de conforto.

3. Tenha atenção à sua linguagem corporal – As palavras não dizem tudo. A comunicação não-verbal é muito mais rapidamente apreendida pelo cérebro do que a verbal. Estudos científicos comprovam que expressamos apenas 7% do significado de uma mensagem através de palavras, 38% são transmitidos pelo tom de voz e 55%, pela linguagem corporal, o que dá um resultado total de 93% de comunicação de forma não-verbal (postura, gestos, tom de voz, etc.).

Tendo isto em mente, não se esqueça de tentar manter durante a sua comunicação, uma postura firme, com ombros para baixo e pescoço ligeiramente elevado. Procure tirar breves segundos para mentalmente ir retificando a sua postura, evitando também mexer-se ou virar-se bruscamente.

Procure ainda não atender telefonemas e evite interrupções de outras pessoas pois irá transmitir à audiência que aquilo que está a dizer não é assim tão importante.

4. Fale uma linguagem cuidada – A linguagem que utiliza é meio caminho andado para absorver a atenção da sua audiência. Evite ao máximo expressões regionais, gírias ou jargões técnicos para não desviar a atenção do cerne da sua comunicação.

5. Demonstre, cultive e transmita o seu interesse pelo interlocutor/audiência – Olhe nos olhos e mostre corporalmente o seu interesse (ex. meneando a cabeça em sinal de concordância). Ao assumir uma postura de quem presta atenção está a criar laços que serão os canais através dos quais a mensagem que quer passar irá fluir.

6. Pratique uma escuta ativa – Um bom orador tem que saber ouvir. Não interrompa quem lhe está a expor as suas ideias, permitindo fazer com ele partilhe as suas ideias/pontos de vista. Não se torne no típico estilo “entrevistador” que faz perguntas a todo o segundo e que interrompem sistematicamente quem fala.

7. Faça perguntas – Perguntas oportunas facilitam o diálogo e fazem fluir o assunto, desde que não sejam demasiado extensas e/ou complexas. As perguntas têm como objetivo esclarecer e/ou fomentar a discussão. Por exemplo, fazer perguntas a audiências tímidas leva à geração de uma pressão positiva no sentido de estas se expressarem e a desenvolverem o seu raciocínio. Por outro lado contribuem para que pessoas dispersivas voltem ao assunto, forçando-as a irem diretas à questão. Por fim, saber questionar demonstra que quem comunica está interessado em obter informações para além da sua própria mensagem. Em resumo, faça boas perguntas e seja um ouvinte atento.

8. Peça feedback ao interlocutor/audiência – Pode ser tão simples como uma opinião, uma crítica ou um elogio, mas o feedback faz milagres pois ele permite transmitir a nossa impressão acerca da comunicação que ouvimos. Ao fazê-lo o comunicador conseguirá perceber quais os pontos fortes em que deve apostar novamente, e quais os que necessita ainda de desenvolver. Se nos fecharmos em copas e não verbalizarmos as questões que nos assolaram durante a comunicação, não se poderá criar espaço para desenvolver e implementar melhorias.

9. Faça um resumo final – No fim da comunicação procure elaborar um resumo dos pontos essenciais que foram trabalhados ao longo do discurso.

Relembre-se também de recordar, caso seja essa a situação, quais as ações a desenvolver, e quais os responsáveis pela sua implementação. Procure resumir de forma oral, mas sendo possível é preferível escrever num quadro o resumo dos pontos fulcrais debatidos, para que todos os intervenientes possam acompanhar e transcrever para si.

A importância de garantir uma comunicação eficaz é enorme. Para que qualquer ideia seja bem-sucedida é preciso passa-la de forma a que todos a compreendam. Comunicar eficazmente é criar espaço ao debate e ao enriquecimento de ideias. Deste modo, se conseguir garantir o cumprimento de todos os pontos acima descritos certamente conseguirá planear uma comunicação eficaz em qualquer contexto. Todos conseguimos falar e todos conseguimos ouvir, e agora que já sabemos como, também conseguiremos passar efetivamente a mensagem a qualquer audiência.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como Comunicar Melhor Com As Pessoas

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.